Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento AGOSTO/2006 DADO ÚNICO DE SAFRA.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
FÓRUM REGIONAL CONSECTI NORTE CONSELHO NACIONAL DE SECRETÁRIOS ESTADUAIS PARA ASSUNTOS DE CT&I Palmas (TO) - 11/03/2008.
Advertisements

Como deve ser desenvolvido um plano de trabalho futuro considerando:
PROPOSTA GESTÃO E PLANEJAMENTO MST/CREATIO ASSISTÊNCIA TÉCNICA E PARCERIA NA GESTÃO DE PROGRAMAS E PROJETOS NO CENTRO DE TREINAMENTO DO MST DE VÁRZEA.
Fórum Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação Consecti – Confap – Fórum de Sec. Municipais Rio de Janeiro – 24 de junho de 2010.
Governo do Estado de Mato Grosso do Sul
Descentralizando a Saúde para o Desenvolvimento Regional
A iniciativa “RIPSA Nacional”
SECRETARIA NACIONAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA
Apresentação do Projeto
Políticas para uma Rede do Patrimônio Cultural da Saúde: desafios e perspectivas Paulo Elian Casa de Oswaldo Cruz/FIOCRUZ 8º. Congresso Brasileiro.
CUSTO DE PRODUÇÃO E METODOLOGIA DE FIXAÇÃO DE PREÇOS MÍNIMOS Audiência Pública Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvovimento Rural.
Fortalecimento da Tecnologia da Agropecuária
TÓPICOS SOBRE A CITRICULTURA EM SERGIPE
PROGRAMAÇÃO E APLICAÇÃO DE RECURSOS PELO CRÉDITO RURAL SAFRA 2005/2006 MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO Secretaria de Política Agrícola.
COMISSÃO DE AGRICULTURA, PECUÁRIA, ABASTECIMENTO E DESENVOLVIMENTO RURAL Audiência Pública Câmara dos Deputados,
TÍTULO Plano Safra Cuidados para não perder a cobertura do SEAF.
GERÊNCIA DE PLANEJAMENTO-EMATER
Projeto “Articulação para a geração e transferência de tecnologia, produtos e serviços, de base ecológica, para o desenvolvimento endógeno do Território.
Novas Perspectivas de Apoio e de Avaliação de Políticas para MPEs em Arranjos Produtivos Locais Seminário RedeSist-SEBRAE Rio de Janeiro, 4 de julho de.
A Embrapa e a modernização de TT no Brasil
CENSO ESCOLAR 2007.
ADÃO CARLOS DOS SANTOS - SECRETÁRIO
Plano Safra – PRONAF /06 INTRODUÇÃO
1 Novo Instrumento de Comercializacão Opcão Privada Novo Instrumento de Comercializacão Opcão Privada Porto Alegre-RS, 01 de mar;o de 2004.
Política de Garantia de Preços Mínimos para Extrativistas
Quem somos O que fazemos Slide 1
da Agricultura Familiar
AGRONEGÓCIO Fórum de Tendências Aliança do Brasil Amaryllis Romano
Coordenação das Pesquisas Agropecuárias
Como Fortalecera Governança para o Crescimento?  Utilizar a agenda de aprimoramento do Sistema de Gestão Regulatória para melhorar o ambiente de negócios.
Sistema de Previsão de Safra de Soja para o Brasil SP SOJA Agritempo
Câmara Técnica De Cartografia E Geoprocessamento Do Estado Do Paraná
Ministério da Cultura.
ENCONTRO REGIONAL SUL DE CONSEAS PARANÁ, SANTA CATARINA E RIO GRANDE DO SUL SISAN NO BRASIL E NOS ESTADOS DA REGIÃO SUL Onaur Ruano Consultor.
Julho de 2007.
Ministério da Fazenda Secretaria de Acompanhamento Econômico 1 Programa de Fortalecimento da Capacidade Institucional para a Gestão em Regulação Objetivo:
Políticas Públicas para o Desenvolvimento Sustentável da Aquicultura
AGRICULTURA FAMILIAR, EVOLUÇÃO DA ASSISTÊNCIA TÉCNICA E EXTENSÃO RURAL NO BRASIL FISENGE - Salvador/BA 06 de novembro de 2009.
Estratégia de fortalecimento dos Pequenos Negócios
Rogério Teixeira de Faria, PhD
PLANO NACIONAL DA CULTURA EXPORTADORA (PNCE) E
1 Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior Secretaria de Comércio Exterior Plano Nacional da Cultura Exportadora Tatiana Lacerda Prazeres.
PLANO NACIONAL DA CULTURA EXPORTADORA
Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar - CONDRAF Grupo Temático: Educação do Campo.
PLANEJAMENTO MDA Ministério do Desenvolvimento Agrário.
Soja Brasil Situação e Perspectiva I Seminário Outlook Regional de La Agroindustria Buenos Aires, 27 e 28 julho 2005 Apresentação: João Paulo de Moraes.
Dado Único de Safra Flavio Pinto Bolliger Coordenação de Agropecuária Diretoria de Pesquisas VI CONFEST Rio de Janeiro – RJ – 23/08/06.
Brasília, agosto de 2012 PRONATEC CAMPO Ministério do Desenvolvimento Agrário – MDA.
Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento SITUAÇÃO CONJUNTURAL DA CASTANHA-DE-CAJU Novembro/2003 Luís Gonzaga Araújo e Costa Gerente Operacional.
PLANO DE METAS PARA A AGROPECUÁRIA E PESCA DO ESTADO DA PARAIBA
17. Convenção FACIAP Foz do Iguaçu O que é uma ADR ? Papel / Serviços A rede das ADR´s no Paraná Importância.
PAINEL ASSECOR PPA : ORIENTAÇÕES ESTRATÉGICAS E DESAFIOS METODOLÓGICOS Brasília, 03 de março de 2015.
AGRONEGÓCIO BRASILEIRO
O IBGE e as pesquisas agropecuárias
Gestão Descentralizada e Compartilhada A NOVA GOVERNANÇA Salão Nacional- JULHO 2009 Silvana Parente Consultora do MTUR - IADH Com respeito ao Plano Operativo,
1 Qua-07 de Maio de 2014 Uberlândia/MG Seminário 2: Consórcios Públicos de Saneamento Básico: Estruturação, Implantação e Sustentabilidade.
PLANO DE TRABALHO FUTURO. Princípios da integração Pesquisa/ATER/AF Desenvolvimento Rural Sustentável; Gestão democrática e participativa ; Respeitar.
PROPOSTAS PARA O SETOR TRITÍCOLA BRASILEIRO ELABORAÇÃO: OCB CNA OCEPAR FAEP SEAB/PR FECOAGRO FARSUL FETAG Março de 2007.
Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Wagner Gonçalves Rossi Diretor Presidente MERCADO E PERSPECTIVAS PARA A PRODUÇÃO DE TRIGO SAFRA 2009/10.
2º ENCONTRO ESTADUAL DA CADEIA PRODUTIVA DO MILHO Realização: Secretária da Agricultura do Paraná Resultados da Safrinha de Milho 2003/04 no Brasil Apresentação:
Escritório de Projetos
Zoneamento de riscos climáticos: abordagem para a agricultura familiar, agroenergia e pastagens SEG – MP
PESQUISA AGROPECUÁRIA Gian Terres Jessica Freitas Luana de Lemos Sandra Vargas.
Iniciativa de Observação, Verificação e Aprendizagem do CAR (Cadastro Ambiental Rural) e da Regularização Ambiental.
Metas 2016 Secretaria de Política Agrícola (02 de março de 2016)
Projeto Componente 2 Avanços tecnológicos... Sistema de Previsão de Safra de Soja para o Brasil SPS AGRITEMPO Fábio Marin Embrapa Informática Agropecuária.
1 A pesquisa: Procurou identificar as concepções, formatos, abrangência, e instrumentos das políticas, procurando avaliar o desenvolvimento e as possibilidades.
AÇÕES DO PNAE DESENVOLVIDAS COM APOIO DA EPAGRI - SC 2009.
Projeto Pólos de Biodiesel Centro-Sul e Norte. Apresentação Parceria entre Plural Consultoria, Pesquisa e Serviços e Ministério do Desenvolvimento Agrário;
PROGRAMA DE DIVERSIFICAÇÃO EM ÁREAS CULTIVADAS COM TABACO - OS DESAFIOS EM ÁREAS DE FUMICULTURA Adriana Gregolin - MDA/SAF/DATER.
Transcrição da apresentação:

Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento AGOSTO/2006 DADO ÚNICO DE SAFRA

Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Fontes de Informações Dados Oficiais IBGE, CONAB, órgãos estaduais (Emater/RS, IRGA, EPAGRI, DERAL, IEA, entre outros) Empresas privadas e outras agências (USDA)

Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Estimar o volume da produção das lavouras amparadas pela Política Agrícola, no menor prazo possível, com qualidade e credibilidade Fornecer informações gerenciais estratégicas para subsidiar a formulação, intervenção e monitoramento das políticas governamentais (abastecimento /comercialização da safra) e disponibilizar para as informações de forma transparente ao público usuário. Objetivo da Conab

Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Aspectos considerados pela Conab ao estimar o 1º Levantamento Projeção de média a partir do resultado de campo, das últimas 5 safras Crédito disponível Variáveis climáticas Comercialização de insumos Preços Pesquisa de campo

Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Pesquisa de campo Última pesquisa ago/2006 – fecha o ano agrícola anterior (julho à junho) Em cada levantamento de campo realiza-se: 61 roteiros 450 municípios (cobertura) questionários aplicados informantes qualificados

Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Levantamentos realizados 6 levantamentos in loco/ano 6 pesquisas de atualização, utilizando telefone, , fax, e outros meios de comunicação

Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Distribuição da Produção Brasileira de Grãos Safra 2005/06 Em milhões de t PR SC RS PA RO TO MA PI CE 3,6 milhões t 3,0% 39,4 milhões t 33,0% 9,7 milhões t 8,1% 15,8 milhões t 13,2 % 51,1 milhões t 42,7% Brasil 119,7 milhões toneladas

Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Projeto Geosafra Objetivo: aperfeiçoar e desenvolver novas metodologias de estimação de safra, propiciando mais agilidade e qualidade na informação Parcerias: UFRGS, EPAGRI, SEAB (IAPAR, SIMEPAR e DERAL), UNICAMP, EMBRAPA, INPE, IBGE, INMET, PNUD e diversos órgãos de extensão rural Grande vantagem do projeto: sinergia de interesses

Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Áreas do Conhecimento Levantamento de área por pontos amostrais Levantamento de área por interpretação de imagem de satélite Previsão da produtividade a partir de modelos agrometerológicos Previsão de chuva para 15 dias (desenvolvimento de metodologia)

Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Estimativa de área - Modelo estatístico amostral por municípios / pontos P27 + P12 + P84 + P38 + P59 + Imagem de satélitec/pontosamostrais para trabalho de campo GPS para localização das amostras em campo

Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Estimativa de área – Mapeamento com base em imagens de satélites Sta. Bárbara do Sul - RS Área de soja = ha

Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Dado único de safra Dificuldades para Avançar na estruturação de um Sistema Deficiências na articulação entre os órgãos Problemas de harmonização (nomenclaturas e calendário agrícola) Perda de espaço institucional (submeter-se a uma Coordenação – Sistema – perda de autonomia para liberar os dados a partir dos interesses institucionais) Dificuldade em estabelecer um planejamento conjunto Divergências de opiniões (perda de autonomia) Reconhecimento pelo mercado (imagem institucional)

Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Dado único de safra Uum sistema de informação propicia: Afirmar o interesse público (função social da informação) Gerar maior grau de confiança na informação Gerar informação em nível de uma rede articulada Facilitar ajustes (em caso de divergências) e construir consensos Maior cobertura regional e nacional Ampliar a capilaridade e pode proporcionar melhor atendimento aos usuários e aos órgãos públicos Estabilidade no fluxo da informação; Somatório de esforços - objetivo comum (racionaliza esforços) Possibilita aportar o conhecimento de todos órgãos envolvidos Fortalecer as estatísticas oficiais e Gerar uma Coordenação Nacional e articular uma rede com estados e municípios

Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Dado único de safra Alternativas (transição): Manter os procedimentos tradicionais com maior aproximação entre os técnicos da CONAB, IBGE e órgãos estaduais; Promover melhorias nos procedimentos de coleta e capacitação do pessoal; Promover melhor articulação, em nível estadual e nacional, com redefinição, se for o caso, do papel de cada órgão e instância de tomada de decisão, a partir da construção do novo Plano de Estatísticas Explorar as aptidões dos órgãos envolvidos (abastecimento, política agrícola, efeitos climáticos, ataques de pragas e doenças, preços, cadência de plantio e colheita) Desenvolvimento de novas metodologias e introdução de novas tecnologias para qualificar a rede de informações e o SISTEMA

Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Unidades Parceiras do GOSAFRAS imagens dados agrometeorológicos MODELOS IMAGENS CONAB/IBGE COMEIA Produtores Cooperativas Ind.&Com. Insumos Seagros Estaduais CONAB/IBGE COREIA Pesquisa Subjetiva Apuração dos números regionais Apuração dos números nacionais Dado Único MAPA-CONAB/IBGE/MDA/ MMA/CEPAGRO Apuração dos números estaduais Fortalecer cooperação Escritórios FLUXO GERAL DA AVALIAÇÃO DE SAFRAS Apuração dos números municipais Pesquisa Objetiva CONAB/IBGE GECEIA

Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento O Obrigado! Sílvio Porto Companhia Nacional de Abastecimento- Conab O Obrigado! Sílvio Porto Companhia Nacional de Abastecimento- Conab