SEMINÁRIO INTERDISCIPLINAR PERÍODO DE 04 A 06 DE DEZEMBRO DE 2013.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
Advertisements

Universidade Federal do Ceará
PROGRAMA de Educação pelo Trabalho para a Saúde – PET/SAÚDE/UFPE
REGULAMENTO DA GRADUAÇÃO RES. 103/06 - CONSEPE
Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade Ministério da Educação.
Plano de Trabalho Docente
A Coordenação e a equipe técnico-administrativa de Educação a Distância desejam-lhes um excelente semestre letivo! Sejam bem-vindos a !
Secretaria de Estado da Educação Departamento de Educação Básica
Bacharelado em Sistemas de Informação
AÇÕES DESCENTRALIZADAS
Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes
Res. SE 11, de , alt. pela Res SE 31/2008 Dispõe sobre a educação escolar de alunos com n.e.e. nas escolas da rede estadual... Art. 2º - Os alunos.
Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Advogado Nobel Vita
Integrando Escola – Empresa - Aluno
Estágios Supervisionados
Programa Especial de Formação Pedagógica de
Objetivo Contribuir para melhorar a qualidade da educação infantil por meio da formação de educadores, nas modalidades de extensão e pós-graduação.
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
PLANEJAMENTO EDUCACIONAL E AVALIAÇÃO: POR UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE
CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS
A PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
PRÊMIO MERCOSUL PARA CIÊNCIA E TECNOLOGIA – Edição 2013 Tema: Educação para a Ciência Proposta Brasileira de Linhas de Pesquisa XLVIII RECyT - Reunião.
Trabalho de Conclusão de Curso – TCC
MOMENTOS PEDAGOGICOS E AS SITUAÇÕES DIDÁTICAS
DIRETRIZES CURRICULARES DA EDUCAÇAO BÁSICA
FACULDADE DE EDUCAÇÃO Curso de Graduação - Licenciatura em Pedagogia,
Primeira Reunião Acadêmica
NORMAS DO CURSO Licenciatura em Letras-Inglês Modalidade a Distância
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS LINGUÍSTICOS
SEJAM BEM-VINDOS!.
Proposta de Resolução secretaria de educação profissional e tecnológica ministério da educação brasília, agosto de 2010.
CURSOS TÉCNICOS DE NÍVEL MÉDIO E FORMAÇÃO DE DOCENTES
Portfólio de Estágio Supervisionado
Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação
A PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Prof.Dr. Ronaldo José Nascimento
Pesquisas sobre formação do professor reflexivo
Trabalho de conclusão de curso
Disciplina: Estágio Supervisionado I
Trabalho final de curso
Estágio IV 12ª aula. Estágio IV  Nosso percurso Vivenciamos os Estágios I, II e II; 2. Reunimos as duplas de trabalho, considerando as afinidades.
2ª MOSTRA CIENTÍFICA 25/10/2013 E.F. II 6º Anos até aos 9º Anos 2013
Sistema de Avaliação Modalidade: Subsequente e Conc. Externa Noturno CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA Coordenação.
Resolução da Avaliação Docente CPA
Atividades Complementares Coordenação de Administração
TCC I BACHAREL EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS 2011/2.
“PAE: monitoria ou estágio supervisionado em docência?”
Formação complementar De acordo com a versão curricular Opções: - Administração de Sistemas e Instituições de Ensino - Educador Social - EJA –
ESTÁGIO SUPERVISIONADO
Estágio Supervisionado
SEGUNDO CICLO DO BACHARELADO INTERDISCIPLINAR EM CIÊNCIAS HUMANAS.
Trabalho de conclusão de curso
1 Universidade Federal do Rio Grande do Sul Faculdade de Medicina Programa de Pós Graduação em Ciências Cardiológicas Linha de pesquisa Educação e Saúde.
Estágio Curricular Supervisionado II 26 de agosto a 30 de novembro
Formação Complementar. Formação complementar De acordo com a versão curricular 2009 De acordo com a versão curricular 2009 Opções na FaE são:  Administração.
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica A Identidade do Professor e as Diretrizes para Organização da Matriz.
Universidade Federal de Itajubá
Seminário dos Bacharelados Interdisciplinares
Melhor Gestão, Melhor Ensino
SEMINÁRIO DO ENSINO MÉDIO Campo Grande/MS Que Ensino Médio atenderia ao jovem do Século XXI? Tema Gerador:
CENTRO UNIVERSITÁRIO LEONARDO DA VINCI - UNIASSELVI
Plano de Ensino e Orientações
Trabalho de Curso Regulamento Normatização da monografia.
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO E CONTEMPORANEIDADE (Modalidade presencial) Área: Ciências Humanas/Educação – CAPES.
INTRODUÇÃO Neste texto apresentamos alguns resultados das atividades realizadas desde abril de 2014, como bolsista Probex/Uergs. Essas atividades estão.
Iran Abreu Mendes Coordenador Josivania Marisa Dantas Vice-Coordenadora.
UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ NÚCLEO DAS LICENCIATURAS CURSO DE HISTÓRIA.
Formação complementar De acordo com a versão curricular 2009 Opções: - Administração de Sistemas e Instituições de Ensino - Educador Social - EJA – Educação.
Trabalho Interdisciplinar e Projeto Aplicado
Transcrição da apresentação:

SEMINÁRIO INTERDISCIPLINAR PERÍODO DE 04 A 06 DE DEZEMBRO DE 2013.

OBJETIVO GERAL Oportunizar aos acadêmicos das Licenciaturas do IF-AM a inserção nos processos de pesquisa educacional, em particular do trabalho docente, como forma de vivenciar ação-reflexão-ação, possibilitando-lhes a construção de seu próprio saber, tornando-se, assim, sujeito da ação formativa.

LINHAS DE PESQUISA 3.1.Instrumentação para o Ensino de Ciências/Matemática Objetiva investigar, criar, aplicar e avaliar meios e recursos utilizados para a otimização do ensino de Ciências/Matemática. 3.2.Ciência, Tecnologia e Sociedade na Educação em Ciências/ Matemática Objetiva investigar sobre o tratamento dado a questões da Ciência, Tecnologia e Sociedade no processo ensino-aprendizagem que vise a legitimar a ação de educação em Ciências/Matemática. 3.3.Escola, Currículo, Formação e trabalho docente de Professores de Ciências/ matemática Objetiva investigar as concepções e os fundamentos teórico- metodológicos de Escola, Currículo, Formação e trabalho docente nas áreas de ciências/ matemática. 3.4.Processos Históricos e Políticas Públicas focadas no Ensino de Ciências/ matemática Objetiva refletir e contextualizar as discussões sobre o processo histórico da educação, com ênfase nas políticas públicas voltadas para o ensino das de ciências/ matemática Educação profissional e Tecnológica Objetiva a investigação de políticas e práticas da educação profissional e tecnológica e análise teórico-metodológicas do ensino nas diversas áreas de formação técnica, principalmente do IF-AM. Os objetos desta linha tratam dos processos e das relações de produção e reprodução social sob a égide da Educação, da Ciência e da Tecnologia. 3.6.Cultura, Identidade e Desenvolvimento Humano Objetiva favorecer a formação da visão crítica voltada às particularidades da constituição do sujeito nos processos de desenvolvimento humano e seus enlaces com a educação.

INSCRIÇÕES A inscrição no Seminário Interdisciplinar será realizada no período de 04 a 18 de novembro de 2013, no Setor de protocolo do Campus Manaus Centro, no horário de 8 às 20h, nos dias úteis. O aluno (a) deverá preencher uma ficha de inscrição (Anexo A), que estará disponível na página do Seminário Interdisciplinar ou no Setor de Protocolo, anexando duas vias de seu trabalho escrito, conforme Quadro abaixo especificado: 2º PeríodoEntrega da Carta de Intenção de pesquisa com o aceite do orientador, conforme modelo (Anexo B). 4º PeríodoEntrega do Projeto de Pesquisa, conforme modelo (Anexo C). 6º PeríodoEntrega do Artigo, conforme modelo (Anexo D). 8º PeríodoEntrega da Monografia. OBS.: Para os alunos que ingressaram no IFAM por meio de Transferência Facultativa e Vagas remanescentes serão adotados os mesmos procedimentos dos alunos do 2º Período. A não inscrição no prazo determinado impedirá a participação do estudante nessa atividade e implicará na não obtenção da pontuação mínima exigida para à obtenção da carga-horária complementar de 15 horas.

AVALIAÇÃO Para cada dia da realização do Seminário Interdisciplinar será atribuída a pontuação de 0 (zero) a 10 (dez) pontos, perfazendo um total de 30 (trinta) pontos nos três dias. O aluno deverá obter no mínimo 20 (vinte) pontos para fazer jus à carga- horária de 15horas, como atividade complementar.

Avaliação do Relatório Parcial, Carta de Intenção e apresentações orais e banners. PeríodosAtividadesPontuação Presença nos três dias do Seminário.Até 10 pontos Avaliação da Carta Intenção pelo orientador.Até 10 pontos 2ºAvaliação do Relatório da participação no Seminário (Anexo E), a ser entregue ao orientador, no período de 12 a 13 de dezembro de Até 10 pontos Presença nos três dias do Seminário.Até 10 pontos Avaliação do Projeto de pesquisa pelo orientador.Até 10 pontos 4°Defesa do Projeto de pesquisa em banner e avaliação da banca avaliadora.Até 10 pontos Presença nos três dias do Seminário.Até 10 pontos 6ºAvaliação do Artigo pelo orientador.Até 10 pontos Defesa do Artigo e avaliação pela banca avaliadora.Até 10 pontos 8ºPresença nos três dias do Seminário.Até 10 pontos Avaliação da Monografia pela banca avaliadora.Até 20 pontos A pontuação a ser atribuída ao aluno será de acordo com o descrito no Quadro abaixo: OBS: O aluno do 8º Período que não defender a Monografia terá que defender o artigo.

A Banca Avaliadora, constituída pela comissão organizadora do SEMINTER e/ou indicação do orientador, será composta por três membros: o orientador e dois professores convidados, sendo um professor do curso e o outro poderá ser um membro externo. Os critérios de avaliação estão estabelecidos em formulários distintos, nos Anexos H e I, para o orientador e professores avaliadores, respectivamente. Cada avaliador entregará o formulário com a nota atribuída ao trabalho, sendo calculada a média aritmética ao final.