CAPACITAÇÃO EM GEOPROCESSAMENTO PARA TÉCNICOS DAS MESORREGIÕES DO JEQUITINHONHA E METROPOLITANA DE BELO HORIZONTE MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO – MEC Secretaria.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
DESENVOLVIMENTO SÓCIO- ECONÔMICO DA METRÓPOLE. 16.
Advertisements

ASSESSORIA DE FORMAÇÃO Atividades: 1.Curso de Capacitação de Monitores e Dirigentes para atuar nos territórios: 15 a 18/03/2007 Público: 01 dirigente;01.
I Seminário SIGCidades: Cadastro Territorial Multifinalitário
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
Resolução n°51 EJA e ECONOMIA SOLIDÁRIA. Formação de Educadores Ministério da Educação Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade.
Comunicação e interação entre os atores responsáveis pela gestão EAD - experiência do Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas.
UnisulVirtual – Educação Superior a Distância
Projeto: Educação em Direitos Humanos e Cidadania
PLANO DE GESTÃO.
C U R S O S DE G R A D U A Ç Ã O FA - DIVINÓPOLIS – 13 cursos
José Cláudio Junqueira Ribeiro
TerraView Campina Grande, 01 de Setembro de 2010.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
Ministério da Educação
SANEAMENTO E URBANIZAÇÃO DE FAVELAS
COMO SER PREFEITO.
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Capes
Instituto de Geociências Universidade Federal de Minas Gerais
ELISABETE CARIA MORAES TERESA GALLOTTI FLORENZANO
Projeto Mapeando a Saúde
Boas vindas em nome do Ministério da Cidades e da UFMG PROGRAMA DE APOIO À EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA – PROEXT MEC/CIDADES.
A INCLUSÃO À SERVIÇO DA POPULAÇÃO
Palestrante: Antonio Maria Claret Cunha
ENSINO FUNDAMENTAL DE 09 ANOS
Coordenadoria de Tecnologias Educacionais
Programa Nacional de Capacitação de Conselheiros
O PROEXT 2008 –MEC / CIDADES é um instrumento que abrange projetos de extensão universitária, com ênfase na capacitação de agentes públicos e sociais.
União Educacional Minas Gerais Curso de Pedagogia: Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Débora Luzia da Silveira Professoras: Gilca Vilarinho Gilca Vilarinho.
Curso de Capacitação em Ensino a Distância - EAD
Modelo e desenho pedagógico UnisulVirtual
Fórum Universidade em Debate 19 de março de h30 às 21h Auditório do Centro Sócio-Econômico Universidade Federal de Santa Catarina.
PRÓ METROPOLE DESENVOLVIMENTO E GESTÃO
Arranjos Institucionais na Região Metropolitana de Belo Horizonte José Moreira de Souza.
Ações na área do Livro e Leitura Outubro/ IMPLANTAÇÃO DE BIBLIOTECAS PÚBLICAS - Modelos 1 e 2 2. MODERNIZAÇÃO DE BIBLIOTECAS - Pequeno porte -
Universidade de Brasília – Faculdade UnB Planaltina
27/04/09.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO DISCIPLINA: EDUCAÇÃO DO CAMPO DOCENTE: LUDIMILA HOLANDA EQUIPE: ACRYA SOUZA CESIANE.
O Projeto da Nova Regionalização para o Brasil
CURSO DE GESTÃO DE PROJETOS DE INVESTIMENTOS EM SAÚDE - INVESTIDORES -
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Geografia Centro: CCNE Área de avaliação: Geografia.
Curso de Graduação em Gestão Pública
Laboratório de Ensino a Distância
“Nada há de permanente, exceto a mudança” Heráclito ( 450 aC )
Curso de Atualização de Epidemiologia aplicada à Gestão.
Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Curso Online Planejamento Estratégico Desenvolvedora: Lílian.
Implementação no Brasil
25/03/2011 Secretaria do F ó rum Mineiro de EJA – contatos: (31) – N ú cleo de Educa ç ão de Jovens.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte CONTROLE NA VISÃO DAS UNIDADES GESTORAS PROF. SEVERINO CESÁRIO DE LIMA, MSc. Chefe da Auditoria Interna - UFRN.
Governo do Estado de Minas Gerais
Curso de Aperfeiçoamento em Educação Infantil: Campos de Experiências, Saberes e Ação Pedagógica na Educação Infantil. 2014/2015 UFMG/UFSJ.
Monitoramento e Avaliação
Projeto Caminhos do Cuidado Pactuado em CIT, CONASS e CONASEMS;
01 Itabira João Monlevade Vale Do Aço
PROGRAMA NACIONAL ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
Câmara Técnica de Capacitação e Informação CTCI. Histórico.
Prêmio Globo Minas de Mídia 2011 Apresentação de case: Campanha Institucional AMIG.
CIDADE TRANSPARENTE. Cidade Transparente -Avanços e desafios desde a aprovação da Lei de Acesso à Informação (LAI); -Desafios a serem superados no que.
Relações entre o direito negado à Educação, Preconceito e Ascensão Social.
GOVERNO FEDERAL - MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO PROGRAMA UM COMPUTADOR POR ALUNO PREPARANDO PARA EXPANSÃO: LIÇÕES DA EXPERIÊNCIA PILOTO BRASILEIRA NA MODALIDADE.
“Conhecendo o Profissional de Secretariado Executivo”
GESTÃO DA EAD NA UFAL: da institucionalização às ações concretas
Jornada Nacional de IC - UPM
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília Pró Reitoria de Desenvolvimento Institucional Diretoria de orçamento LOA 2015 Execução.
ÁREA TEMÁTICA: REGULAÇÃO. MOTIVAÇÃO - CONTEXTO - Desconhecimento dos fluxos, normativas e gestão do MAC; - Novas diretrizes de Programação Assistencial.
CURSO DE CAPACITAÇÃO EM CADASTRO TÉCNICO MULTIFINALITÁRIO PARA OS MUNICÍPIOS DO OESTE CATARINENSE Prof. Dr. Carlos Loch Coordenador Março de 2014.
2011 SUPERINTENDÊNCIA DE INVESTIGAÇÕES E POLÍCIA JUDICIÁRIA.
GRUPO DE PESQUISA EM RECURSOS HÍDRICOS DA AMAZÔNIA Desenvolvimento de Capacidades em Gestão Integrada de Recursos Hídricos na Região Hidrográfica Amazônica.
Diagnóstico do Déficit Habitacional para os Municípios do estado do Espírito Santo Coordenação de Estudos Sociais.
O sistema de proteção social brasileiro em direção a um modelo descentralizado Marta Arretche.
GEOPROCESSAMENTO E MAPAS UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO SERIDÓ DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA.
Transcrição da apresentação:

CAPACITAÇÃO EM GEOPROCESSAMENTO PARA TÉCNICOS DAS MESORREGIÕES DO JEQUITINHONHA E METROPOLITANA DE BELO HORIZONTE MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO – MEC Secretaria de Educação Superior - SESu Departamento de Modernização e Programas da Educação Superior – DEPEM MINISTÉRIO DAS CIDADES Secretaria Executiva Diretoria de Desenvolvimento Institucional Gerência de Capacitação PROEXT MEC/ CIDADES - 1/2007 Universidade Federal de Minas Gerais Instituto de Geociências - Departamento de Cartografia Laboratório de Geoprocessamento Coordenação: Prof.a Ana Clara Mourão Moura

O projeto visa à implantação da cultura e prática do geoprocessamento nas prefeituras. Abordará a captura, armazenamento e análise de dados espacialmente localizados. Os cursos presenciais serão de 36 horas, divididos em turmas de cerca de 20 técnicos, sediados em dois municípios mineiros: 2 turmas em Belo Horizonte e 2 turmas em Diamantina, na Casa da Glória (pertencente ao IGC-UFMG). O conteúdo programático das aulas será: Projeções e coordenadas, Tecnologia GPS, Georreferenciamento e bases cartográficas, Associação de dados cartográficos a alfanuméricos, Manuseio de imagens, Análise Espacial. Complementa a metodologia a construção de site para auto- instrução. A escolha dos municípios objetiva a difusão da informação em maior superfície do estado, com ênfase em áreas onde a UFMG já atuou em projetos anteriores RESUMO:

CAPACITAÇÃO EM GEOPROCESSAMENTO PARA TÉCNICOS DAS MESORREGIÕES DO JEQUITINHONHA E METROPOLITANA DE BELO HORIZONTE Serão organizados exemplos para as aulas e apostilas que contemplem abordagens de aplicação dos SIGs nas áreas de habitação, saneamento, trânsito, transporte e mobilidade urbana. A implantação de uma cultura: Acreditamos no valor do projeto para o conhecimento e gestão das realidades dos municípios mineiros, uma vez que defendemos que não possível planejar ou gerir sem conhecer. Da mesma maneira, acreditamos nos potenciais das geotecnologias, em especial dos Sistemas de Informações Geográficas, na promoção de análises e sínteses de dados, com vistas a contemplar a visão sistêmica e transdisciplinar que uma análise espacial exige.

CAPACITAÇÃO EM GEOPROCESSAMENTO PARA TÉCNICOS DAS MESORREGIÕES DO JEQUITINHONHA E METROPOLITANA DE BELO HORIZONTE A escolha das áreas de atuação foi norteada por três princípios: tradição da UFMG na inserção na região por projetos de extensão, pesquisa e ensino; escolha de áreas carentes de tecnologia e formação para a prática do geoprocessamento e escolha de áreas capazes de difundir o conhecimento adquirido, na forma de propagação de incentivos. A combinação de pelo menos 2 desses 3 fatores levou à escolha das Mesorregiões do Jequitinhonha e da Metropolitana de Belo Horizonte.

CAPACITAÇÃO EM GEOPROCESSAMENTO PARA TÉCNICOS DAS MESORREGIÕES DO JEQUITINHONHA E METROPOLITANA DE BELO HORIZONTE Mesorregião Jequitinhonha, Microrregião Diamantina e Microrregião Capelinha: Couto de Magalhães de Minas, Datas, Diamantina, Felício dos Santos, São Gonçalo do Rio Preto, Gouveia, Presidente Kubitschek, Senador Modestino Gonçalves, Angelândia, Aricanduva, Berilo, Capelinha, Carbonita, Chapada do Norte, Francisco Badaró, Itamarandiba, Jenipapo de Minas, Jose Gonçalves de Minas, Leme do Prado, Minas Novas, Turmalina e Veredinha.

CAPACITAÇÃO EM GEOPROCESSAMENTO PARA TÉCNICOS DAS MESORREGIÕES DO JEQUITINHONHA E METROPOLITANA DE BELO HORIZONTE

Mesorregião Metropolitana de Belo Horizonte, Microrregião de Itabira, Conceição do Mato Dentro e Belo Horizonte: Itabira: Alvinópolis, Barão de Cocais, Bela Vista de Minas, Bom Jesus do Amparo, Catas Altas, Dionísio, Ferros, Itabira, João Monlevade, Nova União, Nova Era, Rio Piracicaba, Santa Bárbara, Santa Maria de Itabira, São Domingos do Prata, São Gonçalo do Rio Abaixo, São Jose do Goiabal. Conceição do Mato Dentro: Alvorada de Minas, Conceição do Mato Dentro, Congonhas do Norte, Dom Joaquim, Itambé do Mato Dentro, Morro do Pilar, Passabem, Rio Vermelho, Santo Antonio do Itambé, Santo Antonio do Rio Abaixo, São Sebastião do Rio Preto, Serra Azul de Minas Serro. Belo Horizonte: Brumadinho, Caeté, Confins, Esmeraldas, Ibirité, Igarapé, Juatuba, Lagoa Santa, Mario Campos, Mateus Leme, Nova Lima, Pedro Leopoldo, Raposos, Ribeirão das Neves, Rio Acima, Sabará, Santa Luzia, São Joaquim de Bicas, São Jose da Lapa, Sarzedo, Vespasiano.

CAPACITAÇÃO EM GEOPROCESSAMENTO PARA TÉCNICOS DAS MESORREGIÕES DO JEQUITINHONHA E METROPOLITANA DE BELO HORIZONTE

TAREFAS E CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO EVENTOPERÍODOOBSERVAÇÕES Produção das apostilas didáticas e seleção de exemplos 2 mesesInício da montagem do site e período de seleção dos técnicos para o treinamento Treinamento Presencial do Grupo 1 38 h/a concentradas em uma semana Treinamento em Belo Horizonte Treinamento Presencial do Grupo 2 38 h/a concentradas em uma semana Treinamento em Belo Horizonte Treinamento Presencial do Grupo 3 38 h/a concentradas em uma ou duas semanas Treinamento em Belo Diamantina Treinamento Presencial do Grupo 4 38 h/a concentradas em uma ou duas semanas Treinamento em Belo Horizonte Finalização do site de auto- instrução 2 mesesApós os cursos, para contemplação das observações dos técnicos Apoio à auto-instrução e na montagem dos SIGs 4 meses Organização do relatório final1 mês

CAPACITAÇÃO EM GEOPROCESSAMENTO PARA TÉCNICOS DAS MESORREGIÕES DO JEQUITINHONHA E METROPOLITANA DE BELO HORIZONTE Metodologia de Trabalho: 1.Treinamento em Geoprocessamento – Nivelamento - Exercícios práticos - Entrega de CDs com apostilas e dados para auto-instrução 2. Municípios informam sobre a coleção de dados existentes 3. Lançamento do site para auto-instrução na montagem do SIG 4. Apoio à montagem dos SIG por cada prefeitura – Agendamento de monitorias Expectativa: 1.Técnicos capacitados em montagem de SIG 2.Protótipos de Sistemas de Informações Geográficas montados

CAPACITAÇÃO EM GEOPROCESSAMENTO PARA TÉCNICOS DAS MESORREGIÕES DO JEQUITINHONHA E METROPOLITANA DE BELO HORIZONTE