Www.CursoSolon.com.br Professor Nelson Guerra Ano 2012 / 2013 – Aulas 100% presenciais CONHECIMENTOS BANCÁRIOS: Autorregulação Bancária Londrina(PR) –

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Administração Financeira – I
Advertisements

Gestores de Patrimônio Financeiro ANBIMA
Sistemas da Informação e Tecnologia Prof. Luciel Henrique de Oliveira Tecnologias e Ferramentas para Garantir a segurança Trabalho 6 – Adriano Montico.
Investidores A Bolsa de Valores classifica os investidores atuantes no mercado da seguinte forma: Pessoa Física Investidores Individuais Clubes de Investimentos.
A BOLSA DE VALORES E O MERCADO DE VALORES MOBILIÁRIOS
ECONOMIA BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA
OUVIDORIA – Serviço de Proteção aos Usuários do SUS
TIAGO SILVA – DIRETOR DO PROCON
Evolução do Crédito e dos Indicadores Operacionais
NOVO MERCADO DE RENDA FIXA
HARMONIZAÇÃO CONTÁBIL: COMENTÁRIOS 9º Encontro Nacional de RI e Mercado de Capitais José Luiz Homem de Mello 19 de junho de 2007.

Sistema Financeiro De quais ferramentas dispõe o Banco Central para fazer política monetária? a) Emissão de moeda, compra e venda de títulos públicos,
CONHEÇA O QUE É CPA-10 e CPA-20, além de CGA e CEA
MERCADO DE CÂMBIO Conhecimentos Bancários
Questões sobre SFN.
7 – CONTATO E COORDENAÇÕES.
La Supervisión de los Custodios en Brasil Aspectos Legales.
PAINEL 2 A PARTICIPAÇÃO DAS OUVIDORIAS NOS MEGAEVENTOS ESPORTIVOS NO BRASIL: como fazer um gol de placa e fortalecer as Ouvidorias na área esportiva.
CONCURSO BANCO DO BRASIL CEJURGS.
CONCURSO DA CAIXA Curso Sólon Concursos
Apresentação da célula
Poupança e Investimentos Disciplina: Economia e Negócios (7)
POSTURAS MORAIS BRASILEIRAS Prof. Murilo de Alencar Souza Oliveira
Prof.Nelson Guerra – Ano 2013
SPB: Sistema de Pagamentos Brasileiro
CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR (Parte 4 – Testes)
- SFN - ESTRUTURA DO SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL
CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR (Parte 1)
RESUMÃO: Conhecimentos Bancários e Atualidades do Mercado Financeiro
1 Brasília, Padronização dos Serviços Bancários Fórum Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte Departamento de Normas do Sistema.
A REGULAÇÃO E A FISCALIZAÇÃO DO CONSUMO DE SAÚDE SUPLEMENTAR NO BRASIL
CONCURSO BANCO DO BRASIL CEJURGS. DIREITO E CONHECIMENTOS BANCÁRIOS AFIRMAÇÃO: O BCB, como Executor da Supervisão Bancária, verifica o cumprimento das.
Instituições Financeiras do SFN
Londrina (PR) – Maringá(PR) Ano 2014 CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR (Parte 2)
Comissão de Valores Mobiliários - CVM
A importância e vantagens de um Rating
DIREITO DO CONSUMIDOR AULA 04.
Estrutura do SFN – Sistema Financeiro Nacional (2ª parte)
CDC Financiamento concedido por banco ou financeira a seus clientes, para a aquisição de bens ou serviços, ou ainda, sem propósitos específicos. Muito.
TRANSFERÊNCIA DE CONTA SALÁRIO PARA O SICREDI
Mercado de Capitais - Prof. Renato Mogiz
SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL
Estrutura do SFN (última parte): Sistema de Seguros e Previdência Prof.Nelson Guerra - Ano 2013 Londrina(PR) – Maringá(PR)
Resumo dos temas discutidos no seminário. Política e abordagem do BCB -Existência de uma política de longo prazo -Exercício de diferentes papéis -Multiplicidade.
Aulas presenciais e online
OPERAÇÕES NO MERCADO DE CAPITAIS – 1ª aula OMCB03 20/02/2014.
Política monetária Por política monetária entende-se o conjunto de ações do Banco Central, que define a quantidade ofertada de moeda numa economia, ou.
ENTIDADES INTERVENIENTES
Estrutura do SFN Sistema Financeiro Nacional (noções gerais)
PROCON-RS Secretaria do Trabalho, Cidadania e Assistência Social
Professor Nelson Guerra Ano 2015 AUTORREGULAÇÃO BANCÁRIA.
e Prof.Nelson Guerra - Ano 2015 GARANTIAS: FGC  FUNDO GARANTIDOR DE CRÉDITO.
P ROGRAMA DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA NAS ESCOLAS. POSSUI UMA ESTRATEGIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA PAUTADA EM DOIS EIXOS: 1. A ORIENTAÇÃO, a INFORMAÇÃO.
Mercado do Títulos Público
Contabilidade das IF e Atuariais
Instituições Financeiras Bancárias Bancos Comerciais Bancos Múltiplos Caixas Econômicas.
RESUMO: PRINCIPIOS DE INVESTIMENTOS
Sistema Financeiro Nacional
e Concurso Banco do Brasil Prof.Nelson Guerra - Ano 2014 FGC  FUNDO GARANTIDOR DE CRÉDITO.
Sistema de Pagamentos Brasileiro:  Função de transferir recursos, processar e liquidar pagamentos para pessoas, empresas, governo, Banco Central e instituições.
Mercado Financeiro É a reunião das instituições financeiras, capazes de intermediar recursos, entre agentes deficitários e superavitários Pessoas físicas.
“Os Princípios Básicos de Seguros e Autorregulação na Intermediação de Seguros – Experiência brasileira.”
Alexsandro Nakamura Gabriel Zuquermalio Gustavo Pimenta Pedro Hiladio Gloeden Ferreira.
AUDIÊNCIA PÚBLICA: Política de Defesa Agropecuária no Brasil: Defesa agropecuária e integração dos entes da federação e Sistema Unificado de Atenção à.
A ANBIMA e o seu papel como autorreguladora do mercado 14º Congresso Nacional de Previdência da ANEPREM
Audiência Pública Autorregulação do Mercado de Capitais Brasileiro Câmara dos Deputados - Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio
AUTORREGULAÇÃO NA INTERMEDIAÇÃO DE SEGUROS 22 de abril de 2016 Helena Mulim Venceslau Diretora de Fiscalização da Susep XXVI CONGRESSO PANAMERICANO DE.
Contabilidade Aplicada as Instituições Financeiras José Leandro Ciofi Revisão 1.
Comitê de Aquisições e Fusões Câmara dos Deputados Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio Audiência Pública: Autorregulação do Mercado.
Transcrição da apresentação:

Professor Nelson Guerra Ano 2012 / 2013 – Aulas 100% presenciais CONHECIMENTOS BANCÁRIOS: Autorregulação Bancária Londrina(PR) – Maringá(PR)

CONCEITO Autorregulação: Regras do setor bancário criadas pelos próprios bancos. Objetivo: Harmonizar o setor bancário, criar padrões de atendimento, elevar o nível de eficiência e transparência das operações, aumentar a concorrência sadia, entre outras providências, complementando assim as normas já existentes, de acordo com os anseios do consumidor bancário. Origem: na Febraban (Federação Brasileira de Bancos) e ANBIMA (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais). Participantes: Bancos (comerciais, de investimento, múltiplos), caixas econômicas (federal e estaduais), cooperativas de crédito e financeiras, desde que associados à Febraban.

AUTORREGULAÇÃO BANCÁRIA Limitação: As normas de autorregulação NÃO podem se sobrepor à legislação vigente, devendo harmonizarem-se com ela. Princípios a serem seguidos pelos Participantes: Ética e legalidade Respeito ao Consumidor Comunicação Eficiente Melhoria contínua. Monitoramento e avaliação de conduta: De responsabilidade da Diretoria de Autorregulação, criada pela Febraban. Denúncias: Ligue

EXEMPLO DE AUTORREGULAÇÃO “Melhores Práticas para Fundos de Investimento”: Objetiva estabelecer parâmetros de trabalho para as instituições atuarem no comércio de fundos de investimento: Prospectos dos Fundos: Devem trazer informações sobre riscos envolvidos, logomarca da ANBIMA e textos obrigatórios, tais como “Rendimentos passados não garantem resultados futuros”. Na divulgação de fundos, não pode apresentar premiação ao investidor, comparar fundos de classificação diferente, divulgar rentabilidade de fundo com menos de seis meses de registro na CVM...

TESTES DE CONCURSO 01. (BB 2011) O Sistema de Autorregulação Bancária da Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN) dispõe que a) as normas do seu código abrangem produtos destinados a pessoas jurídicas. b) comunicação eficiente e respeito ao consumidor são princípios a serem observados. c) sua administração é feita em conjunto com representantes dos clientes. d) suas regras são revisadas semestralmente pelo Banco do Brasil. e) suas regras conflitam com os princípios do Código de Defesa do Consumidor.. Resposta: b

TESTES DE CONCURSO 02. (BB 2011) O Sistema de Autorregulação Bancária da Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN) estabelece que: a) as normas do seu código se sobrepõem à legislação vigente, inclusive ao Código de Proteção e Defesa do Consumidor. b) não será processada qualquer demanda e/ou reclamação de caráter individual. c) todas as instituições integrantes do Sistema Financeiro Nacional podem solicitar para dele participar. d) o monitoramento das condutas dos bancos será feito pelo Banco Central do Brasil. e) as normas do seu código abrangem apenas determinados produtos e serviços ofertados pelas instituições signatárias. Resposta: b

Acabou! O assunto é novo (desde 2011) e, por isso, somente localizamos DUAS questões a respeito. Prof. Nelson Guerra Reprodução permitida desde que citada a fonte: