A situação brasileira a educação – ASPECTOS DIVERSOS. Antônio gramsci

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
TRABALHO : SENTIDO ONTOLÓGICO
Advertisements

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
Claudineu de Melo “Diretrizes para a Superação do Capitalismo”
Tema A transmissão do saber, o “eu” como agente Por
O ESTUDO DA HISTÓRIA E A ORGANIZAÇÃO DAS PRIMEIRAS SOCIEDADES
PEDAGOGIA 3ºPNA PROFª GIANE MOTA
Estado e Sociedade Civil em Gramsci
Hegemonia e educação em Gramsci Relações de poder e intelectuais
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
DIREITO E PODER: Força, Sanção, Coerção e Relações Jurídicas
- ESTADO, SOCIEDADE CIVIL, POLÍTICA, HEGEMONIA
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS
PEDAGOGIA DA CONVIVÊNCIA
Situação 1: pais ao serem chamados à escola afirmam que o(a) filho(a) não leva jeito para os estudos, nasceu assim como os demais membros da família. “Um.
DIREITO & SOCIEDADE DISCIPLINA: SOCIOLOGIA JURÍDICA TURMA: C-02 PROF
O Plano de Ação Curricular na Escola
“Andemos honestamente”
As Instituições Sociais
As Instituições Sociais
RESUMO DE SOCIOLOGIA Caro(a) aluno(a), o presente resumo permite ter uma visão panorâmica dos tópicos mais importantes ministrados neste primeiro semestre.
A GLOBALIZAÇÃO – PRÓS E CONTRA DAVID HELD E ANTHONY McGREW (2001)
ALGUMAS OBSERVAÇÕES IMPORTANTES
ÉMILE DURKHEIM ( ) (A Ordem e o Progresso)
UM BREVE RESUMO DO SEMESTRE: SOCIOLOGIA Caro(a) aluno(a), o presente resumo permite ter uma visão panorâmica dos tópicos mais importantes ministrados,
ALGUMAS OBSERVAÇÕES IMPORTANTES
A situação brasileira a educação – ASPECTOS DIVERSOS. Antônio gramsci
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
Os Direitos Humanos Ana Beatriz Barata, nº1 Ana Beatriz Pacheco, nº2
Prof. Everton da silva correa
Curso Direito à Memória e à Verdade
PÁTRIA, NAÇÃO, ESTADO, GOVERNO, POLITICA
TRABALHO – SENTIDO ONTOLÓGICO
Linguagem e ideologia Baseado nos textos de:
EDUCAÇÃO Não há uma única forma de Educação, nem um único modelo – esta ocorre em diferentes espaços e ambientes sociais ( na família, meios de comunicação,
Para Refletir... “Os analfabetos do próximo século não são aqueles que não sabem ler ou escrever, mas aqueles que se recusam a aprender, reaprender e voltar.
Desenvolvimento Comunitário
Leitura e interpretação de texto
FILOSOFIA. TURMA: 3206  PROF. JOSÉ LUÍZ LEÃO  ALUNOS: ANDRÉIA EMÍDIO RODRIGUESANDRÉIA EMÍDIO RODRIGUES EDRIANE SILVA PEREIRAEDRIANE SILVA PEREIRA JULIANA.
I Seminário Realidade, Contradições e Possibilidades para a Educação do Campo no Recôncavo e Vale do Jequiriçá Construindo o Fórum de Educação do Campo.
Sociologia geral Introdução.
Ética e RSE Sérgio Caldas.
1 Filosofia Grupo ESCOLA TÉCNICA FEDERAL DE GOIÁS COORDENAÇÃO DE CIÊNCIAS HUMANAS E FILOSOFIA  PROF.: JOSÉ LUIZ LEÃO  TURMA  - Djalma.
Karl Marx (1818 – 1883).
IDEOLOGIA.
Cap. 6 – Trabalhadores, uni-vos!
ÉTICA E LEGISLAÇÃO TRABALHISTA E EMPRESARIAL
humanos não podem ser vistas como desigualdades.
Estudos sobre sociologia
Os teóricos da Sociologia e suas obras
Sociologia Clássica e Educação II
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA Licenciatura em Pedagogia e Séries Iniciais do Ensino Fundamental Interação com o Mundo Cultural Criança e mundo Cultural.
CHAPECÓ CRIANÇA – CIDADANIA EM AÇÃO
Émile Durkheim: um dos pais da sociologia moderna
ÉMILE DURKHEIM Prof. Ricardo Lima.
DURKHEIM E O PENSAMENTO SOCIOLÓGICO
Educação e clientela escolar
Sociologia Clássica e Educação
Profa. Júlia F. Marcelo
(Luna Galano Mochcovitch)
ORDEM DA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
Educação e sociedade: redenção, reprodução e transformação
DIDÁTICA A inter-relação da Educação com a Licenciatura, a Pedagogia e a Didática Objetivos: Estabelecer relações entre Educação, Licenciatura e Pedagogia.
As Concepções Pedagógicas.
A SOCIOLOGIA COMO UMA PERSPECTIVA: COMO OS SOCIÓLOGOS PENSAM
Da queda da monarquia à formação da URSS.
O que é Sociologia?.
Aulas Multimídias – Santa Cecília Prof. Aníbal. Professor Aníbal Holanda Capítulo 1:
Unidade II: Contexto sócio-cultural e jurídico
Transcrição da apresentação:

A situação brasileira a educação – ASPECTOS DIVERSOS. Antônio gramsci A situação brasileira a educação – ASPECTOS DIVERSOS * Antônio gramsci * KARL MARX * DURKHEIM * MAX WEBER

“Quem verdadeiramente vive não pode deixar de ser cidadão, e partidário. Indiferença é abulia, parasitismo, covardia. não é vida. Por isso odeio os indiferentes.” ANTÔNIO GRAMSCI (1891-1937)

A MENTE ANTES DO PODER A Força Hegemonia significa, para Gramsci, a relação de domínio de uma classe social sobre o conjunto da sociedade. O domínio se caracteriza por dois elementos: força e consenso. A Força A força é exercida pelas instituições políticas e jurídicas e pelo controle do aparato policial-militar.

O Consenso O consenso diz respeito sobretudo à cultura: trata-se de uma liderança ideológica conquistada entre a maioria da sociedade e formada por um conjunto de valores morais e regras de comportamento. Segundo Gramsci, "toda relação de hegemonia é necessariamente uma relação pedagógica", isto é, de aprendizado.

A Educação das Classes Dominantes Usando destes controles, a força e o consenso, as classes dominantes "educam" os dominados para que estes vivam em submissão às primeiras. Isto passa a ser visto como algo natural e conveniente, inibindo assim sua potencialidade revolucionária.

O PODER das classes dominantes (Estado) sobre o proletariado não reside simplesmente no controle dos aparatos repressivos do Estado. Este poder é garantido fundamentalmente pela "hegemonia" cultural que as classes dominantes logram exercer sobre as dominadas, através do controle do sistema educacional, das instituições religiosas e dos meios de comunicação.

“Os homens fazem a sua própria história, mas não o fazem como querem “Os homens fazem a sua própria história, mas não o fazem como querem... a tradição de todas as gerações mortas oprime como um pesadelo o cérebro dos vivos.” KARL MARX (1818-1883)

O modo capitalista de produção

Marx produziu um método radicalmente novo de analisar o mundo e a sociedade: o chamado materialismo histórico e dialético. Diz Marx que a história humana é uma história da luta entre classes sociais exploradas (maioria) e exploradoras (minoria), ou seja, um conflito permanente – e não um “todo coeso” como dizia Durkheim. Tudo gira em torno da questão econômica (a infra-estrutura) e tem sua origem na propriedade privada. A educação, bem como a moral, a política, a religião, o direito, o Estado formam a super-estrutura.

PRINCÍPIOS MARXISTAS PARA A EDUCAÇÃO PRINCÍPIOS MARXISTAS PARA A EDUCAÇÃO *a EDUCAÇÃO COMO A POLÍTICA É PARA TRANSFORMAR O MUNDO *Não busca apenas o desenvolvimento individual *ênfase no político e no social duas faces ou tipos de educação para marx: 1. Negativa: crítica do modelo dominador e alienador. 2. POSItiva: TENTAR IMPOR UMA NOVA ORGANIZAÇÃO SOCIAL. A RAZÃO HUMANA ILUMINISTA É NEUTRA. A RAZÃO HUMANA MARXISTA É ENGAJADA. Uma cultura para a emancipação: um novo contrato social.

“A educação tem por objetivo suscitar e desenvolver na criança estados físicos e morais que são requeridos pela sociedade política no seu conjunto.” Émile Durkheim (1858-1917)

DURKHEIM E A EDUCAÇÃO Educação é para construir consciência social, “superar a si mesmo” (Socializar). É algo “moralizador” e não apenas para ensinar coisas técnicas para o trabalho. Serve para refletir sobre que tipo de cidadão os alunos estão se tornando dentro do organismo social. As Instituições devem ser fortes a fim de manter a ordem e propiciar o progresso. O FIM SEMPRE GIRA EM TORNO DA COESÃO SOCIAL

PRINCÍPIOS DA EDUCAÇÃO DURKHAMIANA PRINCÍPIOS DA EDUCAÇÃO DURKHAMIANA * Intimamente ligada aos aspectos morais *cidadão voltado ao interesse coletivo *Visa a construção da consciência social *Fuga ao individualismo EGOÍSTA *Maior igualitarismo social (CONSCIÊNCIA COLETIVA) *Desigualdade material mantida *A construção da solidariedade *O culto às tradições E À CULTURA *A CONSERVAÇÃO dos valores éticos e morais

“A tarefa do professor é servir aos(as) alunos(as) com o seu conhecimento e não impor-lhes suas opiniões políticas pessoais.” Max Weber (1864-1920)

*A AÇÃO SOCIAL: é toda conduta humana que interfere com outros e consigo mesmo. Exemplos: moda, consumo, mercado, política, religião, crime, trabalho, etc. *A SOCIOLOGIA DEVE LEVAR EM CONTA: Compreender a ação social dos seres humanos individualmente. As motivações do indivíduo no agir social. - Não fazer julgamento de valor sobre as ações humanas.

o agir social insere o homem na sociedade, através das relações sociais. em Weber, relação social seria uma conduta de vários indivíduos, reciprocamente orientada e dotada de sentido partilhado pelos diversos agentes de determinada sociedade. como as relações sociais se mantêm? Resposta de Weber: por conta da dominação ou produção de legitimidade – submissão de um grupo a um “mandato”, aceitação de uma “autoridade” (alguém que “representa” o coletivo). Aí, então, entra a questão do “poder”.

PRINCÍPIOS DA EDUCAÇÃO PARA WEBER: PRINCÍPIOS DA EDUCAÇÃO PARA WEBER: * SOFRE INFLUÊNCIA DA CLASSE SOCIAL E DAS INSTITUIÇÕES * O HOMEM É RACIONAL: POSSUI ALGUMA AUTONOMIA * A AÇÃO SOCIAL FAZ O CIDADÃO *AS RELAÇÕES SOCIAIS SÃO BASEADAS NA DOMINAÇÃO * A EDUCAÇÃO REFLETE OS PAPÉIS DE DOMINAÇÃO: . DOMINAÇÃO TRADICIONAL: EDUCAÇÃO FORMATIVA . DOMINAÇÃO CARISMÁTICA: EDUCAÇÃO CARISMÁTICA . EDUCAÇÃO RACIONAL-LEGAL: EDUCAÇÃO ESPECIALIZADA