Test of Gross Motor Development – 2ª ed

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ERGONOMIA? Só se for no DIA-A-DIA!!!.
Advertisements

Habilidades Motoras Rudimentares e Fundamentais
Como se avalia a condição física?
Saltos.
ERRADO Quando trabalha com o teclado, procure manter as mãos alinhadas com o ante braço CERTO André Coutinho.
REGULAMENTO TÉCNICO - DI
REGRAS BÁSICAS IVONE DE ARAÚJO RIBEIRO MOREIRA
BOLAS SUIÇAS Profª. MSc. Lucia Gill Acad. Daniele Costa.
ELEMENTOS TÉCNICOS DO HANDEBOL
Exemplos de exercícios de estiramento aplicados ao Badminton
Ginástica de Aparelhos
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS PEDRO JACQUES DE MAGALHÃES Como trabalhar com o computador?
ESTRATÉGIAS PARA MELHORAR A DIMENSÃO MOTORA.
Os 4 exercícios iniciais podem sem feitos logo no início da lesão
A obesidade vs Atividade física aliada à Alimentação equilibrada
PATINAGEM Programa do 1º Ciclo
Peito Pernas Supino Cotovelos na linha dos ombros e em 90 graus.
XVI Copa Escolar Categoria Estreantes NÍVEL 3
Habilidades Motoras Rudimentares e Fundamentais
HISTÓRICO FREDERICO II, Rei da PRÚSSIA, governante do século XVIII, dava grande importância à Ordem Unida, e determinava que diariamente seus súditos executassem.
O Arremesso de Peso A bola oficial, feita de bronze, ferro fundidou ou chumbo, pesa: - Masculino: 7,26 e possui cerca de 12 cm de diâmetro; - Feminino:
Introdução O atletismo é um conjunto de atividades esportivas (corrida, saltos e arremessos), que tem a origem nas primeiras Olimpíadas realizadas na.
FUNDAMENTOS BÁSICOS DO JOGO
I P C A AGNALDO TREINAMENTOS S A E Ç G N U A R.
Projeto Educativo Expressão e Educação Físico-Motora
EXERCÍCIOS PARA MEMBROS INFERIORES
FUNDAMENTOS DO FUTSAL Passe Drible Chute Condução
Movimentos de Ataque.
A ação do corpo Deve contribuir para a realização de movimentos para a frente e em linha reta, os pés sempre apontados para adiante, os quadris e os ombros.
OS FUNDAMENTOS TÉCNICOS DO HANDEBOL
Apostila de Ordem Unida Básica
Curso Profissional Técnico de Multimédia – turma M
FASES DE DESENVOLVIMENTO DAS HABILIDADES FASE REFLEXIVA (0 a 3m)
Programa de Especialização em Massoterapia Ênfase em Ensino
Décimo Batalhão de Bombeiros Militar Curso de Formação de Soldados – CFSd - Natação - Asp Guimarães 3º Sgt Aguiar 3ºSgt Bessas Sd Santos Sd Sena.
Test of Gross Motor Development – 2ª ed
Footwork: A base do jogo
CONTEÚDOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA - Movimento
ESCOLA SECUNDÁRIA DA LOUSÃ
Dia do Idoso 2 de Novembro de 2011.
Grupo de Estágio de Educação Física 2013/2014
Federação Paulista de Futebol Quadro de árbitros Programação de treinamentos TREINO FÍSICO ABC 10 x 40m no máximo de velocidade rec. 1min 30seg e 15 x.
Basquetebol.
Ginástica de Aparelhos
LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
HABILIDADES DE LOCOMOÇÃO
Profª. Maria Helena Carvalho
Atletismo Corrida com barreiras.
HABILIDADES MANIPULATIVAS OU DE CONTROLE DE OBJETOS
FASES DE DESENVOLVIMENTO DAS HABILIDADES MOTORAS
Atletismo Salto em comprimento.
Desenvolvimento e Aprendizagem Motora
HABILIDADES MOTORAS NO HANDEBOL
Violações INFRACÇÃO ÀS REGRAS = PERDA DA POSSE DE BOLA
As Técnicas Básicas do Volley
HABILIDADES MOTORAS NO HANDEBOL
NADO CRAWL.
Ginástica Artística = Atividades no solo
PATINAGEM Programa do 2º Ciclo
Análise Biomecânica – FOREHAND
Basquetebol – Aula 5 1º Esporte coletivo de quadra. USA,
Segunda Infância 3 aos 6 anos (pré escolar).
Lançamentos e Arremessos
Saltos São quatro os tipos de saltos: distância, triplo altura,
Fundamentos do Voleibol
Atletismo Educação Física
Linguagens, códigos e suas tecnologias – Educação Física Ensino Fundamental, 6º Ano Dança e Luta: Sequências coreográficas.
Elementos técnicos fundamentais:
GINÁSTICA de SOLO.
EXERCÍCIOS PARA OMBROS
Transcrição da apresentação:

Test of Gross Motor Development – 2ª ed TGMD-2 Test of Gross Motor Development – 2ª ed Auxilia na identificação de crianças entre 3 e 10 anos que estejam atrasadas, em relação aos seus pares, em seu desenvolvimento motor grosso. O estudo do Desenvolvimento Motor é busca compreender as mudanças no comportamento motor ao longo da vida e os processos que envolvem estas mudanças (CLARK, 1994). O TGMD-2 é composto por dois sub-testes (6 habilidades cada): Habilidades Locomotoras: correr, galopar, saltitar, salto sobre obstáculo, salto horizontal, deslizar lateralmente Habilidades Manipulativas: rebater uma bola estacionária, chutar, quicar, receber, lançar por cima do ombro e rolar a bola no chão. Pontuação: 0 a 1 ponto – critério não observado ou observado.

Subteste 1: Habiidades Locomotoras 1. Correr Equipamento/Condições: 60 pés (9m?) de espaço livre, com um cone ou outro marcador qualquer para a criança saber onde deve parar; Critérios de análise: a) Braços se movem em oposição às pernas com cotovelos flexionados. b) Curto período em que ambos os pés estão fora do solo. c) Entrada da aterrissagem com ponta de pé ou calcanhar (isto é, os pés não planos). d) Manter a flexão da perna de não suporte em aproximadamente 90 graus (isto é, perto das nádegas).

Subteste 1: Habiidades Locomotoras 2. Galopar Equipamento/Condições: 25 pés (6m?) de espaço livre. Critérios de análise: Braços flexionados e elevados no nível da cintura no início da fase de vôo. Um passo à frente com um pé seguido por um passo com o outro pé arrastando-o para uma posição adjacente ao pé na frente. Curto período em que ambos os pés estão fora do chão. Manutenção de um padrão rítmico por quatro galopes consecutivos.

Subteste 1: Habiidades Locomotoras 3. Saltitar Equipamento/Condições: 15 pés (3m?) de espaço livre. Critérios de análise: A perna de balanço move-se para frente como um pêndulo. O pé da perna de balanço fica atrás do corpo (?) Braços flexionados e oscilando para frente para produzir força. Saltitar por três vezes consecutivas com o pé preferido Saltitar por três vezes consecutivas com o pé não preferido

Subteste 1: Habiidades Locomotoras 4. Salto sobre obstáculo Equipamento/Condições: 30 pés (6m?) de espaço livre. Critérios de análise: Decolar com um pé e aterrissar com o pé oposto. Um período em que os dois pés fiquem fora do piso por mais tempo que correndo. Levar adiante o braço oposto ao pé que salta.

Subteste 1: Habiidades Locomotoras 5. Salto Horizontal Equipamento/Condições: 10 pés (2,5m?) de espaço livre. Critérios de análise: Movimento preparatório inclui flexão dos joelhos com os braços estendidos atrás do corpo. Braços estendidos fortemente para frente e para cima alcançando extensão total acima da cabeça. Decolagem e aterrissagem com ambos os pés simultaneamente. Braços vão para baixo durante a aterrissagem.

Subteste 1: Habiidades Locomotoras 6. Corrida Lateral (deslize) Equipamento/Condições: 25 pés (9 m?) de espaço livre. Critérios de análise: Corpo voltado lateralmente de forma que os ombros estejam alinhados com o solo. Um passo lateral com o pé da frente seguido por um deslize do outro pé para um ponto próximo ao pé da frente. Um mínimo de quatro ciclos de deslizes para a direita. Um mínimo de quatro ciclos de deslizes para a esquerda.

Subteste 2: Habiidades Manipulativas 1. Rebater Equipamento/Condições: bastão de plástico, cone adaptado e bola 10,15-15,24 cm. Critérios de análise: A mão dominante segura o bastão acima da não-dominante. O lado não preferido do corpo volta-se para o oponente imaginário, com pés paralelos. Rotação de quadril e ombro durante a oscilação. O peso do corpo é transferido para o pé da frente. O bastão acerta a bola.

Subteste 2: Habiidades Manipulativas 2. Quicar Equipamento/Condições: bola 20,35-25,4 cm. Critérios de análise: O contato com a bola é feito, ao nível da cintura, com uma mão. Empurra a bola com as pontas dos dedos (não bater nela). A bola toca no solo em frente ou ao lado do pé, do lado preferido. Mantém o controle da bola por 4 quiques consecutivos, sem movimentar os pés para recuperá-la.

Subteste 2: Habiidades Manipulativas 3. Receber Equipamento/Condições: bola 15,24- 20,35 cm. Critérios de análise: a) Fase de preparação em que as mãos estão à frente do corpo e os cotovelos flexionados. b) Braços estendem para alcançar a bola à medida que ela chega. c) A bola é recebida somente com as mãos.

Subteste 2: Habiidades Manipulativas 4. Chutar Equipamento/Condições: bola 20,35-25,4 cm. Critérios de análise: Aproximação rápida e contínua da bola. Um salto ou passo alongado imediatamente antes do contato com a bola. O pé de apoio localizado ligeiramente atrás ou na mesma linha da bola. Chutar a bola com peito do pé preferido (cadarços do tênis) ou dedos.

Subteste 2: Habiidades Manipulativas 5. Lançar Equipamento/Condições: bola de tênis, um muro e um espaço livre de 25 pés (7m?). Critérios de análise: O giro é iniciado com movimento da mão/braço para baixo. Rotação do quadril e ombro até o momento em que o lado de não lançamento se volta para a direção do arremesso. O peso é transferido para o pé oposto à mão de arremesso. Finalizando o arremesso, a bola é solta com a mão cruzando diagonalmente o corpo para o lado não preferido.

Subteste 2: Habiidades Manipulativas 6. Rolar a bola Equipamento/Condições: bola de tênis para crianças entre 3-6 anos e softball para crianças entre 7-10 anos. Critérios de análise: A mão preferida oscila para baixo e atrás do tronco com o mesmo voltado para os cones. Passo a frente com o pé oposto à mão preferida em direção ao cone. Flexão do joelho para abaixar o corpo. Soltura da bola próxima ao solo de modo que a mesma não quique mais do que 10 centímetros de altura.