O ingresso na Universidade

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Profa. Gilvanete Correia Bezerra
Advertisements

DIA NACIONAL DO PROJETO PESCAR
Perfil do Ensino Médio Perfil do Ensino Médio Mudanças e novidades para o ano de 2009.
Relação professor/aluno
OS FATOS... CONTAM QUE TUDO MUDOU! O MUNDO MUDOU!
Mestrado em Gestão e Conservação da Natureza
ELABORAÇÃO DE PLANO DE CURSO-DISCIPLINA NAP-LORENA/2003
FUNÇÃO DESENVOLVER PESSOAS:
Autoridade se constrói
Alteridade.
ÉTICA PROFISSIONAL.
- Universidade e sociedade - A extensão universitária - Graduação e extensão
E, o que é Didática? A didática é o principal ramo da Pedagogia que investiga os fundamentos, as condições e os modos de realizar a educação mediante o.
O Aluno a Distância.
Um foco na Ética.
ÉTICA.
Ensinar com afetividade educando para a vida
ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO FUNDAMENTOS DA GESTÃO
Ensino Fundamental II e Ensino Médio
Escola é o lugar de gente
ESCOLA E FAMÍLIA: UM COMPROMISSO COM A EDUCAÇÃO
DESAFIOS COLOCADOS À ESCOLA PORTUGUESA
Dia do Meio-Ambiente Dom Bosco Batel
Namoro.
Quando falamos em aprender...
O Aluno a Distância e suas Necessidades
Formas de Interação.
Aprender a aprender na Universidade
Introdução ao Secretariado Aula 3
Carreira e Empregabilidade
Esta apresentação está preparada
O IMPACTO DA INFORMAÇÕES SOBRE SUSTENTABILIDADE NO JOVEM UNIVERSITÁRIO Ingrid Rainier Lacerda Barbosa Pesquisa de Mercado.
A tua bagagem para o Tutorado: entra com a tua ‘pen’ vazia, sai com ela cheia!
Trabalhando com Grupos
Perfil e Trajetória Acadêmico-Profissional de um Doutor
MERCADO DE TRABALHO.
Formação Técnica em Informática
Secretariado.
AVALIAÇÃO DO CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA
Oficina de Apropriação de Resultados
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO SUPERIOR (IES)
MÓDULO DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL. AULA 4
NAS ESCOLAS DÉBORAH MACIEL CORRÊA 1.
LIDERANÇA E COMPETÊNCIAs
Maria Isabel de Almeida Fac. de Educação – USP GEPEFE/FEUSP
1 MÉTODO ECONOMIA E EFICIÊNCIA NOS ESTUDOS
CURSO TECNICO EM ADMINISTRAÇÃO
MARKETING PESSOAL Adm. Eliana Luiza Dias.
FILOSOFIA EDUCAÇÃO ÉTICA Objetivos da aula:
Como manter um trabalho nos dias de hoje?
Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” LES 0180 – Introdução a Administração Como organizar meu tempo na Universidade Prof. Responsável: Evaristo.
Dicas para se tornar um profissional de sucesso Stefi Maerker.
Metodologia Ensino e Estágio de Língua Portuguesa III
Metodologia Científica
Comunidade de Aprendizagem
Contrato pedagógico Linguagem verbal midiática Segundo Semestre 2009
Principais atitudes e comportamentos dos bons profissionais
Docência do Ensino Superior
Um foco na Ética.
Mercado de Trabalho.
PLANEJAMENTO DE ENSINO
Docência universitária: repensando a aula
O PAPEL DO PSICÓLOGO NA EDUCAÇÃO
Competências básicas para o sucesso profissional..
MARILUCIA FERREIRA. COMUNICAÇÃO: DIÁLOGO ESCOLA E FAMÍLIA OBJETIVO: REFLETIR SOBRE AS AÇÕES DOS RESPONSÁVEIS PELAS CRIANÇAS PARA CAMINHAREM COM OS OBJETIVOS.
Gestão de Carreira: a importância de um conhecimento interdisciplinar Profº. Edimilson Martins
ENTENDA A SUA EMPRESA Para Construir Sua Vida Profissional Numa Empresa Você Precisa Entender Como Ela Funciona, Quais São Suas Regras Internas e Como.
“Contribuindo para o Incremento da Segurança Operacional no Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro”
A criança é um grande pesquisador Pedro Demo. “Se a criança é levada a buscar seu material, a fazer sua elaboração, a se expressar argumentando, a buscar.
Transcrição da apresentação:

O ingresso na Universidade Orientações para uma trajetória de sucesso.

Estou na Universidade: e agora? O ingresso na Universidade representa uma mudança significativa na vida de jovens adultos, ou daqueles que vão retomar os estudos após vários anos longe da escola. É preciso avaliar quais são meus objetivos de formação e de carreira. Onde estou? Onde quero chegar?

Múltiplos desafios: Estabelecer novas relações interpessoais. Adaptar-se a novas exigências culturais, intelectuais e acadêmicas próprias de sua área de formação. Tornar-se autônomo na gestão do tempo e de seus estudo e, em muitos casos, adaptar-se a viver longe do grupo familiar e social de origem. Retomar a condição de “aluno” após anos longe do contexto escolar.

Lembre-se: Seu comportamento como aluno é o primeiro passo de sua trajetória profissional. Ética Responsabilidade Honestidade Compromisso com a qualidade de sua formação.

Comportamento e conduta na Universidade Preserve os espaços e mobiliários da Universidade: eles são de uso comum a todos e não devem ser danificados. Conheça e respeite as regras e o perfil profissional, específicos do seu curso: procedimentos e atitudes esperadas relacionadas ao curso foram pensados visando o desenvolvimento profissional dos alunos.

Comportamento e conduta na Universidade Seja prudente: faça uso correto das instalações físicas e dos mobiliários, conserve sua integridade física! Atenção à postura e vestimenta: use roupas adequadas, confortáveis e discretas. Sua roupa diz muito sobre você!

Como devo me comportar nas aulas? Respeite o professor e suas orientações. Seja pontual. Organize e traga o material necessário ao bom aproveitamento das aulas. Participe das aulas: tire dúvidas; debata criticamente, quando for oportuno. Desligue o seu celular. Busque o diálogo como forma de resolução de conflitos.

Ética e Responsabilidade Não se esqueça de que a forma como irá se comportar, a imagem que criará e sua personalidade serão lembrados para sempre por seus colegas e professores, futuros contatos profissionais. As portas podem se abrir ou não. Então, cuide de sua imagem!

Integridade e Honestidade Responsabilize-se por seus atos. Que consequências minhas ações terão no futuro? Desenvolva seus próprios trabalhos. Atenção ao plágio e ao “mercado ilícito de trabalhos prontos”. Estude e seja honesto com você mesmo. Assuma a autoria de suas avaliações, não “cole”.

Como está meu estudo? Tenho dificuldade em aprender? Não consigo me concentrar? Não tenho tempo... Como decorar tanto conteúdo para a prova? Onde devo estudar?

O que significa estudar, no âmbito do Ensino Superior?

O estudo depende essencialmente do estudante. “ O aprofundamento da vida científica passa a exigir do estudante uma postura de autoatividade didática que precisa ser crítica rigorosa” (SEVERINO, 2011, p. 58).

Deve o estudante empenhar-se num projeto de trabalho individualizado, apoiado no domínio e no manejo de uma série de instrumentos que viabilizem o estudo e aprendizado. “Já não basta a presença física às aulas e o cumprimento forçado das tarefas mecânicas: é preciso dispor de uma material de trabalho específico de sua área e explorá-lo adequadamente” (SEVERINO, 2011, p. 39).

Quando estudar? A aprovação em uma avaliação deve ser o resultado do bom aprendizado e não seu fim principal. O estudo como prática cotidiana.

Mas, e o tempo para estudar? Identifique os “tomadores de tempo”, reveja hábitos. Estabeleça prioridades. Autodisciplina.

Elabore um cronograma de estudos.

Onde Estudar? Onde consigo me concentrar? O que distrai minha atenção?

Instrumentos de Trabalho Fundamentação teórica. Acervo bibliográfico Contato pessoal com a teoria como forma de ampliar seu repertório de conhecimentos e vocabulário.

Como aproveito as aulas? Qual a melhor forma de aproveitar mais a aula? Documentação Retomar as informações das aulas e reconstruí-las Preparação para aula futura/ Cronograma de estudos Leitura e dúvidas

EU COMPREENDO AQUILO QUE LEIO? LEITURA EU COMPREENDO AQUILO QUE LEIO? TEORIA DA COMUNICAÇÃO:

LEITURA

O SUJEITO DA LEITURA Ter o objetivo de compreender e não apenas memorizar a mensagem contida no texto; Avaliar o texto lido, tendo como critério de julgamento a compatibilidade das ideias expressas pelo autor com a realidade vivida pelo leitor. Ter uma atitude de constante questionamento, de pergunta, de busca de diálogo com o autor do texto, procurando detectar sua verdadeira intenção.

A técnica de sublinhar (ou destacar) A técnica do esquema TÉCNICAS DE LEITURA A técnica de sublinhar (ou destacar) A técnica do esquema A técnica do resumo Análise de texto

DICAS PARA A ANÁLISE DE UM TEXTO: Análise crítica. Definir, numa frase, a ideia geral (plano) do texto. Fazer uma síntese. Evidenciar o valor e a importância do texto.

DICAS PARA O ESTUDO •   Substitua suas anotações lineares por mapas mentais. •   Dê exemplos práticos às matérias teóricas estudadas. • Estude períodos de, no máximo, 50 minutos, descansando até, no máximo, 15 minutos. • Resuma toda sua matéria em fichas de anotações e revise-as sempre, pelo menos uma vez por semana. Realize a autoavaliação a cada aula: O que eu aprendi? Quais são as dúvidas?

Escolha uma vida acadêmica baseada na responsabilidade, no compromisso e na ética. A Universidade Nilton Lins está na torcida para o seu sucesso como estudante e futuro profissional!