MÓDULO 10 Planeamento Anual e Estratégico

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O Meu Plano de Negócios Introdução.
Advertisements

Planificação da bacia hidrográfica para recursos hídricos
Gerenciamento de Projetos
Relembrando... A Investigação como processo tem seis etapas sucessivas: Construção do problema Entendimento do problema: a partir de quais perspectivas.
O Modelo de Gestão e o Processo de Gestão
Introdução à Teoria Geral da Administração TGA
PLANEJAMENTO Profa. Helenita.
Mestrado em Gestão e Conservação da Natureza
Gerência de Projetos Wesley Peron Seno Introdução
Estratégia Empresarial
O QUE É UM PROJETO? Projeto, do latim pro-jicere: literalmente é colocar adiante. A elaboração de qualquer projeto depende de dois fatores fundamentais:
Pesquisa Ação: Uma introdução metodológica.
Planejamento em Publicidade e Propaganda I
MONOGRAFIA Natália Maria Reis Oliveira Furtado.
Referencial Rumo à Excelência
“Guião para Elaboração de Projectos”
Particularidade da Gestão no Terceiro Setor e Desenvolvimento Institucional em ONGs Carolina Andion.
Unidade 1-Introdução à Metodologia de Trabalho de Projecto
PLANIFICAÇÃO DE UMA AVALIAÇÃO.
Projecto Escxel – Escola Secundária Quinta do Marquês - Oeiras Breves reflexões sobre o Projecto Escxel na nossa escola 1 de Outubro de 2010.
Organização, Planejamento e Gestão De Projetos Educacionais
Afinal, o que é Planejamento?
GESTÃO DE RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS
Oficina de Projeto III Amara Rocha junho/2011. Questões das oficinas I e II -O que é um projeto? Empreendimento planejado que busca atingir objetivos.
Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação Profa. Lillian Alvares.
CAPACITAÇÃO DE ORGANIZAÇÕES DA SOCIEDADE CIVIL QUE BENEFICIAM DE SUBVENÇÕES ATRAVÉS DO INSTRUMENTO EUROPEU PARA A DEMOCRACIA E DIREITOS HUMANOS.
Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação Profa. Lillian Alvares.
OS MODELOS O modo de implementação do trabalho de projecto, como metodologia de aprendizagem tem sido objecto de várias aproximações que se centram em.
Objectivo Identificar o Modelo da Abordagem Sistémica da Instrução - ASI.
Planejamento de estratégias:
A planificação e actividade planificadora
Definição e estruturação de objectivos O que é um objectivo? - Segundo Ander-Egg representam aquilo que queremos alcançar com a nossa acção - procuram.
Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação Profa. Lillian Alvares.
CAPACITAÇÃO DE ORGANIZAÇÕES DA SOCIEDADE CIVIL QUE BENEFICIAM DE SUBVENÇÕES ATRAVÉS DO INSTRUMENTO EUROPEU PARA A DEMOCRACIA E DIREITOS HUMANOS.
Prof. jose PLANEJAMENTO.
Proposta Missão e Visão ABFA Para críticas e sugestões.
Planear um Website Principais etapas.
1 Princípios Básicos da legislação para implementar a CITES Secretariado CITES.
Introdução A pesquisa é um procedimento reflexivo e crítico de busca de respostas para problemas ainda não solucionados.
Terapia comportamental
Curso de Administração com Ênfase em Marketing
CAPACITAÇÃO DE ORGANIZAÇÕES DA SOCIEDADE CIVIL QUE BENEFICIAM DE SUBVENÇÕES ATRAVÉS DO INSTRUMENTO EUROPEU PARA A DEMOCRACIA E DIREITOS HUMANOS.
MODELOS DE URBANISMO E MOBILIDADE
Planejamento Estratégico
O QUE É TREINAMENTO ? Nas organizações, o treinamento é frequentemente visto como uma atividade continua em muitos níveis, operacional, pessoal e administrativo.
Integração.
Planejamento: plano de ensino, aprendizagem e projeto educativo
(Notas João Filipe Matos, 2004)
ELABORAÇÃO DE PROJETO CIENTÍFICO PROFESSORA: MARINEIDE PEREIRA ALMEIDA
Orientações para elaboração de projetos de Educação Ambiental
Introdução ao Planejamento
PLANEJAMENTO E GESTÃO PÚBLICA
ELABORAÇÃO DE PROJETO CIENTÍFICO PROFESSORA: MARINEIDE PEREIRA ALMEIDA
Planificação e Execução de Projectos Módulo 7 Rua Professor Veiga Simão | Fajões | Telefone: | Fax: |
Áreas de concordância quanto ao conceito de estratégia
Célia Cruz | Renata Brunetti
O Planejamento da Negociação
CAPACITAÇÃO DE ORGANIZAÇÕES DA SOCIEDADE CIVIL QUE BENEFICIAM DE SUBVENÇÕES ATRAVÉS DO INSTRUMENTO EUROPEU PARA A DEMOCRACIA E DIREITOS HUMANOS.
O SENTIDO DO PLANEJAMENTO E CONTROLE
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
PLANEJAMENTO DAS AÇÕES DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE
1 DISCIPLINA – Projeto Experimental I Profa. Adriana Nadaes.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DO CONACI
Profa. Dra. Marta Valentim UNESP
O que é PROJETO EXECUTIVO
Fases Metodológicas do Planejamento Social
PLANO DE NEGÓCIO Professora Beth.
PLANEJAMENTO E PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO
Processo Administrativo Prof. Alexandro Bernhardt UCS 2007.
Transcrição da apresentação:

MÓDULO 10 Planeamento Anual e Estratégico Capacitação de organizações da sociedade civil que beneficiam de subvenções através do Instrumento Europeu para a Democracia e Direitos Humanos. MÓDULO 10 Planeamento Anual e Estratégico

Agenda Introdução Tipos de planos Planeamento Estratégico Conceitos O Ciclo de Planificação As Fases Estrutura do Plano Estratégico

Introdução O planeamento é uma ferramenta administrativa, que possibilita perceber a realidade, avaliar os caminhos, construir um referencial futuro, estruturando o trâmite adequado e reavaliar todo o processo a que o planeamento se destina. Sendo, portanto, o lado racional da acção. Tratando-se de um processo de deliberação abstracto e explícito que escolhe e organiza acções, antecipando os resultados esperados. Esta deliberação busca alcançar, da melhor forma possível, alguns objectivos predefinidos. Algumas de nossas acções necessitam de planeamento, mas muitas não.

Tipos de planos Estratégico Táctico Operacional

Planeamento Estratégico A planificação estratégica é descrita como: um processo estratégico porque envolve uma melhor preparação para responder as circunstâncias dinâmicas do ambiente da organização. Deste modo, ser estratégico significa ser claro em relação aos objectivos da organização, ser alerto em relação aos recursos da organização, e incorporar os dois aspectos para desenvolver de forma efectiva respostas sobre a dinâmica do ambiente. Um processo contínuo de planificação porque envolve a definição contínua e intencional de objectivos (escolha do futuro desejado) e desenvolvimento de uma abordagem para o alcance dos objectivos. Um processo disciplinado porque ele requer uma certa ordem e orientação para torná-lo produtivo. O processo levanta uma série de questões que ajudam os planificadores a analisar experiências, testarem pressupostos, recolher e incorporar informações a cerca do presente e prever o futuro. Finalmente, o processo de planificação estratégica é sobre decisões e acções fundamentais, porque escolhas devem ser feitas para responder às questões a cima levantadas. De um modo geral a planificação é um conjunto de decisões a cerca do que fazer, porque fazer, como fazer e quando fazer.

Visão, Missão, Estratégias e Objectivos Objectivo - é o resultado final pretendido, o propósito que a organização procura alcançar. Estratégia – define como se quer atingir um ou vários objectivos, o caminho que se pensa percorrer. Missão - é geralmente um conceito amplo, e inclui o propósito da organização (ela existe porque?), o que se propõe a fazer e como o pensa fazer e ainda os princípios e valores que guiam o alcance da missão. Finalmente, a visão - é literalmente tida como a “imagem ou visualização mental” do alcance da missão e dos objectivos da organização. É o sonho da situação ideal futura.

Planificação Integrada Uma das maiores limitações do modelo clássico ou tradicional de planificação de longo-prazo é que a informação sobre mudanças do ambiente externo não é geralmente tomada em conta convenientemente. A planificação é baseada apenas na informação conhecida através de experiências directas vividas no passado e presente imediato. Porém, informação sobre o ambiente externo constitui uma componente importante na planificação a longo-prazo. Porque ela pode identificar novos e potenciais eventos cruciais os quais podem ser acrescidos dos que já foram identificados e recolhidos durante a monitoria.

Participação e Inclusividade O que é um processo inclusivo? Um processo inclusivo significa que as pessoas que trabalham na organização participam no processo de planificação de maneira mais apropriada. Isto significa que cada gestor, trabalhador, membro, sócio, voluntário tem a oportunidade de ouvir e ser ouvido durante a realização de qualquer acção que tem a haver com a organização. No âmbito da participação podemos ainda pensar na inclusão ou consulta a beneficiários, empresas, sociedade civil, doadores, financiadores, instituições, etc. ou seja, em todas as pessoas e organizações que se encontram no ambiente da organização.

Ciclo de planificação

Estrutura do plano Capa – 1 página Detalhes do documento – 1 página Versão Introdução pelo Presidente / Director Executivo – 1 página Sumario Executivo – 1 a 2 páginas Agradecimentos - ½ página Metodologia usada – 2 páginas Perfil do Município e Historial – 1 página Visão, Missão e Valores – 1 página Analise FOFA e Opções Estratégicas – 2 páginas Estratégias – 1 página Objectivos Estratégicos – 2 a 4 páginas Implementação – 1 página Monitoria e Revisão – 1 página Anexo I – Objectivos Departamentais (Objectivos das Áreas de Resultado Chave) Anexo II – Plano de actividades de implementação do Plano Estratégico