Curso: Administração Tecnologia e Gestão da Informação

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Atingindo a Capacitação em Informática através da Grade Curricular
Advertisements

‘ Por que estudar sistemas de informação?
GERENCIAMENTO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS
TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO Teoria da Administração
Redes de Computadores José Pacheco de Almeida Prado
FUNDAÇÃO PAULISTA DE TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO
Tutor: Profº Carlos Roberto das Virgens
Programa e Plano de Ensino
Sistemas Operacionais de Rede Professor: João Paulo de Brito Gonçalves
Disciplina: ADMINISTRAÇÃO DE PRODUÇÃO E OPERAÇÃO
Comércio Eletrônico Objetivo
Disciplina:Tópicos Avançados de Sistemas de Informação
produtos & serviços SERVIÇOS Website
Gestão do Conhecimento
Sistemas de Informação - Objetivos
Informática Aplicada Carga Horária: 72 horas
Tecnologia em Logística Componente curricular: Cadeia de Suprimentos
Componentes: Jessica Rodrigues Carla Mattos Giovanna Dutra
Cursos de Administração, Economia, Ciências Contábeis e Tecnologia Ano Letivo º Semestre Copyright © 2014 Laury A. Bueno • Labconsult™
Os cursos de Sistemas de Informação têm a computação como atividade meio, isto é, utilizam a computação como recurso para a solução de problemas.
Professor: Ademir Antonio Saravalli
Professor: Ademir Antonio Saravalli
Sistemas de Informação Gerenciais
Fundamentos de Sistemas de Informação Professor José Rui Prof. José Rui
Bacharelado Engenharia de Produção Disciplina Informática Aplicada
Paulo Cesar Spigolon (Paulinho)
Recursos de Informática aplicados à formação acadêmica
Cultura Organizacional
MARKETING INTERNACIONAL
Tecnologia da Informação
Administração Estratégica de Tecnologia da Informação
Paulo Cesar Spigolon (Paulinho)
Tecnologia da informação Aula 1 – Introdução - Fundamentos dos componentes do Sistema de Informação. Profº Erich.
Teoria da Computação Prof. Fabiano Sabha.
Profa. Reane Franco Goulart
Por que estudar sistemas de informação?
 Introdução a gestão de projetos. Área de conhecimento de projeto. Contexto da Gestão de Projetos. Principais processos da gestão de projetos. Gestão.
Princípios de Sistemas de Informação
Referências Bibliográficas
Prof. Guilherme Alexandre Monteiro Reinaldo Recife
Aplicações na Internet
Paulo Cesar Spigolon (Paulinho)
Sistemas de Informações Gerenciais
Aula 01 – Apresentação da Disciplina
EMPREENDEDORISMO   Carga horária semanal: 2 Carga horária total: 40 Carga horária em aulas expositivas: 33 Carga horária em atividades práticas supervisionadas.
e-Commerce (Comércio Eletrônico)
Tecnologia da informação Aula 1 - Fundamentos Profº Erich Turma 6-A Noturno.
ADMINISTRAÇÃO DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS
Programa e Plano de Ensino
Sistemas de Informação Gerenciais
Professora: JAQUELINE RODRIGUES
Campus de Caraguatatuba Aula 1: Orientações Gerais
CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO – 1 SI
Gerência de Centro de Informática Prof. Fabiano Sabha.
FUNDAMENTOS DE GESTÃO António Albano Baptista Moreira.
Sistemas de Informação Gerencial
Sistemas Operacionais
Por Márcia May Gomel ® março Tecnologia da informação para gestão. cap.2. p Turban et al. Tecnologia da informação para gestão. cap.2. p
Metodologia 5W2H Quem O quê Por quê Quanto 5W2H Onde Como Quando.
SUPERIOR EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO REDES DE COMPUTADORES E TELECOMUNICAÇÕES Aula /08/2014 Professor Leomir J. Borba- –
Sistemas de Informações Gerenciais
Organizações Virtuais1 TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E SOCIEDADE.
AULA 02 – INTRODUÇÃO AOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
ENGENHARIA CIVIL COMPUTAÇÃO APLICADA Aula /08/2011 Professor Leomir J. Borba- –
Cronograma Da Disciplina de Sistemas de Apoio à Decisão.
Administração de Sistemas de Informação 7º Sem
Plano de SI Aula 5 – 1º Bimestre. As empresas buscam: Excelência operacional Novos produtos Melhor relacionamento com clientes e fornecedores Melhor tomada.
Gerência de Sistemas de Informação Aula 1 – 1º Bimestre.
Conceitos Importantes nos Sistemas de Informação
Transcrição da apresentação:

Curso: Administração Tecnologia e Gestão da Informação Paulo Cesar Spigolon (Paulinho) Especialista em Informática na Educação Especialista em Gestão Escolar Professor de Matemática – Licenciatura Plena Bacharel em Ciências Contábeis Professor de Karate – Faixa Preta 5º Dan www.paulinho.pro.br

Carga Horária Semanal: 2 horas / aula Semestral: 40 horas / aula 2 aulas práticas em laboratório

Ementa Tecnologia da informação. Sistema de informação na empresa. Sistemas de informação, organizações, administração e estratégia. Gerenciamento de projetos. Relatórios de desempenho. Aperfeiçoando o processo de decisão para empresa. Indicadores de desempenho organizacional. estratégicos, operacionais e financeiros e não-financeiros. O comércio eletrônico e a empresa digital.

Objetivos da disciplina Capacitar os estudantes ao gerenciamento das informações empresariais, mediante a abordagem dos fundamentos organizacionais de sistema, bem como comparar informações com a concorrência e referenciais de benchmarking, e identificar e selecionar indicadores de desempenho externos e internos.

Benchmarking Benchmarking é um processo contínuo de comparação dos produtos, serviços e práticas empresarias entre os mais fortes concorrentes ou empresas reconhecidas como líderes. É um processo de pesquisa que permite realizar comparações de processos e práticas "companhia-a-companhia" para identificar o melhor do melhor e alcançar um nível de superioridade ou vantagem competitiva.

Metodologia, Técnicas e Recursos de Ensino Aulas expositivas utilizando os recursos de captura de tela Alunos com maiores conhecimentos na matéria auxiliam os alunos menos experientes, buscando a união, a cooperação e o fortalecimento do grupo Aula diferenciada, facilitando o aprendizado.

Avaliação de Aprendizagem A MA (média de aprovação) é composta pela média das duas notas bimestrais denominadas Bimestral 1 (B1) e Bimestral 2 (B2). A nota Bimestral será o resultado de exercícios, trabalhos e seminários propostos em sala de aula e de uma prova bimestral, agendada pela Coordenação do Curso de acordo com o Calendário Acadêmico. Todos os exercícios, trabalhos, seminários e provas serão práticos e desenvolvidos no Laboratório de Informática. A composição das notas de cada Bimestre será da seguinte forma:

Composição das Notas Bimestrais 1º Bimestre (B1): Exercícios com nota de 0 a 3 e uma prova bimestral com nota de 0 a 7. B1 = Exercícios + Prova bimestral Bimestre (B2): Exercícios e Seminários com nota de 0 a 3 e uma prova bimestral com nota de 0 a 7. B2 = Exercícios + Seminários e Prova bimestral Faltas - 25% - exemplo: 8 aulas em Março – 2 faltas Cuidado com as faltas – participação/exercícios fazem parte da avaliação

Conteúdo programático da disciplina E-Business: Como as empresas usam os Sistemas de Informação Como as empresas usam os Sistemas de Informação O papel do S.I. em uma empresa Tipos de S.I. empresariais Sistemas de Processamento de Transações (STP) Sistemas de Informação Gerenciais (SIG): Sistemas de Apoio à Decisão (SAD): Sistemas de Apoio ao Executivo (SAE): Sistemas Integrados E-Business, E-commerce e E-Government Os Sistemas de Informação Gerenciais na Era Digital O Homem revolucionando Desafios para as empresas O ambiente empresarial competitivo e a empresa digital emergente O Papel dos Sistemas da Informação nos Negócios Atuais O que é um Sistema de Informação? Atividade de um Sistema de Informação Como os Sistemas de Informação Afetarão as Carreiras Relacionadas a Negócios Resolução de Problemas

Conteúdo programático da disciplina Conquistando vantagem competitiva com os Sistemas de Informação. Estratégias de S.I. para lidar com as forças competitivas O Impacto da Internet na vantagem competitiva Modelo de cadeia de valor empresarial Estratégias baseadas em rede Concorrência em escala global A Internet e a globalização Como os S.I. melhoram a qualidade Infra-estrutura de TI: Hardware e Software. Hardware e sua evolução Tipos de Computador Cliente/servidor Software Sistemas Operacionais Sistema de Gerenciamento de Banco de dados Telecomunicações, Internet e tecnologia sem fio. Redes de Computadores Redes de Comunicação Tipos de Rede Máquinas de Busca Internet / Extranet Telefonia Internet Dispositivos sem fio

Conteúdo programático da disciplina Segurança em Sistemas de Informação Vulnerabilidade dos sistemas e uso indevido Segurança e controle Auditoria Controle de Acesso Firewall Comércio Eletrônico: Mercados Digitais, Mercadorias Digitais Modelos de Negócios Categorias de Comércio Eletrônico Troca eletrônica de Dados M-commerce

Seminários Grupos: A classe será dividida em 6 grupos Observação 1: Não será necessário material impresso Observação 2: Além da nota da apresentação do grupo, contará nota também nas apresentações de outros grupos (participação). Observação 3: Não é para copiar textos inteiros de livros ou sites (ctrl+c e ctrl+v), e sim, lê-los, resenhar, parafrasear e criar o texto do grupo.

Dicas de pesquisa Saiba como procurar no índice. Algumas obras contêm vários tipos de índice, como: índice de Organizações, índice onomástico, índice remissivo, índice de assuntos, e outros. Na Internet (google ou qualquer outro buscador), saiba como fazer a pergunta, caso contrário o buscador lhe trará milhares de endereços indesejáveis. Exemplos: Para achar informações sobre Extranet, e se for digitado: extranet – o buscador encontrará todos os sites que mencionam a palavra, o que pode ser milhares. "redes extranet" - com aspas, o buscador entende que deve procurar os sites que tenham as duas palavras simultaneamente. Sem as aspas, o buscador procura sites que tenham: ou uma, ou a outra, ou as duas. "extranet redes" ou "instalação extranet" ou "extranet aplicações".... CUIDADO: Os dados na Internet podem ser duvidosos. Procure por sites sérios, de preferência aqueles ligados a entidades de ensino ou pesquisa. Existem muitos bons trabalhos de professores e alunos divulgados na rede, basta saber selecioná-los.

Datas dos Seminários e Provas Avaliação B1– Grupo 1: Grupo 2: Grupo 3: Grupo 4: Grupo 5: Grupo 6: Avaliação B2 –

Seminário 1 – E.R.P. / CRM / SIG Histórico; O que são; Quais disponíveis no mercado; Aplicabilidade; Facilidades x Preço; Catálogos, demonstração; Tendências – Futuro

Seminário 2 – Micros Domésticos e SOHO (Small Office, Home Office) Definir SOHO; Quais equipamentos disponíveis para esse nicho (Computadores, impressoras, scanners, gravadores, máquinas fotográficas, outros); Preços x características; Levantamento e comparativo de preços (em Excel) de pelo menos três fornecedores; Descrições, folhetos, catálogos e outros; Tendências – Futuro.

Seminário 3 – Softwares Domésticos e SOHO (Small Office, Home Office) Definir SOHO Quais softwares disponíveis para esse nicho (processadores de texto, planilhas, banco de dados, processadores de imagens, outros); Preços x características; Levantamento e comparativo de preços (em Excel) de pelo menos três fornecedores; Descrições, folhetos, catálogos e outros; Tendências – Futuro.

Seminário 4 Softwares Livre e Aberto O que é livre e o que é Código aberto; O que é Copyright, Copyleft, domínio público, GNU, GPL, grátis; O que é Linux; quem usa e quem pode usar; Diferenciar: Livre, Freeware, Shareware; Pesquisa sobre os Programas de Inclusão Digital do Governo Brasileiro. Tendências – Futuro.

Seminário 5 – Telecomunicações Acessos à Internet; Cabo; Speedy, Rádio, canal privado; Telefonia; VOIP DDR, DDI, E1, Satélite; Tipos de Redes; Tipos de mídias; Tendências.

Seminário 6 – Internet, Intranet , Extranet e e-commerce. O que é cada uma das definições; Histórico; Origens; Aplicabilidade; Tendências

Bibliografia Bibliografia Básica: LAUDON, Kenneth C. e LAUDON, Jane P. Sistemas de Informação Gerenciais. 7 ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007. O’BRIEN, James. Sistemas de Informação e as Decisões Gerenciais na era da Internet. São Paulo: Editora Saraiva, 2001. STAIR, Ralph M. Princípios de Sistemas de Informação: Uma Abordagem Gerencial. 4ª Edição. Rio de Janeiro: Ed. LTC, 2002.

Bibliografia Bibliografia Complementar: TURBAN, Efraim et al. Administração de tecnologia da informação: teoria e prática. Rio de Janeiro: Campus, 2ª. ed., 2003.  Revista HSM Management – HSM do Brasil – São Paulo. Revista (digital ou em papel) INFORMATIONWEEK – IT Mídia Ltda – São Paulo Links (Internet) http://www.paulinho.pro.br – Site do Professor Paulo Cesar Spigolon

Normas do Laboratório