Departamento de Informática

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Projecto: “Espaço – Outra Visão”
Advertisements

Novas Tecnologias da Comunicação
O Ensino Superior e a Profissão M. Luísa Anacoreta Correia
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
Dia aberto FEUP - Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto
Debater a Proposta de Reforma do Ensino Secundário
Autonomia na Escola Secundária Moinho de Maré
Bases de Dados 2 José Júlio Alferes Departamento de Informática
Bacharelado em Sistemas de Informação
Curso de Engenharia de Computação
Programa aluno pesquisador
APRESENTAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
A Inova-Ria é uma Associação de Empresas determinante para um ecossistema de inovação único formado por empresas, instituições de ensino e de I&D na área.
Divulgação 2006/2007 Departamento de Ciências e Tecnologias da Informação.
ENGENHARIA CIVIL E AMBIENTE
METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO DAS COMPETÊNCIAS DOS DIPLOMADOS DO IST
Conferência de Encerramento RESULTADOS PRELIMINARES BRUXELAS 31 DE MAIO, 2002 TUNING.
Bacharelado em Sistemas de Informações
Métodos de Decisão 2010/2011 Maria Antónia Carravilla José Fernando Oliveira Marta Soares Rocha.
Apresentação das opções de 5º ano Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica 19 de Maio de 2008.
Departamento do Ensino Secundário
DI-FCT-UNL Departamento de Informática Faculdade de Ciências e Tecnologia Universidade Nova de Lisboa Engenharia Informática DI-FCT-UNL DI-FCT-UNL:
Futuro a Abrir Professora Sofia Lima Colégio dos Plátanos
Ana Paula L. Ambrósio Fábio M. Costa
O Currículo e a Organização do Ensino de Matemática
Talentos para Inovação
Departamento de Engenharia Informática
Implementação do Projecto Competências TIC Fevereiro de 2009.
A sociedade que se pretende construir, dotada de “literacia tecnológica”, exige uma aplicação das Novas Tecnologias de Informação e Comunicação no sistema.
Inscrições Online Creditações. Inscrições Verifique se a sua matrícula foi validada e aproveite para realizar a inscrição online Serviços Académicos Prazos.
Sistema ECTS - European Credit Transfer System Universidade do Minho, 2003.
Mestrado Integrado em Engenharia Biomédica e Biofísica
MBA/Mestrado em Gestão de Empresas 5ªEdição – Cabo Verde
Trabalho final de curso
Apresentação do Curso de Ciência da Computação
Novos Públicos e Novas Oportunidades de Certificação: Ensino Superior Pedro Lourtie Instituto Superior Técnico, Universidade Técnica de Lisboa Debate Nacional.
FACULDADE DE INFORMÁTICA FUNIJ. Curso de Bacharelado em Ciência da Computação Duração – 5(cinco) anos [ 4(quatro) anos ] Alunos ingressos – 2001/2, 2002/1,
Uni GEO Excelência no Ensino Superior Excelência no Ensino Superior Apresentação para Diretores de Cursos de Informática e Computação 04 de setembro de.
AVALIAÇÃO DO CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA
XI FORO DE FACULDADES DE AGRONOMIA PORTO ALEGRE, 26, 27 E 28/11/08 CURRÍCULO DE AGRONOMIA FUNDAMENTOS, REFORMULAÇÕES E AJUSTES À REALIDADE LOCAL CURRÍCULO.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Relatório sobre o Curso de Graduação de Administração – FEA USP.
Programas de Mobilidade ERASMUS +.
Curso Profissional de Técnico de Serviços Jurídicos
A formação de professores e o Processo de Bolonha
Helena Martins :: ESTSP-IPP À Bolonhesa Uma Receita de Ensino Superior.
Perguntas de Modelação
SEGUNDO CICLO DO BACHARELADO INTERDISCIPLINAR EM CIÊNCIAS HUMANAS.
Programa Integrado de Duplo Diploma UNESP – INSA
ISCAP. ESPAÇO EUROPEU DE ENSINO SUPERIOR LISBOA 1998 PARIS 1999 BOLONHA.
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Ana Valéria Dacielle Elvys Wagner Rinaldo
Grupo G… Filipe Godoi, nº 11 12ºA Filipe Sena, nº12 12ºA Henrique Lages, nº13 12ºA.
UNIMINAS Curso de Pedagogia - Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Ângela Cristina da Silva Prof ª: Gilca Vilarinho 3º Período G 1.
Departamento de Informática
Investigação Operacional 2007/2008 José Fernando Oliveira Maria Antónia Carravilla Licenciatura em Engenharia.
UNIMINAS Aluna – Aurilene de Paula Caixeta Professora – Gilca Vilarinho Setembro 2005 Curso de Pedagogia Gestão e Tecnologia.
Departamento Engenharia Informática Departamento de Engenharia Informática Universidade de Coimbra Faculdade de Ciências e Tecnologia.
8 anos depois Eduardo Pereira Membro do Conselho Directivo – 2003 a 2007 Presidente do Conselho Pedagógico – 2008 a março 2014Instituto Superior.
Escola Secundária de Monserrate
Didática da Informática Universidade da Beira Interior, 11-XI-2004 Luís Aguilar nº14676 CURSOS NA ÁREA DE INFORMÁTICA Computing Curricula 2004 Overview.
TEMA: A SEMANA PEDAGÓGICA COMO ESPAÇO DE FORMAÇÃO CONTINUADA
Proposta de reforma do currículo da pós-graduação Alex Sandro Gomes Patrícia Tedesco CIn-UFPE.
Aluna: Tatiane Paula Moraes Profª: Gilca Vilarinho Setembro/2005 UNIMINAS Curso de Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional.
Serviço de Psicologia e Orientação
O computador como Meio e como Fim...
Sessão de Divulgação Mestrado em Economia FEUC 10 de dezembro 2014 Sala Keynes 18h00.
Centro Técnico Científico ENG1400 – Sinais & Sistemas e ENG1403 – Circuitos Elétricos & Eletrônicos Semi-presenciais em Semi-presenciais em
Curso Especialização Tecnológica Ano Letivo de 2012/
Transcrição da apresentação:

Departamento de Informática Faculdade de Ciências e Tecnologia Universidade Nova de Lisboa Licenciatura em Engenharia Informática Apresentação a alunos de 1º ano 2006/07

A nova Licenciatura A FCT/UNL tem a mais longa tradição de ensino de Engª. Informática do país Começou por ser licenciatura terminal (2 anos) em 1975 Tem licenciatura de 5 anos desde 1983, sempre acreditada pela Ordem dos Engenheiros Tem mestrado em Eng.ª Informática desde 1989 Este ano sofreu uma profunda reestruturação Adequação ao tratado de Bolonha Oportunidade de repensar e melhorar toda a oferta de Ensino em Eng.ª Informática Continuar a formar de profissionais diferenciados, de alta qualidade e nível internacional, e adaptados a novos desafios

Oferta de Ensino em Eng. Informática Licenciatura em Engenharia Informática 1º ciclo de 3 anos Mestrado em Engenharia Informática 2º ciclo de 2 anos após o 1º ciclo Entra em funcionamento nestes moldes em 2007/08 Haverá apresentação do curso muito em breve Mestrado Europeu em Lógica Computacional 2º ciclo Europeu (leccionado todo em Inglês) conjunto com TU Dresden, TU Wien, Univ. Bolzano, UP Madrid (cada aluno tem que frequentar 2 universidades) Financiado pelo Erasmus Mundus (um dos primeiros 14) Doutoramento em Informática Ligação à investigação dos 2 centros associados ao DI CITI e CENTRIA (ambos classificados Muito Bom)

Principal Objectivo do Curso Sólida formação de base, alargada, em Engenharia Informática Cobertura de tópicos nucleares de Informática Cobertura de tópicos ACM/IEEE Computing Curricula Baseado na nossa experiência de ensino e investigação em Informática, na comparação e cooperação com Universidades de referência internacionais Na consulta de comissão com grandes empregadores tendo em conta avaliações externas e de acreditação Fornece as bases para ingresso posterior num 2º ciclo de Engenharia Informática onde se podem fornecer especializações aqui, ou noutra Universidade Europeia de Referência

Flexibilidade de percursos Núcleo sólido nos 2 primeiros anos Estrutura Curricular flexível no 3º ano Permite percursos diferentes para interesses diferentes Perfil Ciências da Engenharia: para quem tem como objectivo no imediato de seguir um 2º ciclo em Informática Perfil Informática Aplicada: para quem pretende ingressar de imediato no mercado de trabalho Daqui a 2 anos vão ter que escolher E daqui a 2 anos saberão muito melhor o que escolher!

O que é isso de Bolonha? Comparabilidade de graus a nível Europeu e mobilidade Ensino em 3 ciclos 1º de 3 anos, 2º de +2 e 3º ciclo de +4 Medida standard de esforço de aluno European Credit Transfer System 1 crédito corresponde a 28 horas de trabalho do aluno, contando tudo (aulas, estudo, trabalho, exames, etc). E.G. para Introdução à Programação deverão trabalhar cerca de 220 horas Ensino centrado no aluno e na aquisição de competências Incluindo competência transversais (soft-skills) Tornar possível uma mais rápida inserção no mercado de trabalho

Curso organizado por unidades de crédito Cada disciplina tem associado um número de créditos Proporcional ao trabalho estimado para fazer a disciplina uma área científica obrigatoriedade ou não No curso vão-se acumulando créditos em áreas até que estejam satisfeitas as 3 condições para terminar: 180 créditos no total 98 créditos em disciplinas de Informática, 31 de Matemática, 9 de Ciências Humanas e Sociais, 6 de Física e 6 de Eng. Electrotécnica Ter feito todas as disciplinas obrigatórias

Sobre créditos ECTS 30 créditos ECTS correspondem grosso modo a 40 horas de trabalho semanais ao longo de um semestre: Se numa semana trabalharam menos de 40 horas, depois não se admirem de ter que vir a trabalhar mais noutras! Um aluno a tempo inteiro deve inscrever-se a 60 créditos por ano: No caso de disciplinas atrasadas pode exceder esse valor só em 10% O trabalho exigido em cada disciplina será mesmo o indicado pelos seus créditos! O curso é exigente em termos de esforço do aluno O curso é rigoroso na avaliação desse trabalho

Regras de inscrição Regras principais Em cada ano o aluno pode inscrever-se até 66 créditos (60+10%) Se o aluno tiver cadeiras atrasadas, só pode inscrever-se nas do ano seguinte após estar inscrito a todas as atrasadas Um aluno só se pode inscrever a disciplinas do 2º depois de ter pelo menos 5 disciplinas feitas do 1º Se acrescentarmos a isto o facto do ciclo ser curto, de 3 anos: Cadeiras deixadas em atraso são difíceis de recuperar Tem que encarar que as cadeiras são para fazer todas no semestre em que se inscrevem a elas pela primeira vez Começar a cumprir isto logo no 1º semestre tornar-vos-á a vida muito mais fácil lá mais para a frente!

Prescrições Espero sinceramente que não venha a ser necessário para nenhum de vós Está em vigor um regime de prescrições O aluno tem um número limite de anos para concluir o curso! Nos primeiros 3 anos o aluno tem que fazer um ano completo (60 créditos) Mas não convém de todo usar este limite, até porque: Nos primeiros 4 anos tem que fazer dois anos completos (120 créditos) O aluno tem 5 anos de prazo máximo para concluir o curso

Organização das aulas - 1 Em geral organizadas em aulas teóricas e aulas práticas No 1º semestre, até para se irem integrando, não é tanto assim. Mas depois será! Nas aulas teóricas são expostos e explorados os conceitos Nas aulas práticas exercitam-se os conceitos, elaboram-se trabalhos. O docente ajuda a resolver, esclarece dúvidas O docente não está lá para resolver ele os problemas Há ainda horários de dúvidas que os alunos devem aproveitar!

Organização das aulas - 2 Para um melhor aproveitamento, é essencial que o aluno frequente as aulas teóricas, e que esteja a par da matéria para a aula prática Na Universidade assume-se, e incentiva-se, autonomia do aluno no estudo e trabalho em geral Autonomia no estudo e gestão do tempo exige responsabilidade O trabalho vai muito para além das horas de aulas. Os créditos ECTS tornam isso explícito!

Avaliação Varia de disciplina para disciplina, dentro dos limites estabelecidos por regulamento interno Possível a avaliação contínua com trabalhos de grupo ou individuais e/ou testes ao longo do semestre Exame no final Em alguns casos pode-se dispensar de exame, mas noutros não Fraudes não serão toleradas! Deverão implicar pelo menos a reprovação imediata à disciplina As fraudes tanto podem ser em avaliações individuais ou em avaliações em grupo

Mas o que é a Eng.ª Informática? É uma “Engenharia” embora os artefactos não sejam objectos físicos, mas sim virtuais Ciência do artificial apoiada em áreas clássicas do conhecimento: Matemática, Física, Electrónica Desenvolveu um corpo de conhecimento próprio, que deu origem a uma nova área Científica e de Engenharia Trata da concepção e construção de sistemas de informação complexos Concepção de sistemas de informação Construção de sistemas processamento de informação Arquitectura dos sistemas e redes de computadores

O que não é Eng.ª Informática Não é ensino de utilização de computadores. Não é Engenharia (Electrotécnica e) de Computadores Essa é dedicada à construção e manutenção dos computadores como dispositivos físicos O curso da FCT/UNL não é: Um curso profissionalizante com foco na aprendizagem de ferramentas para uso imediato É um curso Universitário de “banda larga” Um curso que forneça especializações A nível Universitário as especializações devem vir depois, num 2º ciclo.

Formação de base (obrigatórias) 138 créditos (pouco mais que 2 anos): 86 créditos em Informática Sobre o que se ensina aqui veremos em breve 31 créditos em Matemática Também se verá à frente sobre o quê 6 créditos em Física Disciplina de Física geral, centrada sobre Mecânica Newtoniana, com inserções em Mecânica Moderna e Mecânica Estatística 6 créditos em Electrotecnia Com oferta de disciplinas de Circuitos Digitais, Electrónica ou Telecomunicações 9 créditos em Soft-skills Expressão e Comunicação Pensamento Crítico Desenvolve competências de raciocínio analítico e crítico exercitando mecanismos de montagem de argumentação, de desmontagem de argumentação falaciosa, identificação da credibilidade de fontes de informação, etc

Depois da base O aluno terá que fazer + disciplinas até ter as condições de acabar o curso 180 créditos no total Pelo menos 98 em Informática A escolha pode ser livre, mas existem dois perfis Escolhidos para satisfazer duas preferências tipo dos alunos Com reconhecimento no diploma

Perfil Ciências da Engenharia A pensar nos alunos que pretendem seguir estudos para um 2º ciclo em Eng.ª Informática, onde se fornecem especializações No 3º ano, depois da formação de base, tem uma concentração de disciplinas mais avançadas: Análise e Desenho de Algoritmos Programação em Lógica e por restrições Interpretação e Compilação de Linguagens Sistemas Distribuídos Inclui ainda um projecto integrador Aplicação do conhecimento adquirido nas várias áreas da Informática antes da especialização no 2º ciclo

Perfil Informática Aplicada Não sendo uma especialização, inclui formas de integração no mercado de trabalho para alunos que o queiram fazer nesta fase, antes duma possível especialização posterior Depois da formação de base inclui: Disciplinas de Aspectos Socioprofissionais de Informática Estágio Profissionalizante a efectuar numa empresa 12 créditos de disciplinas de Informática, que o aluno pode fazer escolhendo disciplinas de carácter mais aplicado

Sobre as várias disciplinas do curso Falarão a seguir docentes das várias áreas principais do curso Matemática Informática Arquitectura de Sistemas Computacionais Ciência e Tecnologia da Programação Sistemas Simbólicos, de Decisão e de Informação

Mas antes… O Coordenador da Licenciatura estará sempre disponível para vos receber (jja@di.fct.unl.pt) O Presidente da Comissão Pedagógica também (alopes@di.fct.unl.pt) Os alunos têm representantes na Comissão Pedagógica (cplei.fct@gmail.com) que servem de veículo para tratar de todos os assuntos pedagógicos e também podem prestar esclarecimentos Atendimento na sala 123A-II Mais informações no site do DI e no site da Licenciatura http://www.di.fct.unl.pt/lei0607/