Karine Murad Núcleo de Verificação da Conformidade Inmetro/Dqual/Divec Programa de Verificação da Conformidade de Produtos e Serviços 17/10/2011.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
10° Encontro da Dqual com a RBMLQ - I Ademir Ribeiro Divisão de Fiscalização e Verificação da Conformidade - Divec PLANEJAMENTO ELABORAÇÃO E REVISÃO DOS.
Advertisements

Controladoria Geral do Estado de Alagoas
Integração com os Novos Dirigentes da RBMLQ-I
S. A S. A Indústria e Comércio Ltda. Indústria Metalúrgica
SICAU – Sistema Integrado de Controle das Ações da União
Controle de Recursos Públicos
Como Desenvolver Sistemas de Informação
Certificação de Equipamento Antifurto Certificação de Equipamentos Antifurto 30 de setembro de 2009.
Projetos Descentralizados
Marca do evento IV Encontro com Área da Qualidade RBMLQ-Inmetro 13 a 15/05/2008 Florianópolis/SC Lívia Costa Coordenadora da Equipe de Capacitação.
EXEMPLO DE FLUXO PARA O DESENVOLVIMENTO DE ANÁLISE CRÍTICA DO SGQ
José Roberto Blaschek Gerência do Escopo José Roberto Blaschek.
10° Encontro Técnico da Dqual com a RBMLQ-I Alessandra Mathias Auditoria da Qualidade - Audiq INFORMES DA AUDITORIA.
GRUPO DE TRABALHO PARA REVISÃO DA RESOLUÇÃO RDC 175/2003, “REGULAMENTO TÉCNICO DE AVALIAÇÃO DE MATÉRIAS MACROSCÓPICAS E MICROSCÓPICAS PREJUDICIAIS À SAÚDE.
Avaliação da Conformidade
Políticas de Backup FATEC – Americana
IV Encontro da Área da Qualidade da RBMLQ-I Verificação da Conformidade de Produtos e Serviços Verificação da Conformidade de Produtos e Serviços Divisão.
9º Encontro da Qualidade com a RBMLQ-I André César de Figueiredo Pesquisador-Tecnologista em Metrologia e Qualidade Divec / Dqual / Inmetro Rio de Janeiro,
CGCRE/INMETRO Acreditação de Laboratórios
9º Encontro da Qualidade com a RBMLQ-I Auditoria da Qualidade
Programa de Avaliação da Conformidade Andréia Quintana Lima de Sousa
Diretoria da Qualidade do Inmetro
GT-DESTINAÇÃO Ademir Ribeiro Divisão de Fiscalização e Verificação da Conformidade - Divec GT-DESTINAÇÃO PRODUTOS APREENDIDOS PELA RBMLQ-I.
V Encontro da Área da Qualidade da RBMLQ-Inmetro
Rodrigo Carvalho Rodrigo Carvalho Secretaria de Tecnologia Industrial Secretaria de Tecnologia Industrial REACH REACH Andamento das discussões sobre o.
GENICES SISTEMA DE ROTULAGEM AMBIENTAL COORDENADO INTERNACIONALMENTE Guy Ladvocat – Fevereiro de 2010.
Título do evento ALFREDO LOBO Diretor de Avaliação da Conformidade Reunião Plenária RBMLQ-I 1º Ciclo 2014 GT Aperfeiçoamento das Práticas de Acompanhamento.
Elaboração e Análise de Projetos
Marcelo Castilho de Freitas
Marca do evento Janara Maria Veiga Silva Membro de GT SGI Qualidade GT SGI – QUALIDADE Enquadramentos e relatórios.
Convênio entre a Receita Federal e o Inmetro
Encontro Nacional de Organismos de Avaliação da Conformidade 10 de junho de 2009.
Reunião Plenária – 1º. Ciclo 2013 Fabiano Leitão – Dinst Pesquisador-Tecnologista em Metrologia e Qualidade Inspeção e Perícia em Bombas Medidoras de Combustíveis.
Experiência Laboratorial Privada ( BASF ) na Acreditação em BPL
UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul Programa de Pós-Graduação em Administração Implantação de sistemas integrados de gestão: um estudo exploratório.
Divisão da Qualidade Assegurada Departamento da Qualidade
Introdução à Gestão da Qualidade (Aula 8 – ISO 9004 & Auditoria da Qualidade) Professor Gustavo F Ribeiro PEÃO São Roque junho.
1) A série ISO 9000 é um conjunto de normas:
8º Encontro da Qualidade da RBMLQ-I Registro de Objeto Gustavo Kuster Inmetro/Dqual/Dipac Petrópolis, 14 de abril de 2010.
APRESENTAÇÃO - VLADIMIR
Regularização de Equipamentos Médicos na Anvisa
OBJETIVO Apresentar proposta de apoio aos Órgãos Delegados para implantação do Sistema de Gestão da Qualidade, com base na norma ABNT NBR ISO 9001 e participação.
Título do evento Antonio Carlos Godinho Fonseca Diretor da Diraf Diretoria de Administração e Finanças Reunião Plenária Belém – 15 a 17/12/2014.
Planejamento e Controle e obras
SURRS Diretoria de Fiscalização Utilização da rede de ensino estadual como um elemento estratégico para a disseminação da cultura da avaliação da conformidade.
Calendário de Treinamento para RBMLQ-I 2011 Marcio Ribeiro de Paiva Coordenação-Geral da RBMLQ-I.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária ASSOCIAÇÃO NACIONAL DA INDÚSTRIA DE MATERIAL DE SEGURANÇA E PROTEÇÃO AO TRABALHO – ANIMASEG.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Garantia da Qualidade de resultados de ensaio e calibração NBR ISO/IEC 17025: INMETRO.
André César de Figueiredo Gestor do Núcleo DIVEC Divisão de Fiscalização e Verificação da Conformidade Núcleo de Capacitação de Agentes Fiscais.
Reunião Regional Marcelo dos Santos Monteiro Chefe da Divisão de Fiscalização e Verificação da Conformidade Espaço Dqual Sul – Sudeste.
Oficina da Dicla 25 a 28 de maio de 2009 II WORKSHOP DE INSPETORES BPL Rio de Janeiro 10 e ELISA ROSA DOS SANTOS Gestor de Acreditação.
PAULO COSCARELLI Diretor de Avaliação da Conformidade, Substituto Congresso Brasileiro de Sprinklers O Mercado de Sprinkler Certificação de Equipamentos.
Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade
Brasilia, 05 de setembro de 2014 MARCOS AURÉLIO LIMA OLIVEIRA Coordenação Geral de Acreditação.
8º Encontro da Qualidade da RBMLQ-I Programa de Verificação da Conformidade - Divec.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária A palavra é QUALIDADE.
COORDENAÇÃO-GERAL DE ACREDITAÇÃO - Cgcre
Workshop com os Organismos de Certificação
ANÁLISE CRÍTICA PELA GERÊNCIA Requisito 4.14
FLUXOGRAMA DO PROCESSO
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Aquisição de Serviços e Suprimentos NBR ISO/IEC 17025: INMETRO NIT DICLA 083:00 -
Análise Crítica de Pedidos, Propostas e Contratos
Assistida de Programas de Avaliação da Conformidade
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Controle dos trabalhos de ensaio e/ou calibração não-conforme NBR ISO/IEC 17025:
R-01 A QUALIDADE SEM COMPLICAÇÃO ELEMENTAR CONSULTORIA EM QUALIDADE A QUALIDADE SEM COMPLICAÇÃO
Principais atribuições de um Analista da Qualidade
ALFREDO LOBO Diretor de Avaliação da Conformidade Diretoria de Avaliação da Conformidade DCONF Reunião Preparatória para o Plano de Trabalho 2016 da RBMLQ-I.
10 a 12/11/15 Amostra Representativa do escopo Gloria Maria Pereira da Silva Chefe da Nualc.
10 a 12/11/15 Treinamento sobre o Novo Papel do Avaliador Líder Patricia Weigert de Camargo Chefe da Nuale MUDANÇAS NA NIT-DICLA-029 DECORRENTES DA AVALIAÇÃO.
CENTRO TECNOLÓGICO BRASILEIRO DA CONFORMIDADE Fones: (11) e (11) CENTRO TECNOLÓGICO BRASILEIRO DA CONFORMIDADE.
Transcrição da apresentação:

Karine Murad Núcleo de Verificação da Conformidade Inmetro/Dqual/Divec Programa de Verificação da Conformidade de Produtos e Serviços 17/10/2011

Objetivo: Que a RBMLQ-I continue apoiando na viabilização do Programa de Verificação da Conformidade, melhorando continuamente, através de coletas realizadas corretamente e dentro do prazo e produtos bem embalados e documentados para o transporte.

Roteiro: O que é o Programa de Verificação da Conformidade (PVC)? O que é o Programa de Verificação da Conformidade (PVC)? Como é realizado o PVC ? Como é realizado o PVC ? Resultados Resultados Carteira de produtos Carteira de produtos Cronograma Cronograma Participação da RBMLQ-I - Coleta e transporte: orientações Participação da RBMLQ-I - Coleta e transporte: orientações

O que é Verificação da Conformidade ? Modalidade de acompanhamento no mercado, por meio da realização de ensaios em amostras coletadas, do objeto regulamentado ou com a conformidade avaliada” (NIT-DIVEC revisão 3) “Modalidade de acompanhamento no mercado, por meio da realização de ensaios em amostras coletadas, do objeto regulamentado ou com a conformidade avaliada” (NIT-DIVEC revisão 3)  visa verificar se os regulamentos estão sendo seguidos (aspectos intrínsecos)  visa verificar se os regulamentos estão sendo seguidos (aspectos intrínsecos)  insumo para análise crítica dos  insumo para análise crítica dos Programas de Avaliação da Conformidade

C OMO é realizada: Verificação da Conformidade Apresentação da Metodologia

Etapa 1: montar a carteira PVCs anteriores

Etapa 2: informações e definições Reunião com Dipac Seleção das marcas a serem coletadas Contratação de Laboratórios Apoio da RBMLQ-I

Etapa 3: Coleta Apoio da RBMLQ-I

Etapa 4: Transporte Etapa 5: Ensaios em Laboratório Apoio da RBMLQ-I Apoio da Diraf

Etapa 6: Elaboração do Relatório Cada fabricante recebe o resultado correspondente a sua marca e é notificado para se posicionar sobre a não conformidade, em 15 dias. A Associação representativa do setor produtivo recebe o relatório codificado.

Divisão de Programas de Avaliação da Coformidade - Dipac Etapa 7: Avaliação dos Resultados e Definição das Medidas de Melhoria Divisão de Fiscalização e Verificação da Conformidade – Divec Diretoria da Qualidade - Dqual

Etapa 7: Definição das Medidas de Melhorias Não conformidades pontuais serão acompanhadas, estudadas e tratadas; Não conformidades do sistema podem gerar mudanças no acompanhamento, no Regulamento, etc.

Em resumo, há diversos envolvidos no nosso processo de Verificação da Conformidade: Pesquisa de mercado Solicitação de orçamento Contratação de laboratórios Transportes para laboratório Definição da amostragem, ensaios críticos, sugestões de marcas Aprofundamento técnico e elaboração relatório RBMLQ Coleta RBL Profe/Seapo/Diraf RBMLQ e Diraf Dipac/RBL Dipac/Cgcre

Resultados Identificação de melhorias para revisão dos Programas de Avaliação da Conformidade Identificação de melhorias para revisão dos Programas de Avaliação da Conformidade Solicitação de intercomparações laboratoriais à Coordenação de Acreditação (Cgcre) visando a uniformização dos resultados para uma mesma amostra de produto Solicitação de intercomparações laboratoriais à Coordenação de Acreditação (Cgcre) visando a uniformização dos resultados para uma mesma amostra de produto

Resultados suspensões e cancelamentos de organismos de certificação pela Cgcre, quando constatados problemas no processo de certificação ou quando não apresentadas evidências da solução das não conformidades encontradas. suspensões e cancelamentos de organismos de certificação pela Cgcre, quando constatados problemas no processo de certificação ou quando não apresentadas evidências da solução das não conformidades encontradas. melhorias no próprio mercado, pela repetição dos programas de verificação, no sentido de verificar a eficácia das ações tomadas pelos fornecedores. melhorias no próprio mercado, pela repetição dos programas de verificação, no sentido de verificar a eficácia das ações tomadas pelos fornecedores.

Exemplos de Resultados provenientes de Programas de Verificação Conformidade Produto – Reatores Eletrônicos Coordenação pela CGCRE de intercomparação laboratorial; Produto – Pó de Extintor de Incêndio Cancelamento de certificação de marcas repetidamente não conformes.

Exemplos de Resultados provenientes de Programas de Verificação Conformidade Produto – Brinquedo Remodelagem de produtos por parte de fabricantes de brinquedos, que obtiveram não conformidades nos ensaios mecânicos (partes protuberantes).

Carteira de Produtos – Produtos Andamento 1 Dispositivo de retenção infantilParte foi coletada. Aguardando nova coleta. 2Embalagem destinada ao envasilhamento de álcool Concluído 3 Fósforos de segurança Concluído para a norma Nacional. Ensaiando parte da amostra na norma estrangeira. 4 Purificadores de águaEm laboratório 5PreservativosRelatório em elaboração 6Extintores de incêndio Em laboratório 7 Brinquedos Coleta solicitada à RBMLQ-I

Carteira de Produtos – Produtos Andamento 8 Fios e CabosColeta solicitada à RBMLQ-I 9EstabilizadoresColeta solicitada à RBMLQ-I 10 Bicicletas infantis (aro 12 e aro 16) Coleta solicitada à RBMLQ-I 11 Cadeira plástica monoblocoColeta solicitada à RBMLQ-I 12Luvas cirúrgicasColeta solicitada à RBMLQ-I 13Luvas de procedimento não cirúrgicoColeta solicitada à RBMLQ-I 14Pneus de bicicleta uso adultoColeta solicitada à RBMLQ-I 15 Relógio de pontoDependendo do acordo com o Ministério do Trabalho.

Cronograma

Orientações para a coleta Coletar produtos da mesma marca/modelo solicitados e mesmo lote (não misturar modelos diferentes da mesma marca solicitada); Coletar produtos da mesma marca/modelo solicitados e mesmo lote (não misturar modelos diferentes da mesma marca solicitada); Coletar produtos de fabricação mais recente; Coletar produtos de fabricação mais recente; Enviar o termo de coleta para a equipe da verificação, logo após concluí-la. Enviar o termo de coleta para a equipe da verificação, logo após concluí-la.

Orientações para o transporte Embalar e identificar Embalar e identificar corretamente as amostras; corretamente as amostras; As amostras devem seguir para a Divec com: termo de coleta e nota fiscal de simples remessa. As amostras devem seguir para a Divec com: termo de coleta e nota fiscal de simples remessa.

Fazendo isso, você estará: Contribuindo para verificação Contribuindo para verificação da eficácia do sistema; da eficácia do sistema; Evitando extravio da carga; Evitando extravio da carga;

Fazendo isso, você estará: Contribuindo para que o produto chegue Contribuindo para que o produto chegue em perfeitas condições para ser testado pelo laboratório; em perfeitas condições para ser testado pelo laboratório; Contribuindo para que o Programa de Verificação da Conformidade seja concluído no prazo, contribuindo para a checagem mais rápida do sistema (empresas – organismos – laboratórios – programas de avaliação da conformidade ) e conseqüentemente para as metas da Dqual. Contribuindo para que o Programa de Verificação da Conformidade seja concluído no prazo, contribuindo para a checagem mais rápida do sistema (empresas – organismos – laboratórios – programas de avaliação da conformidade ) e conseqüentemente para as metas da Dqual.

Equipe da Verificação da Conformidade Karine Murad - José Reinaldo Lima – Humberto Figueira – Paulo Pelli –