Fundação de Pesquisa de Ferrovias CENTRO DE INTELIGÊNCIA DE FERROVIAS TECNOLOGIAS FERROVIÁRIAS Inovações Tecnológicas.

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Fundação de Pesquisa de Ferrovias CENTRO DE INTELIGÊNCIA DE FERROVIAS TECNOLOGIAS FERROVIÁRIAS Inovações Tecnológicas para Infraestruturas de Alta Velocidade Desenvolvimento e Pesquisa de Projetos Técnicos

BALASTRO ARTIFICIAL  Campos de Inovação Tecnológica  Componentes da Via; Novos Materiais  Descrição Breve  Se trata de um novo material, de fabricação industrial, que combina as vantagens do balastro granular adaptável à via férrea, apto para ser moldado,… (com as carateristicas de um produto não natural em acordo ao projeto e qualidade de controle,…) para a via férrea.  Áreas de Aplicação  Via Ferroviária para Alta Velocidade, com baixa necessidade de manutenção ou condições extremas de linhas.  Situação de Desenvolvimento Atual  Periodo de Pesquisa Completado ( , Programa Nacional Espanhol R&D)  Fases Seguintes e Oportunidades  Desenvolvimento e Pesquisa de Técnicas  Projeto, Prototipo, Pormenores, Fabrico e Instalação Piloto

VIADUTOS DE ALTA VELOCIDADE E CONTROLE  Campos de Inovação Tecnológica  Infraestruturas Inteligentes; comportamentos de viadutos de alta velocidade; monitorização das estruturas de alto desempenho  Descrição Breve  Sistema Central de Monotorização para entendimento e controle a longo prazo para os Viadutos de Alta Velocidade, programa, gestão e otimização de auto diagnóstico e manutenção.  Campos de Aplicação  Gestão eficiente dos ativos das infraestruturas, Pontes Ferroviárias e Viadutos  Atual Estado de desenvolvimento  Investigação Inicial Completa ( , "Viadintel" Programa Nacional Espanhol R&D )  Investigação Final e Prototipo de Desenvolvimento ( , "Viadintegra" Programa Nacional Espanhol R&D )  Fases Seguintes e Oportunidades  Melhoria e ajustes finais do prototipo  Aplicação do Programa Piloto

VELOCIDADE OPTIMA. SISTEMA DE ALTA VELOCIDADE  Campos de Inovação Tecnológica  Carateristicas dos Sistemas de Alta Velocidade; simulação da velocidade operacional e modelos; perspetiva tecnológica.  Descrição Breve  Enfoque teórico para a velocidade otima de Alta Velocidade, como um sistema de acordo às capacidades tecnológicas e necessidades sociais, simulações e modelos para determinar a velocidade operacional ideal para as linhas reais.  Campos de Aplicação  Projeto e planejamento de linhas de Alta Velocidade; funcionamento de redes em Alta Velocidade.  Atual Estado de Desenvolvimento  Pesquisa Inicial Completa ( , UIC, Associação Internacional de Ferrovias)  Alta Velocidade Muito Alta. Distancia Muito Longa. Estudo de Investigação ( , UIC, Associação Internacional de Ferrovias)  Fases Seguintes e Oportunidades  Resultados e Novos Modelos de Aplicação

RIGIGEZ DA VIA E DESEMPENHO A LONGO PRAZO  Campos de Inovação Tecnológica  Comportamento da Infra Estrutura Ferroviária; via e qualidade dos modelos  Descrição Breve  Manter um nivelamento preciso das vias é um requisito essencial para uma linha de alta velocidade eficiente e manutenção. Neste suposto o subleito e a pista estão diretamente envolvidos de forma integrada. A metodologia que se baseia em modelos avançados é desenvolvida para descrever, analisar e compreender melhor o comportamento e influência do subleito na evolução a longo prazo como apoio das vias  Áreas de Aplicação  Projeto de desempenho das novas ferrovias; manutenção eficiente da infra estrutura ferroviária  Situação de Desenvolvimento Atual  Plano e primeira investigação completa ( , FCH Programa Investigação)  Fases Seguintes e Oportunidades  Modelo de desenvolvimento avançado; definição de critérios de aplicação

VIA FÉRREA DE ALTA VELOCIDADE VIA DOS VIADUTOS – INTERAÇÃO DA PLATAFORMA  Campos de Inovação Tecnológica  Comportamento do sistema integrado; otimização de interfaces técnicas  Descrição Breve  Modelos de metodologia e cálculo para otimizar a seleção do tipo de alta velocidade baseada numa adequada integração do desempenho faixa-estrutura e um projeto de estrutura preciso e eficiente  Áreas de Aplicação  Otimização e seleção de pontes ferroviárias de alta velocidade e tipos de viadutos;  Otimização do projeto de estruturas de alta velocidade; projeto de vias  Situação de Desenvolvimento Atual  Metodologia e modelos de tipologia atuais ( FCH Programa de Investigação)  Fases Seguintes e Oportunidades  Desenvolvimento de modelos de viadutos complexos  Metodologia Aplicada

ESTRUTURAS DE ALTA VELOCIDADE SUPLEMENTARES. SISTEMA DE VALIDAÇÃO DINÂMICO  Campos de Inovação Tecnológica  Comportamento dinâmico das estruturas de Alta velocidade; viadutos dinâmicos modelos avançados  Descrição Breve  Metodologia e equipamentos para avaliar com precisão o desempenho dinâmico de estruturas ferroviárias: técnica de validação dinâmica de novas pontes e viadutos de alta velocidade, testando estruturas atuais para aumentar velocidades operacionais e de longo prazo e de manutenção de pontes viadutos  Campos de Aplicação  Otimização de projetos de pontes e viadutos de alta velocidade e validação  Incrementação da velocidade, linhas de avaliação de estruturas e melhoria  Manutenção de pontes e viadutos ferroviários  Situação de Desenvolvimento Atual  Idéia do plano completado ( , FCH Programa de Inovação)  Estudo de viabilidade técnica e econômica em andamento  Fases Seguintes e Oportunidades  Conclusão de modelos, projeto protótipo de hardware, implementação e calibração

LINHAS DE MUITA ALTA VELOCIDADE. REQUISITOS TÉCNICOS DO PROJETO  Campos de Inovação Tecnológica  Vias Ferroviárias, estruturas e componentes de vias, novos requisitos para linhas de muita alta velocidade.  Descrição Breve  Conjunto de exigências técnicas e metodologias orientadas para projetar novas infra estruturas ferroviárias de alta velocidade para longo prazo  Campos de Aplicação  Novos projetos para infraestruturas de alta velocidade  Situação de Desenvolvimento Atual  Plano inicial de investigação completado ( Adif, projeto de novas linhas de alta velocidade)  Fases Seguintes e Oportunidades  Projeto especial para componentes independentes definição de requisitos e aplicação