PAIDÉIA.

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Sócrates e o nascimento da Filosofia
O belo e a questão do gosto Arte e Técnica A função social da arte
Transcrição da apresentação:

PAIDÉIA

É na Grécia que começa a "História da Educação" são os Gregos quem, pela primeira vez, coloca a educação como problema. Mas é no século V a. C., com os Sofistas e depois com Sócrates, Platão, Isócrates e Aristóteles que o conceito de educação alcança o estatuto de uma questão filosófica.

Os ideais educativos da Paidéia vão ser desenvolvidos no século V a. C Os ideais educativos da Paidéia vão ser desenvolvidos no século V a. C. se baseiam em práticas educativas muito anteriores. Não se pode utilizar a história da palavra paideia como fio condutor para estudar a origem da educação grega, porque esta palavra só aparece no século V" (Jaeger, 1995: 25).

Paidéia Clássica (Werner Jaeger; 1986) O termo Paidéia: Foi criado por volta do século V a.C. Inicialmente, a palavra paideia (p a i d e i a), (de paidos - p a i d o s - criança) significava simplesmente "criação dos meninos". O conceito que originalmente exprime o ideal educativo grego é o de arete (arete). Originalmente formulado e explicitado nos poemas homéricos, a arete é aí entendida como um atributo próprio da nobreza, um conjunto de qualidades físicas, espirituais e morais tais como a bravura, a coragem, a força, a destreza, a eloquência, a capacidade de persuasão, numa palavra, a heroicidade. Gastão Wagner - 2007

Paidéia Clássica (Werner Jaeger; 1986) O alargamento do ideal educativo de arete surgiu nos fins da época arcaica, exprimindo-se então pela palavra kaloskagathia .  Mais que honra e glória, pretende-se então alcançar a excelência física e moral. Os atributos que o homem deve  procurar realizar são a beleza (kalos) e a bondade (kagatos). Gastão Wagner - 2007

Paidéia Clássica (Werner Jaeger; 1986) Mas, se até então o objetivo fundamental da educação era a formação do homem individual como kaloskagathos, a partir do século V a. C., exige-se algo mais da educação. Para além de formar o homem, a educação deve ainda formar o cidadão. A antiga educação, baseada na ginástica, na música e na gramática deixa de ser suficiente. Gastão Wagner - 2007

Paidéia Clássica (Werner Jaeger; 1986) É então que o ideal educativo grego aparece como Paideia, formação geral que tem por tarefa construir o homem como homem e como cidadão. Em Platão Paideia "(...) a verdadeira educação ou Paideia é a que dá ao homem o desejo e a ânsia de se tornar um cidadão perfeito e o ensina a mandar e a obedecer, tendo a justiça como fundamento" (cit. in Jaeger, 1995: 147).

Paidéia Clássica (Werner Jaeger; 1986) Na sua abrangência, o conceito de paideia não designa unicamente a técnica própria para, desde cedo, preparar a criança para a vida adulta.  A ampliação do conceito fez com que ele passasse também a designar o resultado do processo educativo que se prolonga por toda vida.

Paidéia Clássica (Werner Jaeger; 1986) Paidéia não coincide com as expressões modernas como civilização, cultura, tradição, literatura e educação. Há uma ação recíproca entre processo histórico e formação do ser humano; Conceito sintético: formação como produto da vida política e social na Polis, da cultura e da educação;

E o sujeito? Gastão Wagner - 2007