Prof. Me. Marina Cardoso de Oliveira

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
II SEMINÁRIO PARA PROFESSORES INGRESSANTES
Advertisements

INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO AMBIENTAL
estruturando As tecnologias práticas pedagógicas
IV CONGRESSO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
Cidadania Participativa nas
8 de novembro de 2011 Centro Cultural São Paulo – Av. Vergueiro
SIBELE MARIA SOUZA PEDAGOGA, ESTUDANTE LETRAS/LIBRAS PELA UFSC DO POLO DA USP-SP E ESTUDANTE ALUNA ESPECIAL DA DISCIPLINA NO IEL E NA F.E. DA UNICAMP.
CONSERVAR É PRESERVAR A NATUREZA
Prof.a Andréia Chagas Pereira
EDUCAÇÃO PARA AS RELACÕES ÉTNICO-RACIAIS:
HISTÓRICA E CRÍTICA CONTEXTO PÓS-DITADURA; PROJETO DE SOCIEDADE;
A leitura literária e a condição humana
Escola GHC -Grupo Hospitalar Conceição
CAPÍTULO I CAPÍTULO II CAPÍTULO III CAPÍTULO IV CONSIDERAÇÕES FINAIS
Educação Ambiental - GPEEA
CONSCIENTIZAÇÃO DA COLETA SELETIVA
O conteúdo.
Criação: Marlos Urquiza Cavalcanti
Saúde mental infantil e ambiente escolar: percepções e demandas dos educadores Autores: Maria Fernanda Barboza Cid, Luiza Helena de Oliveira Fernandes,
CMEI PRÍNCIPES E PRINCESAS
A escola sustentável: apresentação da proposta aos professores da escola Zavaglia (09/02/2012)
Oficina de Projeto III Amara Rocha junho/2011. Questões das oficinas I e II -O que é um projeto? Empreendimento planejado que busca atingir objetivos.
Desenvolvimento de Pessoas
O ENSINO DE CIÊNCIAS ATRAVÉS DA INVESTIGAÇÃO E EXPERIMENTAÇÃO
Marco Doutrinal e Marco Operativo
ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO ENSINO MÉDIO-CURSO NORMAL
Parte II - Carlos _ Bru.  Eu não estou passando informação para vocês serem melhores, eu estou transmitindo informações para que vocês entendam o mecanismo.
Planos para um Mundo Melhor
Paulo Freire Elaboração: Helena Oliveira Neves
TÍTULO ÁREA TEMÁTICA INTRODUÇÃO METODOLOGIA RESULTADOS CONCLUSÃO APOIO
INTRODUÇÃO À FILOSOFIA
III ENCONTRO DE COORDENADORES INSTITUCIONAIS DO PIBID
Curso de Marketing: Foco em Cooperativa
PAULO FREIRE: uma presença, uma experiência
III ENCONTRO DE COORDENADORES INSTITUCIONAIS DO PIBID TEMA “GESTÃO DO PROGRAMA, ADMINISTRAÇÃO DAS BOLSAS E RELAÇÃO INSTITUCIONAL”. Maio/2013- Brasília,
Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores.
Educação de Adultos, Educação Popular e Tema Gerador Profa. Dra. Dóris Fiss.
NTE – Nucleo Tecnólogico Educacional
“LEVANTAMENTO DO PERFIL DE ALUNOS DE ESCOLAS PÚBLICAS DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO E AVALIAÇÃO DA EFETIVIDADE E APROVEITAMENTO DE ATIVIDADES DE EXTENSÃO EM.
Carlos Visão Global Social
PLANEJAMENTO EDUCACIONAL:
Comissão Editorial: Profª Ana Maria S. S. Poelman, Profª Suzana Faleiro Barroso, Profª Soraia Dojas M. Silva Carellos, Hellen Brandão e Andréa Faria Mello.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE MEC/SECAD/UFS/UFPB PROJETO CAPACITAÇÃO DE EDUCADORES DA REDE BÁSICA EM EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS – REDH BRASIL PROJETO:
“Projetos para Suporte à Implementação do Currículo”
NÚCLEO DE MEIO AMBIENTE
IV Encontro de Saúde Mental reúne profissionais para debater o atendimento Possibilitar que profissionais das áreas da saúde, da assistência social, da.
Daniela Santana João Rodrigues Braga
SITUAÇÕES.
Segundo Kramer “uma proposta pedagógica é um caminho, não é um lugar
INTRODUÇÃO ..
Detetive ecológico Ana Paula Carboni.
POLO UAB/UNICENTRO - PRUDENTÓPOLIS-PR
Atividade complementar 04
Elena Maria Billig Mello II SEMINÁRIO PARA PROFESSORES INGRESSANTES Bagé, 26 e 27 de julho de COMPONENTES PEDAGÓGICOS DA AÇÃO DOCENTE NA UNIPAMPA:
DO A ÇÃO 1 Prof. Guedes 1.
EDUCAÇÃO INFANTIL EXEMPLOS DE SITUAÇÕES Setembro-2011
O PERFIL DA EJA Alunas: Maria A. J. dos Santos, Márcia dos Santos e Neli Costa - PEAD/UFRGS Prof. Orientadora: Dóris Maria Luzzardi Fiss Tutora Orientadora:Luciane.
VIVÊNCIAS EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL ATUANDO JUNTO À COMUNIDADE DE PIRACICABA E DO CAMPUS “LUIZ DE QUEIROZ” UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO – ESCOLA SUPERIOR DE AGRICULTURA.
Serviço de Psicologia Comunitária – SEPCOM
A Homenagem do XII ENPESS a uma vida dedicada à pesquisa e ao Serviço Social.
MÉTODOS DE PROJETOS NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL Prof. Gilvan Viana Curso de Pós Graduação.
COM-ViDA Agenda 21 na Escola Conferência Nacional Infanto-juvenil Formação Continuada de Professores e Estudantes Inclusão Digital Ciência de Pés no Chão.
Tendências atuais ou pós LDB: interacionistas/ cognitivistas
PIBID-TEATRO/UFRN: PROBLEMATIZANDO O PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO DO ENSINO DE TEATRO Introdução: O ensino de qualquer que seja a disciplina deve estar relacionado.
Prefeitura Municipal de Rio Fortuna Secretaria Municipal de Saúde Projeto Promoção da Cultura da Paz “Há um mundo melhor do lado de fora” Flávia Alberton.
De Onde Vem A. O que é ser criativo? O que é a criatividade, afinal? O dicionário a explica de tal forma: “Faculdade ou atributo de quem ou do que é criativo;
Mãe chata História criada por Maria Jesus Sousa (Juca) 1.
Transcrição da apresentação:

Prof. Me. Marina Cardoso de Oliveira Campus Paranaíba – Curso Psicologia Prof. Me. Marina Cardoso de Oliveira Ana Maria de Sá Azevedo (discente 8º. Semestre Psicologia) Vanderlei de Souza Monteiro (discente 8º. Semestre Psicologia) APOIO: Secretaria Municipal de Educação Secretária Municipal de Meio Ambiente

 2009 – Conscientização da população para a criação da COOREPA - realização de pequenas palestras nas escolas para falar sobre reciclagem de material.  2010 – Criação da COOREPA - vimos que uma palestra só, não adiantaria para levantar a questão de meio ambiente e reciclagem, ficando muito vago.  2011 – realização de oficinas de 6 a 9 semanas, com várias atividades nas escolas municipais.  Então, percebemos, que o resultado foi positivo, atingindo mais de 600 crianças do 3º e 4º ano do ensino fundamental. Não conseguimos atingir toda a escola.

 2012 - Aprofundar mais na legislação, conhecer a política nacional de educação ambiental e ver como que a escola poderia se organizar pra ela oferecer essas atividades de EA que atingisse todas as escolas.  A participação da UFMS passa a ser uma troca de conhecimentos junto a comunidade escolar para criar uma cultura e uma política municipal efetiva de EA nas escolas.  Educação Ambiental: reflexão em ação - através do que for discutido aqui possamos pensar em estruturar uma política de EA que seja comum a todas as escolas da cidade e que essas temáticas essas atividades possam fazer parte do cotidiano das escolas.

Escutar vocês e juntos pensarmos no que é viável para ser transformado em ação dentro das escolas. Curso vivencial e não apenas dispositivo, ou seja, mas do que a gente falar a gente quer escutar. Que vocês tragam aquilo que é feito dentro da escola pra que juntos possamos pensar em algo que seja comum a todas as escolas do município. Refletir e agir.

Porque estou aqui? Por exemplo: “minha motivação está no compromisso relacionado com a criatividade, tenho vontade de criar novas ações coletivamente, pensar novas ideias, que possa movimentar maior número possível de alunos e de toda a comunidade. E eu acredito que através desses encontros muita coisas boas vão surgir” Ana Maria

EDUCAÇÃO AMBIENTAL: REFLEXÃO EM AÇÃO MÓDULO I Apresentação Educação Ambiental Crítica MÓDULO II Política Nacional de Educação MÓDULO III Práticas e ações que podem ser realizadas nas escolas. MÓDULO IV O lixo na escola COOREPA MÓDULO V Plano de Ação Encerramento

HOMEM ESCOLA EDUCAÇÃO AMBIENTAL MEIO AMBIENTE

 Partindo desse cenário, temos muito a construir e transformar em práticas sustentáveis.  Que não seja uma ação limitada somente na prevenção mas também uma ação produtiva.  O conteúdo maior desse curso ira surgir aqui, com a mistura dos conhecimentos já conquistados por nós e por outros .  Educação Ambiental ??? De que forma relacionamos com o nosso meio? Será que somos exemplos para os outros e para nos mesmos?  É preciso ampliar a ideia que temos de EA.

Depois de assistir o filme “Ilha das Flôres”, o que temos tem a falar e analisar para completar essa exposição que fizeram; Essa é uma visão integrada critica do meio ambiente Normalmente a visão de meio ambiente esta muito ligada as questões naturais biológicas e o ser humano esta como destruidor e destruído no próprio meio.  Isso é Educação ambiental crítica

Reflexão: O que as escolas podem fazer? Quais são os principais problemas ? Qual é a realidade da escola? No próximo encontro vamos falar sobre a política ambiental com foco nas escolas.