Apresentação ao público O apresentador Os diapositivos
Retenção da mensagem Esquematicamente, temos: O que se quer dizer (100%) O que se diz (80%) O que o outro ouve (60%) (na escola - ?) O que o outro compreende (50%) O que o outro retém (30%) 02-04-2017
A comunicação não verbal Podemos identificar os sinais não verbais comuns como sendo: Expressão facial Gestos e movimentos Postura corporal Tom, ritmo e volume de voz Silêncio 02-04-2017
Estrutura da apresentação Pensar antes em: O que vai dizer Para quem A melhor forma de o fazer 02-04-2017
Conselhos Clareza Facilidade Simplicidade Relevância do Conteúdo Coerência Tempo Suportável 02-04-2017
Método expositivo Lembra-te que: O discurso oral é diferente do discurso escrito O melhor estilo é ser-se afirmativo Utilizar imagens exemplos ajudam a compreensão O olhar, a voz e a postura são pontos chave. 02-04-2017
Estrutura Visual Leitura Composição Leitura Da esquerda para a direita, de cima para baixo Cor Equilíbrio Consistência 02-04-2017
Estrutura Visual Elementos da Composição Gráficos Tipografia Blocos de Texto Cores Animação Imagens 02-04-2017
Estrutura Visual Evitar tipos de letra complicados Tipos de Letra mais utilizados Comic Sans Times Arial Verdana Trebuchet Impact Georgia 02-04-2017
Estrutura Visual - Design A forma deve seguir a função A adequação dos objectos ao conteúdo e ao público, com uma forma agradável. 02-04-2017
UM DIAPOSITIVO NÃO DEVE Ser a única estratégia Reduzir a sessão à leitura Impedir a comunicação Reproduzir páginas de livros Ter excesso de informação Ter excesso de cores Ser constituído por frases muito longas Ser exposto durante muito tempo 02-04-2017
Um diapositivo deve Sintetizar a matéria Reforçar uma mensagem Ter frases curtas Ter letra legível Ter um espaçamento razoável entre as linhas 02-04-2017
Diapositivos -Elaboração 7 palavras por linha 7 linhas por acetato Títulos adequados Diapositivos identificáveis Um assunto por acetato Utilizar imagens sempre que relevante 02-04-2017
Diapositivos Cuidados a ter em consideração Criar e manter um modelo Não utilizar mais de 4 cores Utilizar no máximo 3 tipos de fonte Utilizar animações suaves Realçar ideias ou palavras chave 02-04-2017
Diapositivos Cuidados essenciais Levar a apresentação noutro suporte Ocultar diapositivos desnecessários Testar os novos dispositivos Guardar a apresentação no formato adequado 02-04-2017
Cores Laranja Usado em pequenas áreas é estimulante Provoca bem estar e alegra o ambiente Fisicamente causa a sensação deaumento de volume 02-04-2017
Cores Preto Cor sóbria e séria É fácil combinação com outras cores Facilmente causa ilusão de diminuição de volume 02-04-2017
Cores Branco É estimulante e expressivo Fisicamente cria a ilusão de aumento de volume Traz claridade e alegria quando usado com outras cores Usado em excesso torna-se fria e perde o interesse. 02-04-2017
Cores Vermelho Cor chamativa de maior poder de atracção Tem acção sobre o animo Excessivamente usado é irritante e opressivo Com equilíbrio dá alegria e vida 02-04-2017
Cores Azul É calmante, repousante e vitalizante. É frio por natureza Pode ser utilizado em cor de fundo sem se tornar cansativo Fisicamente é refrescante, dá a sensação de distância. 02-04-2017
Cores Amarelo Representa a luz, Vida, Acção e Poder Estimula o sistema nervoso central Fisicamente dá a sensação de calor e aumento de volume Como cor de fundo pode incomodar devido ao excesso de luz 02-04-2017
Cores Verde Tem efeito relaxante e calmante Usado como cor de fundo torna o ambiente monótono Equilibra as emoções, é a cor que menos fadiga a vista Fisicamente causa impressão de leveza e distância. 02-04-2017