Aula 4 Objetivos Identificar dados em listas, textos jornalísticos e demais formas de representação. Elaborar tabelas. Analisar as informações dispostas.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
TROCA DE SABERES ENTRE O PET CNX EDUCOMUNICAÇÃO E O GESTAR II
Advertisements

MEIA HORA: DE 0 A 120 MIL EM 10 MESES. Mercado de jornais no Rio em setembro de 2005 CLASSE A – O Globo e Jornal do Brasil CLASSE A – O Globo e Jornal.
GRÁFICOS... COMO EU LEIO ISSO?
Apresentação Gráfica Prof. Gilson Dourado.
Como produzir um jornal escolar
1Educadora Alda Pinto. Nas actividades apresentadas pretende-se que as crianças desenvolvam competências para serem capazes de participar na vida em grupo,
Apresentação Tabular e Gráfica
Estatística Básica Utilizando o Excel
Prof. Neide Pizzolato Angelo
Gráficos Estatísticos
MÓDULO: ORÇAMENTO EMPRESARIAL
Secretaria de Estado da Educação Departamento de Educação Básica
Autoria: Antonio Carlos Libaneo
Autoria : Alexandra Petry Leonardo
TECNOLOGIA Autoria: Jane Cristina do Nascimento Waldow.
MACS Análise, representação e redução de dados..
Aula 7 Objetivos Analisar as informações dispostas em diferentes tipos de gráficos. Perceber a importância dos gráficos na comunicação de informações.
Aula 5 Objetivos Identificar dados em listas, textos jornalísticos e demais formas de representação. Elaborar tabelas. Analisar as informações dispostas.
ESTATÍSTICA.
ANÁLISE ESTATÍSTICA PROF. CLAUDIO MACIEL AULA DE REVISÃO.
Em todos as suas necessidades. Sua melhor opção em entregas,
INTRODUÇÃO À ENGENHARIA
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
RACIOCÍNIO LÓGICO Aula 6 – Análise de Gráficos.
ESTATÍSTICA.
Reunião de Pais e Professoras E. M. ERWIN PRADE 2008
Reunião da CIT Brasília, 1º/03/2012
Coordenação Geral de Ensino da Faculdade
Representação Gráfica
Movimento Variado Prof.: Marco Macêdo.
Aula 8 Objetivos Interpretar informações presentes em gráficos, tabelas, diagramas, equações e demais formas de representação que expressem fenômenos científicos.
Aula 10 Objetivos Identificar informações textos jornalísticos, gráficos, tabelas e demais formas de representação da linguagem verbal e não verbal. Perceber.
ESTATÍSTICA DECRITIVA
MARIA INÊS CORRÊA MARQUES UNEB GD/ DIDÁTICA-DEDC- I 2011/2
Tecnologia educacional: uma maneira de inovar na sala de aula.
É u m e l e m e n t o f u n d a m e n t a l
Rede Ligado Plano de mídia.
EMPREENDEDORES EM AÇÃO PROF. NILSON R. FARIA Colégio Wilson Joffre.
AULA DE ESTATÍSTICA PROFESSOR RODRIGÃO.
AGENDA Vídeo O projeto Relatório de progresso
Maio / BALANÇA COMERCIAL BRASILEIRA Abril/2012 Maio/2012 Destaques  Maio: -Exportação: recorde para maio (US$ 23,215 bi); anterior mai-11: US$
ESTATÍSTICA “A ESTATÍSTICA é o ramo da matemática em que se recolhe, organiza, representa e trata, os dados relativos a uma determinada população.”
DEPOIMENTOS “Inicialmente as crianças jogavam qualquer jogo que se encontrava na mesa, ou que nós indicássemos, ou jogavam junto com a gente. Logo passaram.
Censo de leitura Escola pública: 35 alunas e 16 alunos. Escola particular: 38 alunas e 23 alunos. Faixa etária: maior parte dos alunos entre 15 e 20 anos.
ORGANIZAÇÃO PAN-AMERICANA DA SAÚDE CAMPANHA BEBIDA E DIREÇAO ~
Projeto E.E. E.F.M. OLÍVIA SARAIVA MAIA
Estatística Introdução.
Análise Descritiva de Dados
Unidade 8: Apresentação dos Dados em Figuras, Gráficos e Tabelas
“Não há nada como o sonho para criar o futuro” Victor Hugo
Estudo dos gráficos Objetivos: Como construir um gráfico.
Matemática 5.º Ano Estatística.
NOÇÕES DE ESTATÍSTICA.
GRÁFICOS ESTATÍSTICOS
GRÁFICOS ESTATÍSTICOS
2. A APRESENTAÇÃO DOS DADOS
ESTATÍSTICA AULA 04.
Adaptado Pelo Professor: Wildson Cruz
GRÁFICOS ESTATÍSTICOS
PISA (Programme for international student assessment)
Mtm 4B – Aula 10 Estatística.
Aula 6 Objetivos Identificar dados em listas, textos jornalísticos e demais formas de representação. Elaborar tabelas. Transportar informações de tabelas.
PCNPs Responsáveis: Cleunice Dias de Oliveira Luciene de Souza
APRESENTAÇÃO DE DADOS: - TABELAS - GRÁFICOS
Gráficos e Tabelas – Competência 6 de Matemática
Profª Juliana Schivani GRÁFICOS.
Conteúdos Matemáticos Ensino Fundamental
Colégio Juvenal de Carvalho
Comitê de Acompanhamento das Obras de Infra-Estrutura Viária da Região Metropolitana de Porto Alegre.
Prof. João Saturnino GRÁFICOS.
Transcrição da apresentação:

Aula 4 Objetivos Identificar dados em listas, textos jornalísticos e demais formas de representação. Elaborar tabelas. Analisar as informações dispostas numa tabela. Transportar informações de tabelas para gráficos. Perceber a importância dos gráficos de barras na comunicação de informações. Elaborar gráficos de barras. Analisar gráficos de barras múltiplas.

Conteúdos Tabelas Tipos de gráficos de barras (ou colunas) Gráficos de barras múltiplas

Outros tipos de gráfico Parte 1- Dados, tabelas e gráficos de barras (ou colunas) Pesquisa Dados Tabelas Gráficos Infográficos Gráficos de barras Gráficos de linhas de pizzas Outros tipos de gráfico Figura 1 - A relação entre dados, tabelas e gráficos.

Figura 2 - Infográfico – Dólar em alta. O infográfico engloba diversos elementos (fotografias, desenhos, diagramas estatístico etc.). Todos esses elementos são acompanhados de textos sintéticos e dados numéricos. Com forte apelo, seu objetivo maior é a transmissão visual da informação. Figura 2 - Infográfico – Dólar em alta. Fonte: AGÊNCIA GRAFFO, 2012.  

Pesquisa Dado Tabela Gráfico Gráfico de barras Com os dados colhidos podemos montar uma tabela que permitirá a elaboração de um gráfico de barras.

Interpretando as informações das barras Relações entre as tabelas e os diversos tipos de gráficos de barras. Tabela 1 – Avanço da capacidade hidrelétrica brasileira Ano Potencia (MW) 1975 16.316 1980 27.649 1985 37.077 1990 51.367 2000 61.063 2005 70.857 2010 80.703 A capacidade hidrelétrica do Brasil vem aumentando ao longo dos anos?   Esses aumentos foram constantes a cada intervalo de cinco anos ou houve variação nesses aumentos?

Os valores das variações são diferentes Figura 4 - Capacidade hidrelétrica brasileira. Fonte: ATTUY, 2012.

O trânsito não pode parar Será que ocorrem situações nas quais essa variação no período é constante? Como ficariam nessas situações os dados da tabela e o gráfico de barras? O trânsito não pode parar Rodrigo Ferrari diz que o principal impedimento para a construção de mais e melhores ciclovias é a fluidez do trânsito, que estaria ameaçada com uma possível diminuição das pistas para carros. Já para os ciclistas, as bicicletas seriam uma opção justamente para combater os problemas de trânsito devido ao excesso de carros nas ruas de Porto Alegre, que só tendem a aumentar. Hoje 93 novos veículos entram em circulação por dia na capital (dados referentes a 2010). Citei Londres como um exemplo durante a conversa com Ferrari. A capital britânica enfrenta um problema enorme de trânsito, o que a obriga até a medidas mais drásticas, como a cobrança de pedágio para que motoristas entrem no Centro. (RODRIGUES, 2012.)  

Se em um dia entram em circulação 93 veículos, depois de 30 dias quantos veículos teremos?   A cada mês a cidade receberá _________ novos veículos. A cidade de Porto Alegre ao final de março de 2011 possuía uma frota de 688.845 veículos (JORNAL DO COMÉRCIO, 2011). ao final de abril: 688.845 + 2.790 = 691.635 veículos ao final de maio: 691.635 + 2.790 = 694.425 veículos e assim sucessivamente.

Mês Número de veículos Março 688.845 Abril 691.635 Maio 694.425 Junho 697.215 Julho 700.005 Agosto 702.795 Setembro 705.585 Outubro 708.375 Novembro 711.165

Os valores das variações são iguais Figura 5 - Aumento mensal da numero veículos na cidade de Porto Alegre.

Parte 2 – Elaborando um gráfico de barras Utilizando as instruções, do seu material elaborar um gráfico de barras a partir dos resultados da pesquisa realizada na aula 2: Qual seu passatempo predileto? (escolher uma opção) Leitura Música Esporte Cinema TV Jogos de computador Internet Outros  

Parte 3 – Tipos diferentes de gráficos de barras Gráficos de barras verticais Gráficos de barras horizontais Gráficos de barras em 3 dimensões (3D) Gráficos de barras múltiplas

Gráficos de barras verticais Figura 6 - Gráfico de barras verticais - passatempo predileto dos alunos.

Gráficos de barras horizontais Figura 7 - Gráfico de barras horizontais - passatempo predileto dos alunos.

Gráficos de barras em 3 dimensões (3D) Figura 8 - Gráfico de barras em 3D - passatempo predileto dos alunos.

O topo da barra nos leva a acreditar que existem dois valores para o fenômeno pesquisado o que seria contraditório. Figura 9 - Gráfico de barras em 3D.

Gráficos de barras múltiplas Tabela de dupla entrada Tabela 4 – Passatempos preferidos dos meninos e meninas Passatempo Meninos Meninas Leitura 1 Música 2 Esporte 3 Cinema 4 TV Jogos de computador 6 Internet 7 8 Outros

Gráfico de barras duplas

Tabela 5 – Passatempos preferidos dos meninos e meninas Número de alunos Leitura 1 2 Música 3 Esporte 4 Cinema 6 TV 5 Jogos de computador 9 Internet 7 8 15 Outros

Gráfico de barras triplas

Parte 4 – Revisão   Parte 5 – Atividade complementar extra-classe - Histogramas