Estudo da Degradação Fotoquímica da Água de Produção

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A velocidade das reacções químicas
Advertisements

UFRJ / COPPE UFF / LATEC SOLUÇOES TECNOLÓGICAS
Tratamento de Água Remoção de Fe e Mn
Limites de Emissão para Ônibus Diesel ônibus a etanol de 3ª geração Euro I NOx (g/kWh) Euro II Euro III Euro V Euro IV 2,0.
Matriz de Aspectos e Impactos Ambientais
Reações causadas.
Oxidação através de H2O2/UV
METABOLISMO ENERGÉTICO
De onde vem a energia ? Combustíveis Fósseis Alternativos Carvão
Petróleo Surgimento do petróleo
Processos Oxidativos Avançados POAs - Motivação
PROJETO DE PESQUISA ANÁLISE DO COMPOSTO ORGÂNICO PRODUZIDO NO VIVEIRO DO CUFSA E ESTUDO DA DESTINAÇÃO DO ADUBO ORGÂNICO NA COMUNIDADE REGIONAL Aluna Josiane.
CAPITULO 4- INIBIDORES DE CORROSÃO
Resíduos Sólidos Tratamento e Disposição Final
Jeferson Correia (bolsista); Gabriel Casemiro Mariano (colaborador);
AGRADECIMENTOS: MOTIVAÇÃO: As técnicas de controle avançado, como o Controle Preditivo (CP), são cada vez mais utilizadas na indústria de petróleo devido.
A EN2 está direcionada 100% ao mercado Corporativo, publico e Privado, desenvolvendo projetos pautados no conceito de sustentabilidade, integrando as melhores.
A EN2 está direcionada 100% ao mercado Corporativo, publico e Privado, desenvolvendo projetos pautados no conceito de sustentabilidade, integrando as melhores.
Aplicações Industriais de Plasma em Meio Ambiente: Solos Contaminados
TRATABILIDADE DE EMULSÕES
Programa de Recursos Humanos ANP Nº43
A ELETROQUÍMICA E O PROCESSO DE CELULOSE E PAPEL
Manta de Alta Absorção Visita UN-BC.
DETERMINAÇÃO DO pH DO SOLO
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO INSTALAÇÕES INDUSTRIAIS Prof. Jorge Marques
OPERAÇÕES UNITARIAS EM MEIO AMBIENTE
Objeto do conhecimento: Conceitos básicos
Desenvolvimento e otimização de um sistema híbrido de destilação solar para Tratamento de água de produção Aluno: Rafael Eugênio Moura Ramos (GRA- Eng.
Estudo da remoção de compostos BTEX por processo oxidativo avançado
Universidade Federal do Rio Grande do Norte Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química PRH-ANP-14 TRATAMENTO DE SOLOS CONTAMINADOS COM DERIVADOS.
CICLO COMBINADO DE GASEIFICAÇÃO INTEGRADA IGCC Prof. Dr
Aluno(a): RUTHINÉIA JÉSSICA ALVES DO NASCIMENTO Orientador: PROF° OSVALDO CHIAVONE FILHO Colaborador: PROF° JACKSON ARAÚJO DE OLIVEIRA Determinação de.
Professor: José Tiago Pereira Barbosa
Técnicas de Remediação
PROCESSOS DE TRATAMENTO DE ÁGUAS RESIDUÁRIAS
alguns aspectos gerais
Cefet-Ba Edital 02/2008 Área: Segurança, Meio Ambiente e Saúde – Simões Filho Ponto 9: Tratamento Biológico de Efluentes Industriais Candidata: Ângela.
PRODUÇÃO DE MOLIBDÊNIO-99 EM MEIO AQUOSO
SISTEMAS DE TRATAMENTO
REMOÇÃO DE CONTAMINANTES EM ÁGUAS RESIDUÁRIAS ATRAVÉS DE ADSORÇÃO E FILTRAÇÃO EM VIDRO RECICLADO Universidade do Sul de Santa Catarina - Campus Tubarão.
Energia Solar.
Tratamento de águas residuárias
PROF. JOSÉ CARLOS QUÍMICA – 2º ANO
Pilha de combustível Processo na pilha de combustível.
Esgotos Planeta Água: poluição
Escola: Coopen Série: 4º ano B Aluno: Victor.
Workshop Interno PRH-14 Aluno: Luiz Nascimento
Aula 1. Introdução a Biotecnologia Ambiental
Avaliação da atividade catalítica da enzima horseradish peroxidase na oxidação de diferentes derivados fenólicos**. Ciências matemáticas e naturais. Everton.
Graduando: Juan Vinícius Azevedo Alves
Doutoranda: Paula Katherine Leonez da Silva
André de Oliveira Traple (bolsista); Daniel Juan Pagano (orientador)
INTRODUÇÃO AO TRATAMENTO DE ÁGUAS RESIDUÁRIAS INDUSTRIAIS
Aula Introdutória PIBID Química!
CAPÍTULO 7 ECONOMIA DA POLUIÇÃO
Estudo da Aderência entre Compósitos Cimentantes e Tubos de Revestimento Metálico submetidos a ciclagens térmicas em Poços de Petróleo Doutorando: Jair.
REMOÇÃO DA COR DE CHORUME COM O EMPREGO DE COAGULANTES NATURAIS
Israel Müller Zamporlini
3 Analisar perturbações ambientais Habilidades
USO DA ESPECTROSCOPIA DE FLUORESCÊNCIA DA SÍLICA-GEL PARA IDENTIFICAÇÃO DE ÓLEO RESIDUAL NO GÁS NATURAL MESTRANDA: Larissa Bussler ORIENTADOR: Prof. Dr.
Aluno: Cláudio Regis dos Santos Lucas
UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS- UFG INSTITUTO DE QUÍMICA- IQ
Mestrando: Syllos Santos.
Poluição do ar: CHUVA ÁCIDA PROFESSOR: CLEVERSON CHACAL
NATRUCAN Informações Técnicas. O que é? É uma formulação patenteada que combina surfactantes naturais e ácidos orgânicos. Funciona na presença de matéria.
Alunos: Eduardo F. Sovrani, Gian Carlos Mencatto, Gian Carlos Mencatto, João Vinicius Ferreira, João Vinicius Ferreira, Mario Schepainski Junior. Mario.
Colégio Inedi Química, Turmas 101 e 102 Professor Luiz Antônio Tomaz.
Geração e distribuição de energia elétrica
Avaliação da remoção de fósforo do efluente de uma lagoa facultativa Autores: Juliane Giacomin Luciana Canuto Unidade: M-DOE Chefia imediata: Fernando.
PHD 5750 – Tratamento avançado de águas de abastecimento
Transcrição da apresentação:

Estudo da Degradação Fotoquímica da Água de Produção Aluno: Aécio Lopes Borges Orientadores: Prof. Osvaldo Chiavone Filho Doutorando André Luiz Novaes Mota

Motivação O que fazer quando contaminantes não podem ser removidos por carvão ativado ou coagulação/floculação? O que fazer quando um contaminante encontra-se em pequenas concentrações (poucos ppms ou mesmo ppbs)? O que fazer quando o contaminante é refratário e não pode ser tratado biologicamente?

Objetivo Construir um novo reator fotoquímico; Investigar a influencia e a eficiência dos POA’s no tratamento de águas; Investigar um processo viável para recuperar água de produção.

Água de Produção Água de produção é toda a água produzida junto com o petróleo, seja esta a água de formação ou a água de injeção, usada para estimular a produção de um poço. A unidade PETROBRAS em Guamaré/RN possui uma estação de tratamento de efluentes que descarta 80000 m3/dia. Atualmente, o descarte desta água deve apresentar um teor de óleos e graxas inferior a 20 ppm.

Processo Foto-Fenton Pontos positivos: A luz necessária está na faixa de UV e luz visível, a mesma emitida pelo sol; A reação é rápida; Eficiência de quase 100% na redução de poluentes orgânicos; Pontos “negativos”: Necessidade de manter o pH em torno de 3; Gastos com reagentes; Gastos com energia;

Processo Foto-Fenton Definição Consiste na combinação de peróxido de hidrogênio e de íons ferrosos (H2O2/Fe2+) com a luz UV. Fe2+ + H2O2  Fe3+ + ·OH Fe3+ + H2O2 + hv  Fe2+ + ·OH

Um novo reator fotoquímico

Testes preliminares Objetivo de testar o novo reator fotoquímico, além de verificar alguns efeitos relevantes ao processo (que possam vir a influenciar ou não os resultados) e, assim, definir as melhores condições operacionais para o reator.

Considerações Finais O processo foto-fenton mostrou uma degradação de 92% da carga orgânica; Conseguimos construir um reator de baixo custo; Podemos construir um reator híbrido utilizando a luz do sol, proporcionando assim maior viabilidade para o processo;

Aplicação na Ind. de Petróleo e Benefícios É possível utilizar o reator fotoquímico com luz negra na indústria de petróleo e petroquímica; Possibilidade de reuso da água tratada; Redução na emissão de poluentes;

Agradecimentos