Ciclo de Debates Abralatas 2011: Erradicação da pobreza na

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Políticas públicas pela diversidade. fundamentos legais Constituição de 1988 emenda nº 48, de 2005: Plano Nacional de Cultura.
Advertisements

1.
III CONGRESSO INTERESTADUAL DOS FERROVIÁRIOS E METROVIÁRIOS DOS ESTADOS DA BAHIA E SERGIPE Salvador – BA, 20 e 21 de dezembro de 2010 AS CONSEQÜÊNCIAS.
PAPEL DO SETOR GOVERNAMENTAL NA PROMOÇÃO DA ROTULAGEM AMBIENTAL
VIII ENEJA VIII ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Política Nacional de Resíduos Sólidos e suas Oportunidades
Política de Incentivo no Âmbito do Programa Nacional de DST e Aids
GRANDES EVENTOS ESPOTIVOS
Missão Promover o conceito de Gerenciamento Integrado do Lixo Sólido Municipal Promover a reciclagem pós-consumo Difundir a educação ambiental com foco.
MPS.BR – Melhoria de Processo do Software Brasileiro Consolidação do Programa MPS.BR - Melhoria de Processo do Software Brasileiro ( ) Projeto.
Avaliação das coberturas vacinais da hepatite B
Ministério da Saúde Secretaria de Vigilância em Saúde
PDS HPPC II /2011 PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO SETORIAL DE HIGIENE PESSOAL, PERFUMARIA E COSMÉTICOS Brasil 2010.
CONTRIBUIÇÃO DOS GOVERNOS ESTADUAIS À PROPOSTA DA
“II Fórum Internacional de Resíduos Sólidos”
L. F. Diaz CalRecovery, Inc. Concord, California, USA Projeção em 2009.
Copa do Mundo FIFA: Responsabilidade Social Corporativa Sustentabilidade nos Estádios da Copa Federico Addiechi Diretor de Responsabilidade Social.
Reunião de Comissões e Departamentos da SPBT São Paulo, 10 e 11 de Fevereiro de 2011 Comissão de Tuberculose Marcelo Fouad Rabahi (GO), Eliana Matos (BA),
I Encontro Nacional sobre Tuberculose em Hospitais
III CONGRESSO INTERNACIONAL BRASIL COMPETITIVO
RECICLAGEM DE LATAS DE ALUMÍNIO
MELHOR EFICIÊNCIA E TRANSPARÊNCIA NA GESTÃO PÚBLICA
MELHOR EFICIÊNCIA E TRANSPARÊNCIA NA GESTÃO PÚBLICA
INTERFACE DA COLETA SELETIVA COM A LOGÍSTICA REVERSA
Fórum Nacional das Entidades Civis de Defesa do Consumidor
1ª Jornada Internacional da Gestão Pública “O caso MDIC”
Renault de Freitas Castro Diretor Executivo
III - CAPÍTULO. GESTÃO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS Os resíduos sólidos são um dos grandes desafios da atualidade, não só da Administração Pública mas para a.
GESTÃO INTEGRADA DE RESÍDUOS SÓLIDOS e a perspectiva de Micro-APPs
1 As atribuições da Superintendência de Fiscalização do Abastecimento estão definidas no art. 32 do Regimento Interno da ANP.
Política Nacional de Resíduos Sólidos

ECONOMIA NACIONAL.
Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável
Responsabilidade Social Vodafone Portugal, SA
Brasília, 29 de janeiro de 2013 Cooperação entre Governo e Setor Privado para conformação de ambiente favorável às Micro e Pequenas Empresas brasileiras.
Ciclo de Debates Abralatas: Embalagens Sustentáveis
17ª. Reunião Ordinária do Conselho Estadual das Cidades
Prefeitura do Recife - EMLURB
Projeto Santher Avaliação da Distribuição
PREVIDÊNCIA SOCIAL BRASILEIRA DESAFIOS E PERSPECTIVAS
Encontro Regional Norte
Municípios e o Meio Ambiente Deputado Arnaldo Jardim
Oportunidades para a Rotulagem Ambiental
III CONFERÊNCIA NACIONAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA
SUSTENTABILIDADE NA CADEIA TÊXTIL E DE CONFECÇÃO
A Integração Sul-Americana: O papel do BNDES VI Congresso Internacional das Rotas de Integração da América do Sul 16 de Agosto de 2007 A Integração Sul-Americana:
Debate Políticas Públicas Setoriais
Pegada de Carbono da Cadeia de Valor do Alumínio
Locais e datas: 12 de Abril – Brasília 27 de Abril – Salvador 05 de Maio – Maceió 26 de Maio - São Paulo 30 de Junho – Maringá 28 de Julho – Rio de Janeiro.
Portos Terminais de Uso Privado 2º Anúncio Público Secretaria de Portos.
LOGÍSTICA REVERSA PARANÁ
Política Nacional de Resíduos Sólidos Em 2010, após 20 anos de tramitação no Congresso Nacional, o Presidente Lula sanciona a Lei , marco importante.
FICHA TÉCNICA 24ª Festimalha Evento de Moda Malha Tricot
Política Nacional de Resíduos Sólidos
LÍDERES | 525 CIDADES | 90 PAÍSES
Apresentação na Câmara
Universidade de São Paulo
A Evolução da Reciclagem no Brasil
Resíduos de Serviço de Saúde
Planejamento de Comunicação Projeto Valorização do Mercado Imobiliário do Distrito Federal Setembro de 2014.
Relatório das Visitas Técnicas aos Ambulatórios das DR’s Parecer técnico sobre a continuidade dos serviços de saúde dos Ambulatórios da ECT e apresentação.
HISTÓRICO LUTAMOS DESDE 1990 PELOS DIREITOS DAS CRIANÇAS E DOS ADOLESCENTES EM TODO BRASIL Nasceu da sensibilização de um grupo de empresários do setor.
Seminário “Uso de Sacolas Plásticas” Dra. Samyra Crespo Secretária Câmara dos Deputados Comissão Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio Ministério.
A POLÍTICA NACIONAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS instrumentos, avanços e oportunidades A VISÃO DA INDÚSTRIA.
Política Municipal de Resíduos Sólidos de Campo Grande 6º Reunião Ordinária do Fórum do Lixo Eng. Marcos Antônio Moura Cristaldo Secretário Municipal de.
ABLP - Associação Brasileira de Resíduos Sólidos e Limpeza Pública CENÁRIO ATUAL E DESAFIOS DA LIMPEZA PÚBLICA NO BRASIL Simone Paschoal Nogueira Coordenadora.
Audiência Pública - Logística Reversa COMISSÃO DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, INDÚSTRIA, COMÉRCIO E SERVIÇOS 55ª Legislatura - 1ª Sessão Legislativa.
RESULTADOS PRELIMINARES Diagnóstico Situacional dos Registros de Compras em Saúde Marcelo Chaves de Castro Banco de Preços em Saúde Coordenação-Geral de.
MINISTÉRIO DA SAÚDE FUNDAÇÃO NACIONAL DE SAÚDE PLANO DE ACELERAÇÃO DO CRESCIMENTO PAC - FUNASA – 2007 / 2010 Resíduos Sólidos DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA.
Transcrição da apresentação:

Ciclo de Debates Abralatas 2011: Erradicação da pobreza na Economia Verde Renault de Freitas Castro Diretor Executivo Abralatas Etapa de Belo Horizonte - MG 15 de junho de 2011

Associação Brasileira dos Fabricantes de Latas de alta Reciclabilidade Abralatas Associação Brasileira dos Fabricantes de Latas de alta Reciclabilidade MISSÃO: Promover a competitividade da lata de alumínio, observando os princípios do desenvolvimento sustentável e da ética empresarial. Representação institucional dos fabricantes de latas de alumínio para bebidas (Congressos, governos, ONGs, outras associações etc.); Porta-voz da indústria junto à imprensa e sociedade como um todo; Divulgar informações relevantes da indústria de latas de alumínio para bebidas; Definição e defesa de projetos de interesse da indústria, em conformidade com a lei antitruste. - Ex.: saúde, segurança, legislação etc.

Abralatas – Empresas associadas Associados fabricantes Outros associados

A lata de alumínio no Brasil Fabricação de latas de 3 peças, de folha de flandres; Mercado de 300 milhões / ano. 1990 – 1998 Início da produção de latas de alumínio de 2 peças (Latasa, outubro de 1989). 1999 – 2003 (período de consolidação) Vendas ultrapassam os 10 bilhões de unidades em 2002; Criação da Abralatas em abril de 2003. 2004 – 2009 Taxa de reciclagem alcança índice acima de 90% e o ciclo de vida da lata atinge a média de 30 dias; A produção das latas de alumínio chega a todas as regiões brasileiras com 15 plantas de latas e tampas. 2010 – 2012 Surpreendente crescimento do mercado brasileiro de bebidas a partir do final de 2009; Investimentos de R$1,3 bilhão elevarão a capacidade de produção em 64% em três anos, passando de 16,8 para 27,5 bilhões de latas/ano.

2011/2012 Brasil. Unidades fabris de latas de alumínio para bebidas 21 plantas Águas Claras (RS) Jacareí (SP) : 2 un. Cabreúva (SP) Santa Cruz (RJ) Extrema (MG) Gama (DF) Cuiabá (MT) Manaus (AM) : 3 un. (1 em construção). Recife (PE) : 2 un. Simões Filho (BA) Estância (SE) Três Rios (RJ) Ponta Grossa (PR) Alagoinhas (BA) (em construção) Pouso Alegre (MG) Belém (PA): 2 un. (em construção) Can Body Plants   Crown Latasa Latapack-Ball Rexam Can End Plants Fábricas de corpo   Crown Rexam Latapack-Ball Fábricas de tampa Fonte: Abralatas

* Estimativa 2011 e 2012. Fonte: Abralatas Brasil. Produção e Capacidade de produção de latas de alumínio para bebidas 1997-2011 milhões de unidades * Estimativa 2011 e 2012. Fonte: Abralatas

Brasil. Vendas de latas de alumínio para bebidas 1990 - 2010 milhões de unidades Vendas de lata de alumínio para bebidas no Brasil Aluminum can sales Fonte: Abralatas

Índice de Reciclagem de lata de alumínio para bebidas 1991-2009 % *Fonte: Abralatas; ABAL; The Japan Aluminum Can Recycling Association; Cámara Argentina de la Industria del Aluminio y Metales Afines; The Aluminum Association e EAA - European Aluminium Association.

Ciclo de Debates Abralatas O Ciclo de Debates da Abralatas tem o objetivo de discutir alguns dos mais importantes aspectos econômicos, sociais e ambientais relacionados à utilização e à reciclagem de latas de alumínio para bebidas no Brasil, à luz da nova Política Nacional de Resíduos Sólidos – PNRS. 2010 Evento realizado nas cidades de Natal/RN, Curitiba/PR e São Paulo/SP; Participação e apoio do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis e Ministérios Públicos do Paraná e do Rio Grande Norte; Presença de mais de 500 participantes entre catadores de materiais recicláveis, representantes dos poderes executivo, legislativo e juduciário, de empresas de limpeza urbana, de recicladores, da indústria do alumínio, das indústrias de bebidas e de embalagens; Principais resultados: debate e esclarecimentos acerca da PNRS e as implicações no trabalho dos catadores de materiais recicláveis. Natal/RN Curitiba/PR São Paulo/SP

Ciclo de Debates Abralatas 2011 Ampliação para 4 cidades: Belo Horizonte/MG, Salvador/BA, Belém/PA e Brasília/DF; Tema: Erradicação da pobreza na Economia Verde (RIO+20); Programação: 14h Abertura Claudio Tourinho, CDN Comunicação Corporativa   14h15 Política Nacional de Resíduos Sólidos – a visão do setor privado Victor Bicca, Presidente do CEMPRE – Compromisso Empresarial para a Reciclagem 14h45 A logística reversa da lata de alumínio para bebidas e o papel do catador de materiais recicláveis Hênio de Nicola, Coordenador da Comissão de Reciclagem da ABAL – Associação Brasileira do Alumínio 15h15 Estratégias de Combate à Exploração do Trabalho Infantil na Coleta de Lixo Margaret de Matos de Carvalho, Procuradora do Trabalho do Ministério Público do Trabalho no Paraná 15h45 Debate 16h Encerramento Renault Castro, Diretor Executivo da Abralatas

Obrigado! renault.castro@abralatas.org.br