As concepções de espaço

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Arte Gótica.
Advertisements

NOSSAS QUESTÕES Como se dá a perspectiva transdisciplinar na educação infantil? A escrita é um produto escolar? Porque ainda existe sociedade iletrada?
Para abrir as ciências sociais:
Barroco Flamengo.
Capítulo 13 Conteúdos para Avaliação Bimestral: capítulos 11, 12 e 13.
AULA DE HISTÓRIA 8º ANO Junho 2007
NATUREZA E SOCIEDADE Curso de Formação Natureza e Sociedade: Orientações Curriculares e os Cadernos de Apoio e Aprendizagem 17/04/12.
Máscaras Africanas.
O RENASCIMENTO Durante os séculos XV e XVI intensificou-se na Europa, a produção artística e científica. Esse período ficou conhecido como Renascimento.
OBRA DE ARTE TAMBÉM SE LÊ Mariana Domingues de Macedo Professora -EJA
DIRETRIZES CURRICULARES EDUCAÇÃO BÁSICA ARTE
A CHARGE COMO ESTÍMULO AO IMÁGINÁRIO DO INTERLOCUTOR
BEM-VINDO À DISCIPLINA
Contextualizar Apreciar Práticar Clique nas palavras ou siga adiante.
Cristiane jonas Francisconi
Apresentação Disciplinar GEOGRAFIA
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
Primeiras noções de escala: elaborando plantas.
ARTISTAS DO RENASCIMENTO
GERAL E DO BRASIL 2.ª edição José Alves de Freitas Neto
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
COLÉGIO INTEGRADO DE CAMPO MOURÃO
AULA 4 – NOÇÕES DE ESTÉTICA
ARTE NO COTIDIANO ESCOLAR
IDADE MÉDIA História – Ângela – 7º.
LEITURA DE IMAGENS.
A que distância estaremos da Idade Moderna?
ARTE E EDUCAÇÃO CURSO: PEDAGOGIA
Impressionismo.
SUGESTÃO DE ATIVIDADE O quadro que você irá observar retrata o encontro entre portugueses e indígenas no processo de “descobrimento” do Brasil. É a “Primeira.
GEOGRAFIA E GEOPOLÍTICA
POSSIBILIDADES DE OLHAR PARA AS QUESTÕES EDUCATIVAS
ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO
AULA 06 HISTÓRIA DA FILOSOFIA ANTIGA I.
Web Quest Web quest Renascimento Público alvo 7º ano.
Conceito de Idade Média
FÍSICA Física é um termo com origem no Grego “physis” que significa “natureza”. É a ciência que estuda as leis que regem os fenômenos naturais suscetíveis.
Impressionismo.
As relações entre tecnologias e educação ALGUNS COMPONENTES PARA MIRAR.
Uma arte que expressa riqueza e poder
A CIÊNCIA GEOGRÁFICA Surge da necessidade do homem de conhecer o lugar onde vivemos, interagindo socialmente e sofrendo as influências da natureza.
EREM PROFESSOR BARROS GUIMARÃES
Século XIX - Europa Final do século XVIII – Predominância do Neoclassicismo ou academicismo. Neoclassicismo- “neo”- Novo classicismo – retomada da cultura.
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
O Renascimento XIV - XVI
Conceitos importantes... Aula: 10/09/2012
ARTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA (P.52) CONHECIMENTO ESTÉTICO: O conhecimento teorizado sobre a arte, produzido pela arte e as ciências humanas, como a filosofia,
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DE HISTÓRIA
“Um novo olhar sobre a ARTE”
REPRESENTAÇÕES SOCIAIS
Prof. Edinaldo Ribeiro.
Psicologia Escolar Professora: Bárbara Carvalho Ferreira.
CLÁUDIA PICCININI ISABEL MARTINS
Renascimento Séculos XIII / XIV
As bases da ciência moderna
FÍSICA Física é um termo com origem no Grego “physis” que significa “natureza”. É a ciência que estuda as leis que regem os fenômenos naturais suscetíveis.
Cultura corporal: DIÁLOGOS ENTRE A EDUCAÇÃO FÍSICA E O LAZER
REALISMO.
Apresentação das conclusões dos Direitos de Aprendizagem de Arte
ELEMENTO DA IMAGEM VISUAL: PONTO
Alunos :Pedro Venicius,Nathan
O espelho e o artista 4º ano Professora: Maria Cristina Carnelosso.
Professor– Alison Pereira Batista “Conhecimento sobre o Corpo”
ARTE GÓTICA.
Por fim, adotamos a premissa de que a escola é o espaço por excelência que pode permitir uma ampliação cultural musical dos alunos, sobretudo dos menos.
ALL STAR & MONET.
As concepções de espaço As atividades partem do pressuposto de que o ensino de física deve ter por objetivo apresentar as teorias da física dentro de seu.
Aula VII Primitivo/Primitivismo, Art Nègre, Imagens do Inconsciente, Art Brut MAK0132.
IMPRESSIONISMO.
A Escola: uma sociedade dentro da outra? Manoel Oriosvaldo de Moura Pilar Lacasa.
Transcrição da apresentação:

As concepções de espaço As atividades partem do pressuposto de que o ensino de física deve ter por objetivo apresentar as teorias da física dentro de seu contexto de produção, de forma a possibilitar em sala de aula um debate em torno da ciência, seus limites e possibilidades. (*) Organização interdisciplinar. (*) Trabalhando o conceito de espaço através de um diálogo entre a Física e a Arte: REA.2.2.1.1; REA.2.2.1.2; REA.2.2.1.4. O professor faz a apresentação de uma seleção de imagens contendo afrescos e pinturas produzidas por artistas da Idade Média até o século XX. Cinco obras de arte que podem ser utilizadas como sugestão de um painel: Entrada em Jerusalém, 1308/11 de Duccio de Sienna, A Madona do Chanceler Rolin, 1435 de JanVan Eyck, Piquenique sobre a relva", 1863, de Édouard Manet, A Catedral de Rouen, 1892-94, de Claude Monet, As moças de Avignon, 1907, de Pablo Picasso.

Proposta de atividade Os alunos (grupos) devem escolher uma das imagens para trabalhar. Realizar uma pesquisa, que deverá ser apresentada na forma de painéis, cujo propósito é responder às seguintes questões: Como as pessoas e os objetos são retratados na imagem? Quais eram as teorias científicas mais importantes da época? Como era a vida das pessoas nesta época? Leve em conta questões como: religião, escolarização, relações sociais e políticas, etc. Conclusão: Toda concepção espacial é histórica e faz parte da cultura humana. Possíveis obstáculos ligados ao olhar do senso comum podem sem confrontados com a cultura da época.

Entrada em Jerusalém, 1308/11 de Duccio de Sienna

A Madona do Chanceler Rolin, 1435 de JanVan Eyck

Piquenique sobre a relva", 1863, de Édouard Manet

A Catedral de Rouen, 1892-94, de Claude Monet

As moças de Avignon, 1907, de Pablo Picasso

Entrada em Jerusalém, 1308/11 de Duccio de Sienna Esta pintura, por ter sido construída dentro do período medieval, destaca um espaço hierarquizado. O tamanho das pessoas retratadas corresponde à posição social que elas ocupavam naquele contexto cultural. Existe uma clara distinção entre céu e Terra. O primeiro sendo representado como uma imagem uniforme, monótona e de cor dourada e o segundo compondo as suas diversidades. Essa, como muitas outras obras pictóricas do medievo, ilustra a concepção espacial do homem europeu daquela época. O espaço era percebido como algo heterogêneo. Cada elemento daquele universo possuía seu lugar natural, estando ao céu reservado o movimento perpétuo e a imutabilidade.

A Madona do Chanceler Rolin, 1435 de JanVan Eyck Esta obra é uma representação pictórica do século XV, não mais apresenta o espaço hierarquizado do medievo. Céu e Terra formam um todo. O céu não é o local da permanência. Assim como a Terra, ele apresenta fenômenos efêmeros. O tamanho atribuído às pessoas, às árvores, às montanhas é calculado pela técnica da pintura em perspectiva. É o ponto de fuga que determina como a imagem é representada. O espaço não tem mais um limite claro, o infinito pode ali ser contemplado. Essa é uma percepção espacial presente no mundo de Isaac Newton, onde os fenômenos celestes, assim como os terrestres apresentam um início, um meio e um fim. Não há lugares privilegiados. O espaço é homogêneo e isotrópico, a presença de objetos não o altera.

Piquenique sobre a relva", 1863, de Édouard Manet Esta pintura não mais coloca a homogeneidade espacial da anterior. As regras da perspectiva clássica não estão plenamente respeitadas. Há uma mulher na pintura retratada com um tamanho que não corresponde a sua posição espacial. A pintura de Manet do século XIX mostra de certa forma uma integração entre objeto e espaço. A retirada de objetos daquela imagem altera a representação ali disposta. Piquenique sobre a relva", 1863, de Édouard Manet

A Catedral de Rouen, 1892-94, de Claude Monet O quadro de Monet faz parte de uma série de pinturas sobre a mesma catedral. Em cada quadro Monet representou-a com impressões bem distintas, ao retratá-la em diferentes tempos. O momento registrado alterava aquele espaço.

As moças de Avignon, 1907, de Pablo Picasso A pintura de Picasso mostra um espaço distorcido, em que as regras da perspectiva não mais se fazem presentes. Vários ângulos de uma mesma figura são representados num mesmo plano. Não há o espaço fechado e hierarquizado do medievo, mas também não encontramos o espaço homogêneo e isotrópico da época de Galileu.