UNIVERSIDADE GAMA FILHO PROCET – PRO-REITORIA DO CENTRO TECNOLÓGICO DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO Disciplina de Introdução a Engenharia.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Análise da Resposta em Frequência
Advertisements

INTRODUÇÃO Ricson Rocha de Souza Departamento de Engenharia Mecânica
Unidade 1 Educação a Distância: Modelo da UFSCar
Prof(a): Patrícia Braz
Como obter maior inserção dos docentes e docentes da PG nos meios científicos e tecnológicos internacionais? GRUPO 2 Moderador: Prof. Dr. Carlos E. Vergani.
Profissão: Engenheiro Informático
A Profissão de Engenheiro Civil
Bacharelado em Sistemas de Informação. Sistemas de Informação Tecnologias da computação, comunicação e informação, em conjunto com recursos da administração,
INTRODUÇÃO Ricson Rocha de Souza Departamento de Engenharia Mecânica
Projeto de Sistemas de Controle pelo Método do Lugar das Raízes
Revisão de Controle e Servomecanismos
Elementos para o debate sobre a Universidade Nova Carlos Alexandre Netto Pró-reitor de Graduação da UFRGS (com a colaboração de colegas Pró-reitores)
PROF. OSCAR DA COSTA GOUVEIA FILHO
2009.
APRESENTAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
ATIVIDADE AVALIATIVA:
Curso de Engenharia de Controle e Automação
Objectivos do Curso de Engenharia Informática da ESTT/IPT
Análise do Lugar das Raízes
TECNÓLOGO EM LOGÍSTICA
Universidade Cândido Mendes Campos.
TRABALHOS SELECIONADOS M E N Ç Ã O H O N R O S A CIÊNCIAS DA VIDA PEG88 - Instituto de Ciências Agrárias – Setor de Zootecnia – Título : Herbário e mostruário.
Disciplina: ENG 2520 Estágio Supervisionado
Pontifícia Universidade Católica de Goiás Departamento de Engenharia Curso: Engenharia de Produção Disciplina: Processos de Fabricação I Prof. Jorge Marques.
Engenheiro Projetista ?
Vitor Luiz Sordi Pró-reitoria de Graduação
UNIVERSIDADE REGIONAL INTEGRADA DO ALTO URUGUAI E DAS MISSÕES
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
Engenharia de Computação
Serviços de Telecomunicações Engenharia Informática 2002/2003.
Projeto e implementação de um sensor magnético sem fio aplicado ao método plunger lift Período: Março/2008 a Agosto/2008 (1º Semestre) Bolsista: Hundson.
Bruno Souza, Leonardo A, Lucas e Ronaldo Turma: 302 Escola de Educação Básica Rainha do Brasil.
A ENGENHARIA E O MEIO AMBIENTE
PROCESSO SELETIVO PARA: ENGENHEIRO
INTRODUÇÃO.
Pedro Chaves de Souza O LICENCIANDO PLENO EM MATEMÁTICA DO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DO SUL E SUDESTE DO PARÁ Marabá.
Setembro Formação Livre II O Valor da Tecnologia e a Inovação IST – MEE (1º ano curricular) 2011/2012, 1º semestre Prof. responsável – António S.
Técnico/a de Eletrónica, Automação e Computadores Laboratório de Circuitos Osciladores Autor Nome do Aluno.
Currículo Quais são as finalidades do curso?
Introdução a Engenharia de Alimentos
REDE DE COMUNICAÇÃO PARA SISTEMAS INTEGRADOS E FLEXÍVEIS DE PRODUÇÃO Objetivo O objetivo principal deste trabalho constitui-se na apresentação do estudo,
INTRODUÇÃO À ENGENHARIA
Curso: Licenciatura em Matemática na modalidade à distância Centro de Ciências Físicas e Matemáticas Departamento de Matemática Coordenação acadêmica:
CEEIDSC Prof.: José Eustáquio Rangel de Queiroz Carga Horária: 60 h.
Interface de comunicação entre uma rede Foundation Fieldbus e uma planta simulada Aluno: Victor Leonardo Cavalcante Melo da Silva Orientador: Prof. Jorge.
06/05/ Apresentação da disciplina 1 Universidade Federal do Paraná Setor de Ciências Exatas Departamento de Informática ESPECIALIZAÇÃO EM INFORMÁTICA.
HISTÓRICO Egito Revolução industrial Guerras mundiais Era contemporânea.
Processamento Digital de Sinais (PDS)
Universidade Salgado de Oliveira Curso:Engenharia de Produção Disciplina:Fontes Alternativas de Energia Professora:Ana Paula Diniz Arruda.
Etapas da evolução da comunicação humana
Disciplinas Optativas
FLUXOGRAMA DO CURSO DE BACHARELADO EM QUÍMICA COM ÊNFASE EM BIOQUÍMICA E BIOLOGIA MOLECULAR – INTEGRAL – 46300/600 (2015) 1º 2º 3º 4º 5º 6º 7º 8º QBQ1151.
Disciplinas Optativas Disciplinas Optativas
Estudo do Possível Piagetiano em ambientes de aprendizagem: é possível inovar em EAD utilizando recursos telemáticos? UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR.
UM SALTO PARA O FUTURO PROGRAMA QUERO - QUERO. A SOCIESC, dentro de premissas de sua vocação e comportamento histórico na comunidade, tem desenvolvido.
Seminário Deficiência, funcionalidade e acessibilidade: implicações para os direitos à comunicação, informação e saúde. Direito das Pessoas com Deficiência:
Gestão da Qualidade Aula 0 - Apresentação Aula 1
Proposta Estrutura Organizacional Comissão do Consuni: Dagoberto Almeida Edson Pamplona José Alberto Marcel Parentoni Marcos Aurélio.
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO E CONTEMPORANEIDADE (Modalidade presencial) Área: Ciências Humanas/Educação – CAPES.
Disciplinas Optativas
AULA 02 – HISTÓRICO E PAPEL SOCIAL Introdução à Engenharia Professor Marcelo Silva, M. Sc.
Universidade Federal do Pampa Engenharia de Alimentos Química de Alimentos Profa. Valéria Terra Crexi Introdução a Engenharia de Alimentos.
Prof. Gustavo Fernandes de Lima Corpo Doscente e Técnico Administravo.
Projeto Lógico Estruturado de Software Wolley W. Silva.
Apresentação ApresentaçãoApresentaçãoApresentação.
Universidade Federal do Rio de Janeiro Curso de Graduação em Engenharia Elétrica Recepção aos Novos Alunos Março 2015.
UEMG – UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MINAS GERAIS CURSO DE ENGENHARIA DE MINAS PROF. CRISTIANO SALES.
NOME DE CADA UM, LOCAL ONDE MORA E PROFISSÃO QUESTIONÁRIO APRESENTAÇÃO DO CURSO VIDEOS ORIENTAÇÕES AO ESTUDANTE INICIO.
1 AVALIAÇÃO DA GRADUAÇÃO NA UNESP: EVASÃO E RETENÇÃO José Brás Barreto de Oliveira Assessoria Prograd – Unesp
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Francisco Beltrão CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ALIMENTOS Coordenadora do Curso - Prof. Dra. Cleusa.
Transcrição da apresentação:

UNIVERSIDADE GAMA FILHO PROCET – PRO-REITORIA DO CENTRO TECNOLÓGICO DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO Disciplina de Introdução a Engenharia Prof. MC. Leonardo Gonsioroski da Silva

O Curso

Introdução Estrutura e funcionamento. O curso de Engenharia de Controle e Automação, estrutura curricular básica e profissionalizante, laboratórios, equipamentos, etc. A Engenharia de Controle. Histórico. A profissão no Brasil. Campo de atuação. Integração com outras áreas da engenharia. Evolução e perspectivas. Ética, direitos e deveres na profissão do engenheiro. Conceitos Básicos  Apresentar noções de sistemas de comunicações e, principalmente, como os sinais são representados, analisados e processados tendo em vista a sua transmissão e recepção. Ao final do curso, o aluno deverá ter plena compreensão sobre as formas de representação de sinais nos domínios do tempo e da freqüência (e a relação entre elas) e sobre os processos de modulação mais comumente utilizados na prática.

UNIVERSIDADE GAMA FILHO PROCET – PRO-REITORIA DO CENTRO TECNOLÓGICO DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO Disciplina de Introdução a Engenharia Prof. MC. Leonardo Gonsioroski da Silva

UNIVERSIDADE GAMA FILHO PROCET – PRO-REITORIA DO CENTRO TECNOLÓGICO DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO Disciplina de Introdução a Engenharia Prof. MC. Leonardo Gonsioroski da Silva