Escola de Hotelaria e Turismo do Douro – Lamego

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Oferta Formativa para Ano lectivo 2009/2010
Advertisements

- ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR
RECONHECIMENTO DE SABERES E COMPETÊNCIAS RSC
Proposta de Projeto Político Pedagógico EJA-FIC (contribuição do projeto piloto de Diadema, Guarulhos e Osasco ao PROEJA-FIC) Assessoria técnica: IIEP.
Formação Pedagógica Inicial de Formadores
1 Ponta Delgada, 18 de Fevereiro de Qualquer tentativa de criação de um novo negócio ou nova iniciativa, tal como emprego próprio, uma nova organização.
O Ensino Superior e a Profissão M. Luísa Anacoreta Correia
PROGRAMA: PIC Equal MEDIDA: Facilitar o acesso e o regresso ao mercado de trabalho. ÁREA DE INTERVENÇÃO: Percursos Integrados de Orientação – Formação.
Escola Superior de Educação
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA.
21ª Jornada da AMIMT 23/11/2007 Sandra Gasparini
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
Elementos básicos sobre o Processo RVCC
Liderança, Motivação e Avaliação de desempenho
ANÁLISE DAS PRÁTICAS PROFISSIONAIS
tecnológicos e profissionais
ENCONTRO COM A COORDENAÇÃO MBA SEGUROS
Formação por competências
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
Apresentado por Ana Paula de Jesus Almeida e Silva
Diretrizes Curriculares Centro Paula Souza
ORIENTAÇÃO VOCACIONAL
METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO DAS COMPETÊNCIAS DOS DIPLOMADOS DO IST
PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE
POLÍTICA EDUCACIONAL E FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES
(Bernardino Jorge) Centro de Formação da Associação de Escolas do Concelho de Mafra ENCONTRO A QUALIDADE NA ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR 1 de Março de 2006 Tema:
… etiqueta da deficiência …
Responsabilidade Social Vodafone Portugal, SA
Implementação do Projecto Competências TIC Fevereiro de 2009.
Mariana Dias Coordenadora da equipa do Centro de Investigação em Educação (ESELx) ESTRATÉGIAS DE INTERVENÇÃO NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO.
Ambiente uniforme de neg ó cios Acesso ao Cr é dito Acesso à Tecnologia e Compe- tências de Gestão Estado de Direito Infra-estruturas físicas e sociais.
IV Congresso Internacional das AVAPES de Reabilitação e Inclusão
Instalações da EHTCV Plano de desenvolvimento Institucional Actividade formativa da EHTCV Principais Desafios e Estratégias de intervenção da EHTCV.
Lumiar. Constituir-se como uma entidade de referência no desenvolvimento de soluções formativas dinamizadoras da valorização profissional, pessoal e.
Seminário Pedagógico O Papel da Tutoria na Formação em Contexto de Trabalho 29 de Junho de 2009.
Mercados de trabalho e competências profissionais
Novos Públicos e Novas Oportunidades de Certificação: Ensino Superior Pedro Lourtie Instituto Superior Técnico, Universidade Técnica de Lisboa Debate Nacional.
II Encontro O Perfil do Professor na Sociedade da Informação e do Conhecimento II Encontro O Perfil do Professor na Sociedade da Informação e do Conhecimento.
IMPLEMENTAÇÃO DA CIF EM PORTUGAL
Curso Profissional de Técnico de Serviços Jurídicos
Rede de Incubação e Empreendedorismo da Região Centro RIERC
A formação de professores e o Processo de Bolonha
Escola Secundária com 3ºCiclo Dr. Jaime Magalhães Lima
Estágio supervisionado
Agrupamento Vertical de Escolas do Búzio
OBJETIVOS: A FASC em suas atribuições, tem por objetivo oferecer aos profissionais e acadêmicos uma prática constante de atualização, por intermédio de.
“Formação para o Mundo dos Vinhos” A oferta das Escolas do Turismo de Portugal 1.
Os CET no Instituto Politécnico de Santarém Conferência Internacional “O Ensino Superior de Curta Duração: Os CET e o Futuro” Leiria, 17 de Junho de 2011.
Formador (M/F) Perfil Profissional.
Conquistando Seu Lugar No Mercado De Trabalho Ernandes Rodrigues Bel. Administração de Empresas Esp. Formação Docente para EAD Mestre em Educação.
As tecnologias da informação e comunicação, as diferentes linguagens e a formação do professor.
Medidas Ativas de Emprego
Cursos de Educação e Formação de Adultos Nível Secundário
O Programa Sectorial LEONARDO DA VINCI integra-se num programa mais vasto, que é o Programa Aprendizagem Ao Longo Da Vida ; visa atender às necessidades.
A Reforma da Formação Profissional
Escola Secundária de Monserrate
Psicologia da Educação
INDICAÇÃO CEE 108/ : CEE tem se dedicado à análise das DCNs para a Ed. Profissional em função da implementação do Catálogo Nacional de Cursos.
Hotel dos Templários, Tomar 24 e 25 Novembro 2015 Formação Profissional.
Atualmente, não se concebe uma Educação Profissional identificada como simples instrumento de política assistencialista ou linear ajustamento às demandas.
Apresentação das alternativas de ensino a partir do 10º ano de escolaridade Serviço de Psicologia e Orientação Ano letivo de 2015/2016.
Avaliação de Operacionalização Cursos Especialização Tecnológica - CET Rede Avaliação QREN 3 Novembro 2011.
A PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO Ana Paula Palheta PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO.
O BALANÇO DE COMPETÊNCIAS E A VALIDAÇÃO DE ADQUIRIDOS A EDUCAÇÃO DE ADULTOS EM PERSPECTIVA RECONHECIMENTO VALIDAÇÃO E CERTIFICAÇÃO DE COMPETÊNCIAS FORMAÇÃO.
Projectos de Cooperação com Cabo Verde Apoiar o desenvolvimento económico promovendo a qualificação profissional e o emprego.
APOIOS E SUBSÍDIOS Subsídio de Alimentação / Subsídio de Alojamento / Subsídio de Transporte * / Bolsa de Profissionalização / Garantia de Estágio em Entidades.
COMBATER O DESEMPREGO Eurodeputada Sofia Ribeiro EURODEPUTADA SOFIA RIBEIRO.
Formação e Novas Tecnologias CABO VERDE: QUE PRESENTE, QUE FUTURO Câmara de Comércio, Indústria e Turismo de Cabo Verde 11 de Abril de 2007.
Processo de RECONHECIMENTO, VALIDAÇÃO E CERTIFICAÇÃO DE COMPETÊNCIAS Nível Secundário - NS.
Tendências, desafios, estratégias e futuro Pedro Lourtie Jornadas Pedagógicas do Técnico Ensino e 16 de março de 2016.
Transcrição da apresentação:

Escola de Hotelaria e Turismo do Douro – Lamego O Papel da Formação face às Tendências da Restauração NOVOS CONTEXTOS FORMATIVOS para Novos Negócios Paulo Morais Vaz Escola de Hotelaria e Turismo do Douro – Lamego Póvoa de Varzim, 23.11.11 Paulo Morais Vaz 23.11.11 Póvoa de Varzim

NOVOS CONTEXTOS FORMATIVOS 50 % DO QUE SABEMOS HOJE, NÃO TERÁ QUALQUER UTILIDADE DAQUI A 10 ANOS……. E 50% DO QUE PRECISAREMOS DE SABER NESSA ALTURA, AINDA NÃO EXISTE, OU FOI SEQUER, INVENTADO! Paulo Morais Vaz/23.11.11 Póvoa de Varzim

ACTUAIS COMPETÊNCIAS CULTURAIS E PROFISSIONAIS DA POPULAÇÃO ACTIVA NOVOS CONTEXTOS FORMATIVOS ACTUAIS COMPETÊNCIAS CULTURAIS E PROFISSIONAIS DA POPULAÇÃO ACTIVA Adquiridas fora dos modelos formação inicial / sistema de ensino e formação contínua / sistema produtivo (anterior paradigma ) Adquiridas pela “via da experiência” nos seus contextos de vida e de trabalho; não eram identificadas e formalmente reconhecidas; não tinham equivalência escolar ou valor académico e não tinham existência estatística OU SEJA NÃO TINHAM QUALQUER VALOR! In - Comunicação: “a aprendizagem ao longo da vida e em todos os contextos de vida”- Acácio Duarte Fev 2006 Paulo Morais Vaz/23.11.11 Póvoa de Varzim

NOVOS CONTEXTOS FORMATIVOS A LÓGICA DO ANTERIOR PARADIGMA MUDOU Quem é responsável por quê? Quem faz o quê e para quem? Porque o faz? FORMAÇÃO CONTÍNUA Empresas FORMAÇÃO INICIAL Educação e Ensino Superior FORMAÇÃO PROFISSIONAL Trabalho Jovens – preparação para acesso à vida activa / 1º emprego Adultos - empregados Jovens e adultos desempregados In - Comunicação: “a aprendizagem ao longo da vida e em todos os contextos de vida”- Acácio Duarte Fev 2006 Paulo Morais Vaz/23.11.11 Póvoa de Varzim

NOVOS CONTEXTOS FORMATIVOS A EVOLUÇÃO DOS SISTEMAS DE TRABALHO Novos produtos, novas tecnologias, novas formas de organização, novos clientes e diferentes exigências A evolução dos sistemas de trabalho caracterizada por novos produtos, novas tecnologias, novas formas de organização requer e induz a evolução dos perfis profissionais com novas competências. Por outro lado, dispor de profissionais com novos perfis, novas competências, estimula e viabiliza os processos de modernização dos velhos sistemas produtivos. Importa então, conhecer bem esses desfasamentos para que se possa intervir no sentido de evitar ou minorar as suas consequências. No que se refere à situação do Turismo, especialmente no que se refere aos subsectores de hotelaria e restauração e, nestes, especialmente ao segmento constituído essencialmente por microempresas e empresas de pequena dimensão, um primeiro desfasamento, de natureza sobretudo quantitativa, existe entre a composição da oferta de formação inicial e a estrutura dos níveis de qualificação requeridos pelos sistemas de trabalho. Recorrendo a um esquema esta situação poderá ser representada da seguinte forma: Profissionais com novos perfis Novas competências Paulo Morais Vaz/23.11.11 Póvoa de Varzim

NOVOS CONTEXTOS FORMATIVOS Gestão Direcção Quadros Superiores Profissionais altamente qualificados Profissionais qualificados Profissionais semi-qualificados Indiferenciados N 5 e 6 … N 5 e 6 N 4 e 5 N 3 e 4 N 2 N 1 De um lado, vemos que predominam ainda, no terreno, sistemas de trabalho em que a maior dimensão quantitativa dos segmentos de oferta de emprego se situa nos patamares de qualificação mais baixos (Profissionais semi-qualificados e Indiferenciados); De outro lado, vemos que a evolução dos sistemas de formação inicial tem vindo a conduzir a uma rarefacção da oferta de formação nos níveis de qualificação mais baixos e a uma concentração dos níveis mais elevados, nomeadamente nos níveis de formação superior. Situações com desequilíbrios deste tipo tendem a fazer emergir os tais fenómenos de aparência contraditória: escassez de mão-de-obra e desemprego; muita oferta de emprego por preencher e procura de emprego não satisfeita; desemprego de nacionais e importação de mão-de-obra estrangeira. Situações deste tipo poderão também contribuir para o fenómeno da deslocalização da produção. No caso do Turismo, não podendo ser deslocalizada a produção – dada a sua natureza intrínseca – a tendência será para a deslocalização da mão-de-obra, por processo de importação, indo buscá-la onde esteja disponível, em condições de maior ou menor legalidade e/ou de maior ou menor racionalidade social. Outros aspectos a reflectir poderão estar relacionados com outro tipo de desfasamentos, mais de natureza qualitativa, entre as tais novas competências e os tais velhos sistemas de trabalho. Um outro aspecto que deverá ser colocado em evidência, nomeadamente em relação ao “velho” sistema de trabalho da restauração e da hotelaria, é o que se pretende sugerir com este diapositivo. Organização laboral Organização formativa Paulo Morais Vaz/23.11.11 Póvoa de Varzim

NO NOVO PARADIGMA A TÓNICA DESLOCA-SE: NOVOS CONTEXTOS FORMATIVOS NO NOVO PARADIGMA A TÓNICA DESLOCA-SE: DA FORMAÇÃO um tempo, um lugar, um modo, uma entidade, uma acção, um formador … PARA A APRENDIZAGEM em todos os momentos, em todos os lugares, de todos os modos, nos mais diversos contextos, servindo-se dos mais diversos recursos materiais, técnicos e humanos In Comunicação: “a aprendizagem ao longo da vida e em todos os contextos de vida”- Acácio Duarte Fev 2006 Paulo Morais Vaz/23.11.11 Póvoa de Varzim

UMA NOVA ENGENHARIA DE FORMAÇÃO E DE CERTIFICAÇÃO PROFISSIONAL NOVOS CONTEXTOS FORMATIVOS UMA NOVA ENGENHARIA DE FORMAÇÃO E DE CERTIFICAÇÃO PROFISSIONAL CAPACIDADE DE ORIENTAÇÃO, APOIO E FACILITAÇÃO DA APRENDIZAGEM CAPACIDADE DE RECONHECIMENTO, VALIDAÇÃO E CERTIFICAÇÃO DE COMPETÊNCIAS CAPACIDADE DE MODULARIZAÇÃO DOS PERFIS DE COMPETÊNCIAS EM PEQUENAS UNIDADES COMUNS E ESPECÍFICAS VAI-VEM PERMANENTE DOS “APRENDENTES” ENTRE OS CONTEXTOS DE VIDA E DE DESEMPENHO CÍVICO E PROFISSIONAL E OS DISPOSITIVOS DE RVCC-FORMAÇÃO-CERTIFICAÇÃO DE COMPETÊNCIAS NOVOS “FORMADORES” E/OU NOVAS FIGURAS PROFISSIONAIS In Comunicação: “a aprendizagem ao longo da vida e em todos os contextos de vida”- Acácio Duarte Fev 2006 Paulo Morais Vaz/23.11.11 Póvoa de Varzim

NOVOS CONTEXTOS FORMATIVOS MAIS VALIAS: ACEDER A APOIOS FINANCEIROS DE VÁRIA ORDEM COMBATER A MÁ QUALIDADE DE PRODUTOS E SERVIÇOS AUMENTAR A PRODUTIVIDADE POTENCIAR A RENTABILIDADE EVITAR A DESMOTIVAÇÃO E O DESINTERESSE ELIMINAR O DESENQUADRAMENTO SOCIAL E CULTURAL FACILITAR AS RELAÇÕES PESSOAIS E PROFISSIONAIS COMBATER PROCESSOS REGIONAIS DE DESERTIFICAÇÃO Paulo Morais Vaz/23.11.11 Póvoa de Varzim

NOVOS CONTEXTOS FORMATIVOS Organização da Formação Modelo Flexível | Unidades de Formação de Curta Duração | Capitalizáveis (UFCD’s)   Certificado de Qualificação Carteira Profissional itinerário de qualificação escolar de nível II ou III aquisição, reciclagem Paulo Morais Vaz/01.07.11 Macedo de Cavaleiros

NOVOS CONTEXTOS FORMATIVOS Áreas de Formação Turismo Produção de Cozinha e Pastelaria Food & Beverage Gestão Hoteleira Higiene e Segurança Alimentar Higiene e Segurança Profissional Gestão de Recursos Humanos e Talentos Formação de Formadores Gestão Financeira Empreendedorismo Línguas Paulo Morais Vaz/01.07.11 Macedo de Cavaleiros

NOVOS CONTEXTOS FORMATIVOS Formação de Jovens c/ Dupla Certificação + 3.000 novos alunos + 150 turmas 16 escolas Oferta Formativa Técnicas de Cozinha/Pastelaria Serviço de Restauração e Bebidas Operações Turísticas e Hoteleiras Gestão Hoteleira - Restauração e Bebidas Gestão Hoteleira - Alojamento Técnicas e Gestão de Turismo Gestão e Produção de Cozinha Pastelaria Avançada Paulo Morais Vaz/23.11.11 Póvoa de Varzim

NOVOS CONTEXTOS FORMATIVOS CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO TECNOLÓGICA Um diploma de Especialização Tecnológica pelo Turismo de Portugal Um estágio profissional numa unidade hoteleira de prestígio Paulo Morais Vaz/23.11.11 Póvoa de Varzim

NOVOS CONTEXTOS FORMATIVOS Gestão Hoteleira/Alojamento Gestão Hoteleira-Restauração e Bebidas Gestão e Produção de Cozinha Pastelaria Avançada Técnicas e Gestão de Turismo Paulo Morais Vaz/23.11.11 Póvoa de Varzim

NOVOS CONTEXTOS FORMATIVOS Para quem tem o 11º ano e quer entrar no mercado de trabalho (duração de 1 ano letivo) • Técnicas de Cozinha/ Pastelaria • Técnicas de Serviço de Restauração e Bebidas • Técnicas de Receção Hoteleira Cursos On The Job Paulo Morais Vaz/23.11.11 Póvoa de Varzim

“If you think education is expensive, try ignorance!” Derek Bok Fazemos coisas simples, extraordinariamente bem! Paulo Morais Vaz/23.11.11 Póvoa de Varzim

MELHORES PROFISSIONAIS MELHOR FORMAÇÃO MELHORES EMPREGOS MELHORES PROFISSIONAIS Fazemos coisas simples, extraordinariamente bem! www.escolas.turismodeportugal.pt Paulo Morais Vaz/23.11.11 Póvoa de Varzim