Challenges of networking library services.Desafios de serviços de bibliotecas em rede.Florianópolis, UFSC setembro de 2013 Paula Mello SiBI/UFRJ
No Brasil, a partir de 1992, a instalação da espinha dorsal da Rede Nacional de Pesquisa (RNP) do Conselho Nacional de Pesquisa (CNPq), proporcionou que a comunicação via Internet fosse introduzida. Em 1999, os ministérios da Educação e da Ciência e Tecnologia assinaram um convênio para a implantação do backbone RNP2, que passou a interligar o país com uma rede de alta tecnologia (REDE NACIONAL DE PESQUISA, 2009). Para as unidades informacionais, em particular, as redes potencializam o uso de recursos de informação, diminuem gastos e geram mais conhecimento, proporcionando economia financeira e de tempo para o usuário final, bem como aos profissionais das instituições, trazendo ganhos para toda sociedade
O trabalho em redes é considerado uma forma de aliança essencial para a expansão dos serviços prestados pelas unidades de informação, não somente como forma de atender em maior escala as necessidades informacionais dos usuários, mas como alternativa para a melhoria na qualidade desses serviços. (HILDA CAROLINA FEIJÓ. A participação das bibliotecas universitárias em redes cooperativas no Brasil, UFSC 2009
E também: aprimoramento dos serviços, a melhoria da comunicação e a participação da comunidade de usuários. BibliotecáriosWeb participativa Expansão do relacionamento com o usuário
Tipos de redes Redes de Compatibilização da Informação (RCI) WorldCat, CCN, ANAIS, Redes de Processamento da Informação (RPI) MINERVA, BIBLIODATA, Redes de Serviços de Informação (RSI) COMUT, CBIES, CRUESP Redes de Informação Especializada (RIE) BLDSC, REDUC, REBAP, ISTEC, BIREME Redes de Informação Digital (RID) BDTD, CAPES Tomaél (2005)
aprimoramento dos serviços, a melhoria da comunicação e a participação da comunidade de usuários blogs, Twitters, mensagens instantâneas (microblogs), redes sociais, comunidades virtuais, alertas (RSS) e wikis. (XU, OUYANG, CHU, 2009). ferramentas mais voltadas para o compartilhamento do conhecimento OPACs catalogação compartilhada - Library Things, Worldcat, folksonomia,(indexação livre), a indexação colaborativa e os bookmarks (YONG-MI, ABBAS, 2010
PERGAMUM BIBLIODATA CALCO COMUT CCN FACEBOOK REBAE ISTEC OCLC BIREME REBAP CBBU BLOGSREDARTE CBIES BRITISH LIBRARY SITE MINERVA APCIS BDTD IBICT LIBRARY THINGSGOOGLE+ CAPES
Redes sociais: interagir com usuário, Redes cooperativas: compartilhar recursos e serviços Redes de serviços de busca e recuperação da informação: identificar e compartilhar recursos informacionais Redes associativas: que envolvem vínculos com associações, federações Classificação das redes em uso pelas bibliotecas universitárias brasileiras
mais de 800 milhões de usuários ativos pelo mundo. O mapa de Justin Moore, cientista de dados do Facebook, dá uma visão diferente e bonita de como os usuários utilizam a rede social pelo mundo. As cores do mapa variam de verde para azul, de acordo com a idade média global dos usuários. As áreas com mais verde possuem usuários do Facebook mais estabilizados, enquanto as áreas com mais azul têm mais novos adeptos. Facebook
Fonte: Mashable.
July 2012: a new edition of my World Map of Social Networks, showing the most popular social networking sites by country, according to Alexa traffic data (Google Trends for Websites was shut down on September 2012).Alexa FACEBOOK
Blog
Twitter aumenta a interatividade com o usuário.
LinkedIn Mais de 225 milhões de profissionais utilizam o LinkedIn para compartilhar informações, ideias e oportunidades (
Quem já faz parte do LinkedIn Usuários 9 milhões no Brasil Públicos – alvo 7,9 milhões de decisores 5,5 milhões de gerentes de tecnologia 1,3 milhão de donos de pequenas empresas 4,2 milhões de executivos empresariais
Portal Capes de Periódicos
Portal Capes disponibiliza a instituições de ensino e pesquisa no Brasil um acervo de mais de 35 mil periódicos com texto completo 130 bases referenciais, 11 bases dedicadas exclusivamente a patentes, além de livros, enciclopédias e obras de referência, normas técnicas, estatísticas e conteúdo audiovisual.
Portal Capes Acesso em rede acesso livre e gratuito ao conteúdo professores, pesquisadores, alunos e funcionários vinculados às instituições participantes. O Portal é acessado por meio de terminais ligados a internet e localizados nessas instituições ou por elas autorizados. Acesso por contrato com instituições privadas
Portal Capes IES participantes 2012
Fonte:
BIBLIOTECATIPOENDEREÇO ELETRÔNICO 1CCJE/BC SITE 2CCJE/COPPEAD SITE 3 CCJE/FDIR BLOG CCJE/FDIR SITE 4 CCJE/IPPUR BLOG DOWNLOADS ÚTEIS CCJE/IPPUR BLOG DÚVIDA DE NORMALIZAÇÃO CCJE/IPPUR BLOG VITRINE CCJE/IPPUR FACEBOOK CCJE/IPPUR FACEBOOK CCJE/IPPUR SITE CCJE/IPPUR TWITTER 1CCMN/BC TWITTER 2 CCMN/IF FACEBOOK CCMN/IF SITE CCMN/IF TWITTER 3 CCMN/IM BLOG CCMN/IM FACEBOOK CCMN/IM FALE CONOSCO (CHAT) CCMN/IM TWITTER twitter.com/bibliotecaim 4 CCMN/IQ FACEBOOK CCMN/IQ TWITTER 5CCMN/PGG FACEBOOK 6CCMN/XISTO TWITTER xistoquimica 1 CCS/FF BLOG CCS/FF FACEBOOK CCS/FF FLICKR
BIBLIOTECATIPOENDEREÇO ELETRÔNICO 2 CCS/HU-IDTBLOGhttp://bibliotecahucff.wordpress.com CCS/HU-IDTSITEwww.hucff.ufrj.br/biblioteca 3 CCS/IPUBBLOGhttp:// CCS/IPUBFACEBOOKhttp:// CCS/IPUBSITEhttp:// CCS/IPUBTWITTERhttps://twitter.com/biblioteca_ipub 4 CCS/XERÉMBLOGhttp://bibufrjxerem.wordpress.com CCS/XERÉMFACEBOOKhttp:// CCS/XERÉMSITEwww.xerem.ufrj.br 1 CFCH/BCBLOGhttp://btcfchufrjbr.blogspot.com.br/ CFCH/BCSITEhttp:// CFCH/BCTWITTERhttp://twitter.com/BibECOCFCH 2CFCH/IFCSSITEwww.biblioteca.ufrj.br/ifcs/ 3CFCH/IFCS/CIESITEhttp:// 1 CLA/FLBLOGhttp://bibletrasufrj.wordpress.com/ CLA/FLFACEBOOKhttp:// CLA/FLTWITTERbibliotecafl 1 CT/BCBLOG ct.ufrj.br/biblioteca CT/BCFACEBOOK facebook.com/bibliotecact CT/BCFALE CONOSCO (CHAT) ct.ufrj.br/biblioteca CT/BCSITE ct.ufrj.br/biblioteca CT/BCTWITTER twitter.com/bibliotecact 2 CT/BORFACEBOOK CT/BORSITE CT/BORTWITTER 1FCC/BPCSITEwww.forum.ufrj.br/biblioteca 2 FCC/SiBI/CRSITEhttp:// FCC/SiBI/CRTWITTERSIBI_UFRJ 1 MACAÉFACEBOOKbiblioufrjmacae MACAÉTWITTERbiblioufrjmacae
HOJE Inovações! Entender o comportamento do usuário! Conhecer e acompanhar as inovações! PROGRAMABILIDADE Começamos a programar para ver apenas a parte do mundo que queremos. Já programamos nas redes sociais o que queremos discutir, e com quem... ( Meira, 2013.) Como a Biblioteca pode inovar nesse processo?
DESAFIOS Aumentar a participação em redes Melhorar infraestrutura de redes nas Instituições Capacitar profissionais Participar de novas redes cooperativas, colaborativas e associativas
AGUIAR, Giseli A. A adoção das redes sociais da internet pelas bibliotecas universitárias da Argentina, Brasil, Espanha e Estados Unidos: um estudo exploratório. Congresso Brasileiro de Biblioteconomia e Documentação - CBBD, agosto AMORIM, Maira. Programe-se: mundo já está deixando para trás a era da mobilidade. O Globo, Caderno Boa Chance, p de setembro de FEIJÓ., Hilda Carolina. A participação das bibliotecas universitárias em redes cooperativas no Brasil, UFSC Disponível em: Acesso em 15 set SANTOS, Cibele; SANCHERZ, Fabíola; ROSA, J.C.; CRESTAN, Maria F. Biblioteca Universitária 2.0: experiência com blogs e twitter. Rio de Janeiro:Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias, Disponível em: Acesso em 12 setembro TOMAÉL, M.I.; MARTELETO, R.M. Redes sociais:posição dos atores no fluxo de informação. Ens. Bibli. Revista Eletr. De Bibliotecon. Ci.Info. Florianópolis, n.esp Disponível em: Acesso em 12 setembro2013. Acesso em 17 setembro Acesso em 12 setembro2013 XU, C; OUYANG, F CHU, H. The Academic Library meets Web 2.0: applications and implications. The Journal of Academic Librarianship, v. 35, n. 4, p , Disponível em: _Applications_&_Implications.pdf Acesso em: 18 setembro 2013.