O carnaval capixaba foi divulgado durante todo o ano de 2008, com um trabalho intensificado em janeiro de 2009, nas agências de viagens do país associadas à ABAV (Associação Brasileira de Agências de Viagens). DATA 13 e 14 de fevereiro de 2009 LOCAL SAMBÃO DO POVO. DIVULGAÇÃO
COMERCIALIZAÇÃO CAMAROTES Disponibilizado para a venda pela ABAV/ES: 35 unidades Data de comercialização: 03 a 06 de fevereiro de 2009 Local de vendas Sede da ABAV/ES
COMERCIALIZAÇÃO CAMAROTES Mecânica de comercialização As solicitações de compra eram recebidas por FAX e respondidas de acordo com a ordem de chegada. Nessas respostas continham os procedimentos para o pagamento e escolha dos camarotes, não cumprido os requisitos o interessado perdia o direito a compra e o contato era feito com o próximo interessado, até a comercialização final dos 35 camarotes. Resultado Entre 8:30 e 9h – 03/02/2009 – ligações recebidas Total de chamadas no dia 03/02/ – aumento de 360% com relação ao ano anterior Mais de 350 fax convertidos só no primeiro dia de comercialização.
COMERCIALIZAÇÃO DE MESAS E INGRESSOS DE ARQUIBANCADA Disponibilizado para a venda pela ABAV/ES: Arquibancadas: ingressos/dia Messas: 80 mesas para 4 pessoas Data de comercialização: 08 a 10 de fevereiro de 2009 Local de vendas Armazém 5 – Estação Porto
COMERCIALIZAÇÃO DE MESAS E INGRESSOS DE ARQUIBANCADA Mecânica de comercialização 20 Guichês com atendimento simultâneo; Sistema automatizado para gestão das vendas; Prioridade de atendimento para idosos, gestantes e/ou portadores de deficiência; Filas separadas para Ingressos Arquibancadas e Mesas, com senha de chegada para maior controle. Resultado 08/ ingressos vendidos (primeiro dia de comercialização); 09/ ingressos vendidos (até as 12 horas).
CAMAROTE TURÍSTICO VIVA VITÓRIA Público Cerca de 450 pessoas por noite estiveram presentes no Camarote Turístico “Viva Vitória”, além de reunir turistas estrangeiros como italianos, americanos, portugueses, chineses, alemães, suíços e argentinos, houve a participação também de turistas brasileiros como: paulistas, cariocas, mineiros, baianos, brasilienses. Os capixabas também compareceram e entre eles estiveram presentes grande parte do “Trade Turístico” da capital, além de autoridades, políticos e personalidades, imprensa.
Serviços Especiais: Uma equipe de profissionais bilíngües (Espanhol e Inglês) atuaram no camarote do Turismo para recepcionar os turistas e jornalistas estrangeiros. O camarote serviu como centro de informações turísticas da cidade de Vitoria e das demais regiões turísticas do estado, com painéis com fotos de vários pontos turísticos capixabas. CAMAROTE TURÍSTICO VIVA VITÓRIA
Entretenimento Serviço de bar exclusivo, roda de samba nos intervalos, pinturas de rosto, segurança e banheiros exclusivos, fotos temáticas. Resultados Alto índice de mídia espontânea (cerca de R$ ,00); A utilização do camarote por algumas empresas para relacionamento com clientes e fornecedores. CAMAROTE TURÍSTICO VIVA VITÓRIA
Com a profissionalização e fortalecimento do evento, e havendo um planejamento prévio a partir de julho de 2009 será possível intensificar a divulgação e a comercialização do evento, seja entre as agências abavianas de todo o país ou principalmente nas principais feiras de turismo do Brasil e da América do Sul. AÇÕES FUTURAS