Transporte e armazenagem

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Unidade de biodiesel da Petrobras
Advertisements

Quem somos O SINAVAL é a instituição que representa os estaleiros brasileiros instalados em diversas regiões do país. A missão do SINAVAL é fomentar a.
Unidade Offshore Techint Paraná Grupo Techint
01 de Março de 2005 Teleconferência. 2 Objetivo principal Criação da Nova Sociedade (Instituição Financeira), responsável pela estruturação e comercialização.
A QUESTÃO DO PETRÓLEO NO BRASIL.
GESTÃO DE OPERAÇÕES - II
COMBUSTÍVEIS FÓSSEIS NO BRASIL
LOGÍSTICA DE SUPRIMENTOS
Novo Marco Regulatório do Pré-Sal
Petrobras Distribuidora no Setor de GLP
APRESENTAÇÃO NA FUP MUDANÇAS NO MARCO REGULATÓRIO DA INDÚSTRIA DO PETRÓLEO NO BRASIL Henrique Jäger (Subseção da FUP) Cloviomar Cararine (Subseção do SINDIPETRO-NF)
Petrobras – Área Internacional
UNIDADE 08 “LOGÍSTICA DE DISTRIBUIÇÃO”
A visão da Petrobras no Etanol, H-Bio e Biodiesel
A GRANDE QUESTÃO É … Como as aplicações dos conceitos logísticos poderiam dinamizar nossas exportações e tornar nossos custos logísticos compatíveis com.
A Evolução da Extração de Petróleo no Brasil.
Petrobras mudará centro de operações para São Paulo
Análise de Risco Transporte Aquaviário
HIDROVIA BRASIL - URUGUAI
SINDICATO NACIONAL DA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO PESADA - SINICON
X CONGRESSO BRASILEIRO DE ENERGIA
Grupo Roxo.
Transporte, Armazenagem e Movimento de materiais
ESPÍRITO SANTO: PORTAL NORTE DO PRÉ-SAL
Estágio Supervisionado X
NEWS CENTER AUXILIAR DE LOGÍSTICA CURSO DE PETRÓLEO E GÁS
FUP – Federação Única dos Petroleiros
GESTÃO DA LOGÍSTICA EMPRESARIAL
Grupo 08E Subgrupo 1: Daniel Castro Corrêa Rudá Roessler Mohr
Logística e realidade brasileira
Logística e a realidade brasileira
Transporte e armazenagem
A História do Petróleo no Brasil
Turismo: planejamento, diálogo e futuro 10º Fórum Panrotas 13 de março de 2012.
A Circulação da Mercadoria
Congresso Estadual de Recursos Humanos – RH Rio Junho 2005.
Victor Bicalho Mendes Machado
Os Royalties do Petróleo
Audiência Pública Resolução e Regulamento Técnico PROJETO SIMP Sistema de Informações de Movimentações de Produtos Rio de Janeiro, 2 julho 2004.
PETROBRAS TRANSPORTE S.A. TRANSPETRO VIII Encontro PRH/ANP 03/08/2006.
Gerdau São Paulo INAUGURAÇÃO.
Unidade 10 - Logística e realidade brasileira
Consumo de energia no Brasil
REDE PETRO BRASIL A Rede das Redes Petro Eng. Ana Maria Mendonça Rede PETROGÁS Sergipe Presidente da PENSE.
Engenharia Naval.
PORTOS NA BAHIA.
CURSO DE PETRÓLEO E GÁS Docente: Cássia Vanessa A. de Melo NEWS CENTER Informática (82) AUXILIAR DE LOGÍSTICA.
Indústria e Energia no Brasil
Regime Tributário do GLP no Brasil Antonio Carlos Moreira Turqueto
U10 19 X Keyna Milena Priscyla Bernardes Victor Ramiscli.
Energia, tecnologia e desenvolvimento sustentável.
MÓDULO X Distribuição (Praça)
Petrobrás e Transporte
História Foi criada em outubro de 1953 com o objetivo de executar as atividade do setor petroleiro do Brasil em nome da União. Ao Longo de 5 décadas, tornou-se.
DISTRIBUIÇÃO (PRAÇA).
10 - TRANSPORTE A área de transporte merece atenção especial no escopo da logística, pois sem a ferramenta de transportes, o mundo e o Brasil sofreriam.
Movimentando a estrutura nacional
3 - DISTRIBUIÇÃO 1- Tipos de distribuição
Modais de Transporte “Em logística os modais básicos de transporte são rodovias, ferrovias, aerovias, hidrovias e dutos. A escolha de cada modal reflete.
Universidade Jorge Amado – UNJORGE Engenharia De Petróleo e Gás
Objetivos EstratégicosIndicadores de OcorrênciaVetores de tendência Financeira F1 - Melhorar Lucros: Contratação de 4 consultorias internacionais. F2 -
MODAIS DE TRANSPORTE E SEGUROS GEOPOLÍTICA DE TRANSPORTES
Será que temos um aparato regulatório para o futuro do biodiesel? Guilherme Leite da Silva Dias IEA-Bioenergia, 9 de Novembro de 2006.
BENEFÍCIOS DA RENOVAÇÃO DA POLÍTICA PARA O GNV NO BRASIL Prof. Edmar de Almeida Instituto de Economia Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasília 2014.
1 Sistema de Suprimento de GNL no Estado do Rio Grande do Sul 20 de maio de 2008.
Transporte Hidroviário Interior Alegre, 3 de setembro de Associação Brasileira dos Terminais Portuários F. Miguel A. Pires Porto Alegre, 21 de julho de.
APRESENTAÇÃO INSTITUCIONAL: FÓRUM DOS PRESIDENTES DO SISTEMA UNIMED APRESENTAÇÃO INSTITUCIONAL: FÓRUM DOS PRESIDENTES DO SISTEMA UNIMED Dr.
Apresentação à 2/6/ A Empresa Fundada em 1974  2 unidades fabris  Instaladas em m² de área  Localização: Ipeúna – SP  Distância da.
Distribuição Física Parte II Arnold, cap. 13.
Financiamentos do BNDES para Infra-Estrutura Financiamentos do BNDES para Infra-Estrutura
Transcrição da apresentação:

Transporte e armazenagem Petrobras Transporte e armazenagem

Transporte O transporte de cargas é o principal componente dos sistemas logísticos das empresas. O transporte representa, em média, 64% dos custos logísticos, 4,3% do faturamento, e , em alguns casos, mais que o dobro do lucro.

Transporte A Petrobras possui uma subsidiária para o segmento de transporte e armazenamento de petróleo, derivados, etanol e gás natural, a Petrobras Transporte S.A. (Transpetro), que utiliza oleodutos, gasodutos e navios para realizar esse transporte.

A Transpetro A Transpetro transportou, por meio de 52 navios, 48,9 milhões de toneladas de petróleo e derivados em 2010. Nos seus 48 terminais (20 terrestres e 28 aquaviários), movimentaram-se 704 milhões de m³ de líquidos, além de uma média de 51,4 milhões de m³/dia de gás natural. O recorde de movimentação de gás natural no ano de 2010 foi de 69 milhões de m³/dia. Presente na maioria dos estados do Brasil, a Transpetro opera onze mil quilômetros de oleodutos e gasodutos, e é responsável pelas artérias de distribuição do Sistema Petrobras. Ao armazenar petróleo, derivados e gás e transportá-los aos diferentes pontos do Brasil, atua como elemento de integração nacional, em operações sintonizadas com a estratégia de negócios do Sistema Petrobras.

A Transpetro A atividade da Transpetro une as áreas de produção, refino e distribuição do Sistema Petrobras e se estende à importação e exportação de petróleo e derivados, gás e etanol. Além da Petrobras, seu principal cliente, a Transpetro presta serviços a diversas distribuidoras e à indústria petroquímica. No exterior, atua por intermédio da subsidiária Fronape International Company e colabora com a Petrobras na implantação de projetos internacionais.

Hidrovia - Para atender à demanda de transporte de biocombustíveis, principalmente etanol, pela bacia hidrográfica do Tietê-Paraná, a Transpetro contratou a construção de 20 comboios fluviais, cada um composto de um empurrador e quatro barcaças. A capacidade de cada comboio é de aproximadamente 7.600 m³. - A intenção da Transpetro é de que o etanol produzido nas regiões Centro-Oeste e Sudeste seja transportado pela hidrovia para a refinaria de Paulínia (Replan), no interior paulista. De lá, por dutos, o combustível atingirá diversos terminais, incluindo os de São Sebastião (SP) e Ilha D'Água (RJ), de onde será possível exportar etanol. - O uso do modal hidroviário representará para a empresa não apenas custos econômicos mais eficientes, mas também ganhos ambientais. O transporte do etanol por vias fluviais substituirá o equivalente a 40 mil viagens de caminhão por ano. - O transporte hidroviário emite quatro vezes menos gás carbônico e consome 20 vezes menos combustível do que o rodoviário.

Nova tecnologia para armazenagem e transporte offshore de óleo Com o objetivo de facilitar o transporte do óleo do pré-sal para as futuras refinarias do Nordeste e para o exterior, a Petrobras está desenvolvendo seu primeiro terminal oceânico. Prevista para entrar em operação em 2012, a Unidade Offshore de Transferência e Exportação (UOTE), orçada em US$ 500 milhões, terá capacidade para armazenar dois milhões de barris de petróleo. A estrutura contará com um navio fixo, de grande porte, instalado a 80 quilômetros de Macaé, no Norte Fluminense, que poderá ser abastecida simultaneamente por dois navios vindos de plataformas da Bacia de Santos, e seu sistema de válvulas permitirá a reversão de fluxo do óleo entre os navios. O novo terminal será instalado em local com profundidade de água de 70 metros e seu sistema de bóias permitirá que os navios fiquem atracados à embarcação fixa para receber o óleo.

Dados Gerais A Petrobras - Petróleo Brasileiro S/A é uma empresa de capital aberto (sociedade anônima), cujo acionista majoritário é o Governo do Brasil (União). Fundada no dia 3 de outubro de 1953 pelo então presidente Getúlio Vargas, com a edição da Lei Nº 2.004, a criação da Petrobras foi formalizada. As operações de exploração e produção de petróleo, bem como as demais atividades ligadas ao setor de petróleo, gás natural e derivados, à exceção da distribuição atacadista e da revenda no varejo pelos postos de abastecimento, foram conduzidas pela Petrobras de 1954 a 1997. Durante esse período, a Petrobras tornou-se líder em comercialização de derivados no país.

Dados Gerais Depois de exercer por mais de 40 anos, em regime de monopólio, o trabalho de exploração, produção, refino e transporte do petróleo no Brasil, a Petrobras passou a competir com outras empresas estrangeiras e nacionais em 1997. Em 2003, coincidindo com a comemoração dos seus 50 anos, a Petrobras dobrou a sua produção diária de óleo e gás natural ultrapassando a marca de 2 milhões de barris, no Brasil e no exterior. Além das atividades da holding, o Sistema Petrobras inclui subsidiárias - empresas independentes com diretorias próprias, interligadas à sede.

Armazenagem Os custos com armazenagem são aqueles aplicados nas estruturas e condições necessárias para que a empresa possa guardar seus produtos adequadamente. Na armazenagem os custos envolvidos são geralmente fixos e indiretos, percebendo-se desde logo a dificuldade da gestão das operações e principalmente o impacto dos custos.

Armazenagem A Transpetro também é responsável pela armazenagem do material produzido pela Petrobrás. A armazenagem desses materiais deve ocorrer nas imediações do local de utilização, pois o transporte deste tipo de material é dispendioso. Por essa razão, a Transpetro possui mais de 500 tanques, espalhados pelo país ao longo dos seus 48 terminais, com capacidade de armazenamento de 10 milhões de m³ de óleo leve e pesado.