Os elementos da narrativa: o enredo, o tempo e o espaço

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O texto original É aquele texto que tem origem no indivíduo que o produziu. Não existe originalidade absoluta, pois a produção textual pressupõe intertextualidade.
Advertisements

O ESPELHO.
O GÊNERO CONTO Para o teórico Soares Amora:
O CONTO.
Contando Histórias… Isto é uma ARTE….
TEXTO NARRATIVO X RELATO
TEATRO DRAMÁTICO.
Categorias da Narrativa
O TEXTO NARRATIVO.
Categorias da narrativa
Conto.
Características da Narrativa
Prof. Júnior Oliveira.
20/02/2008 Fábula Ação Enredo PIPE
Um espaço, uma “estória”
Elementos da Narrativa
Elementos da Narrativa
AULA PRÁTICA EP 347 ROTEIRO UNICAMP- 2010
A escola sustentável: apresentação da proposta aos professores da escola Zavaglia (09/02/2012)
Ovídio e a Contigüidade Universal
PLANIFICAR E PRODUZIR UM TEXTO ESCRITO.
Narração É a apresentação, por meio de um narrador, de fatos ou acontecimentos vividos por personagens em determinado espaço e tempo.
Narração É a apresentação, por meio de um narrador, de fatos ou acontecimentos vividos por personagens em determinado espaço e tempo.
Universidade Católica Dom Bosco
Texto Narrativo.
TEXTOS NARRATIVOS Hoje, vamos falar um pouco sobre narrativa, um dos gêneros textuais que, normalmente, são estudados no Ensino Fundamental 1 e 2, mas.
Elementos da narrativa
Elementos da Narrativa
NARRATIVA Relato de acontecimentos ou fatos,
NARRATIVAS DE AVENTURAS
Narração: personagem/ espaço/ enredo
A narração.
Contando um pouco sobre CONTOS
A NARRAÇÃO.
GÊNEROS LITERÁRIOS.
NARRATIVA Relato de acontecimentos ou fatos,
O CONTO e seus elementos
DENOTAÇÃO E CONOTAÇÃO DENOTAÇÃO – Atribui às palavras significados claros, objetivos, que evocam um único sentido, aceito pelas pessoas como algo convencional.
A NARRAÇÃO.
NARRATIVA Relato de acontecimentos ou fatos,
Categorias da Narrativa Sistematização
OS QUE NUNCA PARTEM Silvana Duboc.
Por Onde Começar Letícia Thompson.
Material de Literatura Prof. HIDER OLIVEIRA
COLÉGIO SÃO PAULO -7ºANO – LÍNGUA PORTUGUESA – PROF.ª.: VALÉRIA
NARRAÇÃO Disciplina: Redação.
História completa e fechada como um ovo.
AS CATEGORIAS DA NARRATIVA
Personagem As pessoas envolvidas na narrativa, os seres que realizam ou sofrem as ações narradas são chamados de personagens. Na historia de Chapeuzinho.
Narração Narrar é o desenrolar de fatos acerca de um acontecimento.
Elementos da Narrativa
PRODUZINDO UM TEXTO NARRATIVO
O CONTO O conto é uma narrativa ficcional.
Seminário de Análise e Produção Textual III
Elementos indispensáveis da Narrativa Jurídica
PRODUÇÃO TEXTUAL EXAME.
NARRATIVA FICCIONAL ELEMENTOS
REDAÇÃO CONTO.
Coesão É a correta ligação entre os elementos de um texto, que ocorre no interior das frases, entre as próprias frases e entre os vários parágrafos. Pode-se.
TEATRO.
TIPOLOGIAS TEXTUAIS.
Diálogo da Biologia com a Língua Portuguesa
ESTRUTURA NARRATIVA DO DOCUMENTÁRIO
Você vai escrever um conto em que o narrador será o personagem da história e também o protagonista dos acontecimentos.
Narração Ato de narrar, contar estórias, de relatar fatos ou acontecimentos passados , presentes ou futuros.
A droga do amor De Pedro Bandeira.
A NARRAÇÃO.
REDAÇÃO  NARRAÇÃO.
Professor: Chico Arruda
A NARRAÇÃO 1º ANO – ENSINO MÉDIO TURMA 1º M03 Professora: Patrícia Portela.
Transcrição da apresentação:

Os elementos da narrativa: o enredo, o tempo e o espaço

O enredo É a narrativa dos acontecimentos, dispostos numa sequência de tempo. Enfatiza a causalidade, deixa que o leitor imagine, acrescente, construa novos sentidos à história. Exige a inteligência e a memória do leitor.

O enredo Verossimilhança É a organização lógica dos fatos no enredo. Cada fato é motivo (causa) para o desencadeamento de outros fatos (efeito). Os fatos relatados numa narrativa não precisam ser verdadeiros, isto é, não há a exigência de que correspondam à realidade; mas eles devem ser verossímeis, ou seja, mesmo que inventados, devem ter coerência e dar ao leitor a impressão de que podem acontecer.

O enredo O conflito e as partes do conto O conflito é uma oposição entre elementos da história – fatos, personagens, ambientes, ideias, desejos, opiniões – da qual resulta uma tensão que organiza os fatos. O conflito cria no leitor ou no ouvinte expectativa em relação aos fatos da história e a ele se deve a estruturação do enredo em partes: introdução (ou apresentação), complicação (ou desenvolvimento), clímax e desfecho.

O enredo O conflito e as partes do conto Introdução (ou apresentação): o narrador apresenta os fatos iniciais, as personagens e, eventualmente, o tempo ou o espaço. Complicação (ou desenvolvimento): é a parte do enredo em que é desenvolvido o conflito. Clímax: é o momento culminante da história, o momento de maior tensão, aquele em que o conflito atinge o seu ponto máximo. Desfecho: é a solução do conflito, a parte final.

O tempo O tempo está relacionado com a época em que se passa a história. Os fatos de uma narração apresentam relações com o tempo em diferentes níveis: tempo cronológico, tempo psicológico, a técnica do flashback.

O tempo Tempo psicológico: é o tempo que transcorre na ordem natural dos fatos do enredo, do começo para o final. Chama-se cronológico porque pode ser medido em horas, meses, anos, séculos. Tempo psicológico: é o tempo que transcorre numa ordem determinada pela vontade, pela memória ou pela imaginação do narrador ou personagem. É característico do enredo em que os acontecimentos estão fora da ordem natural. A técnica do flashback: é um recurso narrativo que consiste em voltar no tempo. Ocorre, por exemplo, quando um personagem lembra um fato ou conta a outras personagens fatos que já aconteceram.

O espaço Na narrativa, o espaço é onde se passa a ação. Articula-se com as personagens, podendo influenciar suas atitudes ou sofrer transformações provocadas por elas. Os fatos de uma narrativa mantêm relações com o espaço em dois níveis: físico (ou geográfico) e social.

O espaço O espaço físico (ou geográfico): é o lugar onde acontecem os fatos que envolvem as personagens: uma casa, uma praça, uma praia, uma cidade. O espaço social (ambiente): é o espaço relativo às condições socioeconômicas, morais e psicológicas que dizem respeito às personagens. Situa as personagens na época, no grupo social e nas condições em que se passa a história.

Animação com a música Dezesseis, da banda Legião Urbana Para ilustrar os elementos da narrativa – enredo, tempo e espaço.

Análise Enredo: A vida de João Roberto, um garoto de 16 anos. Conflito – João Roberto na escola, com as garotas, tocando violão, fazendo pegas em seu carro Opala azul. Complicação – Alguma coisa aconteceu, João estava quieto demais. Clímax – Ele marcou um “super pega” numa estrada fatal. Desfecho – A morte de João Roberto e a reação dos colegas da escola.

Análise Tempo: psicológico (o narrador não deixa claro quando as ações se passam, só se sabe que foi no passado). Espaço Físico: fica implícito que é a cidade de Brasília, pelas referências que o narrador faz a locais específicos de lá (Lago Norte, UnB). Social: o personagem, jovem menor de idade (16 anos), realiza pegas, toca violão e vive cercado de amigos; é conhecido como o “maioral”, mas o desfecho pressupõe que tudo isso não satisfazia o personagem.