Criançar: ética e os infantis

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
Advertisements

I- Concepção de Educação
O PROJETO PEDAGÓGICO PRESSUPÕE UM MOVIMENTO DE CONSTRUÇÃO COLETIVA, COM A PARTICIPAÇÃO DE TODOS OS ENVOLVIDOS NA AÇÃO EDUCATIVA, É A “CARTA DE INTENÇÕES”.
O PROJETO PEDAGÓGICO PRESSUPÕE UM MOVIMENTO DE CONSTRUÇÃO COLETIVA, COM A PARTICIPAÇÃO DE TODOS OS ENVOLVIDOS NA AÇÃO EDUCATIVA, É A “CARTA DE INTENÇÕES”.
Vem brincar comigo! Turno da tarde.
A criança necessita sentir-se emocionalmente bem no espaço que ocupa.
A GRAVIDEZ DA AMIZADE... Autor Desconhecido.
2.° Bimestre/ A criança, a Natureza e a Sociedade. 2. Objetivos
NATUREZA E SOCIEDADE INTRODUÇÃO O mundo onde as crianças vivem se constitui em um conjunto de fenômenos naturais e sociais indissociáveis diante do qual.
O BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil
Shakespeare Depois de algum tempo você percebe a diferença, a sutil diferença entre dar a mão e acorrentar uma alma.
A INFLUÊNCIA DO DESENHO INFANTIL NAS ARTES VISUAIS
SÉRIE ARTE/REFLEXÃO A ARTE DE DONALD ZOLAN
Na velha vitrola, o disco da cantora francesa Francoise Hardy,
SHAKESPEARE Depois de algum tempo você percebe a diferença, a sutil diferença entre dar a mão e acorrentar uma alma.
COLÉGIO LEONARDO DA VINCI
A grande obra-prima Por Roberto Shinyashiki
construção da felicidade
Arte e representação.
Cuidar e Educar: Papel de quem?
Tenha cuidado com seus pensamentos; podem se tornar palavras.
Autonomia e governo de si
Leni Vieira Dornelles FACED/UFRGS
Ciberinfante criativo
FAZENDO DE CONTA Letícia Thompson.
EDUCAÇÃO E INFÂNCIA O Prazer de Ensinar com Alegria,
QUE LOUCURA, A VIDA VIROU PELO AVESSO, NÃO IMAGINA O QUE ESTAVA POR VIR, ME CONTARAM, MAS NEM ERA O COMEÇO, DO QUE SERIA TE TER, AQUI MEUS HORÁRIOS, MEU.
CEI JARDIM RODRIGO PROJETO PEDAGÓGICO 2013 DRE PIRITUBA.
Dia das crianças 01 Irene Alvina Clicar
OFICINA CRIATIVA® ® Objeto de estudo em Pedagogia para o mestrado de Dra. Cristina Allessandrini.
TEXTOS: Dr. Robert Fulghum
By Paulo Roberto Gaefke
EIXO DE EDUCAÇÃO INFANTIL
Autor da vida.
Maggy Barankitse. O projeto começou quando Maggy assistiu cenas de violência e morte. Isso mexeu com ela! Por isso, quando teve a oportunidade resolveu.
DEPOIS DE ALGUM TEMPO Depois de algum tempo você aprende a diferença, a sutil diferença, entre dar a mão e acorrentar uma alma. E você aprende que amar.
Características da criança: perspectivas teóricas
Depois de algum tempo você percebe a diferença, a sutil diferença entre dar a mão e acorrentar uma alma.
IDÉIAS SOBRE BELEZA Marcial Salaverry. IDÉIAS SOBRE BELEZA Marcial Salaverry.
ATITUDES DE CRIANÇA Inês Vieira Arai Santos Automático.
PROFESSORA ZÉLIA TURIBIO
INVENTÁRIO CRIATIVO INTERDISCIPLINA: TEATRO E EDUCAÇÃO
DIVA PEREIRA CORDEIRO FLÁVIA FERREIRA MUNIZ
O BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL.
CEI JARDIM RODRIGO PROJETO PEDAGÓGICO 2014 DRE PIRITUBA.
O Caminho da da Felicidade Felicidade Ligue o som.
Formadora: Janaína Lapuente
Que pão Falta em sua vida? Augusto Cury.
O BRINCAR E A BRINCADEIRA
Construindo uma competência específica da prática docente na Educação Infantil a partir das idéias de Terezinha Rios “Fazer um trabalho competente, ser.
Slides/automáticos...aguarde
BY MARIA ELIZABETE D’ELIA
FELIZ DIA DAS CRIANÇAS Clicar.
Autor da vida Paulo Roberto Gaefke.
PROF. FABIO AGUIAR PLANEJAMENTO GRÁFICO PRODUÇÃO DE VÍDEO.
Introdução: Estamos vivendo na era da informatização, e as crianças estão cada vez mais envolvidas nessas tecnologias e inconscientemente estão condicionadas.
Quando os nossos sonhos se
10 ENSINAMENTOS DA CABALÁ QUE PODEM MUDAR
A ARTE DE DONALD ZOLAN ´ Donaldo Zolan é reconhecido atualmente como o maior pintor das Américas na área infantil. A beleza de sua obra encanta a todos.
O universo do cinema mudo no teatro
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação
O que falar sobre arte? Arte é tudo o que é belo e existe na natureza: as flores, os animais, o sol, a lua, as estrelas...
02 Não deixe de ligar o som Pressione “Enter” para mudar de tela.
Apresentação Objetivo Produzir o espetáculo infantil______________ do autor_______________. E promover oficinas de jogos teatrais, e breve historia da.
PROGRAMA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA - PAIC EDUCAÇÃO INFANTIL 2013 FORMAÇÃO DE PROFESSORES.
Apresenta Novidade destinada à Fabricantes de Brinquedos Inventor: Marcelo Martoni.
Isis Berlinck Renault. Há muito, muito tempo, nasceu no céu uma linda nuvenzinha cor-de-rosa. Nossa! Foi o maior zum-zum- zum. Imagine só! Uma nuvem cor-de-rosa!
Criando Portfólio Virtual. O que é um portifólio? Portfólio é uma coleção, pessoal e organizada, dos trabalhos, das construções e das descobertas que.
Todo mundo brinca se tu brincas! Leni Vieira Dornelles
Transcrição da apresentação:

Criançar: ética e os infantis Leni Vieira Dornelles

Devir- Criança Devir é sempre processo, nem começo, meio ou final da viagem – é um eterno processo de tornar-se, na ética de afirmações da vida (Deleuze).

Ética e infância como uma recriação da vida infantil. Pensar no devir infantil a partir do CRIANÇAR: viver o criançar é viver intensamente o processo de ser criança, é afirmar a vida infantil. É ver a vida das crianças como a recriação de si.

Problematizar o termo INFÂNCIA: Que infância é esta ou de que infâncias estamos falando? Que ética é esta ou de que ética estamos falando?

As múltiplas infâncias hoje. a infância de rua: com suas crianças que vivem e sobrevivem sem a proteção do adulto... a infância trabalhadora: com as crianças nas carvoarias, nas plantações de cana, nas colheitas de cizal, na prostituição das ruas... a infância cyber: das crianças que lidam com as novas tecnologias de games, internet, televisão à cabo, lan houses...

E nós professores/as? Queremos que as crianças sejam apenas competentes, encapsuladas dentro de manuais e didáticas, mas... podemos: Seguir seus processos, interstícios, aventuras e desventuras, descobertas, imaginação, trilhas de ir e vir, de pedras, flores, espinhos, sorrisos,choros. Seguirmos as marcas deixadas no voltar e começar, cair e levantar, criar e desmanchar. Borrando, pintando, dançando, pulando, brincando - vivendo intensamente o criançar .

Inventar o criançar Como se inventa a arte – a vida como obra de arte – e nessa pintura, o processo será mais importante que o produto, porque neste criançar se poderá sempre pintar as infâncias - começando sempre que necessário, tudo novamente.

Criançar como obra de arte Pintar o criançar como novidade, como descoberta, com o jeito de ser criança que só as crianças têm.

Criançar - parte de um contexto cultural e histórico Em permanente transformação onde: as mudanças acontecem ao longo das infâncias; os direitos estão sendo negados às crianças; as crianças pensam diferente dos adultos; a criança não é o adulto e podemos inventar com ela novas possibilidades da vida infantil.

Criançar em defesa da criança-poeta, da criança-artista, da criança-pintora, da criança-cantora, e, principalmente, da criança-brincante. Inventarmos com elas a vida com capacidade de criançar e sobretudo de criançar-se.

Um criançar que possibilite: o sonho a novidade a fantasia a invenção a brincadeira a espontaneidade o lugar para a emoção a solidariedade o lugar para o desejo o prazer o gosto pelo belo a criatividade a sensibilidade a subjetivação a expressão a generosidade a curiosidade a paixão a convivência fraterna com o outro

Acima de tudo viver intensamente Com muita generosidade o criançar - o devir-criança - como uma ética de afirmação da vida.