Orçamento Participativo Osasco

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O PNE na Articulação do Sistema Nacional de Educação: Participação Popular, Cooperação Federativa e Regime de Colaboração. Temário CONAE 2014.
Advertisements

PARTICIPAÇÃO POPULAR A Participação Popular na administração municipal, por meio do Você em Ação é um instrumento de planejamento anual que contribui na.
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Coordenadoria de Gestão da Educação Básica 1.
COMITÊ TÉCNICO REUNIÃO DE PAUTA Apresentação do Plano Territorial de Ações Integradas: Formato (público) do Plano Cronograma para apresentação.
MEDALHA PAULO FREIRE.
Secretaria-Geral da Presidência da República Construir a Participação Social Fóruns de Desenvolvimento, Participação e Inclusão – PPA
Propostas para qualificar o Processo do Orçamento Participativo TRANSVERSALIDADE Promover capacitação permanente das redes de participação social a partir.
Parceiros: 1 Pesquisa de Opinião PNAFM Encontro de Coordenação Brasília 07 a 10 de novembro de 2006.
Secretário Nacional de Juventude
1 Maio 2007 Processo de Elaboração PPA e PLOA 2008.
PLANEJAMENTO TERRITORIAL PARTICIPATIVO
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO – SEED COORDENAÇÃO DE INTEGRAÇÃO DE PROGRAMAS E PROJETOS CURITIBA, FEVEREIRO DE 2013.
Projeto Sustentador: Orçamento Participativo e Gestão Compartilhada
Histórico ª CNDPI - "Construindo a Rede Nacional de Proteção e Defesa da Pessoa Idosa - Renadi" DELIBERAÇÃO 8: Garantir, a cada ano, a realização.
DIRETORIA DE GESTÃO DO PLANEJAMENTO E DESCENTRALIZAÇÃO DA SAÚDE
PREFEITURA MUNICIPAL DE ERECHIM
Plano Plurianual Participativo 2008 – 2011
5ª Conferência Nacional das Cidades:
Pauta da 1ª Reunião Preparatória
CFES Sul semestre 2011/01 ENCONTRO REGIONAL 03 e 04/ 03 Reunião CM
CICLO DO ORÇAMENTO PARTICIPATIVO SECRETARIA DE COORDENAÇÃO POLÍTICA E GOVERNANÇA LOCAL.
SECRETARIA DE COORDENAÇÃO POLÍTICA E GOVERNANÇA LOCAL
RELATÓRIO DA AÇÃO GOVERNAMENTAL Relatório da Ação Governamental 2004 Subsidia à Assembléia Legislativa no processo de alocação de recursos, baseado.
I Reunião - Preparatória Coordenadoria da Mulher
PROPOSIÇÃO DA PRESIDÊNCIA PARA INSTITUIÇÃO DO COLÉGIO DE ENTIDADES.
PROTOCOLO E RITUAL LEONÍSTICO.
CONSELHO MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DE JOINVILLE/SC.
GESTÃO DESCENTRALIZADA DO TURISMO
1ª Conferência Estadual de Saúde Ambiental (1ª CESA BAHIA) 175ª Reunião Ordinária da CIB 23 de Julho de 2009 Bahia.
PRÉ-CONFERÊNCIAS SETORIAIS. As Pré-Conferências Setoriais de Cultura têm caráter mobilizador, propositivo e eletivo e são instâncias regionais da II Conferência.
Minas Gerais.
sEMINÁRIO A PARTICIPAÇÃO E A ATITUDE DO JOVEM NO MUNDO DO TRABALHO
Portaria de Treinamento TÍTULO DO TRABALHO
1 ORÇAMENTO A proposta orçamentária para 2006 seguiu as normas técnicas federais e, particularmente, a Lei 4.320, de 17 de março de 1964 e a Portaria.
Orientações sobre as Conferências Municipais de Assistência Social
REUNIÃO PLENÁRIA LOCAL

By Aninha`rts. A garantia de prioridade compreende: (...) Destinação privilegiada de recursos públicos nas áreas relacionadas com a proteção a infância.
Formação pela Escola Equipe: Coordenação:Cristiana Gonzaga
9ª Mostra das Escolas de Educação Profissional
CONSELHO MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL RIO NEGRINHO
TEMA – “Participação e Controle Social no SUAS”
Uma instancia de participação popular que delega à população a eleição das obras e ações prioritárias a serem executadas pela Prefeitura Municipal. A.
Sistema Unificado de Planejamento e Orçamento - UNI 1 Palmas, 21 de outubro de 2011.
Fórum de Secretários Executivos
Orçamento Participativo de Fortaleza Novembro de 2012.
Debate Temático 4: Monitoramento das deliberações das Conferências e acompanhamento aos conselhos: como organizar e tornar realidade estas decisões (O.
8a. Reunião do Grupo de Assessoramento Técnico Brasília – 08 de fevereiro de 2011.
COMITÊ MUNICIPAL DE BRAGANÇA DO PACTO PELA EDUCAÇÃO
15/03/2014 Eleição das mulheres para o Conselho Municipal de Planejamento e Orçamento Participativos - CPOP.
REGIMENTO INTERNO DA COMISSÃO PROVISÓRIA Aprovada em 12/08/2014.
Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável CONDRAF I Conferência Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário 25 a 28 de junho.
CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela. CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela.
Rio Verde - Goiás - Brasil
Síntese das Conferências Estaduais: Processo de Mobilização e Conferências Eixo 1 – Processo histórico da participação popular no país, trajetória e.
Consocial METODOLOGIA.
ASSEMBLEIA METROPOLITANA DA RMBH Belo Horizonte, 20 de março de 2013.
Encontro Estadual de Formação
Elza Marina da Silva Moretto Coordenadora FEE/SC
Por definições do ECA, cabe ao Conselho de Direito formular e deliberar sobre as políticas públicas voltadas para a garantia dos direitos humanos de crianças.
14 de abril de Secretaria de Governo Metodologia.
REGIMENTO DA 15ª CONFERÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE
Formas de controle Publico Tribunal de contas Ministerio Publico CONFERENCIA Audiência Publica Ação Popular.
Secretaria de Governo e Comunicação
Seminário de Sensibilização Para Realização das Conferências Municipais. 5ª Conferência das Cidades. Quem muda a cidade somos nós: Reforma Urbana Já!
Por que criar e como criar um Fórum Municipal de Educação.
“FORMAÇÃO PARA CONSELHEIROS MUNICIPAIS DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE E CONSELHEIROS TUTELARES” PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE CONSELHOS.
CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO/CEMEPE GRUPO ARTICULADOR ESCOLAS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO INFANTIL ESCOLAS MUNICIPAIS.
OFICINA COMO REALIZAR A CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE 03 de junho de 2013 REALIZAÇÃO: IBAMA – ASSOMASUL - IMASUL.
II CONFERÊNCIA NACIONAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS DE JUVENTUDE.
Transcrição da apresentação:

Orçamento Participativo Osasco Secretaria Municipal de Governo Coordenadoria do Orçamento Participativo

17 Regiões do OP de Osasco

Composição dos fóruns do OP de Osasco 1) Fórum dos delegados Serão eleitos delegados nas plenárias deliberativas das 17 regiões do OP, de acordo com o seguinte critério, estabelecido no Art. 5º do Regimento Interno: 1 delegado eleito para cada dez presentes até o limite de 100 1 delegado para cada 20 presentes a partir de 101 pessoas Serão eleitos também 34 delegados representantes das associações de moradores, sendo 2 em cada uma das 17 regiões Serão eleitos ainda 34 delegados representantes dos jovens que tiverem participado do OP Jovem, sendo 2 em cada uma das 17 regiões.

2) Conselho do Orçamento Participativo A escolha dos Conselheiros do OP segue a orientação do Art.18 do regimento interno: 2 conselheiros efetivos e 1 suplente, entre os delegados das 17 regiões = 51 - 5 conselheiros eleitos entre os delegados das associações de moradores - 5 conselheiros eleitos entre os delegados do OP jovem Assim teremos um conselho com 61 membros: 51 Conselheiros regionais + 5 + 5 = 61

3) Coordenação Geral do OP A coordenação geral do OP composta de 10 membros, conforme Art.21 do regimento interno do OP. 5 membros representantes da administração municipal 5 membros representantes dos conselheiros, assim distribuídos: 3 representantes das plenárias regionais, 1 das associações de bairros e 1 da juventude.

Cronograma e orientações para o Orçamento Participativo de Osasco 13 de maio– Lançamento oficial do programa Viabilizar Logotipo e slogan do programa – Participar para renovar Folder informativo sobre o OP Data-show com informações do OP e das finanças municipais Mobilização de todo o governo para o evento Convites e divulgação junto à sociedade em geral e organizada para o lançamento Convites para primeiras 17 plenárias informativas

20.05 a 25.06 – Plenárias informativas nas 17 regiões do OP Pauta das plenárias informativas - Situação financeira encontrada na prefeitura e ajustes financeiros realizados - Ações realizadas pelo governo municipal nestes primeiros meses de gestão - O que é o OP e quais seus objetivos - Organização do OP na cidade, forma e importância da participação popular

Objetivos – Apresentar o novo governo da cidade aos moradores de Osasco visitando-os e dialogando com eles nas plenárias regionais. Aproveitando a ocasião para apresentar um balanço do que já foi colocado em prática nestes primeiros meses, destacando a situação caótica encontrada na administração municipal. Fornecer informações sobre as finanças municipais. - Explicar o funcionamento e importância do OP, estimulando a participação popular e recolhendo as primeiras opiniões populares acerca dos bairros da cidade.

26.06 a 30.07 – Plenárias deliberativas nas 17 regiões do OP Pauta das plenárias deliberativas - Apresentar a visão geral da administração sobre as demandas para toda a cidade - Apresentação de informações e dados administrativos por região do OP - Detalhar o funcionamento dos vários fóruns do OP - Eleição dos delegados do OP representantes das 17 regiões - Debate e escolha das 3 prioridades para a região e 2 para a cidade Objetivos - Esclarecer e orientar a eleição dos delegados regionais que farão parte do Fórum de delegados do OP, de modo a tentar garantir a escolha dos munícipes que estejam realmente dispostos a participar com dedicação da realização do programa. - Orientar a escolha das prioridades e demandas regionais do OP contextualizando-as em uma visão geral da cidade, com base em informações disponibilizadas pela administração, no programa de governo e nas marcas administrativas definidas.

06 de agosto – Primeira reunião do Fórum de delegados do OP Pauta - Posse dos delegados regionais e aprovação do regimento interno do OP - Sistematização e apresentação das demandas aprovadas nas 17 regiões - Escolha dos Conselheiros do OP: regionais, da juventude e das associações de bairro - Orientações sobre a legislação orçamentária e funcionamento responsabilidades e tarefas do fórum de delegados

13 de agosto – Primeira reunião do Conselho do OP Pauta - Indicação dos 5 conselheiros para a Coordenação Geral do OP - Escolha dos 5 conselheiros para compor a grupo de trabalho de acompanhamento das obras demandadas pelo OP nas 17 regiões. - Análise da peça orçamentária para 2006 e legislação correlata (LDO, PPA etc...) - Orientações sobre funcionamento, responsabilidades e tarefas do Conselho do OP.

15 de agosto – Primeira reunião da Coordenação Geral do OP Pauta - Debate e encaminhamentos para as demandas aprovadas nas 17 regiões - Detalhamento da legislação e execução orçamentária - Definições para a realização da Caravana da Cidadania, quando a coordenação, junto com o conselho do OP, visitará todas as 17 regiões para conhecer pessoalmente as demandas aprovadas nas plenárias regionais. Detalhamento do calendário do OP de Osasco e tarefas da coordenação 17 e 18 de Setembro - Caravana da Cidadania

01 e 02 de outubro – Plenárias temáticas – Saúde e educação Pauta - Detalhamento da situação administrativa das duas áreas - Detalhamento dos programas administrativos e obras para as duas áreas - Informes dos recursos financeiros para as duas áreas - Recolhimento de sugestões para aprimorar ações administrativas nas áreas

Calendário do OP Jovem 16.05 a 24.06 – Visita e apresentação do OP nas escolas 26.06 a 30.07 – Plenárias deliberativas dos jovens estudantes nas 17 regiões