INFRAESTRUTURA CICLOVIÁRIA DE CURITIBA 2012
Histórico 1977 Implantação do primeiro trecho (Av. Victor F. Amaral – 3km), visando o deslocamento de trabalhadores 1977 - 1985 Elaboração do Plano de Ciclovias, com previsão de 174km de malha, visando o ciclismo de lazer e de transporte; Implantação de 35 km (NE/SO) Barreirinha – CIC 1985 - 2000 Implantação de 82 Km Década de 2000 Elaboração de Plano de Revitalização de Ciclovias
Situação atual 120 km Ciclovias existentes
Conceitos Ligação de equipamentos urbanos; Possibilidade de uso para trabalho e/ou lazer; Aproveitamento da topografia adequada ao uso da bicicleta; Ao longo das linhas férreas Ao longo dos fundos de vale Bicicleta como meio de transporte opcional, em função da ampla cobertura da Rede de Transporte Público
Implantação a Médio Prazo Mal. Floriano Peixoto – 4,0 Km –(Ciclofaixa) Eixo de Integração – 1,1 Km Fredolin Wolf – 4,5 km Eduardo Pinto da Rocha – 5,1 km Implantação a Longo Prazo Parque Linear do Barigui - 10,0 Km Linha Verde Norte - 7,5 Km PAC COPA Av. Comendador Franco – 10 km Linha Verde Sul – 3,8 km Marechal Floriano Peixoto – 4,0 km Ciclovia oficial Ciclovia em projeto Diretrizes Multimodal Linha verde
Plano Diretor Capítulo II – Da Mobilidade Urbana e Transporte Art. 15. Diretrizes gerais da política: - Promover a acessibilidade, facilitando o deslocamento através de uma rede integrada de vias, ciclovias e ruas exclusivas de pedestres. Art. 17. Diretriz específica Sistema Viário, Circulação e Trânsito: - Desenvolver um programa cicloviário, buscando a integração metropolitana, e incentivando sua utilização com campanhas educativas.
PlanMob Plano de Mobilidade Urbana e Transporte Integrado A política municipal de mobilidade urbana e transporte, têm o compromisso de facilitar os deslocamentos e a circulação de pessoas e bens no Município I - Sistemas de Transporte Coletivo e Comercial II - Circulação e Sistema Viário Plano Diretor Cicloviário III - Sistema de Transporte de Cargas IV - Acessibilidade
Plano Diretor Cicloviário Premissas Viabilizar uma rede de infraestrutura cicloviária abrangente, segura e confortável, conscientizando a população de que é preciso garantir que todos os modos de deslocamento, especialmente os não motorizados, transitem por qualquer via da cidade “Embora desejável em inúmeras situações, a ciclovia não deve se constituir no objetivo central dos técnicos e planejadores. É preciso fazer uso de todos os potenciais de projeto e arranjos possíveis. Espaços compartilhados, passeios compartilhados, ciclofaixas e rotas privilegiadas podem ser excelentes modelos operacionais para a geração de facilidades para ciclistas.” Manual Cicloviário, Secretaria Nacional de Transporte e Mobilidade Urbana do Ministérios das Cidades
Plano Diretor Cicloviário Objetivo Geral: Promover a utilização da bicicleta como um importante meio de deslocamento, contribuindo para a melhoria da mobilidade urbana e das condições ambientais de Curitiba. Objetivos Específicos: - Ampliar e aperfeiçoar a rede cicloviária existente, permitindo a conexão entre todos os bairros da cidade e com a Região Metropolitana - Potencializar os deslocamentos internos nos bairro, por meio da bicicleta, facilitando o acesso aos locais de interesse público, comércio e serviços - Proporcionar ao modal bicicleta deslocamentos seguros e confortáveis, favorecendo a integração com outros modais de transporte
Plano Diretor Cicloviário Elementos do Sistema Cicloviário ciclovia ciclofaixa circulação compartilhada faixa compartilhada paraciclos bicicletários programas educativos (pedestres, ciclistas e motoristas) Trabalhos elaborados Mapa Diretrizes de Ampliação da Rede Cicloviária Plano de Recuperação da rede cicloviária existente Padrões de sinalização horizontal e vertical com base em manuais DENATRAN
Plano Diretor Cicloviário Diretrizes 2010 300 km Ciclovia oficial Ciclovia em projeto Diretrizes Multimodal Linha verde
Recuperação de Ciclovias Existentes Etapa Inicial 37 km
Paraciclos
Recuperação de Ciclovias Existentes Sinalização Ciclovia Compartilhada
Recuperação de Ciclovias Existentes Sinalização Cicloviária
Recuperação de Ciclovias Existentes Proposta Situação atual
Recuperação de Ciclovias Existentes Proposta Situação atual
Arq. Maria Miranda Coordenação de Mobilidade Urbana e Transportes