Uma Escola de Valor(es)

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Transcrição da apresentação:

Uma Escola de Valor(es) Rosalina Mariana R. Soares Centro de Excelência em Educação Expoente

Escola Adestrativa X Escola Formativa

Escola adestrativa Revolução Industrial

Gestada nas convulsões do século XX Escola formativa Gestada nas convulsões do século XX

Colapso de quatro impérios. 1914 a 1918 – Primeira Grande Guerra Colapso de quatro impérios. Mudança do mapa geopolítico da Europa e Médio Oriente.

Fragmentação da psique humana

Cubismo (1907 – 1914) Pablo Picasso Georges Braque

Imagem de quadro cubista

Dadaísmo (1916 – 1922) Tristan Tzara

1939 a 1945 – Segunda Grande Guerra 6 de agosto de 1945 – Little Boy 9 de agosto de 1945 – Fat Man

Cartas constitutivas: Organização das Nações Unidas (ONU) – 26 de junho de 1945. Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) – 16 de novembro de 1945 Declaração Universal dos Direitos Humanos – 10 de dezembro de 1948

Textos que exaltam a aspiração da paz, o propósito de assegurar o “respeito universal pela justiça, a lei, os direitos humanos e as liberdades fundamentais” e também o empenho de, por meio da educação, promover-se o respeito a esses direitos e liberdades.

ausência de parâmetros estáveis. Perplexidade: ausência de parâmetros estáveis.

Valores culturais de competição egocêntrica Valores virtuosos baseados na solidariedade e na cultura da paz.

A QUEM CABE EDUCAR EM VALORES? 1996 – Comissão da Organização das Nações Unidas. Documento: Caminhos para a Educação no Século XXI. Preocupação com uma educação de formação integral do indivíduo.

Como educar em valores com eficiência e eficácia?

Criação de um ambiente ético de convivência. inserção tranversal e interdisciplinar de conteúdos de natureza ética no currículo das escolas; introdução de sistemáticas que visem à melhoria e à democratização das relações interpessoais no dia-a-dia das escolas; articulação dessas ações com a família e com a comunidade na qual vive a criança.

VALORES

As atitudes são mais importantes do que os fatos.

Os valores são imprescindíveis para a compreensão do mundo e de nós mesmos, servem de parâmetros pelos quais fazemos escolhas e orientamos nossas ações.

Nascemos biologicamente humanos, mas precisamos transformar esta natureza e desenvolver saberes necessários para o convívio em grupo. Assim, ao longo de nossas vidas, vamos construindo nosso modo de ser, pensar, agir e relacionar com os outros.

Pensando assim, em 2008, o Expoente tem a oportunidade de explorar o tema e contribuir de forma efetiva na formação de seus alunos.

Objetivo das capas Resgatar, refletir, reforçar e orientar ações humanas.

Educação Infantil

Ensino Fundamental 1ª a 4ª série

5ª a 8ª série e Ensino Médio Ensino Fundamental 5ª a 8ª série e Ensino Médio

Nós sonhamos com uma escola que acolha seus estudantes, oferecendo-lhes ambientes seguros onde eles se sintam felizes.

Nós sonhamos com uma escola onde o aprender seja um processo prazeroso.

Nós sonhamos com uma escola que eduque em valores virtuosos.

Nós sonhamos com uma escola que ensine pelos bons exemplos.

Nós sonhamos com uma escola inclusiva que estimule a convivência solidária.

Nós sonhamos com uma escola que prepare para o verdadeiro sucesso.

Nós sonhamos com uma escola formadora que eduque para a vida cidadã.

Nós sonhamos com uma escola que forme pessoas capazes de intervir em benefício da sociedade.

Nós sonhamos com uma escola que seja asas. Nós sonhamos com uma escola que realmente faça a diferença na vida daqueles que passam pelos seus espaços.

A sua realidade depende do tamanho do seu sonho! Rosalina Mariana Rathlew Soares Rsoares@expoente.com.br