Impressionismo.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Barroco Flamengo.
Advertisements

IMPRESSIONISMO E POS-IMPRESSIONISMO
Impressionismo O Impressionismo foi um movimento artístico que revolucionou profundamente a pintura e deu início às grandes tendências da arte do século.
e Pós-Impressionismo no Brasil.
Impressionismo e Pós- Impressionismo no Brasil.. IMPRESSIONISMO. O Impressionismo foi um movimento artístico que revolucionou profundamente a pintura.
Claude Monet Pierre Auguste Renoir Edgar Degas
AULA DE HISTÓRIA 8º ANO Junho 2007
UNIDADE 1 OS ANTECEDENTES DO MODERNISMO
IMPRESSIONISMO: QUE HAJA COR!!!!!!!!!!!! (1860/1886)
Quebra de particularidade
A Modernidade Arte Moderna.
Fauvismo.
O Impressionismo O Movimento Características Impressionistas
RENASCIMENTO – Itália, 1300 a O Renascimento revive a antiga cultura greco- romana e incorpora os progressos movidos pelo ideal humanista no campo.
Expressionismo Van Gogh – Noite Estrelada
O Impressionismo.
Impressionismo.
Pierre Auguste Renoir
Arte e Interpretação em Ação: Leitura de Textos Não-Verbais.
Início às grandes tendências da arte do século XX
Impressionismo 02/04/2017
Professora Fabíola Soares. Fevereiro / 2010.
Arte Moderna: As Vanguardas
A ARTE NO SÉCULO XIX NA EUROPA (II) As inovações na arte.
Impressionismo.
O Impressionismo O Movimento Características Impressionistas
O Impressionismo O Impressionismo foi o movimento artístico que aconteceu no período compreendido entre o ano de 1874 (data da primeira exposição) e.
O que é TÊMPERA GORDA ? A têmpera é uma técnica de pintura na qual os pigmentos ou os corantes podem ser misturados com um aglutinante. Esse aglutinante.
O Impressionismo Musee d’Orsay, Paris, France
Arte e Natureza Professor: JC.
EREM PROFESSOR BARROS GUIMARÃES
O IMPRESSIONISMO O que é o Impressionismo e quando surgiu? O Impressionismo surgiu na década de 60 do século XIX (1874) em França. O Impressionismo foi.
Fauvismo é o nome dado à tendência estética na pintura que buscou explorar ao máximo a expressividade das cores na representação pictórica.
Século XIX - Europa Final do século XVIII – Predominância do Neoclassicismo ou academicismo. Neoclassicismo- “neo”- Novo classicismo – retomada da cultura.
Começou a actuar profissionalmente ainda jovem, por volta dos 15 anos de idade. Trabalhou para um comerciante de arte da cidade de Haia. Com quase vinte.
Arte século XIX.
Prof. Edinaldo Ribeiro.
Impressionismo Grupo: Carolline Marinho Mayara Coelho Ingrid,
Vanguardas Européias Profª :Indianara.
UNIDADE 1 OS ANTECEDENTES DO MODERNISMO
Pintura Pós-impressionista
Impressionismo.
Prof. Sinval Farias.  1. Criação humana de valores estéticos (beleza, equilíbrio, harmonia, revolta) que sintetizam suas emoções, sua história, seus.
Impressionismo.
ESTUDAR PARA TESTE Capítulos 12, 13,14 E 15
IMPRESSIONISMO: QUE HAJA COR!!!!!!!!!!!! (1860/1886)
ELEMENTO DA IMAGEM VISUAL: PONTO
Alunos :Pedro Venicius,Nathan
Revisão aulas anteriores
SÉCULO XIX NA EUROPA: O IMPRESSIONISMO
Impressionismo Ensino Médio.
Impressionismo e Pós-Impressionismo.
Profª Ms. Sabrina Rodrigues Magalhães. Impressionismo O Impressionismo foi um movimento artístico que revolucionou profundamente a pintura e deu início.
HISTÓRIA DA ARTE MODERNISMO
Profª Ms. Sabrina Rodrigues Magalhães. Impressionismo O Impressionismo foi um movimento artístico que revolucionou profundamente a pintura e deu início.
IMPRESSIONISMO: QUE HAJA COR!!!!!!!!!!!! (1860/1886) MANET, MONET, RENOIR, DEGAS.
ALL STAR & MONET.
Arte de Vanguarda Impressionismo Quais os objetivos de suas críticas? Quem foram seus inimigos? Quais mudanças trouxeram?
Arte de Vanguarda Impressionismo Quais os objetivos de suas críticas? Quem foram seus inimigos? Quais mudanças trouxeram?
Profª Sabrina Rodrigues Magalhães. Entre 1850 e 1900 surge nas artes europeias, sobretudo na pintura francesa, uma nova tendência estética chamada Realismo,
Impressionismo. IMPRESSIONISMO Fin-de-siècle : final do século XIX Superação do Realismo e do Academicismo Captação da impressão deixada pela realidade.
IMPRESSIONISMO.
Principais características da pintura: * A pintura deve registrar as tonalidades que os objetos adquirem ao refletir a luz solar num determinado momento,
Realismo e Impressionismo Franceses
IMPRESSIONISMO: QUE HAJA COR! (1860/1886)
Impressão, nascer do sol (1873) de Claude Monet.
O Impressionismo O Movimento Características Impressionistas
A ARTE DO SÉCULO XIX NA EUROPA
Transcrição da apresentação:

Impressionismo

Impressionismo O Impressionismo foi um movimento artístico que revolucionou profundamente a pintura e deu início às grandes tendências da arte do século XX; O termo impressionismo foi imprimido ao trabalho de um grupo de artistas que acreditavam na impressão do momento como algo tão expressivo que bastava para superar as técnicas tradicionais acadêmicas.

Impressionismo O grupo impressionista francês era composto por: Claude Monet; Camille Pissaro; Berthe Morisot; Mary Cassat; Pierre-Auguste Renoir; Edgar Degas; Édouard Manet.

Impressionismo Além da França, o impressionismo se espalhou por outros países, como os Estados Unidos. Exemplos de artistas americanos: Childe Hassam (1859-1935), Maurice Prendergast (1859 – 1924) e Whistler (1834-1903). O impressionismo foi o ponto de partida para inúmeros artistas desenvolverem seu próprio estilo, como Tolousse-Loutrec, Vincent Van Gogh e Paul Cézanne.

Impressionismo Os artistas impressionistas franceses realizaram inúmeras exposições em Paris entre 1874 e 1886. Foram inicialmente ridicularizados pela crítica e opinião publica por não seguirem as tradições pictóricas que vinham sendo solidificadas desde o renascimento. Aos poucos foram obtendo respeito e aceitação de suas novas técnicas.

Impressionismo - características Valorizavam os objetos retratados ao ar livre, sob a luz natural. O volume e a solidez das pinturas tradicionais começam a ser desrespeitadas, dando lugar às vanguardas estéticas do séc. XX. Eram fiéis aos objetos retratados (sendo descendentes do realismo), porém as realizavam como se apresentavam, sob os efeitos do olhar e das mudanças de luz diária.

Impressionismo - características As cores eram de fundamental importância, sendo um elemento extremamente expressivo em sua arte. A pintura deve registrar as tonalidades que os objetos adquirem ao refletir a luz solar num determinado momento, pois as cores da natureza se modificam constantemente, dependendo da incidência da luz do sol.

Impressionismo - características As figuras não devem ter contornos nítidos, pois a linha é uma abstração do ser humano para representar imagens. As sombras devem ser luminosas e coloridas, tal como é a impressão visual que nos causam, e não escuras ou pretas como os pintores costumavam representá-las no passado.

Impressionismo - características Os contrastes de luz e sombra devem ser obtidos de acordo com a lei das cores complementares. Assim, um amarelo próximo a um violeta produz uma impressão de luz e de sombra muito mais real do que o claro- escuro tão valorizado pelos pintores barrocos.

Impressionismo - características As cores e tonalidades não devem ser obtidas pela mistura das tintas na paleta do pintor. Pelo contrário, devem ser puras e dissociadas nos quadros em pequenas pinceladas. É o observador que, ao admirar a pintura, combina as várias cores, obtendo o resultado final. A mistura deixa, portanto, de ser técnica para ser óptica.

Claude Monet 1840-1926 É considerado o fundador do Impressionismo. São famosas suas pesquisas sobre os ideais impressionistas, como a representação de um objeto em diferentes horas do dia e sob diferentes luzes.

Claude Monet 1840-1926

Claude Monet 1840-1926

Claude Monet 1840-1926

Monet

Claude Monet 1840-1926

Renoir

Pierre Auguste Renoir

Pierre Auguste Renoir The Moulin de la Galette

Pierre Auguste Renoir 1881

Pierre Auguste Renoir Rosas - 1885

Renoir Duas garotas no piano

Renoir Duas garotas lendo

Renoir A leitura

Bazille

Bazille

Degas

Degas

Degas

Degas

Pissarro

Pissarro

Pissarro

Potthast – Impressionismo Americano

Otto Stark – Impressionismo Americano

Édouard Manet Apesar de nunca ter exposta com os impressionistas, algumas de suas pinturas obedeciam a este estilo. Sua carreira passou pro diversas fases e costuma ser considerado um pintor tanto realista como impressionista.

Édouard Manet

Édouard Manet

Édouard Manet

Édouard Manet

Édouard Manet

Édouard Manet