Para início de estudo Estatística.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Aula 2 ESTATÍSTICA E PROBABILIDADE
Advertisements

CONCEITOS ELEMENTARES
Métodos Quantitativos Aplicados a Administração
Estatística Generalidades
PLANEJAMENTO EXPERIMENTAL
Métodos Quantitativos
Pesquisa HOSS, Osni.
Bioestatística - Introdução
Grupo de Trabalho Tabulação Vera Marchesi - Gerente de Qualidade IBOPE Media Information Novembro de 2005.
Estatística Marco Antônio.
Estatística Descritiva
ESTATÍSTICA: O estudo numérico dos fatos sociais
Estatística Descritiva
A Estatística é um ramo da Matemática Aplicada e teve origem (assim como a própria Matemática) do convívio social, das trocas da contagem; tudo baseado.
Site: Estatística Prof. Edson Nemer Site:
Ministério da Saúde – MS Fundação Oswaldo Cruz - Fiocruz Dr. Pedro H. Cabello Instituto Oswaldo Cruz – IOC Laboratório de Genética Humana - LGH Introdução.
Estatística Descritiva (I)
O que é Estatística? Estatística é a ciência que se ocupa da obtenção de informações (...) com a finalidade de através de resultados probabilísticos adequados,
DISTRIBUIÇÃO AMOSTRAL DA PROPORÇÃO DA AMOSTRA OU
CONCEITOS BÁSICOS.
Estatística Descritiva
MBA em Gestão de Empreendimentos Turísticos
Técnicas de amostragem
ACOMPANHAMENTO ESTATÍSTICO DA QUALIDADE DO PRODUTO.
Site: Estatística Prof. Edson Nemer Site:
Aula 19 – Método Gespública MPOG Prof Júlio Andrade Fonte: MPOG – GesPublica, “Guia de Indicadores”, Brasília – DF, 2010.
Introdução à Estatística
Estatística Conceitos básicos1.
Origem e Evolução da Estatística
Estatística Aula 01 – introdução Panorama histórico Método estatístico
Métodos Quantitativos Aplicados a Administração
Por que estudar estatística no curso de Sistemas de Informação?
Aula 11 - Teste de hipóteses, teste de uma proporção
Prof.: Vinícius Quintas Souto Maior
Introdução A pesquisa é um procedimento reflexivo e crítico de busca de respostas para problemas ainda não solucionados.
INTRODUÇÃO À BIOESTATÍSTICA
DISCIPLINA: CINEANTROPOMETRIA
Matemática 5.º Ano Estatística.
Professor: WALDEMAR SANTA CRUZ OLIVEIRA JR CONCEITOS BÁSICOS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNABUCO - UFPE Disciplina: ELEMENTOS DE ESTATÍSTICA ET-301 Curso:
Análise de Dados Ciências Contábeis.
Estatística.
MÉTODO CIENTÍFICO Hipóteses (conjecturas, modelos, teoria)
Definição de Estatística
Professor: WALDEMAR SANTA CRUZ OLIVEIRA JR CONCEITOS BÁSICOS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNABUCO - UFPE Curso: TURISMO Disciplina: ESTATÍSTICA BÁSICA ET-229.
A Natureza da Estatística
ESTATÍSTICA - Princípios
Introdução à Estatística
PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA APLICADA À ENGENHARIA
Metodologia da Pesquisa
Noções de Estatística - I
INFERÊNCIA ESTATÍSTICA PROPORÇÃO POPULACIONAL p
Metodologia Científica
Metodologia da Pesquisa em Ensino de Ciências I
Introdução à Estatística
Unidade I ESTATÍSTICA Prof. Celso Guidugli.
B IOESTATÍSTICA Aline Mota de Barros Marcellini. Literatura científica: “diferença estaticamente significativa”; “teste de qui-quadrado associação positiva”;
Sônia Vieira/ Ronaldo Wada
Estatística.
Estatística Básica usando o
Professor Julio Cesar Araujo da Silva Junior Introdução – Conceitos Básicos Chapecó, 2014.
1 Estatística Descritiva (I). 2 O que é Estatística A Estatística originou-se com a coleta e construção de tabelas de dados para o governo. A situação.
 JERRY ADRIANE DOMINGOS  Tecnólogo em Mecânica, - UFES – 2001  Auditoria Interna da Qualidade IEL  Gestão da Qualidade – FINDES  Inspeção.
ESTATÍSTICA. Questões básicas de Estatística; Desenvolver os aspectos conceituais e operacionais de estatística aplicados ao conhecimento; Aplicação dos.
INTRODUÇÃO à ESTATÍSTICA Sérgio Mélega.
Logo após a Revolução Industrial, métodos estatísticos foram incorporados nos processos industriais para garantir a qualidade dos produtos. A avaliação.
Marcos Antonio Estremote – Aula 1.  Considerações Gerais Etimologicamente a palavra estatística vem de “status” expressão latina que significa, ”sensu.
Amostragem e tratamento de dados faltantes Prof. Luciana Nunes Amostragem.
CONCEITOS IMPORTANTES
CMMI Capability Maturity Model Integration
Introdução Estatística Descritiva. Introdução O termo estatística provem da palavra Estado. O termo estatística provem da palavra Estado. –Utilizado originalmente.
Transcrição da apresentação:

Para início de estudo Estatística

Introdução A cada dia, nossa sociedade se torna mais complexa Indicadores econômicos; Reforma da previdência; controle de qualidade. Gestão das organizações Ferramentas para acompanhar a evolução da sociedade e, assim, analisar situações e informações e dar suporte às decisões.

Para que serve a Estatística É um conjunto de ferramentas que, quando bem empregadas, podem ser de grande utilidade para a gestão de empresas. Aplicabilidade: Avaliar a variação de preços, da inflação, de consumo, nem fazer controle de qualidade, pesquisa eleitoral, etc. Origem da palavra Estatística: A palavra Estatística origina-se do latim, e o seu radical, status, significa Estado. Sendo assim, a palavra estatística significa o estudo do Estado.

Quando a Estatística começou a ser usada: Conceito: Estatística é um conjunto de métodos e processos quantitativos que serve para estudar e medir os fenômenos coletivos. Quando a Estatística começou a ser usada: A historia da Estatística se confunde com a historia dos números; Quando o homem se tornou sedentário, passou a plantar e criar animais, surgiu um problema: como controlar o número de animais? Como controlar a colheita?

Para tais demandas, o homem criou respostas, mas sem usar os números, pois ainda não os conhecia. Entre elas: Pedrinhas em uma sacola; „Marcas em um pedaço de madeira; „Nós em uma corda. Tais técnicas foram um começo para o desenvolvimento da Estatística, criada como ciência a partir da Idade Moderna (a partir do século XVI).

Duas escolas de Estatística se destacaram: (i) Inglaterra No século XVI, foi pensada como uma ciência política; No século XVII, John Graunt foi a grande expressão em Estatística Demográfica, realizando um trabalho que relacionava nascimentos, casamentos e óbitos. (ii) Alemanha No século XVIII, Gottfried Achenwall foi o primeiro a usar o termo Estatística como se emprega hoje, e, embora digam que o termo já havia sido usado anteriormente, ele é chamado o “pai da Estatística”.

Com o passar dos anos, com as novas pesquisas e descobertas, a Estatística criou forma e chegou ao que é nos dias de hoje: Ela não alcançou ainda um estado definitivo. Continua a progredir na razão direta do desejo de investigação dos fenômenos coletivos. A Estatística é considerada por alguns autores como Ciência no sentido do estudo de uma população. É considerada como método quando utilizada como instrumento por outra Ciência. A relação que a Estatística mantém com a Administração e as Ciências Contábeis: serve como instrumento auxiliar na tomada de decisões.

Estatística esta dividida em duas partes: Descritiva e Indutiva Descritiva: É a parte da Estatística que tem por objeto descrever os dados observados. A Estatística Descritiva, na sua função de descrição dos dados, tem as seguintes atribuições: a) A obtenção dos dados estatísticos (questionários ou observação direta). b) A organização dos dados (ordenação e crítica). c) A redução dos dados (variáveis discretas e variáveis contínuas). d) A representação dos dados (tabelas e gráficos). e) A obtenção de algumas informações que auxiliam a descrição do fenômeno observado.

Indutiva: Aplicada quando e impossível realizar levantamentos com a totalidade dos objetos de uma pesquisa (por falta de tempo ou economia); É a parte da Estatística que tem por objetivo obter e generalizar conclusões para a população a partir de uma amostra, através do cálculo de probabilidade, associado a uma margem de incerteza.

A ementa dessa disciplina abrange apenas a estatística descritiva. Observação 2: A ementa dessa disciplina abrange apenas a estatística descritiva. Observação: A Estatística mantém com a Matemática uma relação de dependência, solicitando-lhe auxílio, sem o qual não poderia desenvolver-se.

Conceitos Fundamentais OBJETIVO: Estatística tem como objetivo o estudo dos fenômenos coletivos. POPULAÇÃO: O conjunto de todos os itens (pessoas, coisas, objetos) que interessam ao estudo de um fenômeno coletivo segundo alguma característica. AMOSTRA: Qualquer subconjunto não vazio de uma população. PARÂMETRO: Uma característica numérica estabelecida para toda uma população. ESTIMADOR: Uma característica numérica estabelecida para uma amostra.

Exemplo: no fenômeno coletivo eleição para governador no Estado de São Paulo a população é o conjunto de todos os eleitores habilitados no Estado de São Paulo. Um parâmetro é a proporção de votos do candidato A. Uma amostra, é um grupo de 1000 eleitores selecionados em todo o Estado. Um estimador é a proporção de votos do candidato A obtida na amostra.

Processos Estatísticos de Abordagem CENSO É uma avaliação direta de um parâmetro, utilizando-se todos 9s componentes da população. Propriedades principais: Admite erro processual zero e tem confiabilidade 100%; É caro; É lento e quase sempre desatualizado; Nem sempre é viável.

Propriedades principais: ESTIMAÇÃO É uma avaliação indireta de um parâmetro, com base em um estimador através do cálculo de probabilidades. Propriedades principais: Admite erro processual positivo e tem confiabilidade menor que 100%; É barata; É rápida; É atualizada; É sempre viável.

Dados brutos e Ro, Dados brutos e uma sequência de valores numéricos não organizados, obtidos diretamente da observação de um fenômeno coletivo. Rol é uma sequência ordenada dos dados brutos. Exemplo: X representa as notas de uma prova obtidas por 4 alunos: X: 4; 8; 7,5; 6,5 (dados brutos) X: 4; 6,5; 7,5; 8 (rol)

ATIVIDADES Após uma atenta leitura do capítulo 1 – Conceitos básicos, os alunos deverão responder as atividades da página 17. Livro texto: Estatística para os cursos de: Economia, Administração, Ciências Contábeis. Autor: Ermes Medeiros da Silva e outros. Volume 1 Editora Atlas