Uso do Poder de Compras Públicas

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
REALIZAÇÃO: ADASP APOIO: EQUIFAX
Advertisements

EDUCAÇÃO NO SISTEMA PENITENCIÁRIO PLANO DE AÇÕES ARTICULADAS (PAR) REDE LATINOAMERICANA DE EDUCAÇÃO EM PRISÕES INSTRUMENTOS IMPORTANTES PARA A CONSOLIDAÇÃO.
Direito Empresarial Prof. Valber Motta
INCENTIVO ÀS AÇÕES NO ÂMBITO DO PROGRAMA NACIONAL DE DST/AIDS Panorama Geral março 2009.
1 A Importância da Regulamentação da Lei Geral na Cidade de São Paulo Frente Parlamentar em Defesa das MPEs/MEI/Cooperativas 21/05/2010.
SECRETARIA NACIONAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA
Objetivo “Contribuir para a formação de professores, visando à melhoria do ensino da leitura e escrita nas escolas públicas brasileiras.”
“Questões Trabalhistas no Segmento de Micro e Pequenas Empresas”
PMAE – Linha de apoio à Modernização da Administração das Receitas e da Gestão Fiscal, Financeira e Patrimonial das Administrações Estaduais Outubro de.
Novas Perspectivas de Apoio e de Avaliação de Políticas para MPEs em Arranjos Produtivos Locais Seminário RedeSist-SEBRAE Rio de Janeiro, 4 de julho de.
CAPÍTULO V – ACESSO A MERCADOS
Compras Públicas com Microempresas e Empresas de Pequeno Porte
Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas
Pequenos Negócios Móveis Brasilia 2013.
SEBRAE O RDC e a participação dos Pequenos Negócios
A importância da Lei Geral para o Desenvolvimento
MELHOR EFICIÊNCIA E TRANSPARÊNCIA NA GESTÃO PÚBLICA
COMPRAS GOVERNAMENTAIS – Modelos e Oportunidades para Serviços
Compras Governamentais e Micro e Pequenas Empresas
O BRASIL DOS ÚLTIMOS 10 ANOS recuperação, desenvolvimento e oportunidades
1 3ª Reunião do Comitê Temático de 2ª Geração de Políticas para APLs Brasília, 28 de junho de 2012.
Consultor do Sebrae Nacional
Política Nacional de Empreendedorismo:
Recife - PE, 27/07/2007 Frederico Amancio SIMPLES NACIONAL Implementação, Arrecadação e Fiscalização.
1 As atribuições da Superintendência de Fiscalização do Abastecimento estão definidas no art. 32 do Regimento Interno da ANP.
4º Seminário Nacional de Gestão Pública Salvador 27 maio 2009 “Programa - Bases para o Desenvolvimento Municipal” Brasília / 2010 Programa Bases para o.
Compras Governamentais
Ênfase na Experiência do MEI
A contribuição e experiência do SEBRAE para a formação de uma cultura de inovação no Brasil Congresso Internacional Conhecimento e Inovação - Ciki 2011.
AÇÕES EM ANDAMENTO – CGSIM
ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA NO SUS
Brasília, 29 de janeiro de 2013 Cooperação entre Governo e Setor Privado para conformação de ambiente favorável às Micro e Pequenas Empresas brasileiras.
Estratégia de fortalecimento dos Pequenos Negócios
PROJETO IND P&G 6.1 PROMINP.
A Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas e as Compras Públicas
SEBRAE NACIONAL ENCONTRO NACIONAL DE MUNICÍPIOS A FORÇA DOS PEQUENOS NEGÓCIOS NO DESENVOLVIMENTO DOS MUNICÍPIOS Brasília – 18 de março de 2014.
PLANO NACIONAL DA CULTURA EXPORTADORA (PNCE) E
Programas Nacionais de Acesso a Inovação e Tecnologia
Incentivo para o Desenvolvimento 2º Convênio FNP-SEBRAE Abril/2010 a Setembro/2011 Brasília, 13 de abril de 2010.
14ª Reunião Ordinária Comitê Temático Compras Governamentais 11 de abril de 2012.
SECRETARIA DA ECONOMIA CRIATIVA – SEC
III CONFERÊNCIA NACIONAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA
SEBRAE / O papel do poder público no desenvolvimento dos pequenos negócios. São Paulo - SP, 28 de novembro de 2011.
Inovações da Lei das ME e EPP
Marca do evento Calendário de reuniões e encontros para o ano de 2011 Calendário 2011.
1 LC nº 123/ A importância das MPEs Pessoal ocupado (IBGE) Empregos formais criados no Brasil nos 10 últimos anos (BNDES) Estabelecimentos comerciais,
Portos Terminais de Uso Privado 2º Anúncio Público Secretaria de Portos.
Maio Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas A Lei Complementar 123/06 assegura tratamento favorecido e diferenciado para micro e pequenas empresas.
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO LOCAL
Ministério da Previdência Social 9º Encontro de Mulheres Pague Menos Fortaleza, 25 de julho de 2009.
Ministério da Previdência Social SIMPLES NACIONAL O empreendedor individual, a micro e a pequena empresa Pernambuco, 22 de outubro de 2009.
SERVIÇO BRASILEIRO DE APOIO ÀS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS SEDE NACIONAL.
Reunião Cenários para planejamento 17 e 18 de junho - Itaipava Bruno Amado Rodrigues Filho Pesquisador-Tecnologista em Metrologia e Qualidade Reunião de.
Gestão 2009/2011 Encontro Regional Norte de Secretários e Dirigentes Municipais da área de Ciência, Tecnologia e Inovação I Seminário Intermunicipal de.
7ª Reunião Ordinária DO FÓRUM PERMANENTE DAS MPEs Brasília – 20 de outubro de 2010 COMITÊ TÉCNICO DE COMPRAS GOVERNAMENTAIS.
A Experiência do TCU junto aos CAEs Outubro/2004 TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO Fiscalização e Controle Social da Gestão Pública no Estado do Piauí.
Indicadores socioeconômicos e a litigiosidade III Seminário Justiça em Números Ipea - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada BRASIL Alexandre dos Santos.
SENAES Secretaria Nacional de Economia Solidária.
Instituto Publix. 10 de setembro de 2014 Universalização do Simples Nacional Diferencial para adesão deixa de ser a atividade e passa a ser o faturamento.
DIVER – DIRETORIA DE VERIFICAÇÃO
3º Encontro Nacional dos Coordenadores do Pibid Carmen Moreira de Castro Neves Brasília, 14 a 16 de maio de 2013.
Ministério da Educação - MEC Ministério da Justiça - MJ
Exame Nacional do Ensino Médio Sistema de Avaliação da Educação Básica
AUDIÊNCIA PÚBLICA Brasília, 13 de maio de 2008 Câmara dos Deputados Comissão Da Amazônia, Integração Nacional e de Desenvolvimento Regional Câmara dos.
A Formação de Recursos Humanos para a Saúde
REGISTRO DE IDENTIDADE CIVIL
Apresentação Padrão SEBRAE.
A política de compras públicas no Brasil e as micro e pequenas empresas Renato Garcia Poli/USP VIII Conferencia Anual sobre Compras.
MINISTÉRIO DA SAÚDE FUNDAÇÃO NACIONAL DE SAÚDE PLANO DE ACELERAÇÃO DO CRESCIMENTO PAC - FUNASA – 2007 / 2010 Resíduos Sólidos DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA.
PROGRAMA GÁS LEGAL. IMPACTOS NO MERCADO.
Transcrição da apresentação:

Uso do Poder de Compras Públicas para o desenvolvimento dos pequenos negócios - avanços e perspectivas - XII Seminário Internacional V Fomenta Nacional Belo Horizonte - MG 21 de novembro de 2012

Concentração de Renda na Sociedade PEA com rendimento positivo (fonte IPEA) 50% mais pobres 6,0% da renda 10% mais ricos 45,3% da renda 5% mais ricos 32,5% da renda 1% mais ricos 13,3% da renda

6º PIB O crescimento econômico é necessário, mas não é suficiente para a construção de uma nação desenvolvida

Concentração de Renda nas Empresas Participação na Receita Bruta (por número de empresas) Acima 100 trab: 3,7 mil ( 0,1%) 67,5% Receita ($) De 10 a 100 trab: 36 mil ( 1,4%) 15,8% Receita ($) Até 10 trab: 2.562 mil (98,4%) 16,7% Receita ($) Fonte RFB - 2005

Micro e pequenas empresas no Brasil 99% do total de empresas no País - Mais de 5 milhões no Super Simples 53% dos empregos formais - 72% dos 2,5 milhões de vagas criadas em 2010 20% do PIB - Potencial para dobrar participação

Promoção do Desenvolvimento Sustentável Uso do Poder de Compras do Estado MPE PROSPERIDADE ECONÔMICA MPE INCLUSÃO SOCIAL SEBRAE PRESERVAÇÃO AMBIENTAL C. VERDES 0800 570 0800 / www.sebrae.com.br

Principais políticas que compõem a Lei Geral Desburocratização – legalização e funcionamento; Desoneração tributária nos 3 níveis de governo; Desoneração do emprego CPP (previdência) sobre faturamento; Empreendedor Individual – formalização; Mercado: compras governamentais, consórcios, exportação; Acesso ao crédito:garantias, recursos FAT, linhas especiais; Acesso à inovação e tecnologia; Comitês Gestores para integração federativa; Fiscalização orientadora e dupla visita; Fortalecimento da representação; e Acesso à justiça.

95% dos EI recomendam a formalização 87% pretendem se tornar microempresas

ESTATÍSTICAS DO EI Data Total de EI Agosto 2012 2.5 milhão

Compras Governamentais Objetivo Promover o desenvolvimento local e a ampliação da competitividade, por meio do aumento da participação das micro e pequenas empresas no fornecimento público.

Quebrar Paradigmas

Artigos LC 123 & Objetivos Até R$ 80.000,00 Desenvolvimento Regional Subcontratação Transferência Tecnológica Cotas de 25% Formação de Consórcios Inversão de fases Desburocratização e Desoneração Empate Ficto Equidade Mercadológica (Isonomia)

Compras de MPE Governo Federal Valores corrigidos pelo IPCA dessazonalizado¹ e variação acumulada do valor de compra, segundo o porte – 2002 a 2011² ¹ 2011 = 100% ² janeiro a setembro.

Compras Governamentais nos Estados RR AP COMPRAS GOVERNAMENTAIS NOS ESTADOS PA MA RN AM CE PR PB PI PE AC AL TO RO SE BA MT Estado possui legislação e programa incentivo às compras governamentais de MPE DF GO MG MS ES SP Estado possui legislação e mas não possui programa incentivo às compras governamentais de MPE RJ SC RS PROGRAMAS UF RJ, DF...RS E PB Estado não possui legislação e nem programa incentivo às compras governamentais de MPE

Convênio de Cooperação Geral entre o CONSELHO NACIONAL DE SECRETÁRIOS DE ESTADO DA ADMINISTRAÇÃO – CONSAD e o SEBRAE Objetivo Geral Implementar ações que venham a promover a sensibilização dos Governos Estaduais, por intermédios de suas Secretarias de Administração, para a promoção da Política do Uso do Poder de Compra, prevista no Capítulo V da LC 123/06, relativa ao tratamento diferenciado e simplificado a ser dispensado às MPE, por ocasião das contratações públicas/compras governamentais.

SEBRAE

SEBRAE

SEBRAE

Municípios Com a Lei Geral Regulamentada (em %) Desenvolvimento Sustentável e o Fomento Aos Pequenos Negócios

Municípios com a lei geral implementada (em %) Desenvolvimento Sustentável e o Fomento Aos Pequenos Negócios

Compras Governamentais nos Municípios

Desenvolvimento Sustentável e o Fomento Aos Pequenos Negócios Segurança legal da preferência às MPE Desenvolvimento Sustentável e o Fomento Aos Pequenos Negócios Proposta de Atuação Conjunta dos Tribunais de Contas, Escolas de Contas e Sebrae

Linhas de Atuação Temas: Desenvolvimento Sustentável e o Fomento Aos Pequenos Negócios Linhas de Atuação Temas: Compras Governamentais – Preferência aos pequenos negócios Legalização de Empreendimentos - Desburocratizar Empreendedor Individual - Formalizar e Estimular Agente de Desenvolvimento Local - Designar e Capacitar

Linhas de Atuação Iniciativas: Sensibilização Orientação Capacitação Desenvolvimento Sustentável e o Fomento Aos Pequenos Negócios Linhas de Atuação Iniciativas: Sensibilização Orientação Capacitação Suporte e Monitoramento 13 de março de 2013: Eventos Simultâneos em todas as Unidades da Federação.

SEBRAE 8.666/93 Controle 10.520/02 Eficiência Desenvolvimento Econômico / Social 123/06 Desenvolvimento Sustentável Art. 3 (8.666/93) 0800 570 0800 / www.sebrae.com.br

AVANÇOS ADICIONAIS E RECENTES INDUÇÃO DE POLITICAS COMPLEMENTARES Compras Sustentáveis – Decreto 7.746/2012 Regime Diferenciado de Compras - RDC Programa Nacional de Alimentação Escolar - PNAE Programa de Aquisição de Alimentos - PAA Regime de Preferencia – Tecnologia Nacional 0800 570 0800 / www.sebrae.com.br

AVANÇOS ADICIONAIS E RECENTES EVOLUÇÃO DO ESPAÇO DAS MPE EIXOS ESTRATÉGICOS – CONVÊNIO MPOG:  Eixo Estratégico 1 – Institucionalização do Uso do Poder de Compra nos Órgãos do Governo Federal. Eixo Estratégico 2 – Mobilização dos Estados e Municípios para a Regulamentação e Implementação da LC 123. Eixo Estratégico 3 – Aproximação e Qualificação das MPE para o Mercado de Compras Governamentais. Eixo Estratégico 4 – Coordenação e Mobilização. 0800 570 0800 / www.sebrae.com.br

Vale a pena?! Fonte: CAGED/Ministério do Trabalho e Emprego 28

Menor preço... Novo paradigma: “...melhor preço” Evolução e Novo Paradigma Menor preço... Novo paradigma: “...melhor preço” Gestores de procedimentos administrativos... Novo paradigma: “Indutores do Desenvolvimento”

“A melhor forma de prever o futuro é criá-lo” Peter Drucker OBRIGADO! www.sebrae.com.br bruno.quick@sebrae.com.br 30