Uma Aventura…Literária 2013 Modalidades: * Texto original (1 a 2 páginas; tema livre; para todos os anos); * Crítica (1 página; Crítica a qualquer dos.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Agrupamento de Escolas de Ribeira de Pena
Advertisements

Escola Secundária/3º CEB Poeta Al Berto, Sines
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Coordenadoria de Gestão da Educação Básica 1.
HEMEROTECA COMO RECURSO DIDÁTICO
Secundária/3 Aurélia de Sousa
Logótipo do Agrupamento de Escolas de Mortágua
Logótipo do Agrupamento de Escolas de Mortágua
WEBQUESTS O que é uma Webquest? Uma Webquest é uma “aventura na net”
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
Biblioteca: Escola secundária de Loulè Morada: Av. Eng. Laginha Serafim Loulé Telefone: Fax:
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
Práticas de alfabetização e letramento no 1º ciclo: em que isto implica? LÂMINAS BASEADAS NAS PALESTRAS DAS PREFESSORAS MAGDA SOARES E MARIA DO SOCORRO.
O que estas imagens representam para você?
Autonomia na Escola Secundária Moinho de Maré
Folha de Cálculo Cesar Analide Grupo de Inteligência Artificial Departamento de Informática Escola de Engenharia Universidade do Minho Braga, PORTUGAL.
Organização Jornada Pedagógica de 17/04/2013 2º encontro
ORIENTAÇÕES PARA A ORGANIZAÇÃO
SOPHIA DE MELLO BREYNER ANDRESEN
Objectivos: Articular currículos e metodologias de ensino-aprendizagem entre o 1º, 2º e 3ºs ciclos do Agrupamento de Escolas de Arraiolos, nas áreas das.
Apresentação do projeto – reunião de pais
Áreas científicas relevantes para cada grupo de docência
A Biblioteca Escolar (BE)
Centro de Competências TIC da ESE de Santarém
PRÊMIO MERCOSUL PARA CIÊNCIA E TECNOLOGIA – Edição 2013 Tema: Educação para a Ciência Proposta Brasileira de Linhas de Pesquisa XLVIII RECyT - Reunião.
O Agrupamento de Pardilhó aderiu ao relançamento do Programa TEIP – Território Educativo de Intervenção Prioritária porque é uma segunda oportunidade de.
3ºano do 1º ciclo do Ensino Básico 2012 / 2013
Seminário Nacional JRA 2009 Ovar, de Novembro de 2009
A Coordenadora da BE: Esperança Alfaiate
Do Mar à Escola.
Projecto “Ler, ver, ouvir – pensar o mundo
Uma Aventura…Literária 2013 Modalidades: * Texto original (1 a 2 páginas; tema livre; para todos os anos); * Crítica (1 página; Crítica a qualquer dos.
Uma Aventura…Literária 2013
Bibliotecas da ULBRA Escola Martinho Lutero Guaíba
Site da BE: Concurso literário (21 de Janeiro a 20 de Fevereiro) O concurso destina-se a todos os alunos do 1º, 2º e.
Rotina na Alfabetização:
Linguagem, alfabetização e letramento
E OUTROS PROJECTOS PARA AS Eco-Escolas Margarida Gomes - ABAE.
Anos Iniciais do Ensino Fundamental
“Num mundo como o atual, em que os textos estão por toda a parte, entender o que se lê é uma necessidade para poder participar plenamente da vida social.”
PROJETO DE FORMAÇÃO PARA O NOVO PROGRAMA DE PORTUGUÊS DO ENSINO BÁSICO - I Paulo Almeida.
Planejamento PNAIC 2014.
Agrupamento de Escolas Professor Abel Salazar - Ronfe
PIPAS POÉTICAS Carlos Drummond de Andrade
Maria de Lurdes Silva Agrupamento de Escolas de Cerva
FICHA DE IDENTIFICAÇÃO
FICHA de IDENTIFICAÇÃO
FICHA de IDENTIFICAÇÃO
Uma Aventura…Literária 2013
ESCOLA SECUNDÁRIA MORGADO de MATEUS
Componente Curricular
Componente Curricular
Escolas Empreendedoras Concurso de Ideias
Clube da Floresta “ Os Rebordãos” CADERNO DE MEMÓRIAS
Ambiente Apresentação Membros do grupo David Santos Inês Mendes Nuno Costa Membros do grupo David Santos Inês Mendes Nuno Costa.
Estratégias de actuação: Articulação curricular
Proposta de e-portefólio para um aluno do ensino profissional
Organização das aulas Estrutura das aulas Manual Caderno diário
Relatório de Proposta de Projeto
Reunião com os responsáveis e alunos participantes do Teatro: Água para Sempre” Pauta:26/06/ Boas Vindas. 2.Apresentação dos professores/coordenadores.
Programa Eco-Escolas ESCOLA BÁSICA DE GAVIÃO
Como estruturar um trabalho de pesquisa Como fazer uma bibliografia
CURSO: Alfabetização e Letramento com Jornal
Organização das aulas Estrutura das aulas Manual Caderno diário
Jorge Franscesco Secundária/3 Aurélia de Sousa Porto 9ºano - Educação Tecnológica, Área de Projecto, Ciências Físico - Químicas Marinheiros 4.
Uma Aventura…Literária 2013 Modalidades: * Texto original (1 a 2 páginas; tema livre); * Crítica (1 página; crítica a qualquer dos livros a concurso);
PROJETO “LENDO E VIVENDO”
CONCURSO INTERNACIONAL DE LEITURA -3ª EDIÇÃO. Participação/ Inscrição no Concurso Alunos (do ensino Secundário) da REDE de Ensino de Português no Estrangeiro.
A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E A TRANSVERSALIDADE NA PRODUÇÃO DA CONSCIÊNCIA ECOLÓGICA NO SEGUNDO SEGMENTO DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO NO COLÉGIO ESTADUAL AGRÍCOLA.
Tecnologias na educação: ensinando e aprendendo com as TIC.
Transcrição da apresentação:

Uma Aventura…Literária 2013 Modalidades: * Texto original (1 a 2 páginas; tema livre; para todos os anos); * Crítica (1 página; Crítica a qualquer dos livros a concurso; para todos os anos de escolaridade); * Desenho (a preto e branco, em papel A4, que ilustre um momento de qualquer dos livros a concurso; todos os anos); * Teatro (adaptação de um texto de um dos livros a concurso; para todos os anos); * Olimpíadas da História (reconto de um excerto – página -, eventualmente ilustrado); * Blogue (sobre a coleção Uma Aventura em geral ou sobre um livro da coleção). * Informação mais pormenorizada:

Uma Aventura…Literária 2013 Regulamento: * Trabalhos individuais ou em grupo, enviados até ao dia 15 de fevereiro; * Publicação dos trabalhos premiados; * Cheques-livros para todos os premiados e professores; * Diplomas para os concorrentes e professores; * Outros prémios (medalhas, menções honrosas, diplomas de participação, diplomas de coordenação pedagógica, etc.).

Eu Escrevo! – Ler o Mar Regulamento: * O concurso dirige-se a todos os níveis de ensino; * Os trabalhos a desenvolver deve ter em conta um ou vários motes da temática da Semana da Leitura (Navegar nos livros; Leituras em mar alto; Mergulhar nas palavras; Em maré de leitura; Na rota das palavras; Cultivar o mar); * Os trabalhos devem considerar uma ou várias áreas relacionadas com a temática da Semana da Leitura (Oceanos; Fauna; Flora; Povos; Recursos Naturais; Sustentabilidade do Planeta; Energia; Vida; Ambiente; Planeta Azul; Consumo; Tecnologias; Profissões; Gastronomia; Moda; Arte; Turismo; Saúde; Lazer; Transportes, etc.); * O concurso remete para o envolvimento das diferentes disciplinas e apela à imaginação e à transversalidade curricular; *Na avaliação, ter-se-á em conta a relação entre os motes e as áreas, o rigor linguístico, o rigor científico, a originalidade e a criatividade. * Até 22 de março, cada escola envia 1 trabalho por ano, para a biblioteca; * Até final de março, uma equipa de três professores, designados pela biblioteca, escolhe os 4 melhores trabalhos (1 por nível de ensino) e submete-os a concurso nacional;

Eu Escrevo! – Ler o Mar 1º, 2º e 3º ciclos e secundário: * Trabalhos individuais; * Serão atribuídos prémios aos autores dos trabalhos vencedores (crianças e jovens) e às escolas/agrupamentos que estes frequentam: - Aluno do 1º ciclo do ensino básico - 150,00 - Aluno do 2º ciclo do ensino básico - 200,00 - Aluno do 3º ciclo do ensino básico - 250,00 - Aluno doEnsino secundário - 300,00 - Agrupamento - 400,00 (aquisição de títulos para as BEs). * Informação mais pormenorizada: TipoProjecto=21

Eu Escrevo! – Ler o Mar 2º Ciclo: * É proposta a construção de um texto jornalístico (notícia ou entrevista) que mobilize diversas áreas curriculares na abordagem dos motes e das áreas relacionadas com a Semana da Leitura; * Ao texto podem aliar-se imagens originais que o ilustrem, através do recurso a materiais e a técnicas plásticas ou gráficas diversas.

Eu Escrevo! – Ler o Mar 3º Ciclo: * É proposta a construção de um texto jornalístico (reportagem) que mobilize diversas áreas curriculares na abordagem dos motes e das áreas relacionadas com a Semana da Leitura (1). Ensino secundário: * É proposta a construção de um texto argumentativo que mobilize diversas áreas curriculares na abordagem dos motes e das áreas relacionadas com a Semana da Leitura (1) (1) - Ao texto podem aliar-se imagens originais que o ilustrem, através do recurso a materiais e a técnicas plásticas ou gráficas diversas.