Milene Selbach Silveira

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A Grande Corrida do Feijão
Advertisements

Trabalho de Inglês Técnico
Amintas engenharia.
Orientação – acesso ambiente virtual
Aprendizagem Online: ferramentas de comunicação para colaboração
1. 2 Pearson Education do Brasil Editora educacional de alcance mundial No Brasil, publica nas áreas universitária, de ensino de inglês, negócios e informática.
Tutor: Profº Carlos Roberto das Virgens
Roteiro de Elaboração WEBQUEST.
Trabalho 7 – Gerenciamento das Relações com o Cliente – Casa do Pão de Queijo Tatiani Velardi.
Interface Usuário Máquina
e-UNI: UNIversidade Eletrônica
Introdução a Computação
Gerenciamento do Tempo.
Ferramentas de Mediação no Moodle
New Dimension New Dimension Cursos a Distância Cursos a Distância.
APS – Análise e Projeto de Sistemas
ESCOLA ESTADUAL IRMAN RIBEIRO DE ALMEIDA SILVA Professores da STE: Edilson/Luciene/Rosvely Professora Multiplicadora - NTE: Luciana.
Engenharia de Software
Ambiente Virtual de Aprendizagem AVA
Guia para configuração e envio da Nfe por
Explicitando informações de ajuda para a construção de sítios de e-GOV
Portfólio de matemática
Tutorial da Plataforma MOODLE
ESPAÇO DÚVIDAS.
A SOLUÇÃO PARA SUA TRANSPORTADORA
Plataforma de Ensino a Distância
Tecnólogo em Analise e Desenvolvimento de Sistemas - Faculdade de Tecnologia SENAC De Roger Ferreira Memórias e suas características,
FGV ONLINE Programa de Educação a Distância da Fundação Getulio Vargas.
Requisitos de Hardware e Software Conhecimentos Básicos Acesso ao EaD
Sistemas de Recomendação
Num primeiro momento, a intervenção será identificar as relações do professor com o conhecimento matemático ao utilizar a calculadora, para isso é preciso.
AVALIAÇÃO: instrumento para verificar o que o aluno aprendeu.
GAPH Integração de Hardware do Usuário ao CoreConnect Leandro Heleno Möller e Leonel Pablo Tedesco Prototipação Rápida e Computação.
Treinamento do Microsoft® Access® 2010
Formas de Interação.
Histórico do Monitor.
O Ensino de Ciências e suas Relações com o Contexto Social
O comportamento informacional dos alunos de cursinho pré-vestibular no processo de escolha da orientação vocacional. Apresentação de trabalho da disciplina.
Contornos arquitetônicos Maria Helena Pereira Dias.
Nome do aluno Período Disciplina Nome do professor
Treinamento para Professores
Caro aluno, Estas orientações foram elaboradas para auxiliar você em seu processo de tornar-se um aluno na modalidade a distância.
Moodle Manual de Utilização Plataforma de Ensino a Distância
Difusão e Aperfeiçoamento de Recursos Educacionais Abertos
Luana Müller Orientadora: Profª. Drª. Milene Selbach Silveira.
Ambiente Virtual de Aprendizagem - Tutorial Básico
Guia para configuração e envio da Nfe por
Comportamento dos alunos do 8ª ano do ensino fundamental da E. E
1 Workshop de introdução à responsabilidade País, Mês de 20XX A Viagem de Ahmed.
Curso - Aprenda a Criar Sites com domínio próprio
Aula 02 – Mediação Pedagógica e Ferramentas na EaD
OBJETIVOS Apresentar a metodologia de ensino das disciplinas on-line. Fornecer informações acadêmicas referente as disciplinas on-line.
EJA ENSINO MÉDIO – ENSINO À DISTÂNCIA
Plataforma NetAula Ambiente Aluno
Questões Estratégicas para o Desenvolvimento da EAD
Colaboração e co-criação em redes sociais. Retomando Na última aula, vimos que o conteúdo em uma rede social deve: Ter conteúdo atrativo Ter conteúdo.
Desafio virtual Descubra se você está on-line ou off-line quando o assunto é internet Entrar Conte os acertos!
Uso de tecnologias inovadoras nas monitorias Erica Lais Hoeveler - Professores de Plantão 20º CIAED – Congresso Internacional de Educação à distância 08/out/2014.
Curso de Treinamento de Tutores Sat
Projeto Final - APGS Adriana P. de Medeiros
Matricula: U4R8V9. Perfil da Geração Y Integrados Globais e conectados Conscientes e críticos Comportamento é diretamente influenciado pelo grande volume,
Prof. Carlos Alberto Kamienski – Avaliação de Desempenho de Redes e Sistemas (INF-103) Santo André, Fevereiro de 2012 Apresentação da.
Projeto: Novas Mídias e Eleições
Oficina Criando um Blog e descobrindo suas Potencialidades Pedagógicas
Filtragem Colaborativa
Retaguarda - Bloquear Programa
Avaliação de Desempenho de Redes e Sistemas (INF-103)
CMP167 – Programação com Objetos Distribuídos Aluno: Carlos Oberdan Rolim A Comparative Study between Computer Programming Languages for Developing Distributed.
AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM
Apresentação das Experiências do Processo de Pesquisa Grupo 2 : Cleziel, Eduardo Moura, Heraclito Questão de Investigação : “Quais são as fases/etapas/métodos/técnicas.
Transcrição da apresentação:

Milene Selbach Silveira E agora, quem poderá me ajudar? Utilizando sistemas de recomendação para otimização do processo de busca por auxílio em ambientes colaborativos de ensino Luana Müller Milene Selbach Silveira luana.muller@acad.pucrs.br milene.silveira@pucrs.br

Introdução Ambientes colaborativos de ensino Ajuda on-line e ajuda em pares Auxílio de outros usuários Paradigma da vila Sistemas de recomendação e combinação social

Ambientes colaborativos de ensino

Ajuda on-line, em pares, auxílio de outros usuários e o paradigma da vila

1 2 3 4 Sistemas de recomendação Identificação do usuário Coleta de informações Geração das recomendações Apresentação das recomendações

Combinação Social

Questão de Pesquisa Quais critérios os usuários utilizam ao selecionar uma pessoa para responder a uma dúvida em relação ao uso de ambientes colaborativos de ensino? Como esses critérios podem ser utilizados para gerar uma combinação social integrada a sistemas de ajuda em pares?

Resultados da Pesquisa Perfil 100 usuários de ambientes colaborativos de ensino 48% alunos 29% professores 22% professores/alunos 1% suporte técnico

Resultados da Pesquisa Perfil 45% utilizam ambientes colaborativos de ensino a mais de 5 anos 24% de 3 a 5 anos 28% de 1 a 3 anos 3% a menos de 1 ano

Resultados da Pesquisa Tratamento de dúvidas neste ambientes* 55% utilizam o Google 48% solicitam ajuda a outras pessoas 46% usam a ajuda do sistema 3% usam tentativa e erro 1% buscam ajuda no site do Moodle *Dados com intersecção

Resultados da Pesquisa Tratamento de dúvidas através de outros usuários* 46% utilizariam um recurso computacional para entrar em contato com um colega 34% falariam com um colega próximo 17% ligariam para o help Desk 2% ligariam para um colega *Dados com intersecção

Resultados da Pesquisa O que você leva em consideração ao escolher alguém para auxiliar você com uma dúvida?

Resultados da Pesquisa E se for uma dúvida relacionada a algum conteúdo de aula?

Resultados da Pesquisa E se for uma dúvida relacionada à operação (utilização) do próprio ambiente colaborativo de ensino?

Resultados da Pesquisa E se a solicitação de auxílio (pedido de ajuda) a uma pessoa fosse feita de forma remota (por meio de MSN, Email, Chats, Fóruns, Redes Sociais, etc), que critérios você utilizaria?

Resultados da Pesquisa O conhecimento técnico foi um critério apontado descritivamente por 5% dos usuários: “Nem sempre tempo de utilização significa experiência no uso. Eu procuraria alguém que tivesse demonstrado experiência e conhecimento para que pudesse realmente me auxiliar” “[...] Você tenta tirar dúvidas com um colega e avalia. Tenta tirar dúvidas com outro, e avalia. Com o tempo, você vai criando confiança em tirar dúvidas sobre um tipo de assunto com um colega em vez de outro. Os colegas-de-referência podem ser diferentes em função do tipo de assunto”

Resultados da Pesquisa Sobre a ajuda on-line, os usuários citaram que: “Recorro muito ao help online, entretanto este é insatisfatório uma vez que o mesmo apenas define conceitos sem dar exemplos ou explicar as alternativas de opções em si. [...]” “[...] há termos que são usados na parte de avaliação que mesmo consultando o help não dá para entender direito [...]”

Resultados da Pesquisa Tipo de dúvida Como o usuário escolhe o “par”? Como usar essa informação para a ajuda em pares? Uso do ambiente Tempo de uso da ferramenta Através da medição do tempo de uso do ambiente de cada usuário, encaminhando a dúvida aos que possuem mais tempo. Conhecimento técnico Através da análise dos logs do ambiente e feedbacks dos usuários, mensurar o conhecimento técnico, utilizando essa informação no processo de escolha do “par”. Receptividade Através da análise do histórico de ajuda de cada usuário, verificar os usuários que mais fornecem ajuda aos outros, e que possuam feedback positivo sobre essa ajuda, encaminhando a dúvida a estas pessoas. Afinidade Por ser um critério não mensurável, não poderia ser utilizado dentro do sistema. Conteúdo das disciplinas Área de Atuação Disciplinas Através dessas informações, um algoritmo de recomendação poderia identificar os índices de similaridade dentre usuários, utilizando esta informação para o encaminhamento da dúvida para usuários similares.

Próximos passos da pesquisa Através de um sistema de ajuda em pares, computar os critérios relevantes para dúvidas sobre o tipo de ambiente, para, através da combinação social, encontrar o melhor par para responder dúvidas sobre ambientes colaborativos de ensino. Tempo de utilização do ambiente, conhecimento técnico, receptividade. Serão também analisadas as ferramentas comumente utilizadas pelos usuários. É algum destes nomes ;)

Referências [Jos80] Joseph, M. S. “Helping users help themselves”, In: 8th annual ACM SUGUCCS conference on User services, 1980, P. 108-110. [Lei10] Leite, L. L.; Silveira, M. S. “Phavea: um arquitetura de peer help para o Moodle”. In: XXXVII Seminário Integrado de Software e Hardware, 2010, P. 478-488. [Lei12] Leite, L. L. “Colaboração entre Pares para Melhor Compreensão da Mensagem do Designer Via Sistemas de Ajuda”, Tese de Doutorado, PUCRS, 2012, 117p. [Ric10] Ricci, F.; Rokach, L.; Shapira, B.; Kantor, P. B. “Recommender systems handbook”. New York: Springer, 2010, 872p. [Vou05] Vouligny, L; Robert, J. “Online help system design based on the situated action theory”. In: 2005 Latin American conference on Human-computer interaction, 2005, 12p.

Milene Selbach Silveira E agora, quem poderá me ajudar? Utilizando sistemas de recomendação para otimização do processo de busca por auxílio em ambientes colaborativos de ensino Luana Müller Milene Selbach Silveira luana.muller@acad.pucrs.br milene.silveira@pucrs.br