O género e o poder político - Flávia, Margarida, Patrícia e Tânia -

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
AS NOVAS TECNOLOGIAS.
Advertisements

Os Jovens e a Política As atitudes e os comportamentos políticos dos jovens em Portugal.
Auguste Comte, o Pai do Positivismo
Na espécie humana temos o ser masculino e o ser feminino
PEDAGOGIA 3ºPNA PROFª GIANE MOTA
A situação da Igualdade de Género em Portugal
Movimento Feminista E suas formas de luta.
Montesquieu e as suas contribuições para o pensamento político moderno
Trabalhador do Conhecimento
Teorias Pós-críticas do Currículo
Gênero É o conjunto de características sociais, culturais, políticas, psicológicas, jurídicas e econômicas atribuídas às pessoas de forma diferenciada.
POR QUE JOGOS COOPERATIVOS?
Trabalho de grupo Análise do produto VivaFit
13 razões para as Mulheres votarem em Dilma Presidente
Estrutura familiar e dinâmica social
Internet.
Educação para a Cidadania. Áreas Temáticas InicialInicial > Áreas TemáticasÁreas Temáticas eas Temáticas.
PLANIFICAÇÃO DE UMA AVALIAÇÃO.
Assistência aos Antigos Combatentes e Desmobilizados Com Deficiência
IGUALDADE PROFISSIONAL COMO FACTOR DE CRESCIMENTO
Solidarismo: da doutrina ao discurso de campanha
Curso: Técnica Administrativa Trabalho elaborado por:
1 Novas Famílias. 2 A pessoa independente que ocupa uma parte ou a totalidade de um alojamento ou o conjunto de pessoas que residem no mesmo alojamento.
Disparidades de Género no Mercado de Trabalho Português
Mudando a Percepção sobre os Animais O artigo do Professor Linzey faz parte de uma série sobre "Literatura Teológica" que foi publicada em 97/98 no BTI.
Eutanásia.
9ºANO – HISTÓRIA PORTUGAL: DO AUTORITARISMO À DEMOCRACIA
GÊNERO.
Gênero: masculinidades
Naturalmente que já ouviste falar no 25 de Abril de 1974, mas provavelmente não conheces os acontecimentos como os teus pais ou os teus avós que viveram.
 Primeira mulher a votar;  Implementação da Nova Constituição da República (1933);  Lei do Contrato Individual do Trabalho (1974);  Importância do.
United Nations Development Programme
ANÁLISE ÀS ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS
Aula 8 - Multiculturalismo e Direitos
O Dia da Diferença tem como objectivo uma maior compreensão dos assuntos relacionados com a deficiência e para mobilizar a defesa da dignidade, dos direitos.
“Como conquistar um trabalho: Parte II”
Conceito de Direito A partir da leitura de Roberto Lyra Filho  ideologias dificultam o entendimento do conceito de direito.
Março Lilás 2015 Março A participação igualitária de mulheres e homens não se resume a um número ou a uma percentagem (50% para homens e 50% para.
Um Trabalho, Três Atitudes. Hoje Trago-te Um História Que Retrata Três Tipos De Atitudes Diferentes Perante O Mesmo Trabalho. Um Trabalho, Três Atitudes.
Sociologia geral Introdução.
Questões envolvendo autoconceito, auto-estima e gênero
Sócrates, Platão e aristóteles
Escola de Formação Política Miguel Arraes. Curso de Formação, Capacitação e Atualização Política dos Filiados, Militantes e Simpatizantes Módulo IV A.
Entrevista.
Futuro dos jovens agricultores no quadro da PAC pós 2013
Marjorye, Bruno lopes e Bruno Novaes- 2 PPN
Émile Durkheim: um dos pais da sociologia moderna
FACULDADE DE DESPORTO DA UNIVERSIDADE DO PORTO Discentes: o Joana Fernandes Van-zeller Campos o Joana Filipa Pinto Correia o João Diogo Costa o Maria Teresa.
Movimentos sociais.
Participação Feminina nos Parlamentos Senadora Vanessa Grazziotin Procuradora Especial da Mulher do Senado Federal Auditório Nereu Ramos, junho de 2013.
Rondineli Alves Eden Lopes 2PPN Giovanni Iannoni.
O Plano de desenvolvimento estratégico do clube desportivo
CAP 20 – As teorias socialistas e o marxismo
Direitos dos Trabalhadores

A SOCIOLOGIA COMO UMA PERSPECTIVA: COMO OS SOCIÓLOGOS PENSAM
MRG – Engenharia e Construção, SA APRESENTAÇÃO NO ISCAC Coimbra,
Qual a importância de uma boa argumentação?. Oferecer um conjunto de razões a favor de uma conclusão ou oferecer dados favoráveis a uma conclusão. Os.
GÊNERO Gênero - Psicologia Social - Profa. Ma. Beatriz Baptista Tesche.
UMAR - União de Mulheres Alternativas e Resposta.
PERCURSOS ESCOLARES ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO DIFERENCIADA: DISCURSOS SOBRE AS ESCOLHAS DOS COLÉGIOS FOMENTO EM PORTUGAL João Monteiro Feijão Sociólogo, Assistente.
Geração 50 + Pensar pragmático – Agir positivo Conclusões da Conferência Internacional 9 de Outubro 2007 Fundação Dr. Cupertino de Miranda.
Unidade II: Contexto sócio-cultural e jurídico
1 Dia Mundial de Luta contra a Sida 1 de Dezembro de 2004 DADOS EPIDEMIOLÓGICOS DO VIH/SIDA EM CABO VERDE Dra Maria de Lourdes Monteiro.
Uma contribuição à teoria do desenvolvimento infantil Aléxis N. Leontiev Uma contribuição à teoria do desenvolvimento infantil Aléxis N. Leontiev.
Das aparências ao mundo das idéias.
De Onde Vem A. O que é ser criativo? O que é a criatividade, afinal? O dicionário a explica de tal forma: “Faculdade ou atributo de quem ou do que é criativo;
Professora Rosana Rossatto 7º ano Outono de 2016.
7 Núcleos Geradores de Unidades de Competência: Áreas “gémeas” de Competências-Chave: Apresentação do Referencial de Competências-Chave de Nível Secundário.
Transcrição da apresentação:

O género e o poder político - Flávia, Margarida, Patrícia e Tânia -

Objectivo: analisar a perspectiva de mulheres integradas na vida política acerca da temática – participação feminina na actividade política. Objectivo: analisar a perspectiva de mulheres integradas na vida política acerca da temática – participação feminina na actividade política.

Conquistas com vista à igualdade: trabalho – Portugal tem a terceira maior taxa de actividade feminina no escalão etário dos 25 aos 49 anos; trabalho – Portugal tem a terceira maior taxa de actividade feminina no escalão etário dos 25 aos 49 anos; crescente número de mulheres licenciadas; crescente número de mulheres licenciadas; entrada em áreas anteriormente dominadas pelos homens (ex. medicina, engenharias, etc.); entrada em áreas anteriormente dominadas pelos homens (ex. medicina, engenharias, etc.); quadro jurídico igualitário – mudança nas leis para a menor inferiorização das mulheres. quadro jurídico igualitário – mudança nas leis para a menor inferiorização das mulheres.

O que ainda está por alterar: Na sociedade: Divisão das tarefas domésticas Socialização Mudança de mentalidades Incentivos à licença de paternidade. Na vida política: Estabelecimento de percentagens mínimas para a participação das mulheres na política Funcionamento da vida partidária A visibilidade das mulheres na vida partidária.

Realidade política: A participação feminina na política tem vindo a aumentar ao longo dos anos, mas é ainda pouco significativa; A participação feminina na política tem vindo a aumentar ao longo dos anos, mas é ainda pouco significativa; Na Assembleia da República (AR) apenas cerca de 25% dos deputados são mulheres; Na Assembleia da República (AR) apenas cerca de 25% dos deputados são mulheres; Nos partidos de esquerda existem mais mulheres na AR do que nos partidos de direita; Nos partidos de esquerda existem mais mulheres na AR do que nos partidos de direita; Actualmente o PS é o partido com maior percentagem de mulheres (à excepção do BE). Actualmente o PS é o partido com maior percentagem de mulheres (à excepção do BE).

Entrevistas realizadas: Entrevista exploratória: Entrevista exploratória: Isabel Romão (CIDM) Isabel Romão (CIDM) Entrevistas principais: Entrevistas principais: Odete Santos (deputada do PCP) Odete Santos (deputada do PCP) Sónia Fertuzinhos (deputada do PS) Sónia Fertuzinhos (deputada do PS) Teresa Caeiro (deputada do CDS) Teresa Caeiro (deputada do CDS)

Como surgiu a ideia de seguir uma carreira política? Como surgiu a ideia de seguir uma carreira política? Para todas foi um processo progressivo e não repentino. Para todas foi um processo progressivo e não repentino. Tanto a Teresa C. como a Sónia F. tornaram-se militantes apenas depois de exercerem cargos nos respectivos partidos. Tanto a Teresa C. como a Sónia F. tornaram-se militantes apenas depois de exercerem cargos nos respectivos partidos. A Odete S. aproximou-se do partido nos tempos da faculdade na luta contra a ditadura. A Odete S. aproximou-se do partido nos tempos da faculdade na luta contra a ditadura.

Os esforços no meio político são comuns a homens e mulheres? As três entrevistadas concordam que as mulheres têm que se esforçar mais do que os homens para atingirem os mesmos objectivos; As três entrevistadas concordam que as mulheres têm que se esforçar mais do que os homens para atingirem os mesmos objectivos; é mais dificil para as mulheres sobretudo no tipo de sociedade em que estamos inseridas com as características na distribuição de tarefas nomeadamente domésticas e familiares que ainda temos... Teresa C., CDS As mulheres precisam de se esforçar mais do que os homens porque o espaço de poder é mais reduzido e a organização política é essencialmente masculina. Sónia F., PS

Participação feminina na política ao longo dos anos tem havido uma evolução positiva no sentido de focar mais a atenção do que antes sobre a fraca participação das mulheres nos órgãos de poder Odete S., PCP a questão da igualdade ainda necessita de muito investimento político e sobretudo cívico Sónia F., PS

Se houvesse mais mulheres no poder as coisas iriam melhorar? As três entrevistadas não acreditam que os problemas da sociedade melhorassem mas iria dar qualidade à própria democracia As três entrevistadas não acreditam que os problemas da sociedade melhorassem mas iria dar qualidade à própria democracia O aumento da percentagem de mulheres (...) não iria trazer com elas as virtudes de mulher mas sim do ser humano Sónia F., PS eu não concordo com a opinião de que as mulheres são as sensíveis e pensam nas coisas sociais [e que] os homens são os brutos e só pensam em fazer estradas Teresa C., CDS

Se houvesse maior representação feminina, as mulheres sentir-se-iam mais representadas e interessadas pela política? As três deputadas defendem que a participação das mulheres suscitaria um maior interesse por parte das cidadãs. As três deputadas defendem que a participação das mulheres suscitaria um maior interesse por parte das cidadãs. Sim, pode ter um efeito propulsor para cativar mais mulheres para a política. Teresa C., CDS Teresa C., CDS Quanto à representação as opiniões divergem e, aparentemente, estão pouco definidas. Quanto à representação as opiniões divergem e, aparentemente, estão pouco definidas.

O porquê de não haver tantas mulheres a seguir uma carreira política A sociedade não consegue olhar para homens e mulheres de uma forma igual. (...) é necessário criar uma consciência colectiva em relação à igualdade A sociedade não consegue olhar para homens e mulheres de uma forma igual. (...) é necessário criar uma consciência colectiva em relação à igualdade Sónia F., PS A Teresa C. acredita que o pouco interesse pela política aliado às tarefas domésticas se reflecte na sua fraca participação. Segundo Odete S. essa participação reduzida deve-se a factores socio-económicos e a condicionalismos culturais.

Quotas Vantagens (s: Vantagens (segundo Isabel Romão): Os partidos seriam obrigados a procurar mulheres Os partidos seriam obrigados a procurar mulheres Demonstraria que as mulheres seriam capazes, que teriam aptidões para participarem na vida política, expondo as suas ideias, sentindo-se assim mais úteis na sociedade. Demonstraria que as mulheres seriam capazes, que teriam aptidões para participarem na vida política, expondo as suas ideias, sentindo-se assim mais úteis na sociedade. Mudaria a imagem das mulheres numa sociedade machista Mudaria a imagem das mulheres numa sociedade machista Tornaria a participação das mulheres algo normal. Tornaria a participação das mulheres algo normal. Criação de uma classe política feminina. Criação de uma classe política feminina. As mulheres na política contribuiriam para a mudança do tipo de discurso. As mulheres na política contribuiriam para a mudança do tipo de discurso. Aumento da percentagem de mulheres na vida política: Desvantagens: - inferioriza as próprias mulheres; - a competência deixa de ser o critério principal

Quotas: sim ou não? PS – Sim (é o único partido que tem quotas nos estatutos) PS – Sim (é o único partido que tem quotas nos estatutos) CDS – Não CDS – Não PCP – Não, pelo menos formalmente. PCP – Não, pelo menos formalmente. As quotas não são para as mulheres mas sim para os partidos. Sónia F., PS

Principais conclusões: As perspectivas variam de partido para partido: As perspectivas variam de partido para partido: Todos concordam que há poucas mulheres na vida política e que este é um tema incontornável; Todos concordam que há poucas mulheres na vida política e que este é um tema incontornável; Embora com algumas divergências, todos concordam que a sociedade torna-se um entrave à participação feminina; Embora com algumas divergências, todos concordam que a sociedade torna-se um entrave à participação feminina; Os partidos de esquerda são mais activos do que os de direita quanto a esta questão. Os partidos de esquerda são mais activos do que os de direita quanto a esta questão.