Stricto Sensu Trabalho Gestão de Carreira

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
RECONHECIMENTO DE SABERES E COMPETÊNCIAS RSC
Advertisements

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA – PPGP/UFSC
Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação - PRPPGI
Universidade e Desenvolvimento Social no Brasil
O CNPq E A COOPERAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA NA AMÉRICA DO SUL XL Reunião da RECyT 22 de outubro de 2008.
ESCOLA SUPERIOR DA MAGISTRATURA DO ESTADO DO CEARÁ
Maria Regina de Carvalho Teixeira de Oliveira
Programa TEC NEP UM PROGRAMA CIDADÃO.
Cooperação entre os Programas de Pós-Graduação em
I WORKSHOP DA PÓS-GRADUAÇÃO DA UNESP Requisitos para a formação de Mestres e Doutores em Odontologia: uma visão atual sobre as competências necessárias.
Formação e Produção Científica e Tecnológica na Educação Profissional Integrada à Educação de Jovens e Adultos – Um Projeto em Parceria - Apresentadora:
DEMANDAS E POTENCIALIDADES DO PROEJA NO ESTADO DO PARANÁ
Programa de Apoio ao Ensino e à Pesquisa Científica e Tecnológica em Educação Profissional integrada à Educação de Jovens e Adultos- PROEJA CAPES/SETEC.
Prática de Ensino: Educação Básica
Ms. Edimar Roberto de Lima Sartoro. .
A pesquisa na UCG e no Departamento de Zootecnia
PAPG-IFES Formulário para coleta da demanda bruta.
PAPG-IFES Programa de Apoio a Pós- Graduação das IFES (Ações propostas – em discussão)
Bacharelado em Sistemas de Informação
República Federativa do Brasil Ministério da Educação Rede Federal de Educação, Profissional Científica e Tecnológica.
Prêmio Universitário Desafio Renault Experience
II Seminário Internacional
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Capes
CICLO VIRTUOSO DA CIÊNCIA BRASILEIRA E O PAPEL DA
“As políticas de apoio à Ciência e Tecnologia”
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO II Encontro Brasil-Canadá de Educação Profissional e Tecnológica Novembro de 2011.
Relações Internacionais Prof. Márcio de Castro Silva Filho
Bolsas – IC, MS e DR Informações preliminares. Antecedentes  Ano de início da concessão de bolsas: 1962  Desde sua criação, em 1962, até dezembro de.
A POLÍTICA DE PESQUISA DA FACULDADE MANTIDA PELA EDUVALE
MEC / SEED / CAPES Coordenação de Programas Especiais – CPE
Fórum dos Secretários de Educação do Estado do Pará Belém – Fevereiro 2009.
Talentos para Inovação
3o ENEMET MESTRADO, DOUTORADO OU MBA ? O QUE FAZER ?
& Potenciais fontes de financiamento da parceria entre ANUIES
PATRO Associada da Disciplina de Clínica Geral e Propedêutica do Depto. De Clínica Médica FMUSP CNRM/MEC CREMESP Programa de Residência Médica.
Pós Graduação em Docência do Ensino Superior
WS Final Resultados e Recomendações
Integração para o Fortalecimento da Pós-Graduação: Experiências das IES Paranaenses Aldo Nelson Bona Reitor da UNICENTRO Berenice Quinzani Jordão Reitora.
17 e 18 de novembro de 2011 II Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Mestrado Profissional.
Mestrados Profissionais em saúde: para que e para quem Moisés Goldbaum Departamento de Medicina Preventiva FMUSP Encontro Nacional de Pós-Graduação em.
Iniciativa do GCUB e da CAPES com o apoio da Universidade de Coimbra. Visa elevar a qualidade de graduação e melhorar o ensino dos cursos de licenciatura.
Profº André Maia INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO SUPERIOR (IES) 1ª SÉRIE DE ENFERMAGEM – NOITE Aula - 03.
Programa de Bolsas em C, T & I Tipo 1 - Produtividade Científica e Tecnológica para Pesquisadores/Tecnologistas com vínculo empregatício - Bolsa parcial.
PANORAMA DA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL ENCONTRO DE COORDENADORES DE PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA Campinas, 05 de novembro de 2010.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Geografia Centro: CCNE Área de avaliação: Geografia.
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Extensão Rural Conceito.
Ministério da Educação A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO CONTEXTO DAS NO CONTEXTO DAS ESCOLAS DE GOVERNO Legislação e Regulação: Caminhos e Perspectivas Rio de.
Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação Engenharia de Produção Conceito na Capes: 3 Início.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA.
Seminário - MESTRADO PROFISSIONAL DIRETRIZES PARA O MESTRADO PROFISSIONAL na ENSP e PORTARIA NORMATIVA MEC No. 17, DE 28/12/2009. VDPG/ADE.
CNPq Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.
17 e 18 de novembro de 2011 II Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-Graduação em Engenharia de.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Programa de Pós-Graduação em Economia e Desenvolvimento- PPGE&D Centro:
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Programa de Pós-Graduação em Medicina Veterinária Centro de Ciências.
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Geomática Conceito.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Engenharia de Produção Centro: Centro de tecnologia.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Ciências Farmacêuticas Centro: Ciências da Saúde.
PLANO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO PNPG
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional.

SISTEMA NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO GABRIELA DE O. N. BRASSAROTE Disciplina: Organização do Trabalho Científico Professor: João Fernando Custódio da Silva.
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Administração Conceito.
Ciência sem Fronteiras
CHAPA “ EXCELÊNCIA NA FORMAÇÃO”
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MESTRADO E DOUTORADO Implementação Mestrado Doutorado – 1994 Coordenadora: Célia Regina Vendramini Subcoordenadora:
1 Apresentação Sr. Frédéric Larre REPRESENTE OFICIAL DO AMERINSA NO BRASIL 17 de Outubro de 2007.
Prof. Antonio de Barros Serra IFCE
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ EAD – POLO BARCARENA DISCIPLINA POLITICA EDUCACIONAL SEMINÁRIO 20 METAS PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÂO.
CAPACITAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS NA AMAZÔNIA Márcio Antônio da Silveira, D.Sc Coordenador do Fórum de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação das Instituições.
Universidade Federal do Pampa Engenharia de Alimentos Introdução a Engenharia de Alimentos Profa. Valéria Terra Crexi.
Transcrição da apresentação:

Stricto Sensu Trabalho Gestão de Carreira Universidade Tecnológica Federal do Paraná Stricto Sensu

Integrantes: Bernardo Guimarães Elisson Jobbins Henderson Cari Lucas Pasquini Rafael Rossi

O que são cursos stricto sensu Definição: Sentido especifico Aprofundamento do conhecimento em uma área, alto nível da qualificação profissional A escolha para quem quer exercer atividade de docente (Mestrado Acadêmico) Capacitação profissional de nível elevado (Mestrado Profissional)

Ingresso nos Cursos Diplomação em Curso Superior Cumprimento das Exigências presentes no edital Publicações contam pontos Produção e pesquisa durante o estudo Apresentação de tese

Ensino Fundamental (9 anos) Ensino Médio (3 anos) Pré-Escola (3 anos) Ensino Fundamental (9 anos) Ensino Médio (3 anos) Ensino Superior (Graduação) (2 a 6 anos) Especialização (Pós-Graduação) (1 a 2 anos) Mestrado (Pós-Graduação) (2 anos) Doutorado (Pós-Graduação) (4 anos) Pós Doutorado (Pós-Graduação) (1 ano)

Distribuição dos cursos no Brasil Centro-Oeste 9 Universidades Nordeste 29 Universidades Norte 16 Universidades Sudeste 32 Universidades Sul 23 Universidades *quantidade aproximada

Universidades Pesquisadas :

Mestrado em Eng. Mecânica UFPR – Universidade Federal do Paraná USP – Universidade de São Paulo UDESC – Universidade do Estado de Santa Catarina PUCPR – Pontifícia Universidade Católica do Paraná UFMG – Universidade Federal de Minas Gerais

Mestrado em Eng. Mecânica UNISINOS – Universidade do Vale do Rio dos Sinos IME – Instituto Militar de Engenharia UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina UNICAMP – Universidade Estadual de Campinas

Principais Áreas de Concentração Mecânica dos Sólidos e Projeto Mecânico Materiais e Processos de Fabricação Modelagem e Simulação Numérica Vibrações e Acústica Térmica e Fluidos

Não possuem mestrado na área de Eng. Mecânica Projeto de Sistemas Mecânicos Metrologia e Instrumentação Engenharia e Ciências Térmicas Análise e Projeto Mecânico

Mestrado em Eng. Mecânica com Eng. de Materiais UTFPR – Universidade Tecnológica Federal do Paraná FEI – Fundação Educacional Inaciana Pe. Saboia de Medeiros

Mestrado em Eng. Mecânica com Eng. Aeronáutica ITA – Instituto Tecnológico de Aeronáutica Aerodinâmica, Propulsão e Energia Mecânica dos Sólidos e Estruturas Mecânica de Voo

Não possuem mestrado na área de Eng. Mecânica UFSCAR – Universidade Federal de São Carlos UEL – Universidade Estadual de Londrina UEM – Universidade Estadual de Maringá UFU – Universidade Estadual de Uberlândia

Doutorados Ofertados nas universidades Doutorado em engenharia mecânica UTFPR * - Universidade Tecnológica Federal do Paraná UFPR – Universidade Federal do Paraná UFRJ – Universidade Federal do Rio de Janeiro USP – Universidade de São Paulo UNICAMP – Universidade Estadual de Campinas * - apresenta doutorado em engenharia mecânica integrado com engenharia de materiais. ** - Apresenta apresenta doutorado em engenharia mecânia integrado com engenharia Aeronáutica.

Doutorados Ofertados nas universidades UFMG – Universidade Federal de Minas Gerais ITA – Instituto Tecnológico de Aeronáutica UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina UNESP – Universidade Estadual Paulista PUC-PR -Pontifícia Universidade Católica do Paraná PUC-RJ - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Principais Áreas de Pesquisa de Doutorado Térmica e Fluidos Projeto de Sistemas Mecânicos Metrologia e Instrumentação Engenharia e Ciências Térmicas Análise e Projeto Mecânico

Principais Áreas de Pesquisa de Doutorado Mecânica dos Sólidos e Projeto Mecânico Materiais e Processos de Fabricação Modelagem e Simulação Numérica Vibrações e Acústica

Pós-graduação stricto sensu A pós-graduação stricto sensu é dividida de maneira geral em: Mestrado e Doutorado. O mestrado subdivide-se em: Mestrado profissionalizante, Mestre e Mestrado acadêmico. O Mestrado profissionalizante se caracteriza por ser mais curto, prático e por preparar seus alunos para o mercado de trabalho. Segue requisitos semelhantes ao do mestrado acadêmico, mas com ênfase na qualificação profissional.

Pós-graduação stricto sensu Se a dissertação do mestrando for aprovada durante uma apresentação pública diante a uma banca de examinadores, seu autor recebe o título de “Mestre”. O mestrado acadêmico dura em média dois anos e meio. O mestrando cursa disciplinas voltada para a área de seu interesse e, com a ajuda de um professor orientador, escreve uma dissertação (tese) sobre o tema de sua escolha.

Como ingressar em uma pós-graduação stricto sensu? Os métodos para se ingressar em uma pós- graduação variam em alguns aspectos entre as faculdades. Mas, em geral, os interessados devem prestar inúmeras etapas de seleção. Consistem em provas escritas, exames orais, análises de currículo, prévias de projeto de pesquisa, entrevistas pessoais e cartas de recomendação.

Como ingressar em uma pós-graduação stricto sensu? Normalmente as vagas para os cursos de mestrado e doutorado no país são abertas entre o fim e o início de cada ano. As regras do processo de seleção dos candidatos variam muito de instituição para instituição, mas é comum ser exigido além do diploma de graduação - para o mestrado - e do título de mestre - para o doutorado - conhecimentos na área do programa e experiência em projetos de pesquisas.

CNPq Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Esse órgão é conhecido no Brasil por incentivar uma série de pesquisas cientificas, ao passo que recebe apoio do Ministério de Ciência e Tecnologia. O CNPq mantém firme o seu compromisso de distribuir bolsas de estudos entre as pessoas que desejam se especializar.

CNPq O CNPq concede bolsas para a formação de recursos humanos no campo da pesquisa científica e tecnológica, em universidades, institutos de pesquisa, centros tecnológicos e de formação profissional, tanto no Brasil como no exterior. Além de promover a formação de recursos humanos em áreas estratégicas para o desenvolvimento nacional, o CNPq aporta recursos financeiros para a implementação de projetos, programas e redes de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), diretamente ou em parceria com os Estados da Federação.

Público Alvo: Jovens de ensino médio e superior, em nível de pós-graduação, interessados em atuar na pesquisa cientifica, e especialistas para atuarem em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) nas empresas e centros tecnológicos.

Modalidades de bolsas: O CNPq oferece varias modalidades de bolsas de formação e fomento a pesquisa, a alunos de ensino médio, graduação, pós-graduação, recém-doutores e pesquisadores já experientes do País e do exterior. As bolsas são concedidas diretamente pelo CNPq ou por instituições de ensino e pesquisa para as quais o CNPq destina quotas de bolsas

Valores das Bolsas no país Modalidade Sigla Categoria /Nível Valor R$ Doutorado [1] GD - 1.800,00 Doutorado Sanduíche [2] SWP 2.000,00 Doutorado Sanduíche Empresarial [2] SWI Mestrado [1] GM 1.200,00

Valores das mensalidades das bolsas no exterior por modalidade e país ou região: EUA Europa ** Reino  Unido *** Canadá Japão Austrália Dólar (US$) Euro  (€) Libra  (£) CAD (C$) Iene (¥) AUD (A$) Estágio Sênior 2300 1700 3060 311.300 3420 Pós-Doutorado  2100 2660 270.700 3000 Doutorado Sanduíche  1300 1470 148.890 1650 Doutorado Pleno Desenvolvimento Tecnológico e Inovação Graduação Sanduíche 870 984 99.642

Capes A CAPES concede bolsas de estudo no Brasil visando estimular a formação de recursos humanos de alto nível, consolidando assim os padrões de excelência imprescindíveis ao desenvolvimento do nosso país.

Capes – Programas oferecidos: DINTER Novas Fronteiras Programa de formação, em nível de doutorado no país, dos docentes das Instituições de Ensino Superior (IES), federais ou estaduais, pertencentes às regiões Norte, Nordeste ou Centro-Oeste.

Capes – Programas oferecidos: Programa de Demanda Social (DS) e Programa de Apoio à Pós-Graduação (PROAP) Concede bolsas a cursos de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado).

Capes – Programas oferecidos: MINTER e DINTER – CAPES/SETEC Programa de formação, em nível de pós- graduação stricto sensu no país, dos integrantes do quadro de pessoal permanente das Instituições de Ensino Superior (IES) pertencentes à Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.

Capes – Programas oferecidos: Programa de Suporte à Pós-Graduação de Instituições de Ensino Particulares (PROSUP) Apóia a pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) das instituições de ensino superior particulares.

Capes – Programas oferecidos: Programa de Formação Doutoral Docente (PRODOUTORAL) Programa de formação, em nível de doutorado no país, dos docentes das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) que favorece a mobilidade dos bolsistas e seus orientadores.

Capes – Programas oferecidos: Programa Institucional de Qualificação Docente para a Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica (PIQDTEC) Apóia a formação, em nível de pós-graduação stricto sensu no país, de docentes e técnicos administrativos em educação da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPT)

Programas (Exterior): Doutorado Destinado a candidatos de comprovado desempenho acadêmico e que se dirijam a instituições de excelência e prestígio internacional, em áreas de reconhecida carência de grupos consolidados no país.

Programas (Exterior): Doutorado Sanduíche no Exterior - PDSE Programa institucional com o objetivo de qualificar recursos humanos de alto nível por meio da concessão de cotas de bolsas de doutorado sanduíche às Instituições de Ensino Superior brasileiras (IES) que possuam curso de doutorado recomendado e reconhecido com nota igual ou superior a 3. As bolsas serão destinadas aos alunos brasileiros regularmente matriculados nos cursos de doutorado das IES participantes, com potencial científico para o desenvolvimento dos estudos propostos no exterior.

Valores das Bolsas:

Mestrado em Engenharia Mecânica em Universidades Particulares: PucPR - Mestrado: 30x R$1534,00 - Doutorado: 48x R$2417,00 PucRS - Mestrado e Doutorado: R$ 1.548,05

Em Hogwarts não há mestrado nem doutorado em engenharia mecânica :’( OBS: Henderson curtiu isso Em Hogwarts não há mestrado nem doutorado em engenharia mecânica :’(