Introdução “PALESTRA ITALIA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ACÇÃO DE FORMAÇÃO E ORIENTAÇÕES TÉCNICAS 2007/2008
Advertisements

Guerra espiritual em missões
Uma visão geral da vida em sociedade
SQUASH: Histórico, regras, aspectos técnicos, principais competições, benefícios e efeitos fisiológicos da prática. Profa. Ms. Rita de Cassia Fernandes.
A arte moderna e a arte na sociedade industrial
Do networking à construção de redes sociais: um novo desafio.
Atletismo Rui Justo.
Gestão de Mídias Digitais na construção da cidadania
A diversidade cultural e a imigração
O IMPERIALISMO Prof. Ms. Wladmir coelho
Movimento Uniforme Definição: Movimento realizado com velocidade constante, ou seja, não há mudança no valor da velocidade. v0 = vm = v. v0  Velocidade.
O CONTRATO DE TRANSFERÊNCIA INTERNACIONAL
ATLETISMO.
Futsal E. E. E. F. Rui Barbosa Nome:Carlos Alberto Meggiolaro Júnior
Ervilheiras.
Trabalho de ed.física Componentes: Jozoé Barboza , José Carlos , Peterson Moral , Thiarles Viana.
Curso: Técnica Administrativa Trabalho elaborado por:
Escola de Futebol João Faneco Escola de Guarda-Redes João Fonseca
NÍVEL 1 – 2º TREINAMENTO: CEMJ
A ORIGEM DO FUTEBOL.
PARQUE TECNOLÓGICO DE BELO HORIZONTE BH-TEC
Diogo Barbosa, nº 8 Luís Pereira, nº 15 Márcia Monteiro, nº 17 Pedro Mouta, nº 19 Turma: 9ºF Disciplina: História Prof.: Fátima Barroso.
História.
Dimensões da Globalização
SE ESSA RUA FOSSE NOSSA
O MODELO EUROPEU DO DESPORTO
Associação Cultural e Desportiva de Solgos
Movimentos migratórios
Rumos da América Latina no Século XX
Plano de Actividades GINÁSTICA 2010\2011
Conheça Caçapava do Sul
Curriculum de Engenharia Metalúrgica para os Tempos Atuais
Nome : Fernanda Ramos, Marlise Suarez
Esportes paraolímpicos
2º CHEVERNY CITROËN TENNIS OPEN
Floorball Ice - Hockey Floorball.
ATLETISMO.
TEMA: MEDIUNIDADE DE EFEITOS FÍSICOS.
Introdução à História Colégio Militar de Belo Horizonte – História – 6ª ano – Maj Edmundo – 02/2012.
Desporto na 1ª República em Portugal Trabalho realizado por:
DISCIPLINAS ESPORTIVAS NA FORMAÇÃO DO GRADUADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA:
Lucas Mazzocatto Mecânica I
Tendências climáticas Junho/2014 Luiz Renato Lazinski Meteorologista MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO INSTITUTO NACIONAL DE METEOROLOGIA.
EMPREGO DOCENTE - FORUM FENPROF, LISBOA 30 de JANEIRO DE 2008 Perspectivas de mudança (desejável) nas escolas Manuela Esteves Professora, Faculdade de.
CENÁRIOS DA NEGOCIAÇÃO COLETIVA DE TRABALHO NO BRASIL 18º Congresso Mineiro de Recursos Humanos 8 de maio de 2014 – Belo Horizonte/MG.
AFRODESCENDENTES.
BOCHA PARALÍMPICA: DA EDUCAÇÃO FISICA ADAPTADA PARA COMPETIÇÃO
A questão agrária A questão agrária no Brasil é fruto de um processo histórico ligado ao período colonial, que veio com o passar dos anos mudando de “lado”
Pioneiro: WILLIAM BUCK BAGBY ( )
A América e o mundo Grupo 5; Cap. 8
Cap. 6 – Trabalhadores, uni-vos!
O Programa Meu Evento Seguro foi desenvolvido para o evento esportivo, visando PROTEGER o atleta amador ou profissional, sem limitar idade, com cobertura.
PRÁTICA DE ENSINO DE LÍNGUA INGLESA 1
Aula de Sociologia – Karl Marx
Roma História – Prof. Lisi 1° ano / 2014.
Rosana Fachada Daniela Marcondes
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Estudo de Caso: EAPN Portugal no distrito de Vila Real Docentes: Artur Cristóvão e José Portela Discentes:
Equipe responsável pela produção
Projeto Nós Propomos! Cidadania Sustentabilidade e Inovação na Educação Geográfica – Agrupamento Nº 4 de Évora ESCOLA SECUNDÁRIA ANDRÉ DE GOUVEIA.
Esportes paraolímpicos
PROJETO TAG RUGBY.
Escola Centro-Oeste de Formação da CUT – Apolônio de Carvalho Centro de Formação em Economia Solidária da região Centro-Oeste.
O PERFIL DA EJA Alunas: Maria A. J. dos Santos, Márcia dos Santos e Neli Costa - PEAD/UFRGS Prof. Orientadora: Dóris Maria Luzzardi Fiss Tutora Orientadora:Luciane.
Parajasc Suzana Lovatto, Raniela Rodrigues, Luiz Henrique, Adelcio junior Rigo.
A ASSOCIAÇÃO DOS ARTESÃOS DE CRISTALINA, entidade civil de direito privado, sem fins lucrativos, religiosos ou políticos, foi fundada em 22/01/2002, tendo.
Estratégias de Marketing
O Programa Turista Seguro – Evento Esportivo. O Programa Turista Seguro foi desenvolvido para o turismo e evento esportivo, visando PROTEGER o atleta.
Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil Mercado de Sementes no Brasil Reginaldo Minaré Brasília, 08 de agosto de 2013.
FUTSAL.
JUVENTUDE CURSILHISTA JUBILEU DE OURO DO MCC BRASIL ANO DE FESTA PARA A JUVENTUDE CURSILHISTA DO BRASIL.
Transcrição da apresentação:

PARTICIPAÇÃO IMIGRANTE NOS PRIMEIROS ANOS DO ESPORTE EM BELO HORIZONTE Raphael Rajão Ribeiro

Introdução “PALESTRA ITALIA Fundada ha pouco tempo, sob os auspicios da distincta e laboriosa colonia italiana desta Capital, esta sociedade desportiva é hoje uma das mais sympathicas do nosso meio, pelo muito que della se espera a favor dos desportos entre nós. Tivemos opportunidade de assistir ao jogo de suas esquadras e notamos sempre a melhor organização dellas, tanto pelo magnifico conjucto como pelo jogo delicado que têm desenvolvido, merecendo os applausos mais sinceros dos assistentes. Estamos certos de que essa sociedade desportiva muito contribuirá para o progresso do foot-ball entre nós, despertando o interesse dos desportos em pessoas até aqui alheias ás cousas desportivas.” “Radium” Desportivo. Radium, Bello Horizonte, maio de 1921. p. 31.

Introdução Palestra: primeira iniciativa coordenada e duradoura da Colônia Italiana no meio atlético de Belo Horizonte. Sua criação, contudo, não corresponde ao início da relação entre as práticas desportivas e os estrangeiros em Belo Horizonte. Quando essa relação se iniciou? Em quais modalidades esportivas? Quem foram os atores sociais? Havia italianos entre eles? Essas experiências se desdobraram em outras iniciativas?

Chegada do esporte à cidade e participação estrangeira

Chegada do esporte à cidade e participação estrangeira Esporte Moderno, Globalização e expansão do Capi-talismo. Prática inicial do esporte no Brasil. Projeto da nova capital de Minas e incorporação de costumes modernos, dentre os quais o esporte. Primeiras iniciativas esportivas e Comissão Construtora da Nova Capital: Hipódromo e Velo Club.

Chegada do esporte à cidade e participação estrangeira Introdução do futebol em Belo Horizonte, conexões com o exterior e participação de estrangeiros e descenden-tes. Ausência de participação italiana, a não ser por única referência: Guadagnini (combinado belo-horizontino, 1906). Implantação do turfe, através do Prado Mineiro. Ausência de italianos entre acionistas e participação por outros meios. “Vimos hoje a planta do pavilhão e archibancadas que a directoria do Prado Mineiro, desta capital, adoptou e vae mandar construir brevemente. O pavilhão central, destinado aos socios, é de forma elegante com altura sufficiente a dominar toda a area do prado, e as archibancadas para os espectadores, extensas e confortaveis, estão dispostas aos lados no mesmo nivel, tendo no pavimento terreo, á direita os compartimentos da pezagem e venda de poules e á esquerda acommodações especiais para botequins etc. O pavilhão tem uma vistosa cupola, onde tremula e(sic) estandarte da associação, e toda a cobertura das archibancadas é ornada de lambrequins e arabescos de muito gosto, dando a todo o edificio o aspecto sportivo dos grandes prados europeus. O trabalho é feito pelo habil artista Luiz Olivieri, o que basta para garantir sua perfeição.” Folha Pequena, Bello Horizonte, 25 de novembro de 1904, p. 1.

Início da participação italiana no meio esportivo belo-horizontino

Início da participação italiana no meio esportivo belo-horizontino Ao longo da década de 1910, observou-se a participação de indivíduos de origem italiana, sem a articulação em torno do grupo imigrante. Retomada das agremiações de futebol com o Athletico e o Sport Club e participação de indivíduos de origem italiana: Raul, Hugo e Victorino Fraccarolli; E. Lodi; Nullo Savigni; Testi; Fiora; Camardelli, no primeiro; Francisco Caraccioli; Aureliano Nocchi e Aurelio Noce, no segundo.

Início da participação italiana no meio esportivo belo-horizontino “PRADO MINEIRO O valente andarilho Pepito Ferrari vae proporcionar a Bello Horizonte, amanhã, no ´Prado Mineiro´, mais um torneio interessantissimo de sport, com o auxilio de sua esposa Ottilia Leonardo. O invencivel homem machina se baterá, em tiro de resistencia e em velocidade, com os afamados parelheiros ´Guaporé´ e ´Almirante´. No primeiro pareo, a distancia será de 20.000 metros para Pepito e de 40.000 para o cavallo. No segundo, Ferrari deverá percorrer 200 metros e ´Almirante´ 400. Ottilia Leonardo, uma forte e vigorosa riograndense do sul, apresenta-se tambem como invencivel em corridas a pé, e vae empenhar-se uma partida de velocidade contra o cyclista Aureliano Nocchi, num trajecto de 500 metros para ella e de 1000 metros para este.” Festas e Diversões. Minas Gerais, Bello Horizonte, 19 de junho de 1909. p. 7. Atuação não se restringia ao futebol, italianos se envolveram no desenvolvimento de outras modalidades como o ciclismo e as corridas a pé. Participaram, por exemplo: Francisco Caraccioli, Aureliano Nocchi, Aurelio, Humberto e Alfredo Noce, além de Casa Fioravanti. Vinda de italianos ligados aos esportes em Belo Horizonte: Pepito Ferrari e Ernesto Darioli. Visitas internacionais e maior visibilidade da Colônia Italiana local, a exemplo de páreo no Prado Mineiro.

Início da participação italiana no meio esportivo belo-horizontino “São os seguintes os 1os teams: YALE Nullo Ullysses Carabetti Ardinino Pedro Pedrinho Dud Ricardoni Sarninha Leopoldo Machado Rato Britto Borges Monte Floriano M. Penna Celso Diniz Luiz Octavio Didico AMERICA” Sports. A Nota, Bello Horizonte, 6 de agosto de 1915. p. 2. Presença crescente de atletas de origem italiana no meio esportivo local. Aquisição de competência esportiva e participação de membros da Colônia em selecionados locais. Atuação individual, não articulada a laços identitários de origem. Quadro que iria se transformar na segunda metade da década de 1910.

A afirmação da identidade italiana no esporte e a formação do Palestra

A afirmação da identidade italiana no esporte e a formação do Palestra Clubes fechados de imigrantes ingleses e alemães em momento inicial de algumas práticas esportivas no Brasil. Tendência de participação de brasileiros junto a imi-grantes e descendentes na prática dos esportes. Meados dos anos 1910 e reforço do Nacionalismo com a eclosão da Primeira Grande Guerra. Esporte como preparação para a luta e afirmação da força e do orgulho cívico nacionais.

A afirmação da identidade italiana no esporte e a formação do Palestra “De elementos italianos O sr. Aurelio Noce pensa em fundar nesta Capital um club composto de elementos italianos. Não é uma das peores idèas porquanto a colonia italiana está prompta para auxiliar o sr. Noce no que for necessario. A solução do problema depende do concurso de jogadores, o que não é assim assim.” Football. A Semana, Bello Horizonte, 23 de agosto de 1919. p. 3. Scratch Italiano e primeira articulação dos atletas da Colônia em Belo Horizonte. Aurelio Noce e projeto de criação de clube italiano na cidade. Crise do Yale e disponibilidade de jogadores experi-entes. Fundação da Societá Sportiva Palestra Italia em mo-mento no qual variados laços identitários se articulavam. “Foot--ball(sic) Teve logar ante-homtem, ás 12 e meia horas da tarde, no “groudd”(sic) do Prado Mineiro, o annunciado encontro de foot-ball entre o “Villa Nova Athlectico Club”, de Villa Nova de Lima, e o scratch dos italianos, desta capital. A affluencia ao Prado foi relativamente pequena. A lucta, que foi renhida, terminou pelo score de 2 X 3. O team de(sic) do “Villa Nova Athletico Club” achava-se assim constituido: Raymundo Goulart – Vilella Machado – Rodrigues – Lizetti Oliveira – De Deus – Nestor – Ribeiro – (Moraes. O scratch dos italianos compunha-se dos seguintes jogadores: Tudho Carabetti – Henriquetto Minotti – Testi – Americo Dib – Nani – Ricardoni – Noce – Nilo.” Foot--Ball. A Nota, Bello Horizonte, 26 de dezembro de 1916. p. 3.

A afirmação da identidade italiana no esporte e a formação do Palestra Palestra Italia e afirmação da identidade nacional italiana. Surgimento do Palestra como uma das marcas de um momento de inflexão do desenvolvimento do campo esportivo belo-horizontino. Manutenção de uma série de práticas observadas nos clubes tradicionais e desejo da Colônia Italiana de se integrar à sociedade belo-horizontina.

OBRIGADO! Raphael Rajão Ribeiro rrajao@ig.com.br