WWW.FACEBOOK.COM/PROFESSORJOAOROBERTO.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
AS 5 GERAÇÕES DE DIREITOS FUNDAMENTAIS
Advertisements

Direito Constitucional I – Direitos Fundamentais
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
Claudineu de Melo “Diretrizes para a Superação do Capitalismo”
Bioética – Fundamentos Básicos Projeto de Ensino
O poder popular como afirmação do Estado democrático
A doutrina reconhece quatro níveis de direitos fundamentais, a saber:
PEDAGOGIA 3ºPNA PROFª GIANE MOTA
3º Oestão de CEBs Justiça e Profecia a Serviço da Vida
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS
A essência dos Direitos Humanos
Direitos Humanos Classificação dos direitos dos homens
DIREITOS FUNDAMENTAIS
Atuação do nutricionista no Sistema Único de Saúde
DIREITO À PRIVACIDADE E À PROTECÇÃO DOS DADOS PESSOAIS
Cidadania e governança global – ONGs e outras formas de ação.
Indivíduos e sociedade:
REMEDIOS CONSTITUCIONAIS
GERAÇÕES DE DIREITOS FUNDAMENTAIS
Os Direitos Humanos Ana Beatriz Barata, nº1 Ana Beatriz Pacheco, nº2
DIREITO CONSTITUCIONAL
Curso Direito à Memória e à Verdade
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
O Sistema Único de Saúde (SUS) foi criado pela Constituição Federal de 1988 para que toda a população brasileira tenha acesso ao atendimento público de.
Direitos e Deveres da Pessoa
Direitos Humanos Prof. Miguel Machado
Noberto Bobbio A era dos direitos
CIDADANIA.
Escola Superior de Guerra
DIMENSÕES OU GERAÇÕES DOS DIREITOS HUMANOS FUNDAMENTAIS:
Curso Direito à Memória e à Verdade
Curso Direito à Memória e à Verdade
Etnocentrismo e Relativismo Cultural
O QUE É CULTURA? Noção de cultura como modo de vida:
Aula 8 - Multiculturalismo e Direitos
Introdução a Questão Social
NO MUNDO CONTEMPORANEO
SEMINÁRIO DE COMUNICAÇÃO, EDUCAÇÃO E MOBILIZAÇÃO EM VIGILÂNCIA SANITÁRIA Brasília, dezembro de 2005.
 Inviolabilidade do direito à vida (o legislador pode regulamentar como esse direito será protegido e a partir de que momento. Em determinados casos,
Gestão Social Controle social
O objetivo das ações propostas em educação ambiental é a de promover transformações sociais na realidade dentro de uma perspectiva crítica, considerando.
Sociologia – Ens. Médio Prof.º Renan
Sociologia: uma ciência da sociedade Parte.01
Desenvolvimento sustentavel
Metodologia Científica
O que é uma ONG? As ONG's são Organismos Não-Governamentais, criados pela sociedade civil para auxiliar o Estado na consecução de seu objetivo mais importante:
Direito das Minorias Profª.Msc.Adirleide Greice Carmo de Souza
Cidadania; direitos sociais, civis e políticos.
Disciplina de Filosofia Prof.ª: Thayanne Siqueira
Direitos Humanos Ligado aos aspectos ideológicos, poder; Textos:
Democracia, Estado e Estado Democrático de Direito
DIREITOS E GARANTIAS FUNDAMENTAIS
Profa. Júlia F. Marcelo
DIREITOS HUMANOS Ementa da disciplina:
DIREITOS HUMANOS NO SISTEMA CONSTITUCIONAL BRASILEIRO
Curso Direito à Memória e à Verdade
Direitos Humanos Aspectos da Legislação - histórico e contexto político, Estado e Direitos humanos: Formulações do século XVIII - os direitos humanos apareceram.
Noções de Direito Constitucional
Profa. Ianny Cristina de Campos Oliveira e Carvalho.
1. Martín – Baró cita Merton, autor que contribui para esclarecer e diferenciar o que se entende sobre os conceitos de grupo, coletividade e categorias.
DIREITOS HUMANOS: DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS
Cidadania: Exercício de direitos e deveres de cidadão.
Os princípios doutrinários e as conjunturas portuguesas O Liberalismo e a problemática social /06 /27.
ANTROPOLOGIA TEOLÓGICA
DIREITOS HUMANOS EVOLUÇÃO DOCUMENTOS.
DIREITOS HUMANOS, CIDADANIA E MOBILIZAÇÃO SOCIAL.
Direito Ambiental Profa. Tatiana Calandrino. O que é meio ambiente?  Meio ambiente – pleonasmo  Milaré – Direito do ambiente  Meio ambiente x ambiente.
A CONCEPÇÃO DE INFÂNCIA AO LONGO DA HISTÓRIA NO BRASIL CONTEMPORÂNEO GILMARO NOGUEIRA.
Aula 2: Função social da Escola: educação como direito
TEORIA DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS – INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO: O Estado é uma superestrutura administrativa destinada a cumprir a decisão do titular do poder,
Transcrição da apresentação:

WWW.FACEBOOK.COM/PROFESSORJOAOROBERTO

Prof. João Roberto – joaoroberto.c@hotmail.com WWW.FACEBOOK.COM/PROFESSORJOAOROBERTO Segurança do Trabalho Prof. João Roberto – joaoroberto.c@hotmail.com

DIREITOS FUNDAMENTAIS WWW.FACEBOOK.COM/PROFESSORJOAOROBERTO WWW.FACEBOOK.COM/PROFESSORJOAOROBERTO Segurança do Trabalho DIREITOS FUNDAMENTAIS As dimensões dos direitos fundamentais estão estabelecidas, como gerações de DIREITOS HUMANOS. Sendo assim, pode-se classificá-los como direitos de primeira, segunda e terceira geração (dimensões) de direitos e alguns doutrinadores que entendem que existe uma quarta que seria a engenharia genética, e até mesmo uma quinta geração, que seria o direito à democracia e à informática.   Apesar de novos ( os direitos de quarta e quinta ) em se considerando o momento de seu reconhecimento, em princípio representam novas possibilidades de ameaças, à privacidade, liberdade, enfim, novas exigências da PROTEÇÃO A DIGNIDADE DA PESSOA, especialmente no que diz com os direitos de quarta geração. Assim, os direitos de quarta geração referidos pelo citado autor menciona seriam os relacionados com a biotecnologia.

WWW.FACEBOOK.COM/PROFESSORJOAOROBERTO WWW.FACEBOOK.COM/PROFESSORJOAOROBERTO Segurança do Trabalho As gerações de direitos, conforme sustenta o ilustre doutrinador Sarlet (2002, p. 50) surgiram "como DIREITOS DOS INDIVÍDUOS FRENTE AO ESTADO, mais especificamente como direitos de defesa, demarcando uma zona de não-intervenção do Estado e uma esfera de autonomia individual em face do seu poder".   Esses direitos se constituíram como DIREITOS DO POVO E PARA O POVO, com a finalidade de impor limites na esfera de atuação do Estado em relação aos indivíduos. Pode ser considerado, ainda, como um DIREITO DE DEFESA. Conforme Bonavides (1997, p. 50) são aqueles "(...) direitos de resistência ou de oposição perante o Estado", fazendo com que este não intervenha na órbita particular do individuo.

Segurança do Trabalho DIREITOS HUMANOS DE PRIMEIRA GERAÇÃO WWW.FACEBOOK.COM/PROFESSORJOAOROBERTO WWW.FACEBOOK.COM/PROFESSORJOAOROBERTO Segurança do Trabalho DIREITOS HUMANOS DE PRIMEIRA GERAÇÃO   Os direitos fundamentais de PRIMEIRA GERAÇÃO são os chamados de direitos civis e políticos, que englobam os direitos à vida, à liberdade, a propriedade, à igualdade formal as liberdades de expressão coletiva e ainda, algumas garantias processuais. São direitos relacionados à questão do próprio indivíduo como tal (direitos à vida e a liberdade), ou seja, direitos que limitam a atuação do Estado na liberdade individual. Os direitos de PRIMEIRA DIMENSÃO são considerados negativos porque tendem a evitar a intervenção do Estado na liberdade individual, caracterizando-se como uma atitude negativa por parte dos poderes públicos.

Segurança do Trabalho DIREITOS HUMANOS DE SEGUNDA DIMENSÃO WWW.FACEBOOK.COM/PROFESSORJOAOROBERTO WWW.FACEBOOK.COM/PROFESSORJOAOROBERTO Segurança do Trabalho DIREITOS HUMANOS DE SEGUNDA DIMENSÃO Os DIREITOS HUMANOS DE SEGUNDA DIMENSÃO surgiram no final do século XIX tendo um cunho histórico TRABALHISTA embasado no marxismo, devido à busca de se estimular o Estado a agir POSITIVAMENTE para favorecer as liberdades que anteriormente eram apenas formais. Neste prisma afirma Sarlet (2002, p. 51):   Como na primeira dimensão de direitos fundamentais evitava-se a intervenção do Estado na liberdade individual, caracterizando, assim uma atitude negativa, aqui é o contrário, caracteriza-se a dimensão positiva, de fazer o Estado atuar de forma a propiciar um direito de participar do bem-estar-social. Essa geração é constituída pelos direitos econômicos, sociais e culturais com a finalidade de obrigar o Estado a satisfazer as necessidades da coletividade, compreendendo o direito ao trabalho, à habitação, à saúde, educação e inclusive o lazer.

Segurança do Trabalho DIREITOS HUMANOS DE TERCEIRA DIMENSÃO WWW.FACEBOOK.COM/PROFESSORJOAOROBERTO WWW.FACEBOOK.COM/PROFESSORJOAOROBERTO Segurança do Trabalho DIREITOS HUMANOS DE TERCEIRA DIMENSÃO   Os DIREITOS HUMANOS DE TERCEIRA GERAÇÃO são denominados de direitos de SOLIDARIEDADE OU DE FRATERNIDADE e foram desenvolvidos no século XX, compondo os direitos que pertencem a todos os indivíduos, constituindo um interesse difuso e comum, transcendendo a titularidade coletiva ou difusa, ou seja, tendem a proteger os grupos humanos. Podem-se referir como direitos de terceira geração, o direito à paz, á autodeterminação dos povos, ao meio ambiente, qualidade de vida, a utilização e conservação do patrimônio histórico e cultural e o direito à comunicação. Nesta perspectiva Sarlet (2002, p. 53) nos auxilia esclarecendo que: Assim caracteriza-se o direito de terceira dimensão de modo especial, pelo fato de sua implicação ser universal e por exigirem esforços e responsabilidade a nível mundial para que ocorra a sua efetivação.

Segurança do Trabalho DIREITOS HUMANOS DE QUARTA E QUINTA GERAÇÃO WWW.FACEBOOK.COM/PROFESSORJOAOROBERTO WWW.FACEBOOK.COM/PROFESSORJOAOROBERTO Segurança do Trabalho DIREITOS HUMANOS DE QUARTA E QUINTA GERAÇÃO   Os DIREITOS HUMANOS DE QUARTA E QUINTA DIMENSÃO seriam aqueles que surgiram dentro da última década, devido ao grau avançado de desenvolvimento tecnológico da humanidade, sendo estes ainda apenas pretensões de direitos. No caso da QUARTA GERAÇÃO, pode-se colocar que seriam os direitos ligados à pesquisa genética, surgida da necessidade de se impor uns controles a manipulação do genótipo dos seres, em especial o do ser humano.

Segurança do Trabalho DIREITOS HUMANOS DE QUINTA GERAÇÃO WWW.FACEBOOK.COM/PROFESSORJOAOROBERTO WWW.FACEBOOK.COM/PROFESSORJOAOROBERTO Segurança do Trabalho DIREITOS HUMANOS DE QUINTA GERAÇÃO No caso dos direitos da QUINTA GERAÇÃO, pode-se ligá-los aos direitos que surgem com o avanço da cibernética.   Bonavides (1997, p. 526) afirma, ainda, no que tange aos direitos de quarta e quinta geração que "longínquo está o tempo da positivação desses direitos, pois compreendem o futuro da cidadania e o porvir da liberdade de todos os povos. Conforme Sarlet (2002, p. 53) a classificação de quarta e quinta dimensão é desnecessária, porque a quarta trata sobre a bioética e, "bio " significa vida e entraria na primeira dimensão de direitos enquanto a quinta trata a respeito da cibernética e informação e entraria na terceira dimensão de direitos.