MISSÃO A visão Como agentes de desenvolvimento e força social, os Escoteiros de Portugal procuram ajudar a criar um mundo melhor.   A missão O seu foco.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Gestão do Capital Humano
Advertisements

7.ª Companhia de Braga.
QUEM SÃO OS EDUCADORES HOJE?
PROJETO CURRÍCULO GLOBAL PARA SUSTENTABILIDADE
INSTRUMENTOS PARA A TRANSPARÊNCIA DAS QUALIFICAÇÕES
O nosso CNE de amanhã… A visão do Escutismo é ser um Movimento Global, que contribui que forma real para a construção de Mundo melhor. ENTÃO…
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
CEAMA CENTRO DE ENSINO ATENAS MARANHENSE
Profª Simone Cabral Marinho dos Santos
PERFIL DO ESCOTISTA Conhecer o Jovem; Estabelecer relações empáticas;
Mestrado em Gestão e Conservação da Natureza
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS
INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO AMBIENTAL
PROPÓSITO DO PROGESTÃO
Lei de bases do sistema Educativo
O PROJETO PEDAGÓGICO PRESSUPÕE UM MOVIMENTO DE CONSTRUÇÃO COLETIVA, COM A PARTICIPAÇÃO DE TODOS OS ENVOLVIDOS NA AÇÃO EDUCATIVA, É A “CARTA DE INTENÇÕES”.
DESENVOLVIMENTO HUMANO
Meio Ambiente e Desenvolvimento
A Responsabilidade Corporativa Natura
GESTÃO PARTICIPATIVA Nova tendência mundial de gestão empresarial embasada na valorização do conhecimento, circulação de informação e participação coletiva.
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
1ª OFICINA PEDAGÓGICA O papel do Director de Turma - um orientador educativo EBI/JI Malagueira.
Escoteiros do Brasil Compreendendo o Papel como Formador.
TRABALHO VOLUNTÁRIO EM DEFESA CIVIL
DESAFIOS COLOCADOS À ESCOLA PORTUGUESA
Princípios de acesso á actividade Física
Projecto Renascer Visita ao Parlamento Europeu Bruxelas, 11 de Novembro de 2011.
Conhecendo a Carta da Terra
PROPOSTA PEDAGÓGICA 2013 JESUS MARIA JOSÉ
Desenvolvimento Curricular
Organizações não governamentais e Sociedades transnacionais
Cooperação para a Sustentabilidade: o papel do ensino a distância
PROTAGONISMO JUVENIL COMO FORMA DE PARTICIPAÇÃO SOCIAL
O Aluno a Distância e suas Necessidades
Marco Doutrinal e Marco Operativo
Uma idéia atual, que vai fazer 100 anos ! ! !
Documento de Aparecida
União dos Escoteiros do Brasil
Finalidades, Categorias de Objetivos e Princípios Básicos
EDUCAÇÃO - SÉC.XXI.
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DO BARREIRO
Cidadania e profissionalidade CP5 DR3
Ensino Pré-Escolar Trabalho Realizado por: Andreia Fonseca, LEFQ
Centro de Desenvolvimento e Inclusão Juvenil
Organização Empresarial
Ginástica Geral.
Curso Preliminar para Escotistas e Dirigentes
Curso Preliminar (para Escotistas e Dirigentes)
Um diálogo sobre a Educação para valores na família.
A cultura adquire formas diversas através do tempo e do espaço
A Compreensão do Abandono e do Insucesso Escolar 2º ano – 2º semestre 2009/2010 Unidade Curricular de Serviço Social e Inclusão Social José Batista
Escotismo, como e porque?
Quem é reconhecido um bom tutor?. Aquele que é capaz de desenvolver a percepção a partir dos trabalhos realizados pelos alunos; Aquele que facilita a.
Educação Cooperativista
APRENDIZAGEM COOPERATIVA/ENSINO COOPERADO
Num contexto particular...
A Importância dos Programas de Rotary para a Juventude
O Papel do Escotista Curso Preliminar II Escoteiro e sênior Palestrante: Patrícia.
Direito das Minorias Profª.Adirleide Greice Carmo de Souza
FUNDAMENTOS Todo negócio tem uma MISSÃO a cumprir
SPEC – Sistema de Proteção Escolar e Cidadania
Voluntariado “…O Voluntariado é um acto de aprendizagem, de partilha e de solidariedade, que permite aos jovens e menos jovens a aquisição de experiência.
Inserção Social/Voluntariado Realizado pelos alunos do 12ºE: David dos Santos nº11 Ivo Marques nº17 Ruben Carvalho nº26.
BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DO CONACI
Ex corde ecclesiae (15/08/90): A vocação da Universidade Católica Erico Hammes Porto Alegre, 05/04/2011.
Um Movimento de Jovens Mais Escoteiros, Melhores Cidadãos.
A palavra “Fundamentos” é utilizada no escotismo para referir-se aos elementos básicos em que se fundamenta o movimento; ou seja, seu Propósito, Princípios.
Área de projecto/educação para o empreendedorismo 1 ÁREA DE PROJECTO vs EDUCAÇÃO PARA O EMPREENDEDORISMO “Ter Ideias para Mudar o Mundo” 2009/2010 Escola.
A escola como agente de socialização
Transcrição da apresentação:

MISSÃO A visão Como agentes de desenvolvimento e força social, os Escoteiros de Portugal procuram ajudar a criar um mundo melhor.   A missão O seu foco de actuação centra-se na educação dos jovens para desempenharem um papel activo na sociedade, através de um método único de educação não formal, assente num sistema de valores. Têm ainda como objectivo construir um mundo melhor, onde as pessoas se sintam realizadas como indivíduos e desempenhem um papel construtivo na sociedade, assente numa cidadania participativa, responsável e tolerante e no respeito pelo ambiente.

ASSOCIAÇÃO DOS ESCOTEIROS DE PORTUGAL (AEP) A AEP Os Escoteiros de Portugal são uma associação educativa para jovens, sem fins lucrativos, reconhecida de utilidade pública. Representa o escotismo aberto a todos, sendo independente, interconfessional e multiétnico. Mais de 300 mil pessoas já foram escoteiras em Portugal.   São reconhecidos internacionalmente, e estão inseridos no maior movimento para jovens de todo o mundo, através da Organização Mundial do Movimento Escotista (WOSM), que congrega mais de 28 milhões de escoteiros, jovens e adultos, rapazes e raparigas, em 216 países e territórios. Enquadram-se nas suas actividades e no método de educação informal que utiliza, a protecção e o contacto com a natureza, a educação ambiental, a intervenção social, a cooperação para o desenvolvimento, a promoção para o voluntariado social, a educação para a paz, a cultura, o desporto, a educação para a saúde e a formação de jovens e adultos.

LIBERDADE RELIGIOSA Liberdade Religiosa Os Escoteiros de Portugal assumem e promovem a liberdade religiosa de cada um dos membros.   São os únicos representantes no nosso país, do escotismo aberto a todos, interconfessional e plural, tal como foi concebido pelo fundador mundial do Movimento. Na Associação dos Escoteiros de Portugal coexistem muitas orientações religiosas, muito embora a maioria dos membros professe a religião Católica. Defendem a pluralidade e promovem a cooperação e o respeito inter-religioso, bem como a adesão voluntária a princípios espirituais, mesmo que estes não se traduzam numa religião.

ESCOTISMO O QUE É?

ESCOTISMO O QUE É? O Escotismo, um movimento global para jovens   Aberto e independente Todos podem participar no movimento escotista, sem distinção de nacionalidade, cultura, origem social ou religião, actuando com total independência relativamente a todos os partidos políticos e estruturas religiosas. Um espaço de expressão para os jovens Os Escoteiros de Portugal propõem aos jovens agir em resposta às novas questões que determinam o futuro na sociedade: o ambiente e o desenvolvimento sustentável, a cooperação e o diálogo intercultural, a igualdade de oportunidades e a justiça social, a identidade dos jovens e a educação para a paz. Vai ao encontro de necessidades reais Procuram envolverem-se na resolução de problemas das comunidades em que estão inseridos, procurando solucioná-los, trabalhando em conjunto com outros parceiros, para alcançar objectivos comuns. Os escoteiros participam em projectos a nível mundial, incluindo projectos cooperação bilaterais entre escoteiros de países industrializados e em desenvolvimento.

ESCOTISMO O QUE É?

Assente no voluntariado ESCOTISMO O QUE É? Internacional As ligações da associação com numerosos parceiros no mundo inteiro permitem uma grande abertura internacional e a participação em actividades de cooperação e intercâmbio, no espírito da fraternidade mundial, da aprendizagem intercultural e da cultura da paz, como é o caso da Organização Mundial do Movimento Escotista (WOSM).   Assente no voluntariado Trata-se de um espaço de voluntariado para jovens e adultos. Os dirigentes dos Escoteiros de Portugal são adultos voluntários, muitos deles jovens, que através do seu exemplo actuam como facilitadores no desenvolvimento dos mais jovens, promovendo uma forma de melhorar a compreensão entre gerações. Todos os dirigentes recebem formação que os ajuda no seu próprio desenvolvimento pessoal. . Ano Voluntariado

ESCOTISMO O QUE É?

Desenvolve actividades lúdicas com objectivos ESCOTISMO O QUE É? Desenvolve actividades lúdicas com objectivos Promovem a cidadania participativa, a adesão a valores humanos fundamentais, o desenvolvimento integral dos jovens e contribuem para a construção de um mundo melhor, através de actividades lúdicas e aliciantes, usando um método de educação não formal único e eficaz. O objectivo é complementar a acção da escola e da família, ajudando os jovens a conhecerem-se a si próprios, assumindo a responsabilidade pelo seu crescimento, e a descobrirem os outros, a sociedade e o mundo que os rodeia.

ESCOTISMO O QUE É? Um método educativo único Que estabelece um compromisso pessoal: Honrar um código de vida simples: o Compromisso e a Lei do Escoteiro Onde se aprende fazendo: Através da participação activa com os outros. Trabalho em pequenos grupos: Desenvolvendo as capacidades de liderança, trabalho em grupo e responsabilidade individual. Com programas estimulantes: Actividades progressivas baseadas nos interesses e nas escolhas dos jovens, relacionadas com a Natureza, um excelente ambiente de aprendizagem, onde a simplicidade, criatividade e a descoberta unem-se para proporcionar aventura e desafio. - Que promove um código de vida: com uma dimensão pessoal, social e espiritual.

Associação dos Escoteiros de Portugal Para mais informações   Associação dos Escoteiros de Portugal Região Açores Oriental Instituição de utilidade Pública Apartado 320 – 9500 Ponta Delgada região.acoresoriental@escoteiros.pt www.aepcrao.net