E-books e o futuro do conteúdo em EAD

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Unidade 1 Educação a Distância: Modelo da UFSCar
Advertisements

Bibliotecas Virtuais: Elos de Ligação entre a Educação Presencial e a Não Presencial Mavi Polo GALE.
Reunião de Pais 2012.
Portal do Professor SEED/MEC
O Ensino de Química a Distância
Material didático para EaD
1. 2 Pearson Education do Brasil Editora educacional de alcance mundial No Brasil, publica nas áreas universitária, de ensino de inglês, negócios e informática.
Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC
Reunião de Pais 2012.
Instrumentos de Avaliação - MEC
MESA REDONDA EAD NA UNIVERSIDADE.
TECNOLOGIA EDUCACIONAL II Curso de Pedagogia – 4º Período Aula 03
Correio eletrônico como recurso didático no ensino superior
IV Seminário de Pesquisa em EaD
Luci Mendes Bonini Maurício Chermann
Andréa Valéria Steil Gerente de Processos
CURSO DE CAPACITAÇÃO EM EaD Vídeo-aula e Videoconferência
DISCIPLINA: TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
Ensino a distância - EaD: um caminho a ser trilhado.
FGV ONLINE Programa de Educação a Distância da Fundação Getulio Vargas.
Para onde caminhamos na Educação a Distância
Docência Universitária e Programas de Aprendizagem on line
11° Congresso Internacional de Educação a Distância da ABED
Gerenciamento de Ambientes Virtuais de Aprendizagem
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
ADEMILDE SILVEIRA SARTORI
O Papel do Monitor.
O papel do conteudista.
III Curso de Formação de Professor/Tutor em EaD
6LEM090 LEITURA EM LÍNGUA INGLESA Avaliação da disciplina Profa Simone Reis Dezembro Universidade Estadual de Londrina.
Histórico Missão: Transformar e desenvolver a sociedade através da excelência dos serviços relacionados à educação, proporcionando a formação integral.
▣ O problema institucional. ▣ Sem conteúdos não há pedagogia e didática que resolvam. ▣ A prática não começa onde a teoria termina. ▣ Não tem referência.
Ambiente Virtual de Aprendizagem Simone Krause Suecker 2014/2.
Introdução à Educação à distância
II Encontro Nacional do Programa ALI Agentes Locais de Inovação
O crescimento da EAD, especialmente a on-line, traz novos desafios. Há extrema dificuldade em lidar e relacionar conceitos acerca da educação com as novas.
Questões Estratégicas para o Desenvolvimento da EAD
Capacitação de Produção e Tutoria de Cursos para EAD
Tecnologia Cibernética e Investigativa Outros Aspectos.
Curso de Capacitação em Educação a Distância
Capacitação de Professores Daniela Lopes Soluções Pearson.
Uso de tecnologias inovadoras nas monitorias Erica Lais Hoeveler - Professores de Plantão 20º CIAED – Congresso Internacional de Educação à distância 08/out/2014.
Diretoria de Ensino Região Caieiras (Item 1)
Laboratório de Ensino a Distância
Realização Caminhos da escrita: um exemplo de estratégia colaborativa em formação on-line de professores de língua portuguesa Adriana Vieira, Denise Lotito.
NEAD – SENAI/MG Núcleo de Educação a Distância do Senai / MG.
Integração de tecnologias de comunicação no ensino de ciências e saúde: construção e aplicação de um modelo de análise de materiais educativos baseados.
Papel do Tutor em EAD.
METODOLOGIA PARA QUEM QUER APRENDER Progetec: Marli Borges da Costa
Repositórios no contexto da EaD: O Banco Internacional de Objetos Educacionais Seminário Repositórios Institucionais e de Objetos Virtuais de Aprendizagem.
Os programas da Iniciativa Intel® Para Educação são financiados pela Intel Foundation e Intel Corporation. Copyright © 2007 Intel Corporation. Todos os.
Princípios Pedagógicos da EaD na Contemporaneidade. Preparação adequada do instrutor, apoio e tutoria.
Conceitos e Fundamentos da Educação a Distância
União Educacional Minas Gerais Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Aurenivia dos Reis Mendes Professoras: Gilca dos Santos Vilarinho Elsa.
Didática da alfabetização
Regulamentação da Educação a Distância Sérgio Roberto Kieling Franco SEAD/UFRGS.
Elvia Nunes Ribeiro - CEFET-GO –
PROPOSTAS DE MUDANÇA NOS CURSOS PRESENCIAIS COM A EDUCAÇÃO ON-LINE
Pearson Education Conteúdo Soluções Parcerias Instituição de ensino.
Questionário do Estudante Enade
Desafios de um curso online: papel do aluno e do tutor Miriam Struchiner.
CURSOS SUPERIORES A DISTÂNCIA Um novo padrão de qualidade Liliane Barros Especialista em Educação a Distância
O que o aluno precisa saber para estudar na modalidade EaD:  Ele é o principal responsável pelo seu aprendizado.  As disciplinas são ofertadas em um.
Pedagogia: Gestão e Tecnologia Educacional Alunas: Renatha Dias Reis Rosana Guedes Professoras: Gilca Juliene Zeila Turma: 5° G1.
vídeo
Seminário Programa Nacional do Livro Didático – PNLD 2015 Sociologia.
Os programas da Iniciativa Intel® Para Educação são financiados pela Intel Foundation e Intel Corporation. Copyright © 2007 Intel Corporation. Todos os.
H ISTÓRIA DO D ESIGN I NSTRUCIONAL Conteúdos para EaD Profª. Janaina Costa UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CENTRO DE CAPACITAÇÃO CURSO DE FORMAÇÃO DE TUTORES.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA Salvador, ABRIL DE 2014 Fonte: PACC / UFBA – CURSO MOODLE PARA PROFESSORES.
Autoria, plágio e acesso ao conhecimento no contexto da EaD Profas. Cristiane Borges e Iraci Schmidlin.
Transcrição da apresentação:

E-books e o futuro do conteúdo em EAD 1

Pearson 1

Nossa missão... 64 Países 37.000 colaboradores “... é ajudar as pessoas a progredir nas suas vidas por meio da EDUCAÇÃO, no mais amplo sentido da palavra” Marjorie Scardino – CEO, Pearson plc

O conteúdo em EAD 2

Um livro digitalizado é um livro digital? O “presente digital” pede outras estratégias de conteúdo O conteúdo textual é um recurso fundamental para grande parte dos aprendizes O contexto digital permite aproveitar o texto de outras formas O limite para o conteúdo digital é a mudança na maneira de ensinar ajudar a aprender

Educação como era: três níveis de conteúdo Aulas Livro-texto Aprofundamento Aulas presenciais Dependência do professor Desenvolvido para atender a todas as instituições Acervo da biblioteca Laboratórios

Um caminho seguro para o conhecimento Aula Texto Aprofundamento roger.trimer@pearsoned.com

Um caminho para o conhecimento Aula Texto Aprofundamento roger.trimer@pearsoned.com

Um caminho para o conhecimento? Aula Texto Aprofundamento roger.trimer@pearsoned.com

Boas notícias A educação a distância tem liderado uma tendência de volta do conteúdo didático no processo de ensino-aprendizagem. Mesmo quando impulsionada pelas leis do mercado, os resultados são positivos. 20% a distância serviu de teste para muitas instituições presenciais. A coexistência de cursos a distância e presenciais nas mesmas faculdades cria reforços positivas para ambos. Práticas ilegais, como pirataria, são reduzidas, voltando a valorizar o conteúdo duradouro.

Melhores práticas Conteúdos dialógicos mesclados a aprofundamento. Conteúdos dialógicos com menção às fontes e aos caminhos para o aprofundamento. Adoção de bibliotecas virtuais que incluam livros textos e permitam diversas visões sobre o tema. Uso de tecnologia que realmente ajude: AVAS e tutores bem treinados. Recursos adicionais que estimulem a pesquisa e o desenvolvimento de conteúdo pelo aluno. Integração com outras mídias, de alta e baixa tecnologia.

Riscos Produção de conteúdo é desvio de função do professor, em seu papel de professor. Diferenças entre a produção acadêmica e a comercial: direitos autorais. Conteúdo desenvolvido por um professor pode ficar vinculado a ele. Se houver troca de professor, novo conteúdo precisa ser desenvolvido. Instituição não tem segurança sobre questões de direitos autorais. Instituições de ensino tem problemas em licenciar conteúdo de terceiros. Contratos dos conteudistas com as instituições não são conciliáveis com contratos de cessão de direitos.

Riscos Desenvolvimento de conteúdo por professores não favorece interdisciplinaridade. Conteúdos planejados em conjunto entre a instituição e desenvolvedores de conteúdo permitem relação entre os temas. Desenvolvimento conjunto dos conteúdos permite que cada conteúdo complemente o outro Conteúdo desenvolvido em pouco tempo pode não apresentar qualidade adequada. Pressão por conciliar aulas e produção pode gerar conteúdo raso e o risco de plágio. O desenvolvimento do conteúdo não se limita à escrita do texto.

As múltiplas possibilidades de conteúdo Livros Manuais Conteúdo de aula Materiais instrucionais a distância Vídeos Sites Jogos Atividades roger.trimer@pearsoned.com

Outras questões de direitos autorais Domínio público Citação do autor Uso, alteração e uso comercial livres Wiki Como tornar as fontes na Internet mais confiáveis? Regras para citações / permissões Preservação do valor comercial da obra citada. Autorização nem sempre é onerosa, mas processos são. Regras para citações Direitos conexos Pode haver mais autores do que parece. roger.trimer@pearsoned.com

Caminhos seguros Divisão de ensino em três níveis: aula, texto-base e aprofundamento Aula: telepresencial / videoaula / aula Web / aula presencial. Texto-base: desenvolvido com base dialógica, acessível e interdisciplinar. Aprofundamento: biblioteca digital ou biblioteca acessível, com orientação clara dos materiais a buscar. Utilização de AVAs para reduzir a distância entre o professor e o aluno e entre os alunos. Resultados são impelidos pela 'vigilância' do professor e pela 'valorização' do aluno. Impacto sobre o 'professor expositivo' do presencial.

O Futuro do conteúdo didático em EAD Aulas Conteúdo textual Aprofundamento Aulas Web AVAs com tutoria Conteúdo que orienta o aprendizado Biblioteca Virtual e laboratórios

Produtos Pearson para EAD 3

Biblioteca Virtual Universitária

Bibliotecas virtuais são referência e pesquisa

Curso de inglês online

Complementado com livro

Conteúdo dialógico textual

Completado com aula digital

Ambientes Virtuais de Aprendizagem são o caminho para a interação

Laboratórios permitem aprofundamento e prática

Avaliação: softwares e sistemas para garantir confiabilidade

Certificação Com certificadores internacionais como Edexcel, o aprendizado do estudante é validado em seu país e no mundo

Roger Trimer roger.trimer@pearson.com