PROJETO CEPRAD –PE APRESENTAÇÃO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
1.
Advertisements

Políticas Públicas Prevenção às Drogas
TRATAMENTO O DA DEPENDÊNCIA QUÍMICA Prof. Dr. Ronaldo Laranjeira
Organização de Serviços em Dependência Química Dr.a Cláudia Maciel UCAD – Jardim Ângela Escola Paulista de Medicina Universidade Federal de São Paulo.
Centro de Referência Especializado para a população em Situação de Rua
RECUPERAÇÃO - Assistência e Manutenção Fernanda M C Livani Médica do Trabalho Especialista em Dependência Química.
Acolhendo e construído vínculos
REDE DE ATENÇÃO A SAÚDE DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA NO ESTADO DO TOCANTINS
Paulo Henrique D´Ângelo Seixas
EXCLUSÃO SOCIAL O conceito de exclusão : ato pelo qual alguém é privado ou excluído de determinadas funções. A exclusão social implica numa privação.
DEPARTAMENTO DE SAÚDE DO SERVIDOR ASSESSORIA JURÍDICA - DESS
DEPARTAMENTO DE SAÚDE DO SERVIDOR ASSESSORIA JURÍDICA - DESS
CRACOLÂNDIA? JÁ ERA! CDR – Coordenadoria de Atenção às Drogas
SECRETARIA DE ESTADO DE JUSTIÇA E SEGURANÇA PÚBLICA
FUNÇÕES DENTRO DA EQUIPE DE SAÚDE DA FAMÍLIA
DIAGNÓSTICOS DE ENFERMAGEM NO TRATAMENTO À DEPENDÊNCIA QUÍMICA: CONSTRUÇÃO DE UM INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO DO DEPENDENTE QUÍMCO BASEADO NA TEORIA DE OREM.
Serviço de Responsabilização e Educação do Agressor à luz da Lei 11
PROVIDA PROGRAMA DE VALORIZAÇÃO DA VIDA Wélvia Maia e Katia Omori.
IMPLANTAÇÃO DA NOB SUAS BRASILIA / JULHO DE 2013
Contextualização Aspectos Geográficos Situado na região litorânea do Estado de Sergipe km de extensão geográfica População: habitantes.
Programa de Saúde Mental em Curitiba Secretaria Municipal da Saúde
Alguns conceitos sobre o Projeto Terapêutico Singular
Utilidade Pública Municipal – Lei 6868/07
Angelo Augusto Paula do Nascimento
Alexandre de Araújo Pereira
Programa de Controle de Homicídios Fica Vivo!
ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO NO CRAS/SUAS
SISTEMA DE PRONTUÁRIO TÉCNICO DO PACIENTE (SPTP). SISTEMA INFORMATIZADO DE ACESSO PELA INTERNET.
ATRIBUIÇÕES PROFISSIONAIS
O nosso trabalho fala de uma ONG (Organização não governamental), que actua na zona de Lisboa. O objectivo do trabalho é dar a conhecer A Comunidade.
Rede de atenção Intersetorial
POLÍCIA MILITAR DO MARANHÃO
ATUAÇÃO DO FISIOTERAPEUTA NA REDE PÚBLICA DE SAÚDE
Projeto de formação: Relações de gênero e violência
TUTORIA 2013 “ (…) Educar para a paz implica ensinar a reconhecer o outro, a escutar os seus argumentos, a entender as suas limitações, a negociar com.
Introdução: A ESP-PE realiza seus cursos técnicos de forma descentralizada através de parceirias interinstitucionais de saúde e de educação. O Curso Técnico.
O Programa de Reestruturação dos Hospitais de Ensino Junho 2008 Ministério do Planejamento Secretaria de Atenção à Saúde Departamento de Atenção Especializada.
NASF Prof. Cezar Tchaikovski
Estratégia de Saúde da Família
A democracia somente funciona se todos opinarem, questionarem, participarem!!! Participe! Das Eleições para o Conselho Tutelar de Franca.
AÇÃO SOCIAL SÃO JOAQUIM DE GAROPABA
CENTRO DE REFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL – CRAS E UNIDADES PÚBLICAS
Prof.João Galdino. No que se refere às questões relativas à infraestrutura, à logística e às diretrizes, recomenda-se que sejam avaliadas algumas possibilidades,
MAIO 2010.
AÇÃO INTEGRADA EM SAÚDE NO CONTROLE DA DOR: RELATO DE UMA INTERVENÇÃO COMUNITÁRIA Bárbara Gaião.
Secretaria de Estado da Saúde do Paraná
Um Novo Olhar Saúde de Adolescentes em medidas socioeducativas de internação e internação provisória Fevereiro/2012.
PROGRAMA NOSSO LAR NÚCLEO FAMÍLIA SAUDÁVEL
Centro de Referência de Assistência Social
“O BPC no Contexto do Suas: Acompanhamento dos Beneficiários pela rede de serviços socioassistencial” FLÓRIDA PR Rosemeiri Morezzi Assistente Social.
O Assistente Social, como profissional de Saúde, tem como competências intervir junto aos fenômenos sócios-culturais e econômicos, que reduzem a eficácia.
PROGRAMA DE LIBERDADE ASSISTIDA COMUNITÁRIA – LAC PASTORAL DO MENOR
Uma Abordagem Interdisciplinar no Tratamento à Dependência Química:
Coordenadoria de Assistência Médica e Psicossocial – TRE-SP
REFERÊNCIA E CONTRARREFERÊNCIA
Terapia Familiar.
DIALOGANDO COM O PLANO DE ENFRENTAMENTO DO CRACK E OUTRAS DROGAS. Departamento de proteção social especial, apresentado por De Julinana M. fernandes Pessoa/
ATUAÇÃO DE PSICÓLOGOS NO CRAS
A atenção primária a saúde diz respeito à trabalhar para promover saúde, informando à população sobre hábitos e atitudes que podem favorecer a manutenção.
Método de Tratamento Abordagem Auto-explicativa
Alguns Conceitos sobre o Projeto Terapêutico Singular
Programando o Atendimento das Pessoas com Diabetes Mellitus
Proposta de implantação de um Projeto Piloto na comunidade com elevado índice de uso de drogas, criminalidade.
Saúde Educação Desenvolvimento Segurança Problema central: DROGAS.
Associação de Pais, Amigos e Pessoas com Deficiência, de Funcionários do Banco do Brasil e da Comunidade A EXPERIÊNCIA DA APABB NA INCLUSÃO.
Serviço Social no IPQ Implantado em 1971; Atualmente: 7 Assistentes Sociais; (16 em 1985). Atividades: Entrevistas na Triagem; Grupos de Admissão; Grupos.
AS FUNÇÕES DA ASSISTÊNCIA SOCIAL NO SUAS Proteção Social Básica e Especial Defesa social e Institucional Vigilância Sócio-assistencial.
REABILITAÇÃO Processo de desenvolvimento e/ou recuperacão de capacidades, habilidades, recursos pessoais e comunitários que contribuem com a independência.
PREFEITURA DO RECIFE Secretaria de Direitos Humanos e Segurança Cidadã Construção do Plano Operativo Local PAIR DIAGNÓSTICO RAPIDO PARTICIPATIVO Recife,
Transcrição da apresentação:

PROJETO CEPRAD –PE APRESENTAÇÃO Centro de Pesquisa e Reabilitação em Álcool e Drogas de Pernambuco – CEPRAD-PE. Instituição Inovadora no tratamento de dependentes químicos devendo ser um diferencial de referência nas ações de combate ao uso de drogas no Estado de Pernambuco, sob a competência da Justiça Terapêutica.

PÚBLICO ALVO Inicialmente pretende-se atender uma população de 30 (trinta) dependentes químicos, provenientes do Juizado de Entorpecentes da região metropolitana do Recife.  

JUSTIFICATIVA A justificativa deste projeto repousa na demanda encontrada no Estado de Pernambuco, no que se refere à dependência química e carência de local específico para pesquisa, tratamento/internamento do usuário e ou dependente, provenientes da Justiça terapêutica.  

OBJETIVOS GERAL   Proporcionar tratamento/internamento a dependentes químicos provenientes da Vara de Entorpecentes ou equivalentes, através de suspensão condicional do processo, transação penal.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS Contribuir com um tratamento diferenciado para aqueles que a lei prescreve como infrator social; Possibilitar ao dependente químico, a escolaridade e labor, através do acompanhamento psicossocial como formas de combate à dependência; Proporcionar ao usuário dependente local apropriado para acompanhamento especializado no sentido de tratar cada caso em seu contexto;

viabilizar local adequado ao estudo e pesquisa sobre a substância psicoativa e seu tratamento; construção de uma instituição para internamento/tratamento no Estado de Pernambuco sob a competência da Justiça Terapêutica.  

METODOLOGIA Capacitação e atualização dos profissionais que desenvolvem ações com dependentes químicos; Recebimento e triagem quanto ao nível de dependência; Encaminhamento para desintoxicação através de profissional competente;

Atendimento sistemático individual e em grupo com a equipe psicossocial; Entrevista com familiares, além de encaminhamento dos programas de apoio a família proporcionada pela instituição; Cursos profissionalizantes;

Desenvolvimento de atividades manuais; Psicultura; Recrutamento dos participantes para o trabalho na própria casa; Visitas domiciliares para confronto de informações; Relatórios mensais de acompanhamento psicossocial evolutivo para a jurisprudência competente.

FIM