Plantas Restritas para Grávidas e Lactantes

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Álcool Ano Lectivo 2006\2007 Escola Básica E B 2,3 de São Gonçalo
Advertisements

O que é raquitismo? O raquitismo é o amolecimento dos ossos em crianças, que potencialmente ocasiona fraturas e deformidades. Raquitismo está entre as.
Faculdade Interação Americana – FAINAM X JORAP: “O Profissional da Educação. Agente de Transformação” Tema: (TITULO DO TEMA ESCOLHIDO PELO GRUPO)
Diabetes.
O que é a Hepatite A ? Hepatite A é uma doença do fígado altamente contagiosa e algumas vezes fatal. É causada por um vírus, o HAV. Geralmente esta.
Professor Cristofer A. Masetti
Vírus Márcia Regina Garcia.
Toxicologia Conceito:
O que é a doença renal crónica?
SAÚDE É um estado caracterizado pela integridade anatômica, fisiológica e psicológica; pela capacidade de desempenhar pessoalmente funções familiares,
Oral Vip Bebê Clínica.
Ligações perigosas: associações e maus hábitos prejudicam a saúde
Um problema de saúde pública que você pode evitar.
Arruda Ruta Graveoleons
Doença Diarréica.
Plantas Medicinais.
Aluna: Maria Paula Turma: 71 Professora: Mariluce
ARGILOTERAPIA A Argiloterapia é o tratamento de saúde feito com argila medicinal, pois é um agente de desintoxicação e regeneração física. Revitaliza.
MAMÃO - “ UM TESOURO AO SEU ALCANCE” O mamão (Carica papaya), originário da América Tropical, é uma das melhores frutas do mundo, tanto pelo seu valor.
Analgésicos,Antitérmicos e antiinflamatórios não-esteroides
Hepatite B Saúde Infantil.
conceitos e informações farmacêuticas
GONORREIA Causador: Neisseria gonorrhoeae
Iniciando o Aleitamento Materno Enfª Carla de L. Holanda de Abreu.
RECURSO DA COMUNIDADEO Cultivo e o uso de Plantas Medicinais
REPRODUÇÃO HUMANA CRESCIMENTO.
Sífilis Comp: Elica Barreto Eliene Oliveira Gilciene Pereira
Prof. Vilson Bagatini Porto Alegre - RS - Brasil
Quais são as funções do rim?
Programa Gestante A gestação compreende um período especial na vida da mulher, uma vez que seu organismo passa por várias modificações a fim de permitir.
Plantas Medicinais e Agroecologia
Enfª Carla de L. Holanda de Abreu
NOME- Bruno do Amaral Rodrigues TURMA- 71 SÉRIE- 7 ª PROFESSOR(A)- Mariluce Campos.
Gripe influenza tipo A (H1N1)
Ancilostomíase Ciências.
SAÚDE DA FAMÍLIA OBJETIVOS
AVALIAÇÃO MENSAL CIÊNCIAS – 4° BIMESTRE – 6º Ano
PREVENÇÃO NA SAÚDE DA MULHER
Cólera.
Disenteria Bacilar.
Teste do Pezinho O Teste do Pezinho é um exame laboratorial simples que tem o objetivo de detectar precocemente doenças metabólicas, genéticas e/ou infeciosas.
BOAS PRÁTICAS E CUIDADOS NA UTILIZAÇÃO DE PLANTAS MEDICINAIS E FITOTERÁPICOS Projeto FITOCONDE/UFBA EQUIPE COORDENADORA: Profª Dra. Mara Zélia de Almeida.
CHÁ DE BELEZA E BEM- ESTAR
A adolescência e a sexualidade
NUTRIÇÃO E DIETOTERAPIA
CURSO DE PLANTAS MEDICINAIS PARA AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE
CURSO DE PLANTAS MEDICINAIS PARA AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE
CURSO DE PLANTAS MEDICINAIS PARA AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE
Fundamentos em Farmacologia
CURSO DE PLANTAS MEDICINAIS PARA AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE
CURSO DE PLANTAS MEDICINAIS PARA AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE
PLANTAS MEDICINAIS EM ATENÇÃO BÁSICA
Depois de apresentar cinco anos consecutivos de queda, a mortalidade materna no Paraná apresenta um forte aumento e interrompe a tendência de redução.
Strongyloides stercoralis Estrongiloidíase
Projeto Herbário 8º ano – Colégio Simon
Diarreia em crianças FUPAC – Araguari Curso de medicina.
“A diferença entre o remédio e o veneno muitas vezes está na dose”
Componente Curricular: Educação Física Hidratação Professor Irapuan Medeiros de Lucena.
“ Eu, um cidadão olímpico.”. Zika: Presidente de comitê olímpico do Quênia considera desistir dos Jogos Olimpíada do Rio ameaça reexportar o zika "O COI.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO – UNIRIO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ALIMENTOS E NUTRIÇÃO – PPGAN IARA ELIZABETH ABI-ZAID Uso de plantas.
Vitaminas e Nutrientes
Orientadora: Profª Ruth Peixoto Técnica: Ivone Maria Pereira Monitores: Aline Takeda Bárbara Campos Cassiano Alencar Universidade Federal do Amazonas -
GUIA NUTRICIONAL DE ALIMENTOS Hoje preparamos uma lista com os alimentos mais saudáveis do mundo. Conheça quais os principais nutrientes que cada alimento.
Ciências O solo e a saúde do corpo – cap. 5 (6ª série)
Drª Lucivânia de O.Pires
Transcrição da apresentação:

Plantas Restritas para Grávidas e Lactantes

Nosso objetivo é trocar experiências e orientar a população e profissionais da saúde acerca dos riscos e cuidados no uso das plantas, e seu melhor aproveitamento no cotidiano.

As plantas estão presentes: Culinária; Ornamentação de Ambientes; Práticas Médicas; Cultura Popular. Seja qual for o uso, as plantas podem apresentar:  Riscos; Benefícios.

É a vida em desenvolvimento. Acompanhar o desenvolvimento do bebê durante a gestação é maravilhoso e um momento sublime para a mulher. São nove meses de preparo para o nascimento de uma criança. Alguns Cuidados: Fazer o Pré-natal Boa alimentação Ambiente Tranquilo e Seguro Atenção no Uso de Qualquer Medicamento ou Planta.  É a vida em desenvolvimento.

Plantas terapêuticas, são aquelas de uso popular, sem caracterização de propriedades e são totalmente naturais, sem industrialização. Fitoterapia, do grego, (therapeia = tratamento e phyton = vegetal) é o estudo das plantas medicinais e suas aplicações na cura das doenças. Deve-se observar que a definição de medicamento fitoterápico é diferente de fitoterapia pois não engloba o uso popular das plantas em si, mas sim seus extratos. Os medicamentos fitoterápicos são produtos industrializados e certificados.

É importante saber que cada parte de uma planta possui propriedades diferentes, sendo assim deve-se ter cuidado no uso das plantas para não causar efeitos indesejados. Toda planta pode causar danos e benefícios dependendo da frequência e quantidade do uso.

Arruda Nome Botânico: Ruta graveolens

Etnofarmacologia: A arruda desde a antiguidade foi tida na Europa e na África como planta mística, usadas em rituais de proteção. Principalmente em crianças, contra o mau-olhado, doenças e para a realização de sonhos e desejos. Ainda hoje, muitos mantêm viva essa antiga crença e levam seus bebês para rezadeiras e benzedeiras, contra o quebranto, “doença” que acreditam ser causada pelo mau-olhado. Seu uso na medicina popular é através de chás no tratamento de desordens menstruais, inflamações na pele, dores de ouvido, de dente, febres, câimbras, doenças do fígado, verminoses e como abortivo.

Parte Utilizada: Folhas, flores e frutos. Evitar o uso por gestantes, devido ao risco de aborto e hemorragia. Pacientes com histórico de insuficiência cardíaca ou arritimias,e aqueles que usam agentes anti-hipertensivos devem ter cautela. Reações colaterais: aumento do risco de aborto espontâneo; fotossensibilidade; hipotensão; reações cutâneas alérgica. Atualmente a arruda não pode ser recomendada para qualquer uso medicinal. No emprego desta planta, deve se ter bastante cuidado, por causa das suas ações tóxicas sobre o útero, e sobre a pele, que sensibilizada pode sofrer severas queimaduras quando exposta ao sol.

Losna Nome Botânico: Artemisia absinthium

Etnofarmacologia: Conhecida a muitas décadas na forma de licor amargo, essa planta é utilizada na preparação de aperitivos, aos quais se atribui propriedades carminativa(redução dos gases intestinais), diurética(eliminação de líquidos), colagoga ( problemas hepáticos), emenagoga, abortiva e anti-helmíntica(eliminação de vermes); Parte utilizada: Folhas e flores Evitar o uso durante gestação e lactação, pois pode causar aborto por ser emenagoga e ocitócica e problemas neurológicos.

Confrei Nome Botânico: Symphytum officinale

Etnofarmacologia: Seu uso é conhecido na forma de chá das folhas, sucos e saladas. Para o tratamento caseiro de doenças gastrointestinais, disenterias, inflamação, reumatismo, hemorróidas, tosse, bronquite e irregularidades menstruais. As raízes moídas têm uso como hemostático (cura de ferimentos) , equimoses e fraturas. São usados ainda como cataplasma para aliviar o incômodo causado por picadas de insetos e queimaduras. Parte utilizada: Folha, raiz e rizoma(tipo de caule) Em vista da toxicidade de seus componentes alcaloides, não se deve ingerir essa planta, e nem usa-la em feriadas com pele lesionada, principalmente durante gravidez e lactação, pois pode gerar lesões hepáticas, além de ser tóxica ao feto.

Sene Nome Botânico:Cassia senna L

Etnofarmacologia: É utilizada geralmente como laxante de uso ocasional e por curto prazo, para erupções cutâneas, psoríase, queimaduras, reduzir a febre, tumores cancerosos, expelir vermes intestinais. Parte utilizada: Fruto e folha. Seu uso não é recomendado em pacientes com obstrução intestinal ou sintomas abdominais não diagnosticados, gravidez e lactação (para produtos não padronizados) e sem indicação médica. O sene pode prejudicar o bebê, pois passa para o leite das lactantes. Reações colaterais: fraqueza; cólicas, dermatite; baqueteamento dos dedos; diarréia exagerada; baixa taxa de potássio, e possíveis tumores.

Buchinha Nome Botânico: Luffa operculata

Etnofarmacologia: Nas práticas caseiras do Nordeste é empregada para o tratamento da sinusite e como abortivo (ilegal). É usada também para tratar : alcoolismo, febre, picada de cobra, dor ciática, oftalmia crônica, sífilis, icterícia e hidropisia. Parte utilizada: Fruto seco. Estudos mostram que há forte ação irritante para mucosas, discreto efeito abortivo, mas grande perda fetal por provável ação tóxica nas células, ocasionando má formações. A água de cozimento dos frutos (decocto) produz muita espuma por agitação, é dotada de ação purgativa drástica .

Cuide de Você, Cuide da vida em Você! Durante a gestação e amamentação, o corpo da mulher sofre alterações, para melhor adaptação. Assim os cuidados devem ser redobrados, principalmente no uso de plantas e medicamentos sem orientação médica. Cuide de Você, Cuide da vida em Você!