As Desigualdades na Escolarização no Brasil

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
INSTITUTO POLITÉCNICO DE VIANA DO CASTELO
Advertisements

Seminário SANTA CATARINA ECONOMIA E MEIO AMBIENTE Macro diretriz: Aumentar, de forma sustentável, a competitividade sistêmica do estado Áreas de.
Apresentação do Campus Porto Alegre
“Educação como um direito humano" Curso Educação e Direitos Humanos São Paulo, 19 março /2012 Sérgio Haddad
Universidade – Tecnologias – Articulação
Observação As estatísticas foram feitas com base nos dados do INEP, fornecidos pelas Instituições de Ensino Superior, relativamente ao CENSO 2002.
AÇÕES EDUCATIVAS INCLUSIVAS
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
FUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA DO ESTADO DO TOCANTINS – FAPT
Um modelo Coreano de desenvolvimento baseado no conhecimento
Secretaria de Educação Básica
Panorama Educacional Brasileiro
O futuro das regiões rurais – implicações para projetos alternativos de desenvolvimento rural sustentável Arilson Favareto.
Inclusão Social Inclusão social Igualdade racial Tempo Integral
Faculdade Albert Einstein-FALBE
Ciclo Presupuestario, Recursos suficientes y Control Ciudadano Os desafios para o financiamento de uma educação de qualidade José Marcelino de Rezende.
PRÊMIO MERCOSUL PARA CIÊNCIA E TECNOLOGIA – Edição 2013 Tema: Educação para a Ciência Proposta Brasileira de Linhas de Pesquisa XLVIII RECyT - Reunião.
Incluir significa... Para Maria Teresa Eglér Mantoan (2005) “É a nossa capacidade de entender e reconhecer o outro e, assim, ter o privilégio de conviver.
AGENDA DA EDUCAÇÃO.
Prefeitura municipal de Imperatriz
REDE DE ENSINO MÉDIO TÉCNICO
DESAFIOS NA ARTICULAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR COM A EDUCAÇÃO BÁSICA
O FSE no financiamento de estratégias de empregabilidade e de coesão social 29 de maio de 2013 Universidade dos Açores.
Parte I: Panorama Descritivo da Economia Brasileira e Conceito Básicos
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO
OBJETIVO: Desenvolver um sistema próprio de ensino bilíngue posicionando o Colégio AZ entre as melhores instituições da região. Na sequência, difundir.
Indicadores sociais e educacionais
PORQUE É FUNDAMENTAL CONSOLIDAR O ENSINO FUNDAMENTAL NO BRASIL
Produtividade, Formação Profissional e Crescimento Inclusivo
EXPANSÃO E CONSOLIDAÇÃO DO ENSINO MÉDIO.
Secretaria de Regulação e Supervisão do Ensino Superior Ministério da Educação.
POLÍTICA DE FUNDOS Desafios para a construção de um Sistema Nacional de Educação Luiz Araújo.
EQUIDADE E DESEMPENHO ESCOLAR: É POSSÍVEL ALCANÇAR UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE PARA TODOS? AUTOR: MARIA ALICE SETÚBAL Paola Jacobsen.
Os nossos desafios no Esporte A realidade brasileira Estudantes entre 4 a 17 anos matriculados em escolas públicas e privadas: cerca de 42 milhões.
Ministério da Educação Secretaria de Educação a Distância Departamento de Política em EAD- DPEAD Programas do DPEAD.
Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres
Mapa da Demanda Docente na Educação Básica
Reynaldo Fernandes Amaury Patrick Gremaud Gabriel Ulyssea
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO
CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO GRUPO DE ESTUDOS SOBRE POLÍTICA, EDUCACÃO E TRABALHO – GEPETO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA.
Panorama Descritivo da Economia Brasileira e Conceito Básicos
Rafael Felipe Sawitzki
DIFERENÇAS DE EFICIÊNCIA ENTRE ENSINO PÚBLICO E PRIVADO NO BRASIL
Resultados Nacionais Apresentado por Arthur Netto.
Uma Escola do Tamanho do Brasil
Exame Nacional do Ensino Médio Sistema de Avaliação da Educação Básica
Juventude, Trabalho e Renda. Funil da Educação Média Dos 10,6 milhões de jovens 15 a 17 anos 8,2 milhões estão na escola 4 milhões no Ensino Médio 1,8.
Resultados da Rede Estadual do SARESP Secretaria de Estado da Educação CIMA – Coordenadoria de Informação, Monitoramento e Avaliação Educacional.
Analfabetismo.
Noções de Estatística - I
3º Momento Resultados Simare 2014
Castanhal – maio 2015.
Caracterização Regional
Conceição do Araguaia – 2015
SisPAE – Sistema Paraense de Avaliação Educacional Resultados SisPAE 2014 Belém – abril 2015.
PARFOR – UNEB Formação de Professores em Exercício
Resultados do ENEM 2014 à luz dos indicadores contextuais Brasília-DF | Julho 2015.
O ESTADO DO PARÁ, O SISPAE E AS REGIÕES DE INTEGRAÇÃO
CARACTERIZAÇÃO DAS DESIGUALDADES EDUCACIONAIS
Paragominas – maio 2015.
Education at a Glance 2015 Brasil Camila de Moraes Corinne Heckmann
Plano Decenal Mineiro ou O espelho quebrado Rudá Ricci
O Ensino Universitário na perspectiva discente Claudia E. Thompson 1º Vice-Presidente DCE UFRGS Representante Discente CONSUN.
Educação pública de qualidade o que é e como alcançá-la? Luiz Araújo.
Parâmetros Curriculares Nacionais Amanda Vivian Medeiros de Souza.
Aspectos Sociais e Econômicos da Sociedade da Informação Eduardo Navarro de Carvalho Brasília, 14 de Novembro de º Painel Telebrasil.
Desde 2010, o escritório do UNICEF no Brasil participa da iniciativa global Out of School Children – Pelas Crianças Fora da Escola. No Brasil, a iniciativa.
Definição O Programa Universidade para Todos (ProUni),criado em 2004, pela Lei nº /2005, tem como finalidade a concessão de bolsas de estudos integrais.
18/6/20161 Acordo para o Desenvolvimento Sustentável Compromisso do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social e de 73 Organizações da Sociedade Civil.
Planejamento Estratégico PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA Secretaria de Relações Institucionais Subchefia de Assuntos Federativos PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA SECRETARIA.
Transcrição da apresentação:

As Desigualdades na Escolarização no Brasil Relatório de Observação nº 4 Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social

O CDES considera que os avanços para o desenvolvimento dependem de: educação transição para a economia do conhecimento e da sustentabilidade força da indústria, do comércio e do vasto potencial da agricultura, impulsionados pela infraestrutura adequada inclusão produtiva políticas sociais.

A educação é estruturante do desenvolvimento: pela capacidade de articular políticas públicas pró-equidade de potencializar condições de acesso aos direitos, promovendo a cidadania e o desenvolvimento produtivo de viabilizar a construção cultural para um novo padrão de consumo e convivência na sociedade de liberar os potenciais de criatividade e inovação para a produção sustentável de bens e serviços.

a desigualdade da aplicação de recursos entre estados e regiões, apresenta diferenças de até três vezes entre o maior e o menor valor na educação infantil e no ensino fundamental e médio. os menores valores foram aplicados em estados do Norte e Nordeste.

O ensino fundamental regular concentra 60% das matrículas, e desde 2006 vem recebendo de forma crescente o maior investimento direto por estudante, calculado em cerca de R$ 3.200,00 em 2009. Chama a atenção a pouca quantidade de matrículas no ensino médio em relação ao ensino fundamental Em termos de investimento público direto, o custo-aluno no ensino médio é cerca de 30% menor do que no ensino fundamental

As maiores desigualdades na escolarização em todas as variáveis observadas nos últimos cinco anos foram nos efeitos da renda e do local de moradia (rural e urbano) dos estudantes. O gráfico abaixo retrata a distribuição dos estudantes da rede pública e privada entre os 20% mais ricos e os 20% mais pobres Enquanto os mais ricos são a metade dos estudantes da rede privada na educação básica, ocupam 55% das vagas nas instituições públicas de ensino superior. Os mais pobres, que frequentam mais a rede pública, não chegam a 40% dos que frequentam o fundamental, nem a 10% no ensino médio.

O relatório acompanha a evolução da implantação de bibliotecas, laboratórios de informática e ciências, quadra de esportes, aparelhos eletrônicos de som e imagem, e acesso à internet.

Professores - Formação Entre 2005 e 2009 houve pequeno acréscimo no número de professores da Educação Básica com licenciatura, porém, no ensino fundamental 32% ainda não são licenciados e no Norte e Nordeste, onde eles estão em maior proporção, são 52%. No ensino médio, a região sudeste e a rede privada aumentaram o número de professores licenciados em 30% e 10% respectivamente, porém, na rede pública e nas regiões norte e nordeste, cresceu em torno de 10% o percentual de professores sem licenciatura. Nas disciplinas onde tem se evidenciado maior carência de professores licenciados nas áreas em que lecionam, foram verificados acréscimos de 23% em Biologia, 40% em Química, 52% em Física, e, 60% em Matemática.

Professores

Desempenho Educacional O desempenho das escolas está descrito por meio dos resultados alcançados no Índice de Desenvolvimento da Educação – IDEB

Média de Anos de Estudo

Acesso à escolarização