Compra de Passagens Aéreas – Apolo

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OFICINA – SCDP DLSG/SLTI/MP LUIZ EDUARDO MURADAS MARTINS.
Transcrição da apresentação:

Compra de Passagens Aéreas – Apolo

Após designação em Portaria, o Solicitante de Passagem deverá entrar em contato com o Núcleo de Gestão de Diárias e Passagens para solicitar login e senha de acesso ao sistema da Apolo na página https://www.wtscorporate.com.br.

O sistema já abre direto na pesquisa de voo, disponível em RESERVAS – CONSULTAS – DISPONIBILIDADE; Efetue a consulta preenchendo os campos e clicando em “buscar por preço”.

Marcar o voo disponível e clicar em avançar; Após, incluir passageiro marcando em “incluir passageiro sem cadastro”. Observação: NÃO CADASTRAR USUÁRIOS para não sobrecarregar o sistema; Criar reserva.

Havendo necessidade de mais um trecho, colocar em “adicionar voo”; Após a reserva efetuada, se a viagem estiver confirmada e a PCDP criada, pode fazer a aprovação da reserva; A aprovação é a compra efetiva dos bilhetes aéreos.

O aprovador não deve deixar de informar: O motivo da viagem; Por que não foi respeitada a política da viagem (antecedência e preço); e Colocar o número da PCDP no campo “requisição”.

Para visualizar suas reservas, vá em “reservas/consultas”; Na lista de aprovação, pode-se verificar as reservas que estão aguardando aprovação; Atenção para os prazos das reservas.

ATENÇÃO!

Antes de aprovar a compra: verificar se há saldo suficiente no empenho - Lei 4.320/64, art. 60º: É vedada a realização de despesa sem prévio empenho; Verificar, também, o saldo para pagamento de taxas devidas por remarcações e cancelamento de bilhetes.

Observar se está sendo respeitado o disposto na Portaria 505/2009-MP, art. 1º, inciso I: a solicitação da proposta de viagem, com passagem aérea, deve ser realizada com antecedência mínima de dez dias;

Praticar a menor tarifa conforme previsto na Portaria 505/2009-MP, art Praticar a menor tarifa conforme previsto na Portaria 505/2009-MP, art. 1º, inciso IV: a emissão do bilhete de passagem aérea deve ser ao menor preço, prevalecendo, sempre que possível, a tarifa em classe econômica, observado o disposto no inciso anterior e alíneas, e no art. 27 do Decreto nº 71.733, de 18 de janeiro de 1973; e

Somente efetuar a compra das passagens estando a viagem confirmada e a autorização assinada pelo Gabinete (anexada a PCDP) – Dec. 5.992/2006, art. 5º, § 1º: As diárias, inclusive as que se referem ao seu próprio afastamento, serão concedidas pelo dirigente do órgão ou entidade a quem estiver subordinado o servidor, ou a quem for delegada tal competência.

Para visualizar o bilhete emitido clicar em reservas – consulta -lista de emissões – corrigir data - status “todas”; Clicar no número da coluna “LocWTS” do passageiro e no link com envelope escrito “e-mail”.

Clicando em “enviar e-mail”, você pode encaminhar o bilhete para qualquer e-mail que precisar. Obs.: Esta opção não funciona no navegador Mozilla; Sempre imprima os bilhetes para o registro no SCDP e anexá-los à fatura.

Após a emissão do bilhete, fazer a reserva no SCDP em solicitação – passagem - reserva de passagem; Selecione a PCDP e clicar em “criar reserva”; Coloque os dados exatamente conforme o bilhete; O código da reserva é o localizador.

IMPORTANTE! As trocas de bilhetes deverão ser feitas pelo solicitante de passagens diretamente com a agência, através de e-mail.

IMPORTANTE! Havendo necessidade de cancelamento de bilhete, o solicitante de passagem deverá solicitar à agência através de e-mail; Confirmado o cancelamento, o solicitante de passagem devera registrá-lo no SCDP em solicitação - passagem – cancelar bilhete.

IMPORTANTE! Todas as trocas e cancelamentos devem ser acompanhadas de memorando apresentando os motivos, sendo que estes, em caso de cancelamento, devem ser documentados (atestado médico/outros).

IMPORTANTE! Os reembolsos serão solicitados e controlados pelo Núcleo de Gestão de Diárias e Passagens tendo como fundamento os memorandos que serão enviados juntamente com as faturas.

IMPORTANTE! A compra de passagens internacionais deve ser feita através de e-mail; neste caso, sempre analisar os valores dos pacotes oferecidos em relação a valores e, se necessário, solicitar à agência voos mais econômicos.

IMPORTANTE! Sempre orientar o Proposto quanto aos comprovantes de embarque; A fatura será enviada às unidades, que deverão conferir todos os itens, indicar o empenho a ser utilizado e atestar* no verso a prestação dos serviços (a prestação dos serviços é a emissão dos bilhetes);

Colocar número do empenho no verso da fatura; Anexar os bilhetes referentes à fatura; Se houve troca ou cancelamento de bilhete, anexar memorando; Encaminhar a fatura para a fiscal do contrato (Adriana de Souza Gomes – PRA) ; e Após verificação e ateste, a fiscal encaminhará a fatura para liquidação e pagamento.

MODELO DE ATESTE “Declaro que os serviços descritos na presente fatura foram executados, passando assim a presente declaração ciente da responsabilidade civil e criminal nos termos da lei em vigor”; Colocar data; Assinar; e Identificar a assinatura.

ACESSOS - SITES SCDP: https://www2.scdp.gov.br Apolo Agência de Viagens: https://www.wtscorporate.com.br/wtscorporate/Login

ACESSOS – E-MAIL’S E-mail’s Apolo – em qualquer solicitação, encaminhar para todos: edmar.apolo@terra.com.br; lucia.apolo@terra.com.br; anacristina.apolo@terra.com.br; apolo.turismo@terra.com.br; adriana.apolotur@terra.com.br; e silvio.apolo@terra.com.br.

Coordenação de Finanças e Contabilidade Núcleo de Gestão de Diárias e Passagens E-mail: scdpufpel@gmail.com Telefone: 3921-1271