Introdução à Economia Faculdade de Rolim de Moura – FAROL

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
INTRODUÇÃO À TEORIA MONETÁRIA
Advertisements

Macroeconomia Aula 2.
“...objetivando a formulação de um esquema que seja adequado à maximização dos retornos dos proprietários das ações ordinárias da empresa, ao mesmo tempo.
O Mercado Monetário Banco central e base monetária
Fundamentos de Economia
CÉDULA.
Economia e Mercado 11ª AULA.
Taxa de Câmbio e Balanço de Pagamento
O papel da Moeda e o Sistema Financeiro
O papel da Moeda e o Sistema Financeiro
Conceito de moeda A mercadoria que funciona como medida de valor e também como meio circulante é o dinheiro. A moeda é o signo do valor: ouro, prata, papel.
Instrumentos de política monetária: Depósito Compulsório.
MERCADO FINANCEIRO BRASILEIRO
SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL
Sistema Monetário Aula 5 Prof. Karine R. de Souza.
MACROECONOMIA Fundamentos de Economia para a Gestão Financeira
Política monetária e Taxa selic
SISTEMA MONETÁRIO.
Economia e Mercado 10ª AULA.
O Sistema Monetário Capítulo 29.
Apostila Mercado de Capitais
Introdução à Economia Faculdade de Rolim de Moura – FAROL
MOEDA.
POLÍTICAS ECONÔMICAS.
Mercado Financeiro e de Capitais
Departamento Economia: Mercado de Capitais Pedro Paulo H. Wilhelm 1 CAPITALISMO:Forma de organização de uma sociedade econômica, onde as decisões de produção.
Sistema Monetário Aula 6 Prof. Karine R. de Souza.
SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL
Fontes de Financiamento
MOEDA.
SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL
Prof. Wesley Economia Política I
CURSO DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS
Política monetária Por política monetária entende-se o conjunto de ações do Banco Central, que define a quantidade ofertada de moeda numa economia, ou.
O MERCADO MONETÁRIO, CONTAS MONETÁRIAS E FINANCEIRAS (Parte 1)
Inflação e Índice de Preços
Fundamentos de Economia
Introdução à Macroeconomia
Poupança, Investimento e Sistema Financeiro
Estrutura do SFN Sistema Financeiro Nacional (noções gerais)
Introdução à Macroeconomia Pedro Telhado Pereira António Almeida.
MOEDA, CRÉDITO E CRESCIMENTO
Mercado do Títulos Público
ECONOMIA APLICADA 2 Aula 01 CIRCULAÇÃO DA MOEDA
Fluxo Circular da Renda
TÓPICOS ESPECIAIS DE FINANÇAS
Mercado de Capitais.
Economia Monetária Gustavo Lucas.
POLÍTICA MONETÁRIA - COMPLEMENTO
INTERMEDIÁRIOS FINANCEIROS E POLÍTICA MONETÁRIA
Introdução à Economia Faculdade de Rolim de Moura – FAROL Prof. Renato A. dos Santos
CONSELHO MONETÁRIO NACIONAL
ECONOMIA E FINANÇAS Quinta Aula Professor Dr. Jamir Mendes Monteiro.
Sistema Financeiro Nacional
ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA
APRESENTA.
Mercado Financeiro: noções
Demanda por moeda 4.1 Conceitos:
Mercado de Capitais Políticas Econômicas
Mercado Financeiro e Investimentos
POLÍTICA MONETÁRIA Moeda e Crédito.
Análise Conjuntural I /2º
Políticas econômicas > Função de controlar e regular a atividade econômica brasileira > Objetivo de fomentar o crescimento e a estabilidade econômica e.
Macroeconomia Política Monetária Aula 2 Rafael de la Vega GESTÃO
POLÍTICA MONETÁRIA.
Disciplina: Mercado Financeiro
Aula Teórica nº 18 Bibliografia: Obrigatória: Frank e Bernanke (2003), cap. 26 Sumário: 9. Moeda e Política Monetária 9.1. Procura de moeda 9.2. Oferta.
Fonte: MANKIW (2002). Exercícios 1.Indique e descreva as três funções da moeda Meio de Troca: É algo que os compradores dão aos vendedores quando querem.
O MERCADO MONETÁRIO, CONTAS MONETÁRIAS E FINANCEIRAS Parte 1 SÍLVIA MIRANDA LES-ESALQ/USP OUTUBRO/2015.
Sistema Monetário. O Significado da Moeda Dinheiro é um ativo da economia utilizado pelos indivíduos na aquisição de bens e serviços de outros indivíduos.
Transcrição da apresentação:

Introdução à Economia Faculdade de Rolim de Moura – FAROL Prof. Renato A. dos Santos profrenato_farol@yahoo.com.br http://geocities.yahoo.com.br/profrenato_farol/

Oferta da Moeda O que é moeda? É um ativo com o qual as pessoas compram e vendem bens, sendo portanto definido como um meio de troca. Escambo (Comércio sem a moeda): (1) Encontrar alguém que queira o que você tem e (2) tenha o que você quer. Quando isso ocorre há uma dupla coincidência de vontade pois (1) e (2) querem o que o outro tem.

Banco Central - BC Ao Banco Central do Brasil cabe a responsabilidade pela emissão de moeda-papel e moeda metálica e pela execução dos serviços do meio circulante. Dentro da estrutura do Banco, essas atribuições são exercidas pelo Departamento do Meio Circulante (MECIR) A distribuição e o recolhimento de dinheiro nas demais regiões é realizada por meio do Banco do Brasil S.A. (BB). No Brasil, a produção de dinheiro compete de forma exclusiva a uma empresa pública, a Casa da Moeda do Brasil (CMB).

As principais atividades do Departamento do Meio Circulante são: Projeto de cédulas e moedas, inclusive as comemorativas, em parceria com a CMB Planejamento do fluxo de encomendas à CMB Distribuição do dinheiro (abastecimento das representações regionais e atendimento à rede bancária) Saneamento do meio circulante (substituição do dinheiro desgastado) Segurança da moeda (monitoramento das falsificações, etc.) Formulação de normas sobre o meio circulante

Esquema do Banco Central - BC

Tipos de Moeda (Antigamente) Moeda-mercadoria: eram valorizados tanto por seu uso como meio de troca quanto por seu valor intrínseco. Moeda de curso forçado: sem lastro em ouro ou outro material valioso. Ex.: dólar, real. Há uma confusão no termo moeda, pois moeda não é poupança, renda, empréstimos. Assim como a fotografia de uma casa não é a casa, a moeda é uma medida do valor dos bens e serviços; não os próprios bens e serviços.

Tipos de Moeda (Atualmente) Moedas metálicas: Emitidas pelo BC, constituem pequena parcela da oferta monetária e visam facilitar as operações de pequeno valor. (Troco) Papel-moeda: Emitido pelo BC, representa parcela significativa da quantidade de dinheiro em poder do público. Papel-moeda e as moedas metálicas em poder do público (famílias e empresa) são denominadas moeda manual. Moeda escritural: É representada pelos depósitos a vista (depósito em conta corrente) nos bancos comerciais (é a moeda contábil, escriturada nos bancos comerciais).

As funções da Moeda 1 – Isolar as vendas das compras: A moeda torna desnecessário a dupla coincidência de vontades. 2 – Unidade contábil: A moeda permite a colocação de um preço em todos os bens. 3 – Padrão de pagamento diferido: Em quase todos os contratos o pagamento futuro geralmente é estipulado em moeda (Pagamento em bens) 4 – Estoque de valor: As pessoas “estocam” suas economias guardando uma certa quantidade de moeda (Conta bancária).

Como a Moeda é medida Quanto mais rápido um ativo for trocado por um bem sem ocorrer perda, mais líquido ele é. A moeda é o mais líquido dos ativos; uma ação é menos líquida, pois requer algum tempo e esforço até que seja trocada. Um terreno em geral não é líquido.

Classificações de Medida da Moeda M1: A medida de moeda mais líquida. Ex.: O dinheiro (moedas metálicas e papel-moeda) em poder da população, os depósitos a vista (contas correntes bancárias), outros depósitos sacáveis e os cheques de viagem. M2: A medida seguinte mais líquida. Ex.: As contas de poupança, contas remuneradas, fundos do mercado de capitais e contas de depósito no mercado financeiro. M3: Certificados de depósitos ou M2.

Definição Moeda como M1, ou moeda = dinheiro em poder da população + depósitos a vista.

Depósitos compulsórios $ 1.000 estão em depósitos compulsórios; esse valor equivale a 10% dos depósitos adicionais, $ 10.000. A oferta monetária aumentou $ 10.000. Em geral, se R for a taxa de depósito compulsório, teremos: Aumento da oferta monetária = Valor acrescentado inicial / R 1/R é o multiplicador da oferta monetária. Ele nos diz em quanto $ 1 adicional em reservas bancárias vai elevar a oferta monetária. Quanto maior a taxa, menor o multiplicador.

Você conhece os Pontos Básicos? 1. Como a moeda facilita o comércio? 2. Por que renda não é moeda? 3. O que é realmente “emprestado” quando as pessoas tomam empréstimo de “dinheiro”? 4. Cartões de crédito são moeda? 5. Como o empréstimo das reservas excedentes dos bancos cria moeda? 6. Se a taxa de depósito compulsório for 20%, e o montante em depósitos a vista for $ 1.000, qual o valor máximo a ser emprestado pelo sistema bancário?

7. Como a compra de títulos do governo pelo Banco Central aumenta a base monetária? Como altera a oferta monetária? 8. Por que a redução da taxa de desconto eleva a base monetária? 9. Quais os fatores que tornam o multiplicador monetário real menor do que 1/R? 10. Como o aumento da base monetária altera a oferta monetária?