Londrina – 75 anos Uma viagem no tempo
Londrina – 75 anos Essa apresentação é uma viagem fotográfica ao longo de três quartos de século de existência da cidade de Londrina; As fotos são de diversos autores. As que não possuem crédito são de domínio público ou de autor desconhecido.
Antes da emancipação política, julho de 1934 Antes da emancipação política, julho de 1934. A casa maior pertencia a Arthur Thomas. A foto foi tirada de cima da catedral, em direção à Avenida São Paulo. (foto: José Juliani)
A Alameda Manoel Ribas, o Hospitalzinho e a quadra de tênis, vistos do teto da catedral, em 1934. (foto: José Juliani)
1934. Seqüência da foto anterior: quadra de tênis, arvores do bosque Nessa quadra ficam hoje a biblioteca, o correio e o centro de saúde, atual Secretaria da Saúde. (foto: Jose Juliani)
A primeira estação ferroviária de Londrina, em julho de 1935, prestes a ser inaugurada. (foto: José Juliani)
em 1935. (foto: Museu Histórico de Londrina) A construção da ferrovia Sao Paulo – Parana Railway, chegando a Londrina em 1935. (foto: Museu Histórico de Londrina)
A Avenida Paraná, esquina com a Avenida Rio de Janeiro, em 1937. Ao fundo, a segunda Rodoviária de Londrina, na Praça Willie Davids. (foto: Hans Kopp)
A Avenida Paraná, esquina com a Avenida São Paulo, em 1937. Em primeiro plano, o portão da casa de Mister Thomas (foto: Hans Kopp)
A Rua Maestro Egidio C. do Amaral, em 1937 A Rua Maestro Egidio C. do Amaral, em 1937. Ao fundo, está a Praça Primeiro de Maio, antes da construção da Rodoviária e da Concha Acústica. A casa grande à esquerda era o Hospitalzinho. (foto: Hans Kopp)
A Rua Heimtal (atual Avenida Duque de Caxias), no cruzamento com a via férrea, em 1937. O prédio comercial branco, à esquerda, ainda existe na esquina com a Rua Benjamin Constant. Está situado na Quadra 1, Lote 1 da planta original da cidade, desenhada por Alexander Rasgulaeff (foto: Hans Kopp)
O antigo pátio ferroviário de Londrina, em 1937. (foto: Hans Kopp)
A segunda Rodoviária de Londrina estava localizada em frente ao atual Cine Teatro Ouro Verde, em 1937.
Ônibus a gasogênio, utilizado no tempo da Segunda Guerra Mundial, década de 1940. Ônibus da Viação Garcia em frente à garagem da empresa, na Rua Maranhão, atual Shopping Royal Plaza, no final dos anos 40.
O Edifício Londrina, no final dos anos 40 O Edifício Londrina, no final dos anos 40. Ficava na esquina da Avenida Paraná com a Rua Minas Gerais, e foi demolido para dar lugar ao novo prédio do Banco Mercantil de São Paulo. (Foto: Museu Histórico)
A esquina da Avenida Parana com a Rua Maranhão, nos anos 50 A esquina da Avenida Parana com a Rua Maranhão, nos anos 50. A fundo, a Praça das Bandeiras. (Foto: Museu Histórico de Londrina)
A confluência da Avenida Paraná com a Alameda Manoel Ribas e as Ruas Santa Catarina e Minas Gerais, nos anos 50. O prédio à esquerda era das Casas Fuganti, hoje HSBC (foto: Yutaka Yasunaka)
A Alameda Manoel Ribas, nos anos 50 A Alameda Manoel Ribas, nos anos 50. O prédio à direita era das Casas Fuganti, hoje HSBC. Acima, a segunda Catedral de Londrina, demolida a partir de 1968 (foto: Yutaka Yasunaka)
O mesmo local, poucos anos depois, no inicio dos anos 60.
Esquina da Rua Sergipe com a Avenida Rio de Janeiro, anos 50
Vista aérea do centro de Londrina, por volta de 1951
Vista aérea do centro de Londrina em 1961
Estação Ferroviária de Londrina, anos 60
A Praça Willie Davids, nos anos 50 (Foto: Carlos Stenders)
Centro de Londrina - 1951 Na página anterior, o centro de Londrina em 1951. A Estação Rodoviária ainda não estava pronta, e a Praça Rocha Pombo ainda não estava urbanizada; O grande crescimento da cidade nessa época pode ser visualizado pela enorme quantidade de vagões ferroviários estacionados no pátio da estação, inaugurada em 1949. (foto: Museu Histórico de Londrina)
A Rodoviária de Londrina, no ano de sua inauguração, 1952.
Rodoviária de Londrina nos anos 50 (Foto: Yutaka Yasunaka)
Rodoviária de Londrina nos anos 50 (Foto: Yutaka Yasunaka)
A esquina das Ruas Minas Gerais e Maranhão, anos 50 (Foto: Francisco de Almeida Lopes)
Movimento de veículos na Estação Ferroviária, nos anos 50 (foto: Yutaka Yasunaka)
Esquina da Rua Sergipe com a Rua Mato Grosso, anos 50 (foto: Yutaka Yasunaka)
A Concha Acústica nos anos 50
A estação de passageiros do Aeroporto de Londrina, logo após a sua inauguração, em 1958.
Jardim que existia em frente à antiga Prefeitura (demolida para dar lugar à atual agência do Bradesco), na Rua Minas Gerais, em meados dos anos 50.
O ponto de ônibus do Bosque, em 1963 (Foto: Francisco de Almeida Lopes)
O Cine Ouro Verde, na Rua Maranhão, no inicio dos anos 60 (foto: Francisco de Almeida Lopes)
A Avenida Paraná e o Cine Londrina, nos anos 60 A Avenida Paraná e o Cine Londrina, nos anos 60. (foto: Yutaka Yasunaka)
A Praça Gabriel Martins, em 1963, e seus dois cinemas, o Augustus, à direita, e o Londrina, ao fundo, anunciando o filme “Os Pássaros”, de Alfred Hitchcock. (Foto: Francisco de Almeida Lopes)
O velho Obelisco, porta de entrada para a cidade, na confluência da Rua Guaporé com a BR-369, nos anos 60 (foto: Yutaka Yasunaka)
Vista aérea do centro de Londrina em 1968 (Revista Manchete)
A Avenida Paraná e o Edifício América, que centralizava os negócios de café, na década de 60.
Trânsito congestionado em 1973, na Rua Maestro Egidio C Trânsito congestionado em 1973, na Rua Maestro Egidio C. do Amaral, atual Memorial do Pioneiro.
Avenida Paraná em 1970 (Foto: Yutaka Yasunaka)
Praça Rocha Pombo e a Estação Ferroviária, em 1970 (foto: cartão postal antigo)
Praça Rocha Pombo e a Estação Rodoviária, em 1970 (foto: cartão postal antigo)
O Fórum de Londrina (atual Biblioteca Pública), nos anos 70
A Alameda Miguel Blasi, em 1972 A Alameda Miguel Blasi, em 1972. A Catedral atual já havia substituído a antiga, mas ainda não tinha a torre com os sinos. (foto: cartão postal antigo)
As Casas Fuganti, grande loja de departamentos da cidade, no inicio dos anos 70. (foto: cartão postal antigo)
Londrina em 1971, com a nova Catedral ainda em construção.
Alameda Miguel Blasi, em meados dos anos 70
Centro da cidade em meados dos anos 70
Praça das Bandeiras em 1970
A Praça Gabriel Martins no início dos anos 70 A Praça Gabriel Martins no início dos anos 70. O Cine Londrina anuncia o filme “Ben-Hur”. Compare com a foto anterior de 1963.
Em 1976, os ônibus da Viação Garcia já ofereciam muito mais conforto que os velhos ônibus das décadas anteriores, que ajudaram a desbravaram Londrina (vide página 14).
A velha e decadente Rodoviária, nos anos 80, prestes a ser desativada.
Londrina nos anos 80
Londrina, 2009 Em 10 de dezembro de 2009, Londrina completou 75 anos de emancipação política; A foto da página anterior mostra a grande metamorfose que a cidade sofreu ao longo desses três quartos de século. Autor: Jonas Liasch Filho, dezembro de 2009.