PLATAFORMA SINDICAL DOS PROFESSORES O MOVIMENTO SINDICAL DOCENTE

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Parâmetros para a avaliação externa da dimensão científica e pedagógica Despacho nº 13981/2012.
Advertisements

Sindicato dos Professores
SUBSÍDIO DE DESEMPREGO PORQUE NÃO EXISTE NO ENSINO SUPERIOR ?
Profissionalização em Serviço Ano lectivo 2009 / 2010
Apresentação da proposta do
Organização jurídica da subsede Ata de criação ( duas via digitalizada ,com livro próprio de presença) ( com a presença de um diretor da central)
COMITÊ TÉCNICO REUNIÃO DE PAUTA Apresentação do Plano Territorial de Ações Integradas: Formato (público) do Plano Cronograma para apresentação.
VALORIZAR OS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO PARA GARANTIR A QUALIDADE DO ENSINO.
Reuniões nas escolas Março de 2008
Decreto Regulamentar 2/2008
QUALIDADE da LEGISLAÇÃO
Função accionista do Estado e ‘golden shares’
Lopes Pereira 3 Novembro O Controlo da Qualidade Profissional.
RELAÇÕES COLETIVAS DE TRABALHO
Cursos de Educação e Formação
Orçamento na CF/88 Princípios
DIDÁTICA E METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR
“A importância da participação e representatividade dos Aposentados no Congresso Nacional e no Movimento Sindical”
BALANÇO DA ACTIVIDADE DESENVOLVIDA 2007/2008 BE/CRE JOSEFA de ÓBIDOS Utilização da BE/CRE Por ser um espaço agradável e bem equipado, a BE/CRE tornou-se.
Avaliação de desempenho dos docentes
ESTATUTO DA CARREIRA DOCENTE
Este Decreto-Lei, aprova o regime de AUTONOMIA, ADMINISTRAÇÃO e GESTÃO dos Estabelecimentos Públicos da Educação Pré-Escolar e dos Ensinos Básico e Secundário.
Passar para a primeira página Reunião de Responsáveis Grupos/Equipas de NATAÇÃO 21 de Novembro de 2002 Gabinete Coordenador do Desporto Escolar Direcção.
1998 Começa a tramitar um projeto de lei para um plano de carreira para os servidores do CEETEPS; O projeto: não atendia as reivindicações salariais retirava.
Passos para a Criação de uma empresa
Assistência aos Antigos Combatentes e Desmobilizados Com Deficiência
Quadro de Pessoal Módulo 680 Preencher os mapas dos quadros de pessoal
HORÁRIO DO PESSOAL DOCENTE
ACUMULAÇÃO DE FUNÇÕES Pessoal Docente
Plano de Cargos e Carreira no Setor Público
P: Quem avalia os professores?
Avaliação Simplificada pelo CE no âmbito da Avaliação de Desempenho do Pessoal Docente (Dec.- Reg. nº 2/2008 de 10 de Janeiro e Dec. Reg.- nº ?? de ??)
Processos eleitorais (2010/2014) Conselho da Comunidade Educativa Conselho Executivo/Director de Escola/Presidente da Comissão Instaladora Decreto Legislativo.
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO A negociação coletiva no setor público federal MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Brasília,
METODOLOGIA NA ESCOLA CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO.
Balanço e Expectativas na Agenda Geral dos Mecanismos Consultivos Conselho Alargado de Consulta Maputo, 4 de Agosto de 2010.
D. Manuel Ferreira Cabral
Acórdão do Tribunal da Relação do Porto – 30/6/2009.
Apresentação das opções de 5º ano Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica 19 de Maio de 2008.
SISTEMA INTEGRADO DE AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
Seminário Utilização Educativa de Quadros Interactivos Centro CRIE – FCUL 13 Dezembro 2007.
ESTATUTO DISCIPLINAR DOS TRABALHADORES QUE EXERCEM FUNÇÕES PÚBLICAS
© Setembro, 2009 Prémio Serviço ao Cidadão – Ensino Projecto TurmaMais Direcção Regional de Educação do Alentejo Entrevista por.
Qualidade e Sucesso Educativo pela auto-avaliação das escolas
SECRETARIA DE ESTADO DA ASSISTÊNCIA E DESENVOLVIMENTO SOCIAL - SEADES
Quase dois meses de greve e, finalmente, em 13 de julho, o Secretário de Relações do Trabalho do Ministério do Planejamento, Sérgio Mendonça, apresentou.
REGULAMENTO INTERNO Secção - ALUNOS 1. PRINCIPAIS DIFERENÇAS Lei 30/2002Lei 3/2008 Novo Estatuto do Aluno Prazos de justificação de faltas 5 dias úteis3.
Ana Benavente © - Maputo 2006 Mudanças, visão i diálogo político.
CARREIRA DOCENTE QUE FUTURO?!
Cursos de Educação e Formação
1 Fórum Nacional da Previdência Social A gestão da Previdência Social: uma questão de governança Peter Spink Brasília – DF 10 de maio de 2007.
“Contra a fome e a violência sexista”
Normas de Gestão na CARE
Sistemas de Controle da OIT
Adusb - Seção Sindical do Andes Associação dos Docentes da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia Vitória da conquista – Itapetinga - Jequié Fundação.
Formação de Avaliadores Externos Avaliação Externa do Desempenho Docente Março de 2013.
l Federação Nacional dos Professores Federação Nacional dos Professores.
Contexto de atuação do CME
ORÇAMENTO 2009 Lei de Diretrizes Orçamentárias - LDO
Profº André Maia INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO SUPERIOR (IES) 1ª SÉRIE DE ENFERMAGEM – NOITE Aula - 02.
ORGANIZAÇÃO DO ANO LECTIVO ORGANIZAÇÃO DO ANO LECTIVO Relatório Nacional Lisboa, Março de 2009.
17/09 – Governo declara que Não NEGOCIA com categoria EM GREVE. 18/09 – Lançamento do edital de bolsa de monitoria com 252 vagas e ainda no valor de R$622,00.
1 João Proença Secretário Geral da UGT Universidade de Verão do PSD Castelo de Vide - 30/8/06 As Funções do Estado. Há gente a mais na Função Pública?
FEDERAÇÃO NACIONAL DOS PROFESSORES FENPROF “MEMORANDO DE ENTENDIMENTO” AS REIVINDICAÇÕES, OS RESULTADOS, A CONTINUAÇÃO DA ACÇÃO E DA LUTA DOS PROFESSORES.
O QUINTO COMPROMISSO: Desenvolvimento de um Sistema de Garantia do Desempenho Educativo em Portugal Margaret E. Raymond, Ph.D. Yohannes Negassi, M.A. 8.
DISCIPLINA: Serviço Social de Política Social II Profª: Elisônia Carin Renk.
A contratação colectiva
PROPOSTA DE ESTATUTO DA CARREIRA DOCENTE DA REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA Grandes linhas de força da proposta da SREC.
1 Agosto de 2013 Programa Educação: Compromisso de São Paulo Valorização dos quadros da Secretaria da Educação.
ESTATUTO DE TRABALHADOR-ESTUDANTE Regime do Contrato de Trabalho em Funções Públicas (RCTFP) Lei n.º 59/2008, de 11/9 Estatuto da Carreira Docente da Região.
Transcrição da apresentação:

PLATAFORMA SINDICAL DOS PROFESSORES O MOVIMENTO SINDICAL DOCENTE “MEMORANDO DE ENTENDIMENTO” AS REIVINDICAÇÕES, OS RESULTADOS, A CONTINUAÇÃO DA ACÇÃO E DA LUTA DOS PROFESSORES ABRIL. 2008

PLATAFORMA SINDICAL DOS PROFESSORES O MOVIMENTO SINDICAL DOCENTE ASPECTOS DOS MAIS NEGATIVOS DA POLÍTICA EDUCATIVA SUBFINANCIAMENTO (cortes sucessivos em Orçamento de Estado) ECD (divisão dos professores, modelo de avaliação, ingresso na profissão, horários de trabalho…) GESTÃO (perda de autonomia, liquidação de espaços e dinâmicas de participação democrática…) EDUCAÇÃO ESPECIAL (imposição de regras de sinalização de carácter clínico, centralização das respostas, perda de apoios…) OUTROS ASPECTOS (resposta social da Escola Pública, estatuto do aluno, regime de concursos de docentes, municipalização…) ASSIM NÃO SE PODE SER PROFESSOR! A ESCOLA PÚBLICA NÃO AGUENTA MAIS ESTA POLÍTICA!

PLATAFORMA SINDICAL DOS PROFESSORES O MOVIMENTO SINDICAL DOCENTE MARCHA DA INDIGNAÇÃO DOS PROFESSORES OBJECTIVOS REIVINDICATIVOS MÉDIO/LONGO PRAZO REVISÃO DO ECD ALTERAÇÃO DO NOVO REGIME DE GESTÃO ESCOLAR NOVA LEGISLAÇÃO SOBRE EDUCAÇÃO ESPECIAL OUTRAS MEDIDAS QUE VISEM DEFENDER UMA ESCOLA PÚBLICA DE QUALIDADE, DIGNIFICAR E VALORIZAR O EXERCÍCIO DA PROFISSÃO DOCENTE

PLATAFORMA SINDICAL DOS PROFESSORES O MOVIMENTO SINDICAL DOCENTE MARCHA DA INDIGNAÇÃO DOS PROFESSORES OBJECTIVOS REIVINDICATIVOS IMEDIATOS (3.º PERÍODO LECTIVO) SUSPENSÃO DA AVALIAÇÃO (nos 2 meses em falta para o final do ano) E DESENVOLVIMENTO DE UM PERÍODO EXPERIMENTAL EM 2008/2009 “Jamais!” – Disse a Ministra NÃO APLICAÇÃO, ESTE ANO, DO PREVISTO PRIMEIRO PROCEDIMENTO DECORRENTE DO NOVO REGIME DE GESTÃO (Conselhos Gerais Provisórios) “Nem pensar!” – Disse a Ministra NEGOCIAÇÃO DE NORMAS PARA HORÁRIOS, EM 2008/2009, QUE GARANTAM TEMPO PARA TRABALHO INDIVIDUAL (9 h) E FORMAÇÃO CONTÍNUA INTEGRADA NO HORÁRIO (componente não lectiva) “Inaceitável!” – Disse a Ministra

PLATAFORMA SINDICAL DOS PROFESSORES O MOVIMENTO SINDICAL DOCENTE MARCHA DA INDIGNAÇÃO DOS PROFESSORES PRIMEIRA CONSEQUÊNCIA VISÍVEL - Reunião no Ministério da Trabalho em 31 de Março; - Reunião no Ministério da Trabalho em 2 de Abril; - Reunião no Ministério da Educação em 8 de Abril; -Reunião no Ministério da Educação em 10 de Abril; - Reunião no Ministério da Educação em 11 de Abril; 20 HORAS DE REUNIÕES DIRECTAS COM O GOVERNO EM MENOS DE DUAS SEMANAS

PLATAFORMA SINDICAL DOS PROFESSORES O MOVIMENTO SINDICAL DOCENTE MARCHA DA INDIGNAÇÃO DOS PROFESSORES “MEMORANDO DE ENTENDIMENTO” AVALIAÇÃO EM 2007/2008: Docentes dos quadros isentos: teriam de ser avaliados este ano e classificados no próximo / recolha de registos administrativos nas escolas; Docentes contratados ou que progridam este ano: seriam avaliados e classificados de acordo com lei que contém cerca de 50 parâmetros e itens. Simplificação só excepcional e autorizada pelo ME. “Regular” – perda de renovação; “Insuficiente” – impedido de concorrer a novo contrato (desemprego). Escolas obrigadas a aprovar todos os instrumentos internos de avaliação urgentemente / procedimentos simplificados uniformizados: autoavaliação, registo de assiduidade, cumprimentos do serviço distribuído, formação contínua se obrigatória. Efeitos anulados para celebração de novo contrato, incluindo renovação.

PLATAFORMA SINDICAL DOS PROFESSORES O MOVIMENTO SINDICAL DOCENTE MARCHA DA INDIGNAÇÃO DOS PROFESSORES “MEMORANDO DE ENTENDIMENTO” AVALIAÇÃO EM 2008/2009: Classificação: “Regular” e “Insuficiente” perdas de tempo de serviço e, no caso de “Insuficiente” passível de, em próximo, ser afastado da profissão / “Regular” e “Insuficiente” com efeitos anulados, excepto se forem confirmados em futura avaliação. Acompanhamento do modelo: Sindicatos excluídos de CCAP por “não ser matéria a negociar com Sindicatos” / criação de comissão paritária, já em Abril, para acompanhamento visando a alteração do modelo. Alterações ao modelo: Apenas pequenos ajustamentos da responsabilidade do CCAP / processo negocial em Junho e Julho de 2009.

PLATAFORMA SINDICAL DOS PROFESSORES O MOVIMENTO SINDICAL DOCENTE MARCHA DA INDIGNAÇÃO DOS PROFESSORES “MEMORANDO DE ENTENDIMENTO” GESTÃO ESCOLAR: Conselhos Gerais Provisórios a constituir este ano lectivo / Conselhos Gerais Provisórios a constituir até 30 de Setembro; HORÁRIOS DE TRABALHO: Actualmente sem regras e formação contínua, apesar da lei, era pós-laboral. Proposta do ME: 5 e 6,5 horas / 8, 10 e 11 horas, ficando apenas 2 horas para componente de estabelecimento. Formação contínua será deduzida em cada ano na CNLE, ou seja, 25 horas

PLATAFORMA SINDICAL DOS PROFESSORES O MOVIMENTO SINDICAL DOCENTE MARCHA DA INDIGNAÇÃO DOS PROFESSORES “MEMORANDO DE ENTENDIMENTO” OUTROS ASPECTOS: Os contratados até 4 meses não relevavam para efeitos de carreira (tempo de serviço) / Contratados com menos de 4 meses poderão ser avaliados sendo-lhes contado o tempo de serviço. Paridade alcançada em 1986 não estava garantida / Escalão de topo para garantir paridade com carreira dos técnicos superiores. ME excluía Sindicatos de negociações acordadas com Conselho das Escolas / Remete para os Sindicatos negociações que o ME apenas previa concretizar com Conselho das Escolas.

PLATAFORMA SINDICAL DOS PROFESSORES O MOVIMENTO SINDICAL DOCENTE MARCHA DA INDIGNAÇÃO DOS PROFESSORES “MEMORANDO DE ENTENDIMENTO” DIA D, 15 DE ABRIL. CONSULTA AOS PROFESSORES PARA RATIFICAR “MEMORANDO DE ENTENDIMENTO”: Dados actualizados: GLOBAIS POR ESCOLAS: (766): Favor – 87.3%; Contra – 12.7%. POR REGIÕES: NORTE – Aprovaram: 83.0%, Rejeitaram: 17.0%; CENTRO – Aprovaram: 84.7%, Rejeitaram: 15.3%; GRANDE LISBOA – Aprovaram: 88.0%, Rejeitaram: 12.0%; ZONA SUL – Aprovaram: 93.3%, Rejeitaram: 6.7%;

PLATAFORMA SINDICAL DOS PROFESSORES O MOVIMENTO SINDICAL DOCENTE MARCHA DA INDIGNAÇÃO DOS PROFESSORES “MEMORANDO DE ENTENDIMENTO” O QUE FOI ASSINADO: UMA ACTA A DIZER QUE M.E. REUNIU COM SINDICATOS E CHEGOU A UMA PLATAFORMA DE ENTENDIMENTO. EM ANEXO TRÊS DOCUMENTOS: “Memorando de Entendimento”; Declaração Plataforma; Declaração ME. Declaração Plataforma, anexa à Acta e lida na sessão: As organizações da Plataforma Sindical dos Professores subscrevem a presente Acta porque o "Memorando de Entendimento" que a integra responde satisfatoriamente às reclamações de carácter imediato que, na Marcha da Indignação, os professores e educadores exigiram ver resolvidas no terceiro período do presente ano lectivo. Todavia, a Plataforma Sindical dos Professores, no que à avaliação diz respeito, reafirma o seu desacordo com o modelo imposto pelo ME… Reafirma que os pressupostos base do desbloqueio da actual situação de profundo conflito em nada alteram as divergências de fundo que as organizações sindicais mantêm sobre: - ECD, designad., modelo de avaliação do desempenho que se considera injusto, burocrático, incoerente, desadequado e inaplicável, devendo ser alterado no final do ano lectivo de 2008/2009, titulares, ingresso... - o modelo de direcção e gestão escolar; - a nova legislação sobre Educação Especial; - um conjunto grande de medidas que tem vindo a desvalorizar a Escola Pública e não dignifica o exercício da profissão docente. Estas são razões suficientes para que, apesar do entendimento agora encontrado, os professores continuem a lutar por uma profissão dignificada no quadro de uma Escola Pública de qualidade, inclusiva e mais democrática.

PLATAFORMA SINDICAL DOS PROFESSORES O MOVIMENTO SINDICAL DOCENTE MARCHA DA INDIGNAÇÃO DOS PROFESSORES “MEMORANDO DE ENTENDIMENTO” NÃO HOUVE ACORDO COM O ME/GOVERNO; NÃO FOI FEITO UM PACTO DE SILÊNCIO; NÃO ABDICÁMOS DA LUTA. HÁ QUE LUTAR, AGORA COM MAIS CONFIANÇA PORQUE HÁ RESULTADOS, OS PRIMEIROS EM 3 ANOS; COMPROMISSO DOS PROFESSORES FOI “SALVAR” O 3.º PERÍODO PARA OS ALUNOS: NEM AVALIAÇÃO OBRIGA, AGORA, AS ESCOLAS A CANALIZAREM TODO O ESFORÇO NESSE SENTIDO, NEM A LUTA PASSARÁ AGORA DOS PERÍODOS PÓS LECTIVOS PARA O PERÍODO LECTIVO: GREVES; MANTÊM-SE AS LUTAS/PROTESTOS PREVISTOS: 21 e 28/4 e 5/5.