Conceitos básicos para a compreensão da vida social

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Capítulo 7 Direção.
Advertisements

Profa. Gilvanete Correia Bezerra
Grupos de Reflexão: nossa ação na evangelização
Uma visão geral da vida em sociedade
Dinâmica e Gênese dos Grupos
Depois de ler este capítulo, você será capaz de:
A INTERAÇÃO SIMBÓLICA George Mead.
Psicologia Aplicada e Ética Profissional
Psicologia e Ética Profissional
Professor Marco Antonio Vieira Modulo II
SOCIOLOGIA E SOCIEDADE
ESCOLA DE SISTEMA. PROF ELCIO HENRIQUE –
PSICOLOGIA.
COMUNIDADE, CIDADANIA E MINORIAS
SOCIALIZAÇÃO E CULTURA
Identidade dos Indivíduos nas Organizações
Contrato como promessa Charles Fried
CONVÍVIO SOCIAL e CONTATO SOCIAL
CULTO DA FAMÍLIA VILA SOLANGE FAMÍLIA FORTE IGREJA FORTE.
TM175 Tópicos Especiais em Engenharia Mecânica IV: Ética
Desenvolvimento organizacional
O senso comum como ponto de partida. Estudo da pág. 10 a 16.
BEM-VINDO À DISCIPLINA
Agrupamentos sociais.
V – Avaliação de Desempenho e Resultados
Concepção Construtivista *Mitos e verdades
Pedagogia Histórico-Crítica (Dermeval Saviani)
Prof. Everton da Silva Correa
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA SOCIOLOGIA Profª. Cleide Ap. Martins Barillari
Curso Direito à Memória e à Verdade
Revisão para Avaliação I
PERSONALIDADE E TRABALHO
QUATRO TALENTOS DO LÍDER EFICAZ
FORMAÇÃO CONTINUADA E A POLITIZAÇÃO DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA: PERCEPÇÕES SOBRE A CULTURA DO CONTEXTO Prof. Dr. Oséias Santos de Oliveira
NATUREZA DAS ORGANIZAÇÕES
1 A administração fiscal canadense e suas relações com a sociedade civil Yvon L. Caron Associação de Planejamento Fiscal e Financeiro do Canadá.
A sociologia e a educação: alguns conceitos e teóricos básicos
PRECONCEITO E ESTEREOTIPO
PRINCIPAIS INTERESSES DE VYGOTSKY: o estudo da consciência humana
Educação.
ÉMILE DURKHEIM ( ): TEORIA DOS FATOS SOCIAIS
QUESTÕES CONTEMPORÂNEAS NA LIDERANÇA DE GRUPOS E EQUIPES
O Desenvolvimento Cognitivo Elaine Regina Rufato Delgado
PERSONALIDADE E TRABALHO
PERSONALIDADE E TRABALHO
1º ANO SOCIOLOGIA CORREÇÃO DOS EXERCÍCIOS DO LIVRO
O Espaço Geográfico, a Paisagem, o Lugar, o Território e a Região.
DIREITO PROCESSUAL CIVIL I (Profa. Renata H. S. Bueno)
Mediações e linguagens
Emile Durkheim e o fato social
Senso e consciência moral
Indivíduo, cultura e sociedade Parte 02
CLÁSSICOS DA SOCIOLOGIA
Introdução à Questão Social
Nome alunos 1 Título UC. Título – slide 2 Conteúdo Conteúdo 2.
Curso Preliminar 10º Área Escoteira ABCDMRR 23 e 24/mar/2013
Avaliação do Desempenho
O que é Liderança? Liderança
SEGMENTAÇÃO DE MERCADO
Tipos de Comunicação.
Sociologia das Organizações
Sociologia: uma ciência da sociedade Parte.01
Max Weber ( ) Nasceu em Erfurt – Alemanha Estudou Filosofia – História e Sociologia Berlim 1895 (Heidelberg) Participou da constituição da República.
Professor: Karina Oliveira Bezerra
ÉMILE DURKHEIM * Idéias influenciadas por Comte.
Unidade II: Contexto sócio-cultural e jurídico
Somos todos seres sociais
Estratégias Para Motivar Funcionários Qual o Papel do Líder? Que Habilidades Ele Deve Possuir Para Motivar Funcionários? Qual o Perfil Dos Funcionários?
Psicologia Social É o estudo científico de manifestações comportamentais de caráter situacional, suscitadas pela interação de uma pessoa com outras pessoas.
Aula 1- Parte I Somos todos seres sociais
Transcrição da apresentação:

Conceitos básicos para a compreensão da vida social

Sociabilidade e Socialização Contato Social Processo Social Grupo Comunicação Interação Social

Contato Social Primário Convívio Secundário individuais Ausência Atitudes de ordem social individuais

Processos Sociais Associativo Dissociativos

Cooperação Acomodação Associativo Assimilação

Competição Dissociativos Conflito

Sociabilidade e socialização A vida em grupo é uma exigência da natureza humana. O homem necessita de seus semelhantes para sobreviver, perpetuar a espécie e também para se realizar plenamente como pessoa.

Contatos sociais primários São os contatos pessoais, diretos e que têm uma forte base emocional, pois as pessoas envolvidas compartilham suas experiências individuais. Assim, as primeiras experiências do indivíduo se fazem com base em contatos sociais primários.

Contatos sociais secundários São os contatos impessoais, calculados, formais. Trata-se mais de um meio para atingir determinado fim. São também considerados contatos secundários os contatos mantidos através de carta, telefone, telegrama, e-mail, etc.

Ausência A ausência de contatos sociais caracteriza o isolamento social. Existem mecanismos que reforçam o isolamento social. Entre eles estão as atitudes de ordem social e as atitudes de ordem individual. As atitudes de ordem social envolvem os vários tipos de preconceitos (de cor, de religião, de sexo, etc Uma atitude de ordem individual que reforça o isolamento social é a timidez.

Comunicação Pelos meios de comunicação, os fatos, as idéias, os sentimentos, as atitudes, as opiniões são compartilhados por um conjunto enorme de indivíduos e atingem um grande número de países. Segundo o especialista em comunicação Marshall McLuhan, o mundo contemporâneo é uma autêntica "aldeia global", onde fatos, opiniões e modos de vida são compartilhados por inúmeras pessoas.

Interação Social O aspecto mais importante da interação social é que ela modifica o comportamento dos indivíduos envolvidos, como resultado do contato e da comunicação que se estabelece entre eles. Desse modo, fica claro que o simples contato físico não é suficiente para que haja uma interação social A interação social pode ocorrer entre uma pessoa e outra, entre uma pessoa e um grupo ou entre, um grupo e outro. Assim: Pessoa Pessoa Pessoa Grupo Grupo Grupo

Processo Social O processo é o nome que se dá à continua mudança numa direção definida. Processo social indica interação, movimento, mudança. Os processos sociais são as diversas maneiras pelas quais os indivíduos e os grupos atuam uns com os outros, a forma como os indivíduos se relacionam e estabelecem relações sociais.

Cooperação A cooperação é a forma de interação social na qual diferentes pessoas, grupos ou comunidades trabalham juntos para um mesmo fim. A cooperação pode ser: direta. Compreende as atividades que as pessoas realizam juntas. indireta. É aquela em que as pessoas, mesmo realizando trabalhos diferentes, necessitam indiretamente umas das outras.

Acomodação A acomodação é o processo social em que o indivíduo ou o grupo se ajusta a uma situação de conflito, sem que ocorram transformações internas. Trata­se, portanto, de uma solução superficial do conflito, pois este continua latente, isto é, pode vir a se manifestar. Assim, podemos dizer que a acomodação é o ajustamento de indivíduos ou grupos apenas nos aspectos externos de seu comportamento. Ela diminui o conflito. Mas o conflito só desaparece com a assimilação.

Assimilação A assimilação é a solução definitiva e tranqüila do conflito social. Pela assimilação, os conflitos são superados. Concluindo, o aspecto importante da assimilação é que ela implica uma transformação da personalidade. O processo de assimilação atinge áreas profundas e extensas da personalidade, envolvendo valores e atitudes fundamentais. As modificações que ocorrem dizem respeito à maneira de pensar, sentir e agir.

Competição A competição pode levar indivíduos a agirem uns contra os outros em busca de uma melhor situação. Ela nasce dos mais variados desejos humanos, como ocupar uma posição social mais elevada, ter maior importância no grupo social, alcançar riqueza e poder.

Conflito Quando a competição assume características de elevada tensão social, sobrevém o conflito. Você tem um exemplo na reportagem abaixo de como o racismo pode gerar conflitos e criar uma instabilidade social generalizada O conflito social é um processo social porque através dele o homem provoca mudanças sociais.

FIM