O PDTI como ferramenta de Gestão da TI U F S M Apresentação VII Workshop de TI das IFES fernando.pires.barbosa@gmail.com fernando.pires.barbosa@ufsm.br
Sobre o PDTI Plano Diretor de Tecnologia da Informação Planejamento da área de TI para órgãos públicos Com IN-04, virou pré-requisito para contratação Deve levar em consideração a EGTI
PDTI nas IFES
Equipe de TI nas IFES Gartner: Média Geral: 5,4% Setor Governo: 6,6% Setor Educação: 4,8%
PDTI – Elaboração (janeiro a março) PNE, PDI 2011-2015 da UFSM e CT-INFRA EGTI – Estratégia Geral de TI (governo federal) Necessidades de Capacitação (relatório PRRH-2010) Pesquisa com gestores UFSM (22 Unidades/Subunidades) Demandas de TI já relatadas ao CPD Apontamentos da CGU PDTIs de outras Instituições
PDTI - Aprovação Março/12 (validação c/ dirigentes): enviado aos dirigentes para avaliação e sugestões Abr/12 (aprovação no conselho) enviado com antecedência aos conselheiros p/ revisão aprovado sem ressalvas Mai/12 (publicação e formação do comitê) publicado e distribuído às unidades e subunidades designação do Comitê Estratégico de TI
Exemplo PDTI – UFLA 239 páginas 76 necessidades (ações, metas, recursos e riscos para cada uma)
Exemplo PDTI – UNB 58 páginas 13 necessidades (somente com ações e metas)
EGTI (governo federal) 42 páginas (25 + 17 páginas) 18 metas (com indicadores e plano de ação separado)
PDTI da UFSM Estrutura semelhante à EGTI
Fontes de Informação p/ PDTI(1) Item Descrição 1. Projetos identificados no PDI da UFSM 611 ações previstas, das quais 82 relacionadas à TI 2. Pesquisa com Gestores (Pró-Reitorias e Centros) 22 Unidades Pesquisadas: i) Visão dos gestores sobre a TI da UFSM ii) Principais necessidades de TI 3. Necessidades de capacitação Relatório da área de RH sobre capacitação: TI é a área com mais demanda de treinamento. 4. Demandas de Sistemas de Informação ao CPD Controle mantido desde 2010. Inclui projetos que não estavam previstos no PDI
Fontes de Informação p/ PDTI(2) Item 5. Projetos aprovados no CT-INFRA 6. EGTI 7. Recomendações da CGU 8. COBIT 9. Sugestões da Comunidade
PDTI – Origem das Metas
PDTI – Objetivo 1
PDTI – Objetivo 2
PDTI – Objetivo 3
PDTI – Objetivo 4
PDTI – Objetivo 5
PDTI – Objetivo 6
PDTI da UFSM x Modelo do SISP(1) Detalhamento das necessidades Principais necessidades viram metas específicas, as demais são usadas como insumo para metas gerais Priorização de necessidades À exceção das metas específicas, as demais são priorizadas pelo Comitê Gestor de TI conforme o andamento do plano e de acordo com a política de serviços Foco em identificar um orçamento para contratação de TI Foco em definir um plano com metas e indicadores para acompanhamento. O orçamento é menos importante devido à característica descentralizada da UFSM
PDTI da UFSM x Modelo do SISP(2) Detalhamento das necessidades Principais necessidades viram metas específicas, as demais são usadas como insumo para metas gerais Priorização de necessidades À exceção das metas específicas, as demais são priorizadas pelo Comitê Gestor de TI conforme o andamento do plano e de acordo com a política de serviços Foco em identificar um orçamento para contratação de TI Foco em definir um plano com metas e indicadores para acompanhamento. O orçamento é menos importante devido à característica descentralizada da UFSM
PDTI da UFSM x Modelo do SISP(3) Detalhamento das necessidades Principais necessidades viram metas específicas, as demais são usadas como insumo para metas gerais Priorização de necessidades À exceção das metas específicas, as demais são priorizadas pelo Comitê Gestor de TI conforme o andamento do plano e de acordo com a política de serviços Foco em identificar um orçamento para contratação de TI Foco em definir um plano com metas e indicadores para acompanhamento. O orçamento é menos importante devido à característica descentralizada da UFSM
PDTI da UFSM x Modelo do SISP(4) Detalhamento das necessidades Principais necessidades viram metas específicas, as demais são usadas como insumo para metas gerais Priorização de necessidades À exceção das metas específicas, as demais são priorizadas pelo Comitê Gestor de TI conforme o andamento do plano e de acordo com a política de serviços Foco em identificar um orçamento para contratação de TI Foco em definir um plano com metas e indicadores para acompanhamento. O orçamento é menos importante devido à característica descentralizada da UFSM
Acompanhamento do PDTI
PDTI – Acompanhamento da execução (Sistema de Planejamento)
PDTI – Acompanhamento da execução (e-mail para Comitê Gestor de TI)
PDTI – Acompanhamento da execução (Página do PDTI - 1) http://www.ufsm.br/pdti
PDTI – Acompanhamento da execução (Página do PDTI - 2) http://www.ufsm.br/pdti
PDTI – Resultados da execução (12 meses)(1/3) Visão da Execução das Metas
PDTI – Resultados da execução (12 meses)(2/3) Visão do Envolvimento do Comitê nas Metas
PDTI – Resultados da execução (12 meses)(3/3) Visão do Cumprimento das Metas nas Metas
PDTI – Caso Wireless(1)
PDTI – Caso Wireless(2) Reunião com o Comitê Gestor Meta 16: Modernizar e ampliar a cobertura de rede wireless institucional Meta 2012: 2 prédios Meta 2013: 4 prédios Reunião com o Comitê Gestor
PDTI – Caso Wireless(3) Reunião com o Comitê Gestor Meta 16: Modernizar e ampliar a cobertura de rede wireless institucional Meta 2012: 2 prédios Meta 2013: 4 prédios Reunião com o Comitê Gestor
PDTI – Caso Wireless(4) Reunião com o Comitê Gestor Comitê: R$500 mil Meta 16: Modernizar e ampliar a cobertura de rede wireless institucional Comitê: R$500 mil todo o campus Reunião com o Comitê Gestor
PDTI – Caso Wireless(5) Reunião com Comitê Gestor + Administração Meta 16: Modernizar e ampliar a cobertura de rede wireless institucional Comitê: R$500 mil todo o campus Administração: R$700 mil todos os campi Reunião com Comitê Gestor + Administração
Conclusões PDTIs muito diferentes Envolvimento de outras áreas na elaboração do PDTI PDTI: boa ferramenta para: Definir e executar uma estratégia de TI Aproximar a alta administração da área de TI Comitê Gestor de TI é fundamental na aproximação da alta administração com a TI A estrutura em metas está se mostrando possível de ser executada e monitorada
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