Legislação Estrutura organizacional Objectivos. FERSAP – Federação Regional de Setúbal das Associações de Pais Lei das Associações de Pais e Encarregados.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
o que fazer, para quê, porquê, como e quando.
Advertisements

Atenção ao Servidor Recife julho/2011
LEI DE BASES DO SISTEMA EDUCATIVO
ordenamento do território e urbanismo
1 MÓDULO: AS LEIS QUE NOS REGEM… Paredes, 29 de Junho de 2007 Carlos Sousa Pinto UNIVERSIDADE DO PODER LOCAL.
Autonomia na Escola Secundária Moinho de Maré
Agrupamento de Escolas do Ensino Básico e Jardins de Infância do Concelho de Castro Verde Projecto Educativo 2005 /2008.
ATUAÇÃO DOS AGENTES DE CONTROLE SOCIAL.
Portaria nº 1.374, de 03/06/03, do MEC, instituiu um Grupo Permanente de Trabalho com a finalidade de apoiar a realização de seminários nacionais e estaduais.
O Sinaes na perspectiva das Instituições Públicas e Privadas
26 Nov Uma Associação de direito privado, sem fins lucrativos. Quem Somos.
Cidadania e Empregabilidade
Este Decreto-Lei, aprova o regime de AUTONOMIA, ADMINISTRAÇÃO e GESTÃO dos Estabelecimentos Públicos da Educação Pré-Escolar e dos Ensinos Básico e Secundário.
Passos para a Criação de uma empresa
"Tudo pode esperar excepto a Educação"
ÓRGÃOS EUROPEUS Banco Central Europeu Comité das Regiões
Bibliotecas Escolares: Modelo de Auto-avaliação
Quadro de Pessoal Módulo 680 Preencher os mapas dos quadros de pessoal
Princípios de acesso á actividade Física

CLC 6 FORMADORA: Serafina Lains FORMANDO: Paulo Almeida ADMINISTRAÇÃO
P ROGRAMA R EDE S OCIAL UNIÃO EUROPEIA Fundo Social Europeu.
METODOLOGIA NA ESCOLA CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO.
{ Trabalho realizado por: João Henrique João Santos.
Administração publica central. O Presidente do Conselho de Ministros é um título usado pelo chefe de governo dos estados de Itália, Polónia, Portugal.
Estoril, 21 de Setembro de º Congresso Lusófono sobre Ambiente e Energia Rede das ONG de Ambiente da CPLP.
Comunicação, divulgação de informação e interactividade Actividades socio culturais, desportivas e ocupação de tempos livres/apoio ao estudo Acções de.
Ministério da Cultura.
Encarregados de Educação Delegados de Turma
PIEC ???? O PIEC – Programa para a lnclusão e Cidadania foi criado pela Resolução do Conselho de Ministros nº 79/2009 de 2 de Setembro, é um Programa a.
Lei de bases da actividade física e desportiva
PROJETO EDUCATIVO A educação é um processo social, é desenvolvimento. Não é separação para a vida, é a própria vida” – John Dewey.
Conselho Local de Acção Social de Bragança REDE SOCIAL DO CONCELHO DE BRAGANÇA 2ª Sessão Plenária do CLAS - Bragança 26 DE JANEIRO AUDITÓRIO PAULO QUINTELA.
Agrupamento de Escolas de Castro Verde
UNIÃO EUROPEIA Fundo Social Europeu. PO ASSISTÊNCIA TÉCNICA/FSE REGULAMENTO (CE) N.º 1083/2006, 11 de Julho, DO CONSELHO | Artigo 46.º 1. Por iniciativa.
Fórum regional/núcleo de caminheiros e companheiros.
Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar - CONDRAF Grupo Temático: Educação do Campo.
O Mundo da Protecção Social em Língua Portuguesa Moçambique – 2013.
EMPREGO DOCENTE - FORUM FENPROF, LISBOA 30 de JANEIRO DE 2008 Perspectivas de mudança (desejável) nas escolas Manuela Esteves Professora, Faculdade de.
TCP CPLP/FAO Formulação do Programa de Cooperação Sul-Sul e Norte-Sul para a implementação da UNCCD INSTALAÇÃO DO COMITÉ NACIONAL DO TCP CPLP/FAO.
Conferências de Economia Social Reforma da Legislação do Sector – da Constituição à Legislação Ordinária Lisboa, 14 de Setembro de 2011.
Contexto de atuação do CME
Fórum Nacional de Educação
TUTORIA 2013 “ (…) Educar para a paz implica ensinar a reconhecer o outro, a escutar os seus argumentos, a entender as suas limitações, a negociar com.
MODELOS DE URBANISMO E MOBILIDADE
A Educação Ambiental face aos novos desafios
Comissão de EJA de Alagoas
Orgãos de Gestão e Administração 1. Assembleia Composição (17 membros) - 8 docentes; - 2 representantes do Pessoal não docente; - 2 representantes dos.
SENAES Secretaria Nacional de Economia Solidária.
A CESSAÇÃO DO ESTATUTO DE UTILIDADE PÚBLICA DESPORTIVA
P.E.E Projecto Educativo de Escola Bento, Janeiro de 2010.
ORGANIZAÇÃO DO ANO LECTIVO ORGANIZAÇÃO DO ANO LECTIVO Relatório Nacional Lisboa, Março de 2009.
OS DESAFIOS E AS PERSPECTIVAS DA GESTÃO ESCOLAR NO BRASIL
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO - UNINOVE
Conselho Municipal de Juventude” - CMJ.. Atribuições: I- estudar, analisar, elaborar, discutir, aprovar e propor políticas públicas que permitam e garantam.
WORKSHOP Aveiro, 28 de Abril de 2004 Comissão de Gestão.
Módulo 4 – Legislação desportiva
Autonomia e Gestão Novos Desafios Francisco Oliveira.
REGULAMENTAÇÃO DA PROFISSÃO
Gestão democrática da escola pública: fundamentação legal
Iniciativa Coordenação Técnica Apoio Parceria Programa Melhoria da Educação no Município
Por que criar e como criar um Fórum Municipal de Educação.
“FORMAÇÃO PARA CONSELHEIROS MUNICIPAIS DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE E CONSELHEIROS TUTELARES” PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE CONSELHOS.
A contratação colectiva
Lei de Base da Protecção Social em Cabo Verde
O ano de 2013 foi instituído pelo Parlamento Europeu como o “Ano Europeu dos Cidadãos” tendo como lema: “Tem a ver com a Europa, tem a ver consigo. Participe.
Sistema de Garantia de Direitos Organização: Psic. Angelo Motti.
J OSÉ S ILVA P ENEDA Presidente do CES Porto Alegre(Brasil), 1 de Dezembro de
II CONFERÊNCIA NACIONAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS DE JUVENTUDE.
Transcrição da apresentação:

Legislação Estrutura organizacional Objectivos

FERSAP – Federação Regional de Setúbal das Associações de Pais Lei das Associações de Pais e Encarregados de Educação Lei n.º 29/2006 (DR N.º I Série, 4 de Julho) Procede à segunda alteração ao Decreto-Lei n.º 372/90, de 27 de Novembro Artigo 1.º Objecto 1 - O presente diploma aprova o regime que disciplina a constituição das associações de pais e encarregados de educação, (…), e define os direitos e deveres das referidas associações, bem como das suas federações e confederações.

FERSAP – Federação Regional de Setúbal das Associações de Pais Artigo 8.º Organizações federativas As associações de pais são livres de se agruparem ou filiarem em uniões, federações ou confederações, de âmbito local, regional, nacional ou internacional, com fins idênticos ou similares aos seus. Artigo 9.º Direitos 2 - Constituem direitos das associações de pais a nível nacional, regional ou local: a) Pronunciar-se sobre a definição da política educativa; b) Estar representadas nos órgãos consultivos no domínio da educação, a nível local, bem como em órgãos consultivos a nível regional ou nacional com atribuições nos domínios da definição e do planeamento do sistema educativo e da sua articulação com outras políticas sociais;

FERSAP – Federação Regional de Setúbal das Associações de Pais d) Solicitar junto dos órgãos da administração central, regional e local as informações que lhes permitam acompanhar a definição e a execução da política de educação; e) Beneficiar de apoio do Estado, através da administração central, regional e local, para a prossecução dos seus fins, nomeadamente no exercício da sua actividade no domínio da formação, informação e representação dos pais e encarregados de educação, nos termos a regulamentar; f) Participar na elaboração e acompanhamento de planos e programas nacionais, regionais e locais de educação; g) Iniciar e intervir em processos judiciais e em procedimentos administrativos quanto a interesses dos seus associados, nos termos da lei.

FERSAP – Federação Regional de Setúbal das Associações de Pais Membros 1 - A União é constituída por membros efectivos, assistentes e honorários. 2 - Podem ser membros efectivos as associações de pais e encarregados de educação, daqui em diante designadas associações, criadas no âmbito dos estabelecimentos do ensino oficial, particular ou cooperativo situadas no respectivo concelho, devidamente legalizadas, que solicitem a sua admissão. 3 – São membros assistentes as associações de pais e encarregados de educação de alunos de estabelecimentos de educação e ensino, nomeadamente da rede solidária, que não façam parte da rede do Ministério da Educação, e tenham a sua sede no concelho. 4 - São membros honorários as individualidades que tenham tido participação relevante no movimento associativo de pais e encarregados de educação, e as instituições que por obras ou acções tenham desempenhado relevante papel junto do movimento associativo de pais.

FERSAP – Federação Regional de Setúbal das Associações de Pais Órgãos sociais São órgãos sociais : a) A assembleia geral; b) O conselho executivo; c) O conselho fiscal. Assembleia geral 1 - A assembleia geral é constituída pelos membros associados no pleno gozo dos seus direitos, através de um representante credenciado para o efeito.

FERSAP – Federação Regional de Setúbal das Associações de Pais Conselho executivo São atribuições do conselho executivo (além das estatutárias): - Constituir comissões especializadas, permanentes ou eventuais, e convidar para nelas participar os associados ou pessoas individuais ou colectivas exteriores à União, definindo-lhes os objectivos e atribuições e aprovando os respectivos regulamentos; - Conferir mandatos a membros efectivos, ou a quaisquer outras pessoas ou entidades, para representação em juízo ou fora dele e para assegurar a realização dos fins da União; - Nomear actuais ou ex-membros do movimento associativo de pais de reconhecido mérito como Gestores de Projecto em várias áreas de intervenção interna ou externa à União; - Promover eventos temáticos periódicos, abertos à comunidade educativa.

FERSAP – Federação Regional de Setúbal das Associações de Pais Representar as associações de pais nos órgãos municipais e instituições locais, onde, por direito, tem assento, como: Conselho Municipal de Educação, Conselho Municipal de Segurança, CLAS/Rede Social, Comissão de Protecção de Crianças e Jovens, Tribunal de Comarca de Família e Menores. Disponibilizar todos os meios para apoiar e incentivar a criação de associações de pais e encarregados de educação. Apoiar e dinamizar, a nível concelhio, as associações de pais, filiadas e não filiadas, e as suas estruturas organizativas. Fomentar actividades de carácter pedagógico, formativo, cultural e social no âmbito do movimento associativo de pais e encarregados de educação.

António Amaral FERSAP – Federação Regional de Setúbal das Associações de Pais Maio de 2011 Na Escola como em Casa há um lugar que é dos Pais! CONTAMOS CONTIGO PORQUE A UNIÃO FAZ-SE COM TODOS!